A Vida de um Homem

A Vida de um Homem Chiara Frugoni

Resenhas - A Vida de um Homem

Eduardo A. A. Almeida 09/08/2011

SÃO FRANCISCO E OS PROBLEMAS NOSSOS DE CADA DIA
Para não me prolongar demais, escolhi uns trechos do prefácio, escrito pelo historiador Jacques Le Goff, que resumem minhas opiniões sobre o livro:

"Sem dúvida, o atual florescimento de obras sobre Francisco se alimenta de situações, paixões e problemas contemporâneos, isto é, ao dinheiro, à dor e às misérias do corpo, o agravamento repulsivo e ao mesmo tempo vitorioso dos processos de marginalização, o desejo de respeitar e integrar a natureza na sensibilidade humana, o impulso, numa sociedade ainda dominada pelas tradições cristãs, de afirmar o papel dos laicos e das mulheres, a aspiração a um retorno de religiosidade mesclada a certa desconfiança em relação às Igrejas e religiões constituídas, a atitude em relação ao outro e ao diferente (como Francisco perante o herege e o muçulmano), o esforço para restringir a violência dos belicosos."

"Como sabemos, Francisco se oculta por trás de uma multiplicidade de testemunhos que amiúde parecem irreconciliáveis: é o problema das fontes franciscanas, assim definido tradicionalmente. Essas fontes deram origem a vários Franciscos: algumas o apresentam quase como herege, outras – sejam as versões posteriores à biografia oficial de Tomás de Celano ou a oficialíssima versão redigida por são Boaventura após a destruição (felizmente não total) das biografias anteriores - como homem domesticado, adocicado, inofensivo para a Igreja. De todos esses Franciscos, Chiara Frugoni compôs um único Francisco, que não é a soma nem a média dos demais, mas integra (sem calar as contradições, as incertezas, as tentações de outros percusos) todas as informações autênticas para constituir um ser extraordinariamente vivo, um verdadeiro "homem": daí o título do livro."

"O último milagre deste pequeno livro é mostrar esse homem, o homem inteiro, o homem santo inteiro, com um estilo simples e límpido, muito franciscano (...)."

Pois bem, se tenho algo a acrescentar, diz respeito apenas a esse último parágrafo. Por se tratar de uma pesquisa com profundo teor acadêmico, ainda que atenuada para o formato "biografia literária", o livro de Chiara possui muitas referências a textos originais. Sem dominar o assunto, conseguimos fazer uma leitura clara, sem dúvida, mas bastante superficial. Às vezes, fica difícil mesmo, cansativo. De qualquer modo, trata-se de uma fonte interessante e de apelo menos religioso – preocupada, ao invés de propagar a doutrina, com investigar a vida e o pensamento desse homem que, até hoje, serve de objeto de reflexão para os nossos problemas cotidianos.

garrido79 16/01/2021

O mais próximo do real.
Chiara Frugoni foi excepcional nessa biografia de Francisco de Assis.
Não é uma biografia completa, mas traz o essencial de todas as fases de vida e morte de Francisco de Assis, mostrando-o não apenas como o santo que é, mas também como o humano que foi!
Frugoni demonstra em sua escrita que fez uma pesquisa profunda sobre esta personalidade eternizada na humanidade, buscando respaldo inclusive na Bíblia, principalmente no evangelho onde Francisco se baseava para viver e pregar.
Ela não se preocupa somente em retratar historicamente o que ocorreu na vida do biografado, mas trás também o que é controveso nas principais biografias feitas, principalmente nas primeiras feitas por pessoas próximas (não necessariamente no sentido de proximidade física, mas do tempo em que viveu) ao santo.
Fazer uma biografia de alguém que morreu a quase 800 anos atrás não é fácil não é fácil, e fazê-lo da forma que Frugoni o fez é genial!
Recomendo esta obra a todos os seres humanos, pela genialidade de Frugoni e, o principalmente, pelo exemplo que Francisco de Assis foi em vida.

Afonso74 19/07/2023

Classe mundial
Uma hagiografia “classe mundial” escrita de forma a tentar agradar estudiosos e o público em geral. Desfilam diversas teorias sobre passagens na vida de São Francisco diante de nossos olhos sem que o personagem perca seu encanto.

Claro que a obra merece elogios, mas a vida do santo é tão fantástica e cheia de ensinamentos que fica a impressão de ser fácil impressionar qualquer um que esteja tendo um primeiro contato com essa história, que foi o meu caso.

@agabriiella 13/02/2020

Santo de Devoção :)
Leitura recomendada para aqueles que querem aprofundar ainda mais o conhecimento sobre este grande santo da Igreja Católica ?

Ora por nobis!

felipe.cesar 21/07/2020

A vida de Francisco
Livro de boa leitura, relata muito da vida do Santo que abandonou tudo para servir a Deus.

Lucas 27/10/2020

Um livro para quem já conhece a história de São Francisco e deseja se aprofundar um pouco mais.
O livro conta acontecimentos da vida de Francisco sob a ótica de vários biógrafos antigos. É muito interessante ver alguns conflitos e como alguns estudiosos alteraram detalhes conforme a necessidade ou conveniência.

É um livro excelente para quem já conhece Francisco de Assis e quer saber mais detalhes históricos de sua vida. Para quem procura mais sobre a espiritualidade, recomendo o livro O Irmão de Assis, de Frei Ignacio Larrañaga.

Gustavo.Nazario 31/01/2022

Francisco de Assis, um homem
O trabalho de Chiara Frugoni é impecável, um trabalho proveniente de umas das melhores historiadoras que abordam a vida do santo.
O livro segue a vida de Francisco em ordem cronológica, abordando sua juventude de farras, a influência dos romances de cavalaria até sua morte.
A autora traz um excelente estudo de fontes, comparando versões sobre a vida de Francisco, como no caso dos estigmas que o santo teria recebido em Verna por meio de um serafim.
Vale a pena a leitura, principalmente para historiadores.

Leticia 02/03/2023

Uma figura coerente
Um rápido retrato da vida de Francisco, nascido na cidade de Assis.
Uma personalidade que lembra a de Alexander Supertramp, do Natureza Selvagem.
Me peguei pensando: que louco!!
Agora digo, não. Extremamente coerente com o que acreditava e defendia.

Rafael Moura 27/02/2019

Estudo acadêmico sobre biografias do santo
A Vida de um Homem é um estudo acadêmico sobre algumas biografias famosas do santo Francisco de Assis. Por ser um trabalho mais acadêmico, torna a leitura um pouco difícil e cheia de referências. Às vezes, os ritos e as versões das Regras e demais documentos me deixava um pouco confuso, mas nada que atrapalhasse o entendimento dos fatos.

Positivo é que podemos ver um Francisco sem a pompa e grandiosidade que a Igreja tenta colocar no homem, e aparece muitas vezes apenas alguém com uma missão, que tenta desempenhá-la da melhor forma possível. É tocante ver a forma que o santo defende seus ideais ferrenhamente, mas ao mesmo tempo com uma candura e paciência invejáveis.

Arthur Sayão 14/10/2019

Um homem santo
Tocar em assunto religioso sempre foi e é bastante delicado. Envolve fé, razão de vida de muita gente. Neste quesito, Chiara Frugoni é bastante sensata e cautelosa. Se utilizando de diversas fontes oficiais e relatos de época, a autora vai tecendo a vida do santo com detalhes e montando um contexto histórico intrigante para mim, que tenho bastante interesse nesse período da baixa idade média neste momento.

Francisco é de origem burguesa e nasceu em Assis. O nome Francisco é na verdade um apelido que significa francês, e que passou a ser utilizado por ele por toda a vida. Sempre inquieto, Francisco foi muito ativo durante a sua vida e, na juventude, procurou participar dos eventos bélicos de sua cidade com veemência (não faltavam conflitos na época em sua região). Em um desses ?alistamentos?, Francisco para no meio do caminho com dúvidas quanto a seu destino. É aí que ele recebe a mensagem de deus para seu verdadeiro ofício, mesmo sem ter nenhuma formação eclesiástica.

Intercalando fontes biográficas de contemporâneos da época do santo, a autora vai seguindo uma linha temporal explicativa, permeada de contexto histórico e obras de arte relacionadas, como os trabalhos do magnífico Giotto, um dos precursores do humanismo italiano. Algumas passagens são muito belas e heróicas, tendo Francisco uma vida comprovadamente ativa e disciplinada. É inspiradora a força de vontade e fé desse homem laico que rompeu barreiras e deu cara nova à Igreja, em delicada situação naquele momento. Uma passagem que dou destaque é a que ele atravessa a linha inimiga e, totalmente indefeso, vai até o Califa tentar convertê-lo e acabar com a carnificina em uma das cruzadas, em território egípcio. Outra é até hilária, quando frades de sua ordem vão para o norte e, por causa de problemas linguísticos, não conseguem explicar que são de uma ordem legítima.

Francisco tenta abraçar o mundo, e nesse ato de humildade extrema, sua saúde se deteriora. Perde o controle de sua ordem, vendo diversos confrades tentando mudar e amenizar sua austeridade. Morre triste e recluso, um fim melancólico para um homem que não descansava em sua missão.

Após sua morte, vem a principal de suas controvérsias. Os estigmas de Cristo são alvo de dúvida por várias autoridades eclesiásticas e, depois de sua canonização, essas dúvidas são combatidas com violência. Até seus companheiros mais íntimos se desencontram em seus relatos dos fatos, colocando mais dúvidas sobre o tema. O que é fato é a vida inspiradora do santo, que chama muito a atenção inclusive para céticos como eu. Deixou um exemplo imenso de humildade sem precedentes, justamente (e talvez resultado disso) num momento de muita cobiça no mundo religioso e de ascensão do comércio burguês.

Prof. Angélica Zanin 15/11/2019

Irmão Sol
Altamente biográfico e técnico. Conta a história de Francisco de Assis cujo idealismo e total dedicação à pobreza e ao amor ao próximo enfrentou desafios incomensuráveis, inclusive entre os seus. Vale ler, claro, mas as palavras trazem mais o contexto histórico do que a vivência de amor do Frei. Talvez por desejar se manter fiel às escrituras e aos biógrafos anteriores, a autora perdeu-se um pouco da emoção. No entanto, saber real este homem tão identificado com o Cristo, jamais deixaria de ser uma bênção.

anaclaraleitegomes 27/02/2022

Minha primeira biografia lida
Fiquei muito feliz de saber sobre a vida do meu grande amigo, Francisco de Assis. Chiara escreve desde da infância de Francisco até a sua morte. É um livro muito rico em detalhes, dados, referências a outras biografias de Francisco.
Enfim, gostei muito de ler. Recomendo a todos.

"É assim que Francisco amava a pobreza, nunca separada da alegria. Sua pobreza, aliás, é uma pobreza voluntária, libertadora, que torna o homem espiritualmente imune à sede de domínio e posse, à violência, aos desejos que se impõem como necessidades, às obrigações da vida cotidiana. A pobreza voluntária é liberdade física ? obriga a andar constantemente ?, mas é sobretudo liberdade mental: permite ouvir realmente as palavras do Evangelho, permite amar sem reservas."