Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Daisa3 03/06/2024

Um clássico é um clássico. Esse foi o meu primeiro livro de Charlotte Bronte, amei a escrita da autora, o modo como detalha os cenários, as emoções dos personagens, uma delícia de leitura. Só fiquei um pouco chateada com a ?correria? do último capítulo, justamente pelo nível de detalhes do livro imaginei que o final merecesse igual atenção. De todo modo, foi uma grata experiência passear pela vida de Jane Eyre.

AndrA65 02/06/2024

"Resisti durante todo o caminho"
A frase que abre o capítulo 2 de "Jane Eyre" sintetiza a trajetória dessa personagem tão marcante da literatura. Da órfã desprezada pela tia e primos, surge uma das maiores heroínas da ficção, cujos sentido da vida se torna encontrar seu lugar no mundo. Seja sendo útil, seja desejando ser compreendida, seja desejando ser amada, sua história perpassa por esses desejos e diversos cenários.

Certamente o que permaneceu comigo nessa leitura foi a capacidade de Jane Eyre de se retirar das situações e locais que já não lhe cabem mais e em como pouco hesitava quando recebia oportunidades de mudar a sua realidade. Foi inspirador acompanhar sua força sendo provada durante todo o romance.

Além disso, é uma personagem muito realista por ter muitas inseguranças sobre alguns aspectos pessoais e ao mesmo tempo posicionamento inabalável sobre outros.

Charlotte Brontë foi genial na construção dessa trajetória (com algumas partes inspiradas na sua própria) e esbanjou um vocabulário rico para escrever cenas, sentimentos e conflitos, num ritmo de leitura enérgico.

? Jane Eyre, Charlotte Brontë (1847) - 10/10 ?

Maria21068 02/06/2024

Minhas opniões controvérsias
Ok, para começar a minha crítica quero deixar claro que abandonei essa obra nos últimos capítulos, coisa que nunca costumo fazer.

Acho que a autora foca muito na infância da Jane, sim, eu entendo que a infância dela é um ponto importante de sua vida, mas ela deixa de desenvolver o romance, que seria o ponto principal.

O romance do livro é chato e não prende muito, a autora dá muitas voltas e não chega em lugar nenhum, parece que estou lendo uma coisa sem emoção, sem sentido. Os personagens não tem química nenhuma e falam de um jeito mecânico.

Para todos que pretendem ler esse livro, eu não o indico, principalmente se você gosta de uma leitura rápida e divertida.

lujin 02/06/2024

Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë, é um clássico da literatura inglesa que continua relevante até os dias de hoje, apesar de ter sido publicado há mais de dois séculos atrás.
Eu vou resumir alguns aspectos importantes do livro para você, caro leitor.
A personagem principal Jane Eyre, é uma jovem órfã que enfrenta uma infância difícil sob os cuidados de sua tia maltratante, a Sra. Reed, e seus filhos cruéis. Desde cedo, Jane demonstra um desejo de encontrar um propósito verdadeiro na vida, algo além das rotinas mundanas de uma mulher da época. Ela é autodidata, demasiada impulsiva, e que aprende com suas próprias experiências, relacionamentos e valores religiosos.
A narrativa segue Jane desde sua infância até a vida adulta. Ela trabalha como preceptora na mansão Thornfield Hall, onde conhece o enigmático Sr. Rochester. O romance entre Jane e Rochester é central na trama, mas o livro também aborda questões de gênero, status social e moralidade, além da alta presença de religiosidade do livro.

the love

"Estou estranhamente feliz em voltar para junto do senhor; e onde o senhor estiver, lá será o meu lar"...

the angst

"Boa noite, minha... Ele se calou, mordeu o lábio e abruptamente me deixou."

"Jane! Jane! Jane"...e nada mais. "Ah Deus! O que é isso?"... Onde está isso?... Eu tinha escutado. "Eu estou indo". "Espere por mim!"

Eu simplesmente queria poder escrever uma review primorosa sobre esse esplendor desse livro, mas eu percebi que já dediquei o meu tempo e escrevi todo os meus pensamentos e sentimentos nas bordas do livro enquanto eu o absorvia lentamente.

Lala 02/06/2024

Me surpreendeu
Jane Eyre é maravilhoso, nunca me senti tão íntima de um personagem assim, tudo que eu estava pensando conforme lia era como um livro escrito em 1847 poderia me fazer sentir tanto em pleno 2024

Lê Paiva 01/06/2024

Jane Eyre
A minha edição não é essa, a edição que tenho é da "Principis" com capa azul de 375 páginas, mas não está disponível aqui na plataforma.
Demorei um pouco para ler o livro porque ele é bem comprido, mas é uma boa leitura, gostei bastante. Todavia não posso deixar de destacar que acho que Charlotte Bronte é extremamente descritiva em suas cenas, principalmente nas paisagens o que torna as vezes a leitura massante, o que me ajudou a demorar a terminar o livro.
O livro conta a história de Jane Eyre, uma orfã, que ainda bebê foi morar com sua tia que a mal tratava muito, aos 10 anos foi matriculada em um colégio interno e aos 18 anos se tornou preceptora de uma menina francesa na casa do Sr. Rochester e é a partir desse momento que começam os maiores desdobramentos da história, que ocorrem as reviravoltas e o climáx do livro.
Recomendo muito para quem gosta de um bom romance cheio de drama.

Anaml 01/06/2024

O MELHOR CLÁSSICO ATÉ AGORA
Eu amei. Simplesmente amei. Charlotte em sua genialidade colocou pela primeira a primeira pessoa e ainda resolveu colocar uma personagem forte, decidida e ao mesmo tempo compreensiva.
Agora eu vou ter que reclamar. 20 ANOS DE DIFERENÇA? O DADDY ISSUES CHEGOU NESSE PONTO? Segundo: +700 páginas? Sim, era necessário, mas foi um desafio para mim mesma ler em quatro dias.
Eu recomendo para quem já leu pelo menos um clássico ou quer começar a ler. Simplesmente incrível!

Allju 31/05/2024

Impressionante
Confesso que comecei a leitura desse livro com um pouco de receio por ser um clássico, mas eu não decepcionei. A Jane é uma personagem incrível, com uma personalidade forte e ideias impressionantes para sua época, sua força e determinação me inspiraram. Sem contar que é gratificante ler toda sua história e pensar que mesmo tendo passado por sentimentos turbulentos ela no final conquistou a satisfação para seu coração e sua alma.

Paula.Costa 30/05/2024

Jane Eyre, uma menina orfã que cresceu sem amor. Criada por sua tia que a maltratava e seus primos que a humilhavam, ela encontrou seu refúgio na leitura. Ela foi mandada para um colégio de meninas, lá estudou, cresceu e se tornou professora. Jane apesar de tão triste e solitária, sempre teve uma noção ótima de si mesma e do seu valor.
Um clássico, que as vezes te enche de raiva, as vezes de esperança e que apesar de enorme, a leitura flui e a gente nem sente o tempo passar.
Uma ótima leitura que recomendo a todos

Wellyda 29/05/2024

Boa companhia dos últimos dias
A história é boa. Fiquei triste com Jane na infância, com toda a injustiça. Peguei-me pensando muito nos diálogos dela com Helen, foi algo que alegrou meu coração cristão.
O romance foi algo que não consegui engolir. Não sei, talvez seja meu preconceito por causa da diferença de idade (me perdoem, mas para mim é estranho, principalmente porque meu próprio pai é 20 anos mais velho que eu!), ou se foi por não sentir conexão entre eles. Não vi algo extraordinário. Achei que ela até tinha mais chances com St. John, mesmo com toda a dureza dele.
Enfim, como eu estava há muito tempo sem ler um bom livro, que não fosse de autoajuda, até que foi bom. Não penso em reler algum dia. Ficará na minha estante como a lembrança de uma experiência boa deste (quase) inverno.

Rebeca 28/05/2024

Clássico indispensável
Há algumas semanas finalizei esse livro, e ressalto o quanto é genial.
Charlotte Brontë, com sua escrita flamejante, consegue, por meio da narrativa de Jane Eyre, nos levar para dentro da grande jornada vivida por essa protagonista, que ao mesmo tempo geniosa e um tanto impulsiva, é capaz de tocar no profundo e inspirar-nos com sua resiliência e atitude obstinada diante de qualquer adiversidade.
O modo pelo qual a autora conduz o enredo é, no mínimo, singular. De maneira apaixonada é que são formadas cada frase.
Dá a impressão que narra sua própria vida, e com certeza, sentimos saudade quando chegamos ao fim.

"Quem poderá me culpar? Muitos, não duvido, que me classificarão de inquieta. Mas eu não podia evitar. A inquietação era parte da minha natureza. Às vezes, aquilo me agitava por dentro, a ponto de doer."

Josana.Baltazar 27/05/2024

Amei, amei, inteligente muito a frente de seu tempo, a personagem Jane Eyre, jos ensina tanta coisa, que poderia escrever horas, triste em alguns momentos mas uma história de superação e de amadurecimento apesar das circunstâncias, a fé tbm muito presente, mas fundamental é o fato de ser uma mulher que conhece o seu valor enquanto pessoa.

Milena 26/05/2024

Um ótimo clássico!
Jane Eyre é um exemplo de força, determinação e resiliência!

Confesso que achei que não terminaria esse livro, o começo é muito bom, mas o meio é chatinho, tem muitos detalhes e eu não sou fã de excesso de descrição dos lugares, mas consegui. Depois volta a ser muito bom.

Fiquei com o coração quentinho e muito inclinada a ler mais clássicos. A história de Jane vale muito a pena ser lida, ela é sábia e valorosa, uma mulher incrível.

Indicaria a leitura.