Anaíd e o Deserto de Gelo

Anaíd e o Deserto de Gelo Maite Carranza

Resenhas - Anaíd e o Deserto de Gelo

psyche 19/09/2012

As origens da eleita
Anaíd faz quinze anos, tem amigos (até uma melhor amiga!), ganhou o benefício de uma festa sem a vigilância de adultos e está apaixonada. O melhor de tudo é que Roc parece também estar apaixonado por ela. O pior de tudo é que ela precisa deixar Urt, sua terra natal e onde viveu toda a sua vida, por tempo indeterminado para se proteger até que a profecia termine de se cumprir. As Odish estão perto demais e a jovem Omar corre perigo. Ninguém poderá conhecer seu destino, nem mesmo Clodia e nem mesmo Roc. Mas nossa heroína, embora não saiba, está prestes a fazer uma viagem ainda mais importante: a que revelará a sua própria história, a sua origem. (continue lendo em http://www.literaturadecabeca.com.br/2012/06/resenha-as-origens-da-eleita.html)

Resenha publicada originalmente no blog Literatura de Cabeça. Todos os direitos reservados.

Literatura 08/06/2012

As origens da eleita

Maite Carranza, em Anaíd e o Deserto de Gelo (Mundo Editorial, 352 páginas), nos conta o que aconteceu com Selene, então uma jovem universitária de apenas dezessete anos, antes de engravidar de Diana.

Embora o livro conte a história de Anaíd, a heroína é, de fato, Selene. É ela quem narra a jornada que fez quando fugiu de casa e que resultou em seu retorno acompanhada de sua mãe e da pequena Anaíd. O bacana é que ele retrata, na pele da autora de histórias em quadrinhos, todas as efervescências tão comuns em tantas jovens que se veem soltas no mundo.

Selene é vivaz, alegre, agitada, rebelde, apaixonada. Não tem medo de ir atrás do que deseja, mesmo que isso magoe as pessoas que ela mais ama. É também, irresponsável e leviana. Não deseja ser uma bruxa e na necessidade de bater de frente com tudo o que aprendeu como Omar, cria um grande mal, sofrimento, tragédia, dor; dando forma, assim, às palavras terríveis profetizadas no dia de seu nascimento. Palavras essas, que ela ignorava por completo até o dia em que o mal estava feito.

Quem seria, então, o responsável por todo o mal criado? O destino? A própria Selene, que colocou as coisas em andamento? O coven, por conhecer a profecia e a ocultar, fazendo, assim com que Selene agisse cegamente? Todos?

Quer saber mais sobre a série? Veja no Literatura:

AndyinhA 15/12/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

No livro 1 conhecemos a história de Anaíd e os clãs, como as bruxas Omar e Odish foram criadas e o que aconteceu para que as mesmas se odiassem tanto. A autora cria uma mitologia interessante e bem densa sobre as bruxas, fala de lugares pouco comuns para nós leitores. Mas para quem leu o livro 1 ficou com aquele pulga atrás da orelha. Anaíd pode ser importante, mas sua mãe Selene parece ser mais.

E no livro 2 sabemos muito mais da vida de Selene. Tinha sentido um pouco falta de uma explicação melhor sobre os motivos que levaram Selene a ser a ‘doida’ que todo mundo fala, até porque em um momento da história todas as outras bruxas tem pensamentos contraditórios em relação à ela. Mas aqui entendemos o motivo.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/uF4tTU

Psychobooks 04/12/2011

Ao contrário do primeiro livro, esse é completamente voltado a Selene e seu misterioso passado. Nessa saga Anaíd atua apenas como coadjuvante.

Muitas questões levantadas no primeiro livro, finalmente serão respondidas.

O enredo passa a ser narrado por Selene, que retorna a época de seus 17 anos, quando vivia com duas amigas, fazia faculdade de jornalismo e era impulsiva e rebelde.

Todos os atos cometidos por ela, tiveram consequências, algumas sérias e que se refletem até hoje e envolveram pessoas "inocentes".

Selene foi uma adolescente rebelde, impulsiva que não respeitava a mãe nem valoriza sua posição no clã. Ao contrário da filha, ela sempre soube que era uma bruxa, e nunca aceitou a ideia muito bem.

Seu comportamento intempestivo traz sérios problemas à sua vida, fazendo-a amadurecer na marra e sem a ajuda da mãe.

Mas, como dizem por aí, o amor transforma...

A história em si se foca nos acontecimentos que antecedem o nascimento de Anaíd e as consequências.

Ao "fugir" de Urt com a mãe, a menina vai ouvindo coisas que jamais imaginou que a mãe fosse capaz de fazer.

Mesmo estando no presente, Selene conta de uma forma, que prende o leitor, fazendo-o achar que tal narração se trata de um acontecimento presente.

Sinceramente gostei muito mais desse livro, pois tem mais ação, mais "temperos". Achei a Anaíd uma personagem fraca, sem água e sem sal.

Particularmente, o primeiro livro não me motivava a continuar lendo a série, já o segundo me deixou arrancando os cabelos em busca da próxima história.

Espero que nas próximas aventuras Anaíd evolua, mude um pouco sua personalidade sem graça, pois alguns personagens não principais acabam se destacando mais que ela.

Uma coisa que desgostei após encerrar a leitura, foi o título do livro, que não faz parte do contexto, além de ser um tanto sem sentido.

Acesse:

ThaisTuresso 19/09/2011

Anaíd e o Deserto de Gelo é o segundo volume da trilogia A Guerra das Bruxas, tive o prazer de ler rapidamente também, pois tal como Anaíd e o Clã da Loba é uma leitura irreverente e imperdível! Se você ainda não leu a resenha de Anaíd e o Clã da Loba não esqueça de conferi-la. E poderá ler esta resenha sem preocupações ou medo de spoilers, pois mesmo sendo uma continuação, não contém spoilers! Saiba por quê:

Este livro é tão bom quanto o primeiro e isto se dá principalmente, porque, além de seguir contando as peripécias e a jornada de Anaíd, adentramos o mundo de Selene, a mãe de Anaíd. Agora conheceremos como tudo se iniciou, desde a concepção ao nascimento de Anaíd!

Anaíd e a mãe Selene são bruxas Omar ( as bruxas boazinhas), mas o que Anaíd jamais imaginou seria ter uma descendência tão complexa e desconhecida, agora ela sabe que o perigo é iminente e seus poderes estão mais aguçados do que nunca! Iniciamos o livro com toda a empolgação de Anaíd em torno de planejar e dar sua primeira festa, ela está feliz e eufórica mas não será por muito tempo...

Quando ousou se apaixonar pela primeira vez, a eleita, aquela que encerrará a guerra das bruxas, Anaíd (Diana) tem seu primeiro beijo interrompido pela fuga. Ela e sua mãe seguem para longe, e para protegê-la e as outras, sua mãe Selene, não a informa para onde irão, apenas que devem partir imediatamente. E nesse caminho à perfeição, para desenvolvimento e treinamento da eleita, Selene decide contar sua história para sua filha e se propõe a nada esconder da filha, desde que esta a ouça sem interrupções.

Somos levados pela cativante narrativa da autora, para o passado de Selene, que com dezessete anos, tem a interferência do destino e sendo assim, será a bruxa a conceber a eleita, mas o que Anaíd jamais ousou imaginar é a história que a mãe conta, sua origem, e como seu sangue Omar e Odish poderá um dia libertá-las do caos que virá a seguir. Como a narrativa se passa descrevendo a vida de Selene no deserto de gelo e a concepção e nascimento de Anaíd a história não poderia ser melhor e durante todo o tempo que passei lendo, absorvi cada palavra e cada detalhe.

A autora Maite Carranza consegue descrever tão perfeitamente com as palavras, que os flashbacks tornam a leitura extasiante, é como se estivéssemos assistindo a tudo que lemos! E não esquecendo de que, o livro é muito feminino, narrando com maestria as mulheres bruxas, onde cada clã é composto por espécies de animais: Clã da Loba, Clã da ursa, Clã das Serpentes, Clã das gralhas, dos golfinhos, etc. Mas nem por isso deixa de agradar ao público masculino, que com certeza apreciará a desenvoltura da autora, com sua magnífica inventividade!

Resenha na íntegra: http://www.viajenaleitura.com.br/2011/09/anaid-e-o-deserto-de-gelo-guerra-das.html
Sean 09/06/2013minha estante
Nossa, adorei! Estou super ansioso para ler o Clã da Loba, mal vejo a hora, é incrível!
Gostei muito de sua resenha *---*

Abraços!

Samara MaiMa 08/08/2011

Doublecombo: volume 1 e 2
Uma coisa que venho procurando há bastante tempo desde que estudei sobre a Jornada do Herói, era uma heroína que se encaixasse no papel principal de uma história de "ação" mas que não se tornasse com isso masculinizada. Muitos livros que já li de romances, chicklits, ficção científica, seguem a Jornada com uma personagem feminina desenvolvendo mais o lado psicológico e dramático da heroína, mas elas sempre costumam ser frágeis e acabam sendo "salvas" por seu interesse amoroso. Ou, ela é tão auto-suficiente que beira à masculinidade e a independência. De certa forma, Maite Carranza me mostrou que sim, é possível construir uma heroína que mantém sua feminilidade e é forte e decidida.

Anaíd é o tipo de personagem com que tenho mais facilidade de identificação já que ela sofre da "síndrome do patinho feio". Tem 14 anos e é a mais baixa, mais feia, mais sem graça e rejeitada por todos os amigos na escola. E ao mesmo tempo, é inteligente, bem articulada e totalmente alheia ao destino que foi "traçado" para sua vida. Quando sua mãe desaparece depois de um ano da morte de sua avó, Anaíd é apresentada ao mundo das bruxas, e descobre que sua mãe nunca a iniciou como parte do clã. Depois de seu desparecimento, os poderes de Anaíd começam a aflorar e impressionam todas as Omar de seu clã.

Os livros de Maite Carranza tem uma mitologia própria para as bruxas. Existia a mãe de todas as bruxas, O (esse é o nome da "deusa"!). Ela teve duas filhas, Od e Om, mas Od era invejosa e roubou a primeira filha de Om para si. A partir daí as duas irmãs tornaram-se inimigas sendo que as Odish, descendentes de Od, são imortais, belicosas, e alimentam-se do sangue de outras bruxas e de meninas mortais para manterem-se jovens. As Omar, descendentes de Om, são mortais, vivem em harmonia com os quatro elementos da natureza e se dividem em clãs com totens de animais que as representam (confesso que ler sobre o clã da perua foi engraçado).

O primeiro volume, O Clã da Loba, é um livro de apresentação da mitologia das bruxas, da profecia de O, que afirma que nascerá uma bruxa de cabelos vermelhos e que será a escolhida para acabar com a guerra entre as duas facções. Tudo no livro leva a crer que a mãe de Anaíd, que foi sequestrada por bruxas Odish, é a eleita. Por isso, Anaíd decide salvar sua mãe, mesmo que todas as bruxas Omar não apoiem sua decisão.

O segundo volume, O Deserto de Gelo, é basicamente um prequel para a história como um todo. As perguntas não respondidas do primeiro livro, a história de Selene, mãe de Anaíd, e uma maior explicação sobre as bruxas Omar, com apresentação de outros clãs. O legal desse livro é que você acompanha não Anaíd, que aparece nos momentos de "fim de flashback", mas a juventude de sua mãe, e como ela quer mostrar com seus erros e escolhas o real papel que sua filha tem no mundo das bruxas.

Sem contar spoilers para não estragar surpresas, os dois livros são muito bons. São extremamente femininos na medida que os personagens masculinos praticamente não existem; só são apresentados o interesse amoroso e o pai de Anaíd. A maneira como a autora escreve é dinâmica e agradável de ler. Muitas vezes eu não percebia que estava passando as páginas do livro de tão imersa que estava na história. Fazia tempo que não via um sumário e capítulos com títulos, mas achei divertido tentar adivinhar sobre o que a história ia tratar só lendo a abertura.

A série é uma trilogia e até o momento só temos os dois primeiros volumes lançados aqui no Brasil. Recomendadíssimo!

Até a próxima! o/

Gostou da resenha? Então fique à vontade para visitar meu blog e ler todas que já escrevi. Parafraseando Livros: http://www.parafraseandolivros.com.br