Arabella

Arabella Georgette Heyer

Resenhas - Arabella

procrastinatoria 01/10/2023

Romance curto e divertido
Descobri que o pano de fundo da obra foi orgulho e preconceito, o que faz total sentido porque a gente tem uma protagonista de classe média e um protagonista rico que desmerece ela no início (eu sei que você pensou neles).

Mas aí vem o twist: a Arabella se irrita com o esnobe do Beaumaris e mente dizendo que é na verdade herdeira. Ele sabe que é mentira, mas por diversão coloca ela sob a asa de influência dele pra ver até onde essa mentira pode levá-la. Por conta disso, achei o plot passável pra um romance, mas não muito crível pra época.

Eu gostei bastante dos personagens! A Arabella é boazinha e caridosa, mas não é inocente e nem boba. O Beaumaris é tipo um Mr. Darcy mais bem humorado, além de ser um criador de tendências. O desenvolvimento do relacionamento dos dois também é bom, porque primeiro eles se tornam amigos e aos poucos se apaixonam.

Agora o subplot com o irmão da Arabella achei fraquíssimo e nem acho que contribuiu muito pra resolução da história. Sinceramente eu só passava o olho quanto as partes dele começavam. Se não fosse isso o livro seria excelente.

Recomendo a leitura porque acho que a Georgette Heyer é uma autora muito importante pros romances de regência e essa é o melhor livro dela pra começar por conta da escrita mais simples e descontraída.

Geovanats 20/07/2022

Maravilhoso!
Adorei! Sabe quando não queremos que o livro acabe? Foi o que aconteceu comigo com esse livro. Nossa heroína é ingênua, linda, inteligente, bondosa, meiga sem ser melosa e muito simpática. E o herói é um dos melhores dos romances de época verdadeiros que li! Além de rico e bonito, óbvio, tem senso de humor, se apaixona no início, e percebe o fato, e se dedica a conquistar nossa relutante e atrapalhada heroína no restante do livro, o que é maravilhoso! Temos personagens secundários divertidos e um cachorrinho adotado que é um charme.
Mas cuidado para não comparar com os livros da Jane Austen: Georgette Heyer escreve livros mais leves, divertidos, diálogos mais ágeis e não explora muito os pensamentos e sentimentos dos personagens porque pelos diálogos fica bem óbvio como pensam. Austen coloca mais drama e sentimentos, o que é maravilhoso também, mas são estilos diferentes e não tem como comparar, e ambas as escritoras são perfeitas para mim, cada uma com suas histórias e ponto de vista.
Entrou na minha lista de preferidos.

Isadora 17/03/2022

Um dos melhores da Georgette Heyer
Creio que para quem ainda não leu essa autora, pode parecer que os livros dela serão difíceis, rebuscados, porque foram escritos há mais tempo, etc. Por isso eu indico começar por esse livro aqui, pois ele é incrivelmente divertido, ágil, romântico, interessante... Enfim, você lê sem perceber essa obra de arte. É um livro que deixa suas marcas.

Logo inicialmente a trama já começa bem. A carruagem de Arabella precisa de um concerto e ela acaba em frente a casa de um homem muito importante, famoso, alguém que dita as normas da sociedade e que, com apenas uma palavra, pode definir o sucesso de qualquer pessoa. Só que esse homem pensa que Arabella tramou toda a situação para parar justamente na casa dele... Bom, Arabella escuta uma conversa dele com o amigo que também estava lá, e movida pelo orgulho ela decide inventar uma pequinina história, tendo certeza que aquilo nunca sairia dali.

Bom, acontece que a pequena história dela fica muito famosa e Arabella se vê numa grande enrascada...

O personagem principal masculino é excelente, gentil, engraçado, cavalheiro e já mostra interesse por Arabella desde o início e de forma contínua, algo um pouco difícil de se ver nos personagens masculinos. Ele em nenhum momento duvida muito do que deseja e ele admira muito Arabella e tenta ajudá-la em tudo o que pode.

Amei este livro, sempre estou lendo ele.