Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

xzsatur.no 09/06/2024

?Quanto mais solitária, [...] mais respeitarei a mim mesma?
?É sabido que os preconceitos são mais difíceis de erradicar de um coração cuja terra jamais foi afofada ou adubada pela educação; ali eles crescem vigorosos como ervas daninhas entre as pedras.?

Charlotte Brontë (1816-1855) é uma das autoras mais importantes da literatura inglesa. Deixou um legado literário duradouro na literatura. Além disso, ela é considerada uma das primeiras autoras feministas. Nascida em 21 de abril de 1816, em Thornton, West Yorkshire, Reino Unido, Charlotte Brontë foi uma escritora e poetisa inglesa. Ela iniciou sua carreira como escritora em 1847. Juntamente com suas irmãs Emily e Anne Brontë, publicaram suas primeiras obras nesse mesmo ano. Para evitar o preconceito da época contra escritoras mulheres, as irmãs lançaram seus livros sob pseudônimos. Charlotte Brontë escolheu assinar ?Jane Eyre? como Currer Bell. Emily Brontë, autora de ?O Morro dos Ventos Uivantes?, assinou como Ellis Bell, e Anne Brontë, autora de ?Agnes Gray?, assinou como Acton Bell. Essa prática era comum na época para evitar preconceitos de gênero e permitir que suas obras fossem avaliadas de forma imparcial. A escrita inspiradora de Charlotte Brontë nos presenteou com personagens cativantes e paixões ardentes, oferecendo uma visão única da sociedade vitoriana.

?Jane Eyre?, de Charlotte Brontë, é um clássico da literatura inglesa. Publicado originalmente em 19 de outubro de 1847, o livro retrata a história de Jane Eyre, uma menina órfã que, após a morte de seus pais, foi morar com a família de seu tio materno, os Reed, na Gateshead Hall. Maltratada por sua tia e primos, Jane, no entanto, era tratada muito bem por seu tio, que expressou em seu leito de morte o desejo de que ela fosse cuidada como se fosse uma de suas próprias três filhas.

Ao longo da história, Jane Eyre é enviada para a escola por Mrs. Reed, sua tia-guardiã, após um relacionamento deteriorado entre elas. Jane é registrada no Lowood School, uma instituição religiosa e disciplinada, onde enfrenta dificuldades, mas também encontra amizade e educação. Posteriormente, Jane torna-se preceptora na mansão Thornfield, onde conhece o enigmático Sr. Rochester. Thornfield esconde segredos sombrios, incluindo a existência da primeira esposa louca de Rochester, Bertha Mason. Jane descobre a verdade sobre Rochester e enfrenta dilemas morais. Apesar dos obstáculos, Jane e Rochester se apaixonam. No entanto, um terrível segredo ameaça seu relacionamento, levando Jane a partir em busca de independência e integridade.

?Eu não tinha a intenção de amá-lo; o leitor bem sabe que muito havia me esforçado para extirpar da minha alma as sementes do amor ali detectadas; e agora, na primeira vez em que tornava a vê-lo, elas brotavam de novo, espontaneamente, novas e vigorosas! Ele me fez amá-lo sem olhar para mim.?

?Jane Eyre?, de Charlotte Brontë, é uma obra-prima atemporal. A protagonista, Jane Eyre, é uma mulher forte e independente que busca sua própria identidade, recusando-se a se submeter às expectativas sociais impostas às mulheres da época. Ela luta contra as limitações que restringem as mulheres e busca encontrar sua própria voz e lugar no mundo. A obra também critica as desigualdades sociais, especialmente as condições de vida das crianças órfãs e dos pobres. O romance clássico se passa na Inglaterra da época vitoriana e acompanha a trajetória de Jane desde a infância até a vida adulta, passando por diversas casas que moldam sua personalidade e valores morais. ?Jane Eyre? revolucionou a arte da ficção, abordando temas como classismo, sexualidade e religião, enquanto apresenta uma protagonista que desafia as normas sociais e busca sua própria voz e identidade.

?Não sou um anjo, nem o serei até o dia da minha morte; serei eu mesma.?

Lembro que, quando li pela primeira vez, fiquei sem palavras. Sabe aquele livro que, ao terminar a leitura, você fica triste por simplesmente ter acabado? Foi exatamente assim que me senti. No entanto, também fiquei muito feliz por tê-lo lido. Senti tantas emoções, fiquei realmente encantada, apaixonada, em êxtase. A jornada de Jane é muito linda e inspiradora. Ela é uma menina forte, dona de si mesma, mas que, no fundo, está apenas em busca da felicidade. Recomendo muito mesmo, com muito carinho! Com certeza, é um dos meus livros favoritos da vida. Quero relê-lo, muito mesmo! Uma leitura com muitas reflexões, escrita poética e fluida. Esse livro é tudo de bom! Leitura indispensável. Mulheres, todo mundo, simplesmente leiam ?Jane Eyre?.

Irmãs Brontë, nossas verdadeiras viajantes do tempo no meio da literatura! Mulheres maravilhosas à frente de seu tempo.

?Leitor, eu me casei com ele. Tivemos um casamento discreto: os únicos presentes foram ele, eu, o pároco e o escrevente.?
Sr. Melo 09/06/2024minha estante
sua resenha descreveu todas as minhas emoções que senti ao ler Jane Eyre. Eu sou simplesmente apaixonado pela escrita de Charlotte e esse livro me prendeu de uma maneira inexplicável. Tenho um prazer e orgulho em dizer que é meu livro favorito da vida!! Tenho duas edições e esse ano, com toda certeza, farei novamente a leitura desse clássico ??

Cris 09/06/2024minha estante
Perfeita sua resenha! Esse livro é sensacional.

Lari ... 09/06/2024minha estante
Resenha impecável, Kakau! ?
Todas as irmãs Brontë, são incríveis.

Pâm 09/06/2024minha estante
Ótima resenha!!

Martins 09/06/2024minha estante
Despertou minha vontade ler, hein... ????????????

Martins 09/06/2024minha estante
Vi uma edição da Principis de O Morro dos Ventos Uivantes por apenas R$ 20, me arrependo até hoje de não ter comprado ?

olivversion 10/06/2024minha estante
Irmãs super talentosas.

Clara 10/06/2024minha estante
Saudades desse livro incrível.

Lucas.Castelo 08/06/2024

Atemporal
Esse livro é uma montanha russa de emoções, é impossível enumerar tudo de bom que há nele. A escrita, o plot, a protagonista. Enfim, demorou mas valeu a pena

Uyuuu08 07/06/2024

Recomendo como começo para Clássicos da Literatura Inglesa.
Um livro incrível e fantástico, não deixa brechas para nenhum tipo de erro no desenvolvimento da narrativa, completamente fluido e divertido de se ler. Chorei, ri e analisei partes chocantes como se eu estivesse imersa no próprio mundo de Jane Eyre.

Enfim, não tem muito o que eu posso falar, a não ser: Leiam, leiam, leiam!
5/5

Bia Coelho 07/06/2024

Novo livro favorito!
Tinha começado a ler há uns dois anos, parei na página 70, porque eu assisti ao filme antes e esperava o foco em romance, e quando o livro começou na infância da personagem e se estendeu lentamente na história acabei desanimando.
Ao mesmo tempo que me sinto uma tola por ter abandonado esse livro excepcionalmente bom, fico feliz pois acredito que estava mais madura e com outros pensamentos e intenções nessa nova tentativa.
Demorei cerca de um mês e meio para ler o livro, cheguei há ficar dias sem ler por simplesmente não querer acabar a leitura. Tudo nesse livro me agrada, fui novamente pensando no romance, dessa vez com uma recordação mais triste da história revivida por uns vídeos da internet do filme, mas a surpresa da profundidade da história, personagens, sentimentos, realmente tudo não poderia ser mais agradável.
Não quero dar spoilers, mas se você tem interesse em uma personagem que divaga sobre reminiscências de pensamentos, de acontecimentos, de sua vida e aqueles com quem convive, mergulha de cabeça nesse livro.
A história também tem a presença muito forte da religião, como sou católica essa perspectiva me agradou muito, a maneira como a autora deixa os personagens mais humanos na religião, sem falsas pretensões de nos dar modelos perfeitos a ser seguidos, mas fiéis pecadores que seguem seus caminhos pedindo forças a Deus.
Eu senti tanta coisa com essa leitura e acho realmente que é meu novo livro favorito da vida, tão feliz por tê-lo lido!
Para mim realmente o início, me acostumar a narrativa, ambientação e tudo o mais foi o que dificultou minha primeira tentativa de leitura, mas como um olhar diferente essa mesma situação, as mesmas 70 páginas tiveram novas impressões em mim.
Recomendo com toda a certeza!!!

Tay 06/06/2024

Essa é uma das grandes obras da língua inglesa realmente. Apesar de ser, hoje em dia, considerada em alguns momentos como "boba", sua importância para o tempo em que foi escrita é grande. Indo contra sua época, Charlotte Brontë queria ser escritora. Sob um pseudônimo masculino, publica seu livro e tem sucesso relativo.

"Jane Eyre" é um relato pessoal em muitos momentos. Escrito em 1°a pessoa, o leitor tem acesso a todos os pensamentos e sentimentos da protagonista. Acompanhamos Jane desde sua infância, o que pra mim demonstra esboços de um romance de formação. A descrição dos personagens é bem crua. Jane não é vista como uma mulher bonita e constantemente ouve isso das pessoas, de forma super natural. Assim como ela se sente confortável para fazer a mesma coisa com o Sr. Rochester. Jane Eyre aceita sua insignificância.

O que foi meio bobo pra mim, surpreendentemente, é todo o enredo da mulher aprisionada. Cara, isso pra mim quebrava a graça do livro, porque, pra mim, não era o perfil daquela obra. Jane Eyre é um romance sobre a vida de uma órfã que se apaixona pelo patrão. A pegada de "fantasmas" é mais pra sua irmã, Emily. Não combina com esse livro. A beleza desse livro é ver o desabrochar de Jane, sua formação. Foi uma leitura muito tranquila, que distrai bastante. Gostei!

deh 06/06/2024

Jane Entre não é aquele típico romance de época que a maioria está acostumado. O livro narrar a vida de Jane desde a infância até a vida adulta.

Ao longo dos capítulos podemos ver como ela sofreu em seus primeiros anos com a tia que a detestava e depois no internato onde nem se alimentar direito era possível. Isso começa a mudar quando em uma epidemia várias garotas morrem e o internato tem uma mudança em sua diretoria.

Já na fase adulta, ela que era professora no internato decide mudar de área e consegue emprego como governanta, e lá que ela se apaixona e mesmo sendo correspondido se vê impedida de viver esse amor o que a faz fugir.
E nessa fuga, depois de muito sofrimento que ela conhece pessoas incríveis que vão se mostrar mais que amigas no final.
Mas como um bom romance que se preze, será que ela ainda vai conseguir viver um grande amor?

Um livro para quem é apaixonado por clássicos e para quem quer começar nesse universo maravilhoso, com uma escrita impecável Jane Eyre nos entrega uma história instigante.

Kau 06/06/2024

Eu esperei tanto? kkkkk. Talvez minha opinião mude depois que o livro se fixar mais na minha cabeça. Mas eu pensei que esse livro seria um favorito da vida. Porém, ali na página 500 eu já não estava nem aí, se a autora quisesse matar todo mundo ok. Mas foi bom conhecer esse clássico!

Laura3483 06/06/2024

Um clássico é um clássico! As irmãs Brontë não decepcionam!
Jane Eyre é uma mulher forte e obstinada, muito à frente de seu tempo. Passou por uma infância sofrida e opressora, mas isso não fez com que a jovem se tornasse uma pessoa ruim. Indico a todos que amam clássicos e amam o protagonismo feminino!

aqueridaleitora 04/06/2024

Um clássico para o jovem leitor que vale a pena.
Pra quem nunca leu livros "de época" eu recomendo, para quem já leu e gosta eu recomendo também!
Nesse livro, ao acompanhar a jornada de vida da Jane, eu me senti leve. É um livro fluído e leve que com certeza vale a pena ser lido. O foco é a vida da Jane, e só, o que torna esse livro bem aconchegante.
Polyane Cardoso 04/06/2024minha estante
É maravilhoso ??

Meuri 03/06/2024

A place in this world - Taylor Swifit

"A resposta continuou sendo implacável: Eu me importo comigo. Quanto mais solitária, quanto mais sem amigos, quando mais sem amparo estover, mais respeitarei a mim mesma."

lise14 03/06/2024minha estante
muito tolerate it

Purple1 03/06/2024minha estante

Vmedeirosss 03/06/2024minha estante
quero ler!

Daisa3 03/06/2024

Um clássico é um clássico. Esse foi o meu primeiro livro de Charlotte Bronte, amei a escrita da autora, o modo como detalha os cenários, as emoções dos personagens, uma delícia de leitura. Só fiquei um pouco chateada com a ?correria? do último capítulo, justamente pelo nível de detalhes do livro imaginei que o final merecesse igual atenção. De todo modo, foi uma grata experiência passear pela vida de Jane Eyre.

AndrA65 02/06/2024

"Resisti durante todo o caminho"
A frase que abre o capítulo 2 de "Jane Eyre" sintetiza a trajetória dessa personagem tão marcante da literatura. Da órfã desprezada pela tia e primos, surge uma das maiores heroínas da ficção, cujos sentido da vida se torna encontrar seu lugar no mundo. Seja sendo útil, seja desejando ser compreendida, seja desejando ser amada, sua história perpassa por esses desejos e diversos cenários.

Certamente o que permaneceu comigo nessa leitura foi a capacidade de Jane Eyre de se retirar das situações e locais que já não lhe cabem mais e em como pouco hesitava quando recebia oportunidades de mudar a sua realidade. Foi inspirador acompanhar sua força sendo provada durante todo o romance.

Além disso, é uma personagem muito realista por ter muitas inseguranças sobre alguns aspectos pessoais e ao mesmo tempo posicionamento inabalável sobre outros.

Charlotte Brontë foi genial na construção dessa trajetória (com algumas partes inspiradas na sua própria) e esbanjou um vocabulário rico para escrever cenas, sentimentos e conflitos, num ritmo de leitura enérgico.

? Jane Eyre, Charlotte Brontë (1847) - 10/10 ?

Liz1989 02/06/2024

Minhas opniões controvérsias
Ok, para começar a minha crítica quero deixar claro que abandonei essa obra nos últimos capítulos, coisa que nunca costumo fazer.

Acho que a autora foca muito na infância da Jane, sim, eu entendo que a infância dela é um ponto importante de sua vida, mas ela deixa de desenvolver o romance, que seria o ponto principal.

O romance do livro é chato e não prende muito, a autora dá muitas voltas e não chega em lugar nenhum, parece que estou lendo uma coisa sem emoção, sem sentido. Os personagens não tem química nenhuma e falam de um jeito mecânico.

Para todos que pretendem ler esse livro, eu não o indico, principalmente se você gosta de uma leitura rápida e divertida.

lujin 02/06/2024

Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, é um clássico da literatura inglesa que continua relevante até os dias de hoje, apesar de ter sido publicado há mais de dois séculos atrás.
Eu vou resumir alguns aspectos importantes do livro para você, caro leitor.
A personagem principal Jane Eyre, é uma jovem órfã que enfrenta uma infância difícil sob os cuidados de sua tia maltratante, a Sra. Reed, e seus filhos cruéis. Desde cedo, Jane demonstra um desejo de encontrar um propósito verdadeiro na vida, algo além das rotinas mundanas de uma mulher da época. Ela é autodidata, demasiada impulsiva, e que aprende com suas próprias experiências, relacionamentos e valores religiosos.
A narrativa segue Jane desde sua infância até a vida adulta. Ela trabalha como preceptora na mansão Thornfield Hall, onde conhece o enigmático Sr. Rochester. O romance entre Jane e Rochester é central na trama, mas o livro também aborda questões de gênero, status social e moralidade, além da alta presença de religiosidade do livro.

the love

"Estou estranhamente feliz em voltar para junto do senhor; e onde o senhor estiver, lá será o meu lar"...

the angst

"Boa noite, minha... Ele se calou, mordeu o lábio e abruptamente me deixou."

"Jane! Jane! Jane"...e nada mais. "Ah Deus! O que é isso?"... Onde está isso?... Eu tinha escutado. "Eu estou indo". "Espere por mim!"

Eu simplesmente queria poder escrever uma review primorosa sobre esse esplendor desse livro, mas eu percebi que já dediquei o meu tempo e escrevi todo os meus pensamentos e sentimentos nas bordas do livro enquanto eu o absorvia lentamente.