O prazer de ler

O prazer de ler Heloisa Seixas

Resenhas - O prazer de ler

Ju_allencar 16/08/2023

Uma viagem a literatura
Amei esse livro, uma leitura super leve e agradável, a autora te leva a um passeio sobre assuntos ligados à literatura e ao final do livro te mostra uma lista de obras incríveis ao a autora faz um breve resumo sobre cada. Super indico ??

Andréa 28/07/2021

Simpático
Um livrinho simpático com sugestão de livros para todos os gostos e bolsos
Todos os livros com uma pequena resenha

Priscila.Pieper 25/02/2020

O PRAZER DE LER
Em o Prazer de Ler, Seixas nos faz navegar de maneira magistral pelo universo dos livros, e de forma leve e divertida adentramos aos becos da curiosidade desse universo compartilhado pelos leitores apaixonados.

A perguntas mais ouvida por qualquer leitor voraz é respondida de forma espetacular, logo no início: “A música pode ser a arte mais universal, o teatro, o cinema e as artes plásticas podem nos fazer viajar, mas a literatura nos permite ser mais do que meros espectadores” (P. 7)

E sabe por quê? Porque ao tomarmos um livros em nossas mão, automaticamente nos tornamos co-autores dessa história, criamos juntos com o autor esse universo. Nos tornamos cúmplices do crime ali revelado, nos tornamos onipresentes, enxergando cada detalhe da obra. Nos tornando parte desse mundo.

Se você, leitor, ou dito apaixonado pela leitura nunca ouviu essa pergunta, aconselho rever os seus conceitos de paixão e leitura. Mas caso contrário, afirmo com 98% de certeza que você já ouviu: “por que você gosta tanto de ler?” E se nunca soube o que responder, o parágrafo acima tem a resposta perfeita.

Agora, se você nunca compreendeu esse hábito tão prazeroso, utilizarei as palavras de Heloisa Seixas para descrever o que é ler por prazer: “Ler é um exercício de liberdade quase tão amplo quanto pensar” (P. 7) É aquilo que dizem, quem lê vive milhões de vida antes de morrer. Se torna um bandido cruel, a mocinha a ser resgatada, a mulher incrível e valente, o detetive mais bem sucedido da história, etc. .

O Prazer de Ler é o livro perfeito para aqueles que buscam entender e se apropriar desse hábito tão fantástico que é a leitura. Mas vai além e alcança também aqueles que já se deliciam diariamente dos livros. Nos fazendo compreender a fundo tudo o que nos cerca como leitores, e a responder perguntas nunca antes respondidas.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/
Lizzy 10/04/2021minha estante
Vc me fez querer ler. Ótima resenha??

Priscila.Pieper 14/04/2021minha estante
Obrigada!! Depois me conta o que você achou do livro!!!

jessyhehe 02/01/2020

De uma escrita simples, a escritora fala sobre livros, bibliotecas, prazer em ler, livros que a tocaram profundamente,enfim, um livro curto para se deliciar mais ainda sobre o ato de ler.

Orochi Fábio 07/08/2019

O Prazer de Ler
Este minúsculo volume delicioso disserta a respeito do ato da leitura em uma prosa muito despojada que, idiossincráticamente, nos conduz a títulos lidos pela autora: encantador e esclarecedor! Além de conter dicas bastante importantes de diversos autores. Leiam!

Barbara.Oliveira 21/02/2018

Leitura deliciosa pra quem ama livros!
Livrinho curto e maravilhoso, com indicações de leitura no final. Dá vontade de abraçar ele a cada parágrafo ^^

Luciana 06/02/2018

Que delícia de livro!!
Que delícia de livro!!!
Se você estiver numa ressaca literária, ou precisando de ânimo para começar um livro que é desafiador, então leia este pequeno livro!!!
Uma leitura que conversa no coração, fala as coisas que um amante do livro pensa, e ainda indica vários livros para conquistar seu coração!!
Um achado valioso!!

carolina.trigo. 09/02/2017

O Prazer de Ler
Esse é o terceiro livro do projeto "Um Livro por Dia", e por causa desse imenso amor que tenho pela literatura, escolhi um livro que fala exatamente dessa paixão.
Como teríamos que escolher alguns livros para esse projeto, achei uma boa escolha "O Prazer de Ler", da brasileira Heloisa Seixas, Editora Casa da Palavra.
Os três livros que escolhi são bem diferentes entre si, mas todos foram bem legais de se ler e, de uma forma ou outra, me ensinaram alguma coisa.
Aqui, a autora vai falar de tudo relacionado à literatura e aos livros. começando primeiramente pela diversão que é ler.
Como ela cita logo no primeiro parágrafo: "Segundo o escritor Ruy Castro, ler é a segunda melhor coisa do mundo. A primeira, diz ele, é escrever...". Cita inclusive HP, pois ela diz - e eu concordo -, qualquer livro é melhor que nenhum.
Depois passa para o livro amado, que todos nós, leitores, temos.
Vai citar livros de terror e suspense - que por muitos são considerados literatura inferior, o que é uma grande besteira - e os livros de romance.
Fala das obras-primas que poucos leram, que seria os clássicos, e das crônicas que aqui no Brasil sempre tiveram muita força. Vários dos grandes escritores brasileiros, antes, foram cronistas, ou ainda são.
Os melhores capítulos são os que ela fala das livrarias, bibliotecas e sebos, separados em três capítulos excelentes!
E por fim, vai falar dos livros que ela levaria para uma ilha deserta. No total, ela listou 68 títulos - só não sei como ela levaria tudo isso, rsrs -, divididos em literatura americana e inglesa, francesa, brasileira e portuguesa e outras - russas, espanholas, alemães, etc.
Esse é um ótimo livro para os fãs da literatura - e também um ótimo presente!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/01/o-prazer-de-ler-projeto-um-livro-por.html

phddelavia 27/04/2015

O prazer de ler - Heloísa Seixas - Editora Casa da Palavra
Esse é o tipo de presente que supera as expectativas.

Primeiro falarei de como o livro veio parar em minhas mãos, depois descreverei o imenso prazer e inspiração que ele me deu.

Estava eu e minha amada visitando uma livraria enquanto aguardávamos a exibição do filme "Relatos Selvagens" num cinema cult daqui de Belo Horizonte (há umas três semanas) e, entre tantos volumes interessantes, esse se destacou aos olhos de minha companheira. Animadamente ela o mostrou e eu despretensiosamente o folheei. Gostei de algumas coisas, mas logo passei para o próximo título que me chamava a atenção sem dar muita importância. Eu não pretendia comprar nenhum daqueles livros naquele dia, meu objetivo era o filme somente. Mas - para minha futura alegria - para ela não era o suficiente apenas saber da existência daquele volume. Ela consultou o preço com a caixa do estabelecimento e disse que voltaria após a sessão para comprá-lo. Fomos para o filme e pronto. Achei que, talvez, ela nem se lembraria de voltar à loja, mas assim o fez assim que saímos do cinema. Fui atender uma ligação e fiquei esperando do lado de fora enquanto ela efetuava a compra. Quando saiu da livraria, toda sorridente, estendeu-me uma sacolinha de papel e deu-me o tal livro de presente. Grata surpresa!

Duas coisas sobre isso: primeiro, a dedicatória era mais importante que o próprio livro; segundo, foi o primeiro livro que ela me deu em mais de dois anos de namoro. E, confesso, valeu a pena todos esses anos para me presentear com uma coisa tão significativa.

Volto a dizer, amo livros, isso é mais do que óbvio, mas nem sequer fazia ideia do que estava por vir. Naquela primeira semana ainda estava terminando o livro anterior, mas coloquei-o na fila de leitura - na frente de todos os outros -, porque não podia deixar para depois uma representação de carinho tão grande. Na semana seguinte, corri os olhos por suas páginas quando chegou a sua vez e até fiquei interessado, mas empolgado e enaltecido fiquei quando o li. Gosto de livros que falam de livros e este aqui é exatamente sobre isso: livros e o amor de sua autora por eles. Tudo muito sucinto e objetivo, belamente escrito e apaixonante. Gostei tanto que alonguei sua leitura para não terminá-lo de imediato (o livro tem somente 78 páginas) e mesmo assim o terminei em dois dias (para minha tristeza, pois este é o tipo de assunto que quero ler indefinidamente).

Heloísa conta suas experiências com livros; como começou sua paixão por eles, sua dedicação em lê-los, seu amor pelas histórias e pelos autores, o seus livros favoritos, os seus gêneros prediletos, recomenda muitas leituras, fala de bibliotecas (criei imagens mentais da biblioteca da Universidade de Salamanca, na Espanha e da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro sem ao menos conhecê-las), descreve seu gosto por livros velhos e empoeirados dos diversos sebos que visitou pelo mundo (aqui ela cita o nosso querido e amado edifício Maleta) e - a melhor parte - ela faz uma lista de livros que levaria para uma ilha deserta (sensacional).

O prazer de ler é um livro de rápida e deliciosa leitura. Adorei lê-lo e o deixarei sempre por perto para futuras consultas, pois lerei vários dos títulos que ela recomenda. Muitos dos títulos abordados eu até já conhecia e uma boa parte eu já li. Prometo que vou deixar meu preconceito de lado e vou ler as autoras mencionadas, mesmo tendo um monte de ressalvas a fazer sobre estas leituras. Claro que também vou ler alguns dos livros da autora, pois "meu santo bateu com o dela!". Curti demais e recomendo mais do que bastante.

Ainda não disse nada sobre a inspiração que o livro me trouxe. Vou citar então algumas delas: ler e escrever estão diretamente ligados e Heloísa confirmou isso (coisas assim me fazer querer escrever sempre mais); preciso dedicar-me mais à leitura em sua língua de origem (coisa que nunca tentei, mas sempre quis); lerei mais clássicos durante o ano, tentando equilibrar as coisas entre o cânone literário e blockbusters; fiquei tentado a explorar gêneros que não eram de meu agrado.

Quero acrescentar uma coisa a respeito do que está no livro sobre o porquê dos brasileiros (principalmente crianças) lerem tão pouco. Heloísa cita a escritora Ana Maria Machado que comenta ser porque os professores não têm tempo de leitura por conta de trabalho e deslocamento no meio urbano. O que entendi é que a acima citada escritora atribui a falta de hábito de leitura à escola. Eu discordo, pois o meu hábito de leitura (e também da Heloísa) foram construídos dentro de casa. A escola segue somente um protocolo de adicionar livros aos estudos, mas o gosto de ler vêm mais dos pais do que de outro lugar. Se a casa não possui livros fica difícil de uma criança amá-los.

site: http://pedrodelavia.blogspot.com.br/2015/03/o-prazer-de-ler-heloisa-seixas-editora.html

Clara 25/07/2012

A primeira vista cabe perguntar o motivo de ler um livro que fala sobre o prazer de ler, afinal, eu sei bem o que é isso. Mas eu gosto das coisas que a Heloísa Seixas escreve. Li a introdução que ela escreveu em "Jane Eyre" (edição da Record/BestBolso na qual ela é também tradutora) e lembro também da coletânea (e, se não me engano, também a tradução) de contos de Algernon Blackwood, que ela fez. O gosto dela em matéria de literatura é parecido com o meu, de maneira que gostei bastante desse livrinho, principalmente no capítulo em que ela discrimina os melhores livros que já leu. Vários eu desconheço títulos e/ou autores e assim minha curiosidade foi despertada e já me propus a procurar alguns títulos. // Só faço uma observação (bancando a chata de plantão) Heloisa Seixas escreveu o título do livro do Jorge Amado como "Capitães de Areia", quando o certo é "Capitães da Areia". Pronto, desligo o modo chatonilda. XD
Orochi Fábio 13/07/2019minha estante
O melhor livro de Jorge Amado, aliás...