Tropas estelares

Tropas estelares Robert A. Heinlein

Resenhas - Tropas Estelares

Mateus 28/05/2020

Leitura bem tranquila nos momentos onde há ação acontecendo. Porém, boa parte do livro é voltada ao militarismo e toda a sua hierarquia de comando, burocracia e essas baboseiras, o que os torna bem maçantes. Vale a leitura por ser um clássico da ficção científica e de um grande autor, mas nada mais que isso.

Fernando 17/01/2023

Quem pode votar?
Um dos temas que o livro aborda que mais me marcou foi a questão da votação. Quem tem direito de votar, quem não tem? Quem merece votar, quem não merece?
Essa questão política é algo que está muito em alta hoje em dia, essa briga por parte do povo, por causa de político A ou político B, e está ficando cada vez mais extrema. Não é difícil que no futuro o direito de voto seja reservado só para um certo grupo de pessoas.

IGuittis 17/07/2020

Surpreendente
O livro começa com uma narrativa uma pouco arrastada, para mim a leitura demorou um pouco para engatar. Porém, quando começamos a entrar no crescimento do personagem é envolvente demais. Esse não é um livro sobre guerra, ele é um livro sobre as pessoas que lutam na guerra, as dúvidas, as certezas, as motivações.
A única coisa que eu estranhei no livro é como o autor trata das mulheres, não há nenhum papel muito significante de alguma mulher, porém o personagem é fascinado pelas mulheres, mas não de um modo sexual, parece uma admiração por um ser, só por der mulher. É estranho, e engraçado, porém não diminui em nada a experiência com o livro.

Livia1405 17/04/2023

Fora da caixa
Mais do que um livro de ficção científica sobre guerras com alienígenas, é um livro sobre treinamento militar e a importância dele para isso. O que não é uma surpresa ao saber que o próprio autor era militar. Achei um aspecto muito interessante de abordar.

Nadiel 07/04/2021

Alistar-se garante a cidadania.
Trata-se de um bônus que advém de um ônus. Ao entrar na corporação, o futuro cidadão entende que servir será sua responsabilidade e descobrirá o devido valor em exercer a cidadania (votar é poder!). Tropas estelares traz um enredo com ação futurista, tecnologia aliada a tática, superação dos limites, os medos e pensamentos que se passam na mente do soldado, guerras espaciais e complexas relações políticas e humanas. A trajetória de Rico, que aprende como é atuar em combate, será esmiuçada em seus aspectos físicos e mentais e revelará o verdadeiro objetivo da Infantaria Móvel (pé de poeira) numa guerra (que sempre chegará). Um livro que além da ação futurística, apresenta conceitos sociais intrigantes, assim mesmo que o leitor não concorde com o ideal militarista proposto por Heinlein, no mínimo adentrará em uma provocante visão de mundo, sociedade e humanidade.

Lud 10/05/2021

Bem diferente do que eu esperava, mas uma surpresa boa. Gostei bastante das reflexões que o livro acaba levantando, desde militarismo, cidadania, senso do coletivo e etc. Gostei muito.

Glau Anjos 13/06/2021

"A moral correta surge do conhecimento do que o Homem é, e não do que os fazedores do bem e os bem-intencionados gostariam que ele fosse." "Tropas Estelares" by Robert Heinlein
Excelente livro! Personagens cativantes, amáveis, leais e muito, muito corajosos. Estórias espaciais viraram minha paixão através da leitura de A Guerra do velho. Fiquei muito ansiosa por esta leitura quando li que foi uma das inspirações do livro anteriormente citado. Não deixa nada a desejar e termina deixando o ?? do leitor quentinho. Amei!

Bruna.Schleder 19/09/2021

Não sei se foi o momento ou o livro, mas foi sofrido ler ele, talvez até tenha sido a imagem que eu tinha do filme na minha cabeça, mas tem discussões interessantes ali no meio

Pedro.Henrique 22/01/2022

Tropas Estelares
Senti como se estivesse vendo Platoon, Nascido para Matar ou Tropa de Elite pela maior parte do tempo. Só que no espaço.

Os capítulos são enormes também. E eu estou com trauma da palavra "quicando".

Mauricio.Souza 31/01/2022

Ideologia empurrada goela a baixo
Esse foi um dos livros mais difíceis de ler que eu já li, e não foi por sua complexidade, foi por sua chatice mesmo. Qualidade baixíssima de escrita, história, entre outras coisas.
No contexto histórico de seu lançamento esse livro pode até ter feito algum sentido, uma vez que não acho um problema a utilização de histórias como meio de propagação ideológica, mas quando esse passa a ser o maior objetivo( e não o de escrever um bom livro) acredito que isso se torna um problema grave, e contraproducente. O autor passa tranquilamente mais de 70% da história falando de ideologia quase diretamente, é muito chato, ainda mais quando a escrita do livro está desatualizada, quando se usa jargões próprios do meio militar americano e que parece ser traduzido ao pé da letra, fica muito difícil sustentar a leitura.
Antes de ler já sabia que era um livro que abordava muito essa temática militar e esse tipo de ideologia, além de falar bastante de treinamento militar, mas pra mim quando isso vem a frente de escrever um bom livro acaba sendo um desserviço. Hoje em dia quando queremos entender e ir mais a fundo a respeito de ideologias específicas, recorremos a livros específicos, por outro lado quando o autor passa a maior parte da história falando de ideologia, quando quero ação e combate passa a ser uma leitura bastante frustrante.
Por fim, é possível concluir que pra mim foi um formato que não funcionou nem um pouco, esperava algo diferente desse livro, pode ser até por conta da idade e do contexto histórico, mas hoje em dia não faz mais sentido abordar em um livro de ficção essa temática de forma tão densa e como foco principal.

Camila1856 04/04/2022

Uma aventura não tão juvenil
Muito mais muito diferente do filme de 97. No livro todos os acontecimentos são narrados pelo ponto de vista do Jhonny, o que deixa a história dinâmica e vai apresentando aquele mundo extraterrestre a medida que ele vai descobrindo sobre ele. É um percurso do fim da adolescência até a idade sênior. A escrita é maravilhosa, Jhonny adolescente é um tapado e como leitora amei e me identifiquei por ele ser assim, sentimos sua transformação e o peso dos acontecimentos da vida o mudando, ele abraça a vida militar, ele acredita nisso. A ficção científica é o cenário de fundo pra nos apresentar o nascimento e estabelecimento de um soldado.

Franco 17/06/2022

Ou, sobre um militarismo idealizado.
enredo:

o jovem Juan Rico alista-se no exército por motivos não muito sólidos, e logo está imerso na vida militar em que o grande inimigo é uma raça alienígena semelhante a insetos. Desde o treinamento até as missões decisivas - e passando por toda a severidade impessoal da guerra de infantaria -, acompanhamos o protagonista em sua carreira militar num futuro em que só é cidadão quem presta serviço militar.

(possíveis) pontos positivos:

- uma jornada de amadurecimento do protagonista;
- ambientação interessante envolvendo colonização espacial e reorganização da sociedade humana num futuro não muito distante;
- descrição detalhada da vida militar (que mesmo futurista mantém a verossimilhança);
- debate constante, ora filosófico, ora mais moralista, a respeito da vida cívica.

(possíveis) pontos negativos:

- uma promessa de ação que nunca se realiza (especialmente se você assistiu ao filme de 1997);
- ausência de um conflito sólido encarado pelo protagonista (às vezes o contexto fica maior do que os personagens);
- relações rasas entre os personagens;
- descrições perigosamente detalhistas;
- um tom militarista que envelheceu mal e sob muitas suspeitas.

o que mais impressionou:

a ideologia militarista construída durante o enredo e que está bisonhamente viva entre nós. Punição, força bruta, e o poder 'purificador' do serviço militar são algumas das questões que o livro levanta, e frente às quais é preciso ficar com um (ou com os dois mesmo) pé atrás, dados os desdobramentos históricos das décadas depois que o livro foi escrito (1959). Não que o livro seja uma lavagem cerebral ideologizante, mas é bem notável que põe na mesa algumas ideias no mínimo polêmicas nesse perturbador ano de 2022 - como a que só deve ter direito a voto quem prestou serviço militar, pois, teoricamente, essa pessoa teria aprendido a colocar o interesse coletivo à frente do interesse particular.

Claudia 09/07/2022

Faço parte daqueles que assistiram primeiro ao filme ( foi até no cinema), e é um filme meio machos no espaço marcando alienígenas. Nada demais.
Agora, anos depois, surgiu a opõe de ler o livro, e eu pensei, porque não?
A conclusão que eu cheguei é que é um livro bom, mas não porque mata alienígenas, mas pq faz uma super crítica ao sistema militar. Valeu a pena ler!!