Tropas estelares

Tropas estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Luciano.Soares 17/08/2022

Grata surpresa
Comecei a ler achando que o livro seguia a mesma linha do filme, mas me deparei com uma experiência bem diferente com uma imersão na vida militar, com detalhes ricos e com uma boa definição da estrutura organizacional. Há um pequeno toque de ação mas é bem claro que não é o objetivo principal do livro.

Blog MDL 22/12/2016

A última decisão como civil e adolescente que Juan “Johnnie” Rico tomou foi se alistar ao Exercito, esta que mudaria sua vida para sempre. Depois de passar por um árduo treinamento que elimina boa parte daqueles que pensam em seguir a vida como militar, Johnnie descobre o seu caminho e está determinado a se tornar um capitão de tropas. No acampamento, ele aprende a ser um soldado, mas é somente com a guerra que ele descobre por que se tornou um.

Diante de tantas dificuldades que passa ao lado de seus companheiros, pequenos flashes de sua vida antes de entrar para as forças militares ajudam a lhe revelar o sentido de muitas coisas antes incompreendidas por ele e por tantos outros. Se tornar um grande homem não será fácil, bem como chegar onde ele almeja.

Posso começar a nossa resenha dizendo que estou completamente apaixonada pela escrita de Heinlein! Simples, de fácil compreensão, mas que trás consigo uma intensidade inexplicável. Um dos grandes pioneiros do gênero de ficção científica, ele consegue ser objetivo envolto de um esquema filosófico impressionante. Para a época em que foi escrito, “Tropas Estelares” consegue ser atemporal em vários sentidos, buscando uma realidade tão distante e ao mesmo tempo tão próxima que não há palavras para explicar exatamente o que se sente ao ler tamanha grandiosidade.

Juan Rico é um jovem como qualquer outro e acaba se alistando no Exército por impulso, já que seus amigos também fariam o mesmo. Embora seu intuito fosse de somente passar o período necessário para conseguir exercer sua cidadania, ele acaba descobrindo que a vida de um soldado, apesar de ser muito difícil, é o que ele deseja e muito mais dentro daquela vida dura de militar. Diante de uma guerra iminente, muitas coisas antes esquecidas tornam-se necessárias para o desenvolvimento de sua personalidade e caráter.

Apesar de ter muita ênfase em termos militares, Heinlein não se limita apenas a isso. Sua história consegue avançar parâmetros impressionantes dentro do tema, tornando a trama muito mais interessante do que seria apenas uma aventura militar.

Preciso falar de uma aula que é obrigatória para todos os jovens da trama, embora não tenha peso nas notas para eles. A matéria de História e Filosofia da Moral, ensinada por um veterano do exercito é, na minha opinião, o ponto chave de toda a trama. Sem ela, toda a história não teria o mesmo impacto nos leitores e perderia boa parte do sentido. Pelo nome, inicialmente consideraríamos ela como de “humanas”, mas ela é classificada no livro como “exatas”, junto com matérias como física ou química. Mesmo parecendo um pouco contraditório, o instrutor de tal matéria consegue trabalhar toda uma filosofia de modo exato, onde não haja dúvidas de que aquilo é exatamente o que ele quer passar, a verdade sem meios termos. E é essa aula que faz com que os pensamentos do protagonista mude e o torne mais maduro, ajudando a tomar as grandes decisões que ele precisa pra chegar onde deseja.

Confesso que os relatos dessas aulas não só o mudaram, como conseguiram me mudar também. São coisas tão profundas e verdadeiras que conseguem impactar o leitor de forma brusca, fazendo que ele repense junto com o personagem boa parte das coisas que decidimos na vida. Se este era um dos intuitos de Heinlein, garanto fielmente que ele chega no objetivo. E mesmo aparentando ser algo tão sério, o autor ainda consegue inserir comicidade sem perder o foco original, o que é algo surpreendente diante de tudo isso.

De acréscimo a essa obra magnífica, temos a edição da Editora Aleph que a tornou ainda mais maravilhosa. Além da nota sobre o autor, das aberturas de cada capitulo com frases de impacto, ainda tem uma nota história no final e um trecho de uma entrevista com os escritores de um livro sobre Heinlein. Esses fatores, mesmo não sendo essenciais, engrandecem ainda mais este livro maravilhoso.

Um livro essencial não somente para entusiastas de ficção científica, como para qualquer leitor. Quem já teve o prazer de ler Isaac Asimov e não leu ainda nenhuma obra de Heinlein, tem que se interar urgentemente, pois é necessário o conhecimento de tamanho talento. Com certeza um dos melhores livros que li esse ano e um a mais na minha lista de favoritos de todos os tempos.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/07/resenha-tropas-estelares-por-robert.html

FlaviosParanhos 04/12/2020

Uma ode ao militarismo.
TROPAS ESTELARES:

Chego ao fim do meu segundo livro lido no kindle, e um dos melhores livros que já li na vida. Longe de ser limitado por ficção científica, este livro é uma lição de guerra, ordem e disciplina. Mesmo não concordando com a filosofia do protagonista, e a ode ao militarismo apresentada pelo autor não posso negar o quanto ele foi brilhante na forma como a apresentou. Consigo sentir quanto este livro foi importante para a ficção científica, para livros de guerra em geral, e para escritores de diversas gerações. Ele não consegue fazer qualquer um se sentir dentro de uma guerra, se sentir parte do treinamento e entender a mente desses homens que muitas vezes "Não sem razão" são odiados por muitos. Mas se vc é martelado ao extremo e não muda com isso, alguma coisa de muito errada vc tem. Este livro mudou minha percepção de muitas coisas, me fez lembrar quando eu era um jovem inocente apaixonado pela guerra e militarismo, achando que está em um campo de batalha matando outros era ser "herói". Posso ter mudado essa percepção, mas entendo quem genuinamente ainda crê nela. Recomendo fortemente este livro, mas alerto que a visão do autor é autoritária e militarista. Mas de uma forma brilhante e fundamentada, não vazia e movida a patriotismo cego e burro. Aqui à palavra honra realmente é real.

lucasandrade 13/02/2020

Frustrante
Criei algumas espectativas, por conta de tudo o que acredito ter vindo desse livro e ao lê-lo, me senti altamente frustado. O livro é extremamente cansativo e enfadonho. Não recomendo.

Ratinha de Biblioteca 30/03/2023

Fã com um livro!
Este livro estava no sebo, sem saber nada da história além do que está na contracapa, comprei. E fiquei muito feliz com a aquisição!
Certo, teve as partes da táticas militares que eu boei legal, mas a história como um todo é um romance de formação, inclusive para o leitor!
Há discussões, de forma mega agradável, sobre o direito de voto, a criminalidade juvenil (acho que nunca mais vou usar delinquência depois desse livro!), Moral e a forma como a nossa sociedade se organiza.
O enredo é simples: conquistamos o espaço devido às tecnologias avançadas. E olha que o livro é de 1959, então muita coisa parece meio tosqueira, mas o Heinlein não tinha como saber da internet, bluetooth, etc. Ou tinha?!
O planeta Terra é uma das nações da Federação Interestelar e há várias colônias em outros planetas habitáveis e alienígenas simpáticos. O problema é a população aracnídea de Klendhatu. Em clara alusão ao comunismo soviético, a ideia é exterminar essa colmeia e pensamento de grupo.
O livro é narrado em primeira pessoa por Juan "Johnnie" Rico, um rapaz mimado que se alista meio que para ser rebelde. O alistamento é facultativo, mas apenas os militares fora da ativa votam. E só a explicação do porquê disso vale a leitura do livro, na minha opinião!
Matheus_Lago 01/04/2023minha estante
Eu captei a mesma essência que você ao ler o livro.

Rafael 02/12/2022

O livro começa bom, depois dá uma caída violenta, cai muito na propaganda militar, quaria ter visto mais ficção, mais batalhas contra os insetos. No fim melhora um pouco. Não gostei, tinha vontade de ler outro livro do autor, mas acho que agora vou passar kkkkk

Jeff Vieira 15/05/2021

Heilein perdeu muito tempo falando sobre militarismo, o que acaba de certa forma tornando o meio do livro chato. Ou seja, o início é muito bom e o fim também, mas é preciso força pra querer chegar lá. Mas vale a pena pela filosofia inserida no livro.

Kelly Dias 10/06/2020

Podemos ver que a humanidade se transformou em algo extremamente militar, e através desses meios, acabou com todas as guerras no planeta, mesmo que tendo sido através de mais guerra.

O que mais me chamou a atenção foram os diálogos entre Rico e seu professor (veterano do exército), de história e filosofia da moral com discussões importantes, mas sendo muitas vezes rasas, no entanto sem ela toda a história não teria o mesmo impacto e perderia boa parte do sentido. O autor foca no personagem, o pano de fundo é apenas um detalhe e isso me incomodou bastante no início, depois acabei me acostumando e percebi que o objetivo do livro é mostrar o amadurecimento do protagonista e no qual, o flashback das aulas o ajudaram a tomar grandes decisões.

Contudo muitas das teorias e frases ditas pelos personagens podem ser consideradas fascistas.

O motivo da guerra com os aracnídeos nunca fica claro, mas é dito que os alienígenas são uma raça inferior, que atrapalha a expansão dos humanos pelo espaço. Também há uma defesa da violência como ferramenta do progresso e do castigo físico como forma de punir e ensinar.

De qualquer forma, é um livro que traz o debate.

Guilherme 20/05/2020

Pew pew espacial
Tropas estelares na qual acompanhamos a carreira militar de Juan ?Jonnie? Rico, apesar de sido publicado em 1959 tem uma leitura leve e fluida, ideias geniais é que é considerado um dos livros que deu o pontapé inicial para a ficção científica.
A história se baseia em Rico durante toda a sua carreira militar desde soldado recruta ao que ele se torna ao final do livro, vale destacar o que se tanto combate e planeja contra lutar que são os besouros, a forma física segundo os combatentes são parecido com aranhas mas alguns tem inteligências e ouros são guerreiros com esquadra e tudo mais. É interessante vermos como o personagem cresce durante todo livro como ele deixa de ser um um garoto rico como o professor de história fala dele e se torna um grande soldado é que faz e tem aptidão para o combate. Realmente um livro bom é para os amantes de sci fi é um prato cheio, pois como já mencionei ele foi um dos predecessores de inúmeros livros de ficção que saíram anos depois da publicação do mesmo.

becka 15/05/2020

Profundamente raso
O livro é raso, mas com seus questionamentos profundos pode passar a impressão de que não é tão raso assim. O autor abre porta pra diversas questões e solta vários questionamentos/reflexões de grande profundidade, mas desenvolve muito pouco do que abre e se dá respostas, elas não são satisfatórias. Os personagens são porcamente construídos e a conexão com eles não existe muito. A narrativa é fluida, mas pouco envolvente. Já estava com dor de cabeça, com esse livro piorou mais ainda.

resumindo: muita frase de efeito e reflexão, pouca profundidade nas mesmas.

luke - among the living. 11/06/2022

"Tropas Estelares" apresenta um universo interessante, rico no que diz a descrição do mundo que nos é apresentado. No geral é um bom livro, mas sinto que fica repetitivo devido ao excesso de cenas similares que são descritas.

WallanS 21/10/2009

Nota 10
Um dos melhores livros de ficção cientifica que tive a oportunidade de ler. Principalmente a parte final, quando o protagonista combate os insetóides.

Fabricio~Raito 06/12/2009minha estante
Nossa! Não sabia que tinha livro! Vou procurar em algum sebo *-*

Léo 24/11/2019

Não é o filme
Se você, como muitos, fugiu do livro por não gostar do filme da década de 90 que diz se basear na obra de Heinlen. Não se estresse. Um não tem Nada a ver com o outro. Tirando o fato de a terra ter uma guerra contra insetos e o personagem principal terem o mesmo nome.
O livro foca na vida do soldado de infantaria numa era pré guerra e os percalços que o mesmo tem de percorrer para aceitar suas escolhas e como isso o afetam na iminente guerra, que o mesmo só descobre quando já é tarde.
Não. Não tem mensagem anti guerra ou apoiando guerra subliminar ou escondida. É um Sci-fi puro. Conta a história de uma situação no distante e imaginado futuro. Só isso. Sci-fi antes das discussões de "mas o que o autor quis dizer com esse texto foi...".
Leia, relaxe, se divirta.