Geisha of Gion

Geisha of Gion Mineko Iwasaki...

Resenhas - Geisha of Gion

Lira Juazeiro 13/12/2023

Amei esse livro. Aprendi muitas coisas sobre a cultura japonesa. Uma gueixa de incomparável sucesso, Mineko construiu sua carreira baseada na disciplina, autenticidade e a habilidade de manter a cabeça erguida diante das adversidades.

Laulisa 17/07/2023

Ainda que isso seja mais um conjunto de pensamentos soltos do que uma resenha, eu não conseguiria deixar geisha of gion de lado por completo antes de comentar algumas coisas sobre a percepção que eu tive do livro, então aqui estamos nós.

primeiro de tudo, acho importante começar dizendo que o meu livro favorito de toda a vida é memórias de uma gueixa, cujo autor se inspirou — para dizer o mínimo — na história da mineko. se eu me orgulho de dizer que, apesar das falhas de caráter do arthur golden, ainda gosto mais de memórias? não muito, mas é a verdade. não posso nem tentar fingir ser imparcial, e por isso mesmo a maior parte das minhas impressões sobre este livro é uma grande comparação à versão romanceada e ficcionalizada que a autora tanto criticou.

geisha of gion é uma jornada interessante para dentro do mundo e da cultura das gueixas de kyoto nos anos 60-70, e sem dúvidas uma experiência muito imersiva. embora seja uma autobiografia, a narração da mineko é muito fluida e desperta, o tempo todo, a curiosidade do leitor. é como se estivéssemos tomando uma xícara de chá com ela e a ouvindo contar sobre a sua vida. também tem pequenas notas sobre a história do japão, o que também é sempre interessante.

mas, em resumo, todas as virtudes que eu encontrei no livro — do qual eu gostei muito, por sinal —, eu já tinha encontrado antes, em memórias. isso não é um demérito, mesmo porque parece só comprovar as denúncias da autora; todas as histórias que ela conta, seja sobre si mesma ou sobre alguma das irmãs ou amigas mais velhas, parecem ter servido de inspiração para a jornada de uma ou outra personagem do romance de golden. o estilo narrativo, do qual falei no parágrafo anterior, grita “sayuri nitta” até nas construções de frases.

acho que é por isso mesmo, e até por uma questão de pura justiça, que eu esperava gostar mais da versão da mineko. afinal, certas escolhas do autor de memórias passaram do limite da licença poética para o diretamente nocivo (vide as concepções erradas sobre mizuage geradas pelo livro e posterior adaptação para o cinema).

infelizmente, mesmo, não foi o que aconteceu. talvez porque memórias esteja no meu coração há muitos anos, talvez porque eu sou uma vítima voluntária dos romances irreais, geisha of gion não me tocou do mesmo jeito que o seu equivalente fictício.

expectativas frustradas e falhas de caráter à parte, ainda é é uma leitura que eu recomendo — em especial para quem gostou tanto quanto eu de memórias de uma gueixa, principalmente porque, confesso, é divertido ficar pescando semelhanças entre ambas as histórias.