Aventura em Bagdá

Aventura em Bagdá Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Cacau 02/12/2012

Nem parece a boa Agatha!!!
Não sei as demais pessoas, mas pra mim, foi um dos piores livros que já li. Mais chocante ainda é dizer isso sobre um livro de Agatha Christie!
Nada direi sobre a história (quem já leu, já conhece!). Quem não leu, leia e diga o que achou. Talvez eu é que tenha lido num mau momento...vai saber!!!
plimaz 28/10/2014minha estante
Oi Cacau !
Bom eu tamb??m peguei ele na biblioteca tem algumas semanas. E ainda estou no Cap??tulo X depois de tantas semanas ainda estou no X.
Estou achando um livro confuso. Est?? tendo cap??tulos que estou precisando reler para ver se entendo.
A narrativa dele achei chata e mon??tona.
Os melhores cap??tulos s?0?0o sobre a Victoria Jones, mas nas partes da conspira?0?4?0?0o, est?? horr??vel.

Rick 07/09/2016minha estante
Peguei o livro emprestado para ler nas férias de julho, mas ainda nem terminei porque esse livro não me conquistou. Estou ainda no capítulo XII e até agora nada acontece nesta história! Enfim, não é um dos melhores da autora.

Isabela 16/04/2021

A genealidade da rainha do crime
Mas um para lista de favoritos! Que história.
O começo é um pouco difícil de entender,são muitos personagens e eles são apresentado até então sem nenhuma ligação/relação. Mas calma,com o desenrolar tudo vai fazendo sentido,não desista!
A protagonista não é um detetive como somos acustamos em outras histórias, mas é uma personagem forte,corajosa e engraçada,o que a faz apaixonante.
Foi uma das primeiras vezes que conseguir descobrir o assassino antes do final. Mas Agatha não é a rainha do crime atoa. O livro tem tantos plot twist, que vc se surpreende a cada capítulo. Divertido, viciante e surpreendente!
Kay 21/04/2021minha estante
Eu adorei esse livro. O ritmo é ótimo e a protagonista muito boa de acompanhar

Isabela 22/04/2021minha estante
Bom de mais ?

Gláucia 02/10/2010

O que houve?!
O que houve com a rainha do crime? Sou admiradora de seu estilo único, sua capacidade de criar enredos difíceis e conseguir explicação para tudo depois. Mas esse livro é completamente estranho e confuso, de tal forma que terminei de ler sem saber qual foi o crime e se realmente houve um crime. Muito mal elaborado na minha opinião.
Drisana 23/06/2012minha estante
Não houve crime. Houve uma trama. Gláucia, releia o livro com outros olhos e procure perceber que não há um crime e investigações, mas sim investigações que levam ao descobrimento de um possível crime.

RUDY 15/12/2010

AVENTURA EM BAGDÁ – AGATHA CHRISTIE
Um dos poucos livros da ‘Rainha do Crime’ onde seus famosos detetives não atuam, porém, não menos interessante por conta disso.
Victoria Jones é uma estenodatilógrafa de má qualidade e com uma vida monótona, que a leva a fantasias mentirosas e encenações articuladas sem maiores malefícios a outrens. Após mais uma demissão, encontra Edward na véspera de viajar para Bagdá. Essa inesperada paixão a estimula em busca de uma viagem carregada de aventuras atrás de seu amor. Ao chegar em Bagdá, se vê envolvida em perigos indesejados e inesperados quando um agente ferido morre em seu quarto de hotel. Victoria fica diante de um enigma e tenta descobrir o significado das últimas palavras do tal agente que colhia provas sobre uma sabotagem a conferência secreta dos líderes das superpotências mundiais que seria realizada em Bagdá. Até em uma expedição arqueológica ela se meteu e se deu bem...
Observei alguns poucos absurdos literários, tão ou mais fantasiosos do que a própria Victoria, mas que a Agatha é permitido por ser a Rainha. Me lembrei muitas vezes dos filmes do Indiana Jones, de tão exagerados, mas... possível a literatura criminal e investigativa, e, principalmente por ser quem escreveu a THE BEST.
Um livro onde se aprende que as aparências enganam mais do que o previsível e que não se deve julgar as pessoas de forma leviana e superficial sem antes conhecê-las mais intimamente, sem antes saber quais suas reais intenções e ideais.
Uma trama dotada de fenomenal criatividade da magnânima ‘Rainha do Crime’ com mais um final coerente, porém, inesperado.
Michelle 11/04/2023minha estante
Agatha não decepciona nunca

cris 24/11/2023

Um aventura em Bagdá
Vamos lá! Enfim terminei o livro, depois de algumas pausas, foi um livro diferente dos outros de Agatha que já tinha lido. Nada de Poirot, de Miss Marple, nem de Tommy e Tuppence. ??Apenas a Victoria Jones, uma jovem inglesa nesta trama sobre uma intriga internacional.?
De fato uma aventura em Bagdá, com muitas situações complicadas, atrelados a várias mentiras que Jones vai se metendo! Gostei muito da história, me prendeu e fiquei com curiosidade para saber qual seria o seu desfecho. Me imaginei visitando uma Bagdá antes da guerra. ?O fato de Agatha ter conhecido a cidade pessoalmente trouxe ainda mais detalhes à trama, além de que ela criou um roteiro diferente do que estamos acostumados em suas histórias, não se trata apenas de descobrir um assassino, mas sim, de como fazer a mocinha da história escapar de toda a armação que aprontam pra cima dela.? Eu realmente amei... Me surpreendeu muito!
Gleison Marques 29/11/2023minha estante
Que resenha gostosa de ler meu bem, essa história parece uma aventura e tanto, amei acompanhar você lendo-a.

Janaina438 17/04/2023

Este livro exige do leitor uma atenção especial, porque quando achamos que está sendo narrada apenas uma cena como outra qualquer, nela contém elementos essenciais para que no decorrer da leitura a gente entenda toda a complexidade da trama. São pequenos detalhes que podem passar desapercebidos, mas que ao final das contas se tornam muito importantes para o desenvolvimento da história.
Este livro é repleto de reviravoltas e pistas falsas.
Um outro fator fascinante é a escrita detalhada sobre aspectos exóticos do cenário de Bagdá, que se da pelo período em que a autora morou na região acompanhando as expedições arqueológicas de seu marido.
PH 13/05/2023minha estante
Exatamente isso, Janaina. Estou relendo e é muito interessante.

Maria 26/03/2023

Agatha Christie, você sempre será a maioral!
Agatha Christie, você sempre será a maioral! ?

E digo mais: Aventura em Bagdá foi uma surpresa excelente para fugir dos clássicos mistérios protagonizados por Miss Marple e Hércule Poirot.

No início da leitura fiquei levemente confusa com a intercalação de narrativa entre vários personagens, mas ao fim da leitura você entende que tudo faz sentido. Então o ideal é se manter focado na leitura para não perder os detalhes importantes logo do início.

Me encantei tanto por Victoria, uma personagem que tem uma Jornada do Herói (ou melhor dizendo, da Heroína) incrível. A travessia do limiar acontece mo meio do livro, então não se preocupe se parecer que a autora está enrolando demais ? na verdade ela não está, ela só está preparando o terreno para a loucura que a protagonista vai viver em uma Bagdá repleta de reviravoltas.

Uma leitura leve, deveras divertida e que realmente me prendeu do início ao fim. Com um toque de romance que ultrapassa barreiras, e que no caso de Victoria, a colocou em situações complicadas.

Agatha Christie sempre me surpreendendo e me fazendo ter certeza de que não é considerada a Rainha do Crime por acaso!

Resumindo: leia Aventura em Bagdá! Você não vai se arrepender.
Maria 26/03/2023minha estante
Agatha Christie a maior??

mv.fz 30/04/2024

"O fato da possibilidade de fracassar no seu intento não ter ocorrido nem por momento a Victoria evidência a vivacidade de seu temperamento."

"Não há nada nem bom nem mal, mas pensar o faz ficar assim."

Carol Galvão 11/09/2009

Um estilo bem diferente dos livros que ja li da Agatha, mas é muito bom, a Vitoria é uma personagem bem entusiasmada, com uma imaginação fertil e que não tem medo do novo sempre em busca de aventura!!!!

Tem um final bem legal e não muito supreendente, mas vale vale muito apena!!!!!

Fabio Shiva 31/08/2010

Logo na segunda página, pensei:
- Ah, não! Outro livro de espionagem!

Meu primeiro impulso foi parar a leitura ali mesmo. Ainda não havia lido um livro de espionagem de Agatha Christie do qual tivesse gostado. Que sorte que resolvi insistir. Pois adorei “Aventura em Bagdá”!

Não sei até que ponto esse livro é superior aos outros do mesmo estilo escritos pela Rainha, ou até que ponto mudou meu próprio olhar como leitor. O certo é que o que antes me irritava agora me divertiu profundamente. Estava querendo mesmo uma leitura ingênua, nostálgica, aventureira.

Mas o livro superou todas as minhas expectativas. Fiquei grudado na leitura e só larguei o livro na última página. Muito disso se deve a Victoria Jones, uma das mais cativantes figuras femininas criadas por Agatha Christie! Fiquei apaixonado pelo jeito audacioso e otimista ao extremo dessa moça!!!

A trama, ouso dizer, não tem muita importância. É o tal “Macguffin” bolado pelo Hitchcock, apenas uma desculpa para que as personagens se coloquem em movimento. No caso, é o velho segredo importantíssimo para o futuro do mundo que é cobiçado por espiões do bem e pelos malvados também!

Foi legal também perceber uma pitada autobiográfica na história, pois há algumas cenas que envolvem arqueologia, e Agatha foi casada com um arqueólogo.

Gostei!!!

(16.07.10)

Cli 02/06/2011

Preocupados, embora não totalmente convencidos com a invenção de uma arma secreta ainda não completamente identificada, as super-potências mundiais decidem fazer uma cimeira que será mantida em absoluto segredo e o local escolhido para realizá-la é a cidade de Bagdá. Um agente britânico chamado Carmichael é o único homem que tem provas capazes de confirmar a existência e a natureza dessa extraordinária arma. Mas infelizmente nada será capaz de deter a organização criminosa responsável pela sua invenção e desenvolvimento que pretende a sua entrada em Bagdá. Apesar das dificuldades e do perigo Carmichael tenta entrar na cidade, mas acaba por morrer nos braços de Victoria Jones, uma rapariga impulsiva e mentirosa contumaz, que veio ao Médio Oriente numa espécie de passeio. Se ela conseguisse, pelo menos, perceber as suas últimas palavras:... Lucífer... Basrah... Lefarge...

Marselle Urman 10/07/2012

Mais um livro cheio de ação e estrepolias.
Nossa mocinha da vez, Victoria Jones, é uma estenodatilógrafa bonita, impulsiva e bem burrinha. Parte desembestadamente atrás de romance e aventura e, claro, se dá muito mal.

De interessante, temos algumas observações arqueológicas ( que devem vir da experiência da autora) e pequenas reviravoltas, ademais o enredo é baseado num maniqueísmo político meio vago.

Mo' 03/11/2013

Não sei se Aventura pode ser considerado um romance policial; não sei exatamente a definição de um romance policial, mas a ideia que eu tenho de romances policiais é: um crime a ser desvendado, um detetive perspicaz e etc e tal. Eu diria que se trata de um romance político - pode ser?
No livro, a romântica Victoria, péssima datilógrafa, acaba de ser demitida de seu emprego e conhecer, no mesmo dia, o possível amor da sua vida. O rapaz está de partida para Bagdá a trabalho e, inconformada, ela resolve dar um jeito de segui-lo; felizmente ela é uma ótima mentirosa, e consegue, com falsas referências, ser contratada como acompanhante de uma senhora a caminho justamente de Bagdá, onde irá visitar a irmã. Quando chega à cidade, antes que possa encontrar seu amado, no entanto, um misterioso homem morre em seu quarto de hotel, e Victoria se vê envolvida numa complexa trama de espionagem internacional. Não sei exatamente em que época se passa a história, mas o que acontece é que um grupo de pessoas vem tentando impedir que outro grupo de pessoas consiga influenciar grandes líderes mundiais a começar - imagino eu, a segunda - guerra mundial.
Bom, é um diferente tipo de mistério... ainda prefiro grandes investigações criminais, mas... Victoria é uma personagem bem cativante, se mete nas piores situações, por vezes muito divertidas, e o enredo prende bastante bem.

site: www.bloggerdamo.blogspot.com

Dayane.Montes 05/02/2015

Minha opinião sobre Aventura em Bagdá
Demorei pra pegar o embalo com esse livro. A leitura começa um tanto bagunçada graças a complexidade trazida por Agatha Christie. A partir do momento em que se associa os quês aos porquês, o livro se torna brilhante. Minha crítica maior: Acabou na melhor parte.