A Aventura do Pudim de Natal

A Aventura do Pudim de Natal Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Aventura do Pudim de Natal

Matheus 02/01/2022

Christie é boa com muitas e poucas páginas
Não é o meu primeiro livro da Agatha Christie, já li alguns dos seus mais consagrados, todos romances, e agora adentrei nos contos, o que aparentemente foi uma boa escolha. Christie consegue criar mistérios intensos em poucas linhas, o que é bem desafiador para um escritor e faz com graciosidade. Apesar disso, ainda prefiro os seus romances, por isso a nota, percebi que com mais páginas ela tem a oportunidade de desenvolver melhor as histórias para não ficarem tanto ?Deus ex machina?. Vale a pena ler, mas pra um leitor novo de mistérios, talvez seja melhor começar por ?A morte no Nilo? e outros romances criminais arrebatadores de Christie.

belligna 01/07/2023

Comecei o audiolivro (gosto de ouvir enquanto trabalho) mês passado e acabei agora e só posso dizer que: totalmente esquecível.
Talvez o melhor tenha sido o primeiro conto mesmo, mas no geral achei bem mediano.
Definitivamente não sou a maior fã dos contos da Agatha.
Recomendo apenas pra quem quer ler todos os livros da autora.

vsamia 08/01/2024

A aventura do pudim de natal
Comecei o livro com expectativa de que seu foco seria mais no natal, só que infelizmente só o primeiro conto que se passa nesta época, tanto o primeiro conto como os próximos quatro contos acompanhamos H. Poirot desvendado casos de assassinatos e no último conto acompanhamos a Miss Marple também desvendando um assassinato. Só vim descobrir que o livro era divididos em conto após iniciar a leitura e confesso que não gostei muito disso, pois acho a escrita da Agatha muito densa e sempre possuem muitos personagens e quando começava a me adaptar com história e com os personagens ela simplesmente acabava e começa outra e voltava tudo pro início. Mas apesar disso gostei das histórias e das sua soluções e só queria ter um pouco da esperteza e a sagacidade do Poirot, que me impressionou a cada caso descoberto.
Mariana113 08/01/2024minha estante
Você já leu O natal de Poirot? É um romance e não um conto que se passa no Natal.

Gustavo | @guh_santtoos 17/05/2021

Pudim com passas, Poirot?
O livro é dividido em seis contos, sendo cinco protagonizado por Poirot e um pela Miss Marple, mas irei falar apenas dos que mais me chamaram a atenção.

A Aventura do Pudim de Natal

Para tentar resolver o caso do roubo de um rubi, Poirot é convidado a passar o Natal em uma casa que celebra a festa da forma tradicional inglesa. No dia de Natal ele recebe um bilhete avisando a não comer o pudim de passas. Analisando o comportamento das pessoas da casa Poirot tenta descobrir onde está o rubi desaparecido e quem o roubou.

É impressionante como Agatha consegue transformar uma trama simples em algo gratificante de ler. Apesar de ser um mistério fácil de ser desvendado, o leitor ainda consegue aproveitar bastante desse natal. Leiam a introdução antes do conto, onde Agatha cita como era seu Natal em família, isso deixa o conto mais significativo.

O Mistério do Baú Espanhol

Seis pessoas estavam em uma festa, à noite, numa sala com um grande baú espanhol encostado na parede. No dia seguinte, o mordomo encontrou o tapete manchado de sangue e foi observar de onde vinha aquele líquido vermelho. Constatou, então, que saía de dentro do baú. Em pouco tempo, o caso estava nas mãos de Poirot, a pedido da viúva, que solicitou o trabalho do detetive para descobrir quem havia assassinado o marido dela.

Segundo conto protagonizado por Poirot e novamente nos deparamos com uma investigação divertida, com muitos detalhes que passam despercebidos pelo leitor, e o final acaba impressionando. O conto provavelmente daria um bom livro solo, porque as vezes dá a impressão de que o conto ficou meio corrido.

O Sonho

Hercule Poirot é chamado à casa do Sr. Benedict Farley para um encontro. Lá ele diz a Poirot que sempre sonha que se mata com um tiro. Pouco tempo depois o sonho se torna realidade e o detetive investiga essa morte para tentar confirmar se foi um suicídio ou se alguém se aproveitou desse sonho para assassinar o Sr. Farley.

Pensa num conto que é resolvido de uma forma genial, tudo é bem conectado, como se fosse uma orquestra bem sucedida, além de não ter enrolação na narrativa (o que acontece em alguns contos do livro) vai te fazer levantar várias hipóteses e no final você sempre deixa passar uma pista.

Esses foram os contos que mais né deixaram apreensivos. O da Miss Marple começa bem lento, e com o passar dos acontecimentos você vai pegando o jeito, mas o final é super atropelado.

Minha Nota para os devidos contos:

A Aventura do Pudim de Natal: 4,5?
O Mistério do Baú Espanhol: 4?
O Reprimido: 3?
O Caso das Amoras Pretas: 3,5?
O Sonho: 4,5?
A Extravagância de Greenshaw: 3,5?

A Aventura do Pudim de Natal contém contos bem bacanas, com resoluções rápidas, e para aqueles que procuram algo do tipo, é uma boa opção.

Nidy 24/01/2022

Alguns casos
Contos rápidos e não menos interessantes e curiosos de M Poirot e Miss Marple.
Leve passatempo, boa leitura para as férias.

Guilherme 12/02/2023

Muito hom
Resenha tardia. Pelo que me lembro de quando li esse livro gostei bastante, são três histórias curtas, salvo engano. Vale a leitura

Rocca 25/05/2020

Neste livro de relatos...
Primeiramente, não sou muito fã de livros de relatos, são poucos escritores que realmente me prendem nesse estilo de leitura. Este livro está composto por 5 histórias com Hércules Poirot e uma com Miss Marple. Não posso dizer que foi o melhor livro da escritora, mas não poderia dizer isto principalmente por não ser uma leitora que goste muito desse gênero, mas, tenho que admitir que me prendeu muito mais do que eu imaginava, graças a magia da Agatha.

Rodrigues 03/10/2020

Agatha com seus títulos inusitados
Mais um ótimo livro de Agatha Christie.Quanto mais eu leio livros dessa escritora mas eu me torno fã e vejo o quanto as suas obras eram excepcionais.
Agatha se tornou não e só considerada a rainha do crime,por causa dos grandes mistérios que criava,mas sim pela forma que ela escrevia.
Eu fico realmente impressionada porque muitos livros que eu li dela foram escritos no século passado,sem qualquer tipo de tecnologia,os seus detetives não tinham nem sequer computadores e câmeras para investigarem os crimes e as histórias são críveis,a forma especialmente como Hércule Poirot chega a conclusão de quem é o assassino é coerente e feita atravéz de muita observação e sagacidade.
Tinha que ser realmente muito boa escritora pra seus livros fazerem tantos sucessos,como fazem até hoje.Por isso Agatha é a rainha do crime sim.Amo uma mulher forte.

Bia Machado 29/12/2009

O título é o nome de um dos contos que compõem essa coletânea. No prefácio, a própria autora, enquanto apresenta os seis contos, relembra cenas de Natal, contando ao leitor alguns acontecimentos dessa época em sua infância. Ao comparar esse livro como uma ceia de Natal, Agatha afirma que os contos "A aventura do pudim de Natal" e "O mistério do baú espanhol" podem ser considerados os "pratos principais". Outros três poderiam ser a "entrada" e um quarto seria uma sobremesa, como um sorvete de frutas!

Muitos de seus fãs dizem que Agatha não consegue em seus contos o mesmo efeito de seus romances. Por experiência própria, posso afirmar que não é bem assim. Quem é fã dos romances da escritora geralmente evidencia a estrutura psicológica das personagens, a forma como a rainha do crime constroi um enredo e como tudo parece fazer sentido, no final das contas.

Uma história em forma de conto pode parecer pouco para quem está acostumado a ler um romance inteiro dela. Talvez seja justamente por ser curto, por dar aquela sensação de "quero mais", que os fãs podem preferir as histórias mais longas... O fato é que, nos contos, a análise psicológica é posta um pouco de lado, sendo a narrativa dos acontecimentos mais evidenciada, para que o leitor possa, em poucas páginas, ter a solução final para o que ocorreu.

Destaque para o conto "O mistério do baú espanhol". Agatha afirmou, e com razão, que Mr. Poirot se considera em sua melhor forma nessa história. Confiram com seus próprios olhos.

Wagner Fernandes 06/12/2023

Crimes de Natal e presentes de Tia Agatha
Dezembro e a proximidade do Natal despertam nas pessoas aquele desejo de mudança (especialmente nas esposas!).
Bate aquela ansiedade por uma limpeza completa na casa, mudar móveis de lugar, livrar-se de objetos e móveis velhos, caprichar numa pintura nova...
E revirar caixas antigas no sótão atrás das velhas decorações de Natal (que vão se somar às NOVAS decorações). E o marido, claro, tem que ajudar a montar tudo! Consertar pisca-pisca falhando, enfeitar portas e portão e, o mais importante, elaborar estratégias de proteger tudo isso "deles"... os GATOS!
Três criaturinhas terríveis... (e adoráveis! ♡).
Pois bem, nessa arrumação cansativa e num calor insuportável de 33°, encontrei em meio às caixas uma lacrada desde 2015. Naquele ano eu encaixotara tudo para me mudar para Sorocaba, interior de São Paulo. A casa ficou fechada por 2 anos e meio e muita coisa permaneceu encaixotada. Voltei para Guarulhos em setembro de 2018. Graças aos Céus a casa permaneceu intocável aqueles dois anos e meio. Só poeira e muitos folhetos de propaganda de mercado, santinhos de políticos e folhas de árvores na garagem. Foi um trabalho limpar tudo!
Bem, dentre as pilhas de caixas bem guardadas estava esta que encontrei hoje, lacrada com fita há 8 anos. O que havia nela? VINTE E CINCO livros de Agatha Christie! Dez deles capa dura da coleção Círculo do Livro. A maioria deles eu não li. E os outros mal lembro a história. Afinal, foram lidos entre 2006 e 2013.
Coincidência ou não, ontem (05/12/23) terminei "A maldição do espelho", e que grata surpresa encontrar títulos que eu sequer lembrava ainda ter!
Desses, "A aventura do pudim de Natal" e "O Natal de Poirot" (vou fazer a maratona "Crimes de Natal de Agatha Christie"! rs)

Os títulos incluem (capa dura):
Assassinato na casa do pastor
Depois do funeral
Um destino ignorado
Aventura em Bagdá (Victoria Jones ♡)
Poirot investiga
O inimigo secreto
Os crimes ABC
O homem do terno marrom
Mistério no Caribe

Capa normal:
O Natal de Poirot
Assassinato no Expresso do Oriente
Os três ratos cegos e outras histórias
A mansão Hollow
Cem gramas de centeio
Uma dose mortal
O mistério do trem azul
Cai o pano
O assassinato de Roger Ackroyd
O caso dos dez negrinhos
Noite das bruxas
Treze à mesa
Morte na Mesopotâmia
Morte Nilo

Além  desses, a autobiografia "Desenterrando o passado"

Deu vontade de ler e reler todos! Me lembrei dos anos em que era viciado em Agatha Christie. Por incrível que pareça, li o primeiro livro dela em janeiro de 2004. "Assassinato no Expresso do Oriente". Fiquei encantado com a maestria dela em narrar a história e me surpreender no final. A partir de então percorri sebos atrás de outros títulos. E assim surgiu essa maravilhosa caixa que reencontrei hoje.
É ou não é um belo presente de Natal?

Milena.Saleh 16/11/2020

Interessantíssimo
Poirot em seus dias de glória e uma história peculiar. Muito gostoso de ler.

Marcos 09/12/2022

A aventura do pudim de natal é uma coletânea de contos de mistério e assassinato da Agatha Christie. O livro é composto por 5 (se não me engano) contos sendo que somente o primeiro conto gira em torno da época natalina.

No conto, a trama principal é um roubo de uma joia (vocês já devem estar imaginando onde essa jóia vai parar) e um suposto assassinato no lugar onde Poirot está hospedado.

O clima natalino colabora para a graciosidade do livro, e o torna assim, mais interessante.

O desfecho da trama é surpreendente e muito simples, levando o leitor a descobrir o lado humorístico tanto da autora quanto do detetive da história.

Acreditem, vocês serão enganados direitinho e ficarão de boca aberta com o final do conto.

Os outros contos também são muito bons, porém, não são sobre natal e sim contos que falam de outros casos intrigantes da Agatha.

Eu não sou muito chegado a livro de contos, mas respeito quem ame. Porém, como li o livro com muita empolgação e a história atendeu minha expectativa, acho justo dar a esse livro uma classificação de ???? em minha estante literária...

gabi.s03 14/12/2021

"Meu ofício é saber as coisas."
Eu tenho um grande problema com contos porque as coisas acontecem muito rápido e eu não consigo me conectar com nada. E "a aventura do pudim de natal" é um livro com 6 contos e com ele, não foi diferente, alguns contos têm ideias realmente muito boas e com certeza se fossem livros inteiros seriam ótimos, mas não consegui gostar das histórias em geral, nem dá tempo de formular teorias e o Poirot já tá desvendando tudo.
Amo demais a Agatha e o Poirot, mas esse livro não rolou!

A aventura do pudim de natal: 4/5
O mistério do baú espanhol: 3,5/5
O reprimido: 3,5/5
O caso das amoras pretas: 3,5/5
O sonho: 4/5
A extravagância de greenshaw: 3/5

Jotinha 19/01/2024

A Aventura do Pudim de Natal!
A muito tempo eu quero ler um livro da Agatha, já até tive 2 porém dei de presente, mas esse ano eu parei de procrastinar e peguei esse pra ler. Ouvi muitos falando que esse não era o livro ideal pra se começar a ler Agatha, mas eu dei a cara a tapa e adorei. Os mistérios prendem quem lê, e a escrita é divertida e fluída, com certeza vou ler mais livros dela, Agatha é incrível!

Sam 26/04/2021

Gostei
O livro tem 6 contos. Os 5 primeiros protagonizado pelo Hercule Poirot e o último pela Miss Marple. Os contos são:

A aventura do pudim de natal: 3,5 ?
O mistério do baú espanhol: 4,0 ?
O reprimido: 5,0 ?
O caso das amoras pretas: 2,5 ?
O sonho: 3,5 ?
A extravagância de Greenshaw: 2,5 ?