Oposição

Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/08/resenha-oposicao-thaisa-lixa.html

MILA 13/07/2016

Adorei!
Conheci Oposição por intermédio da autora, que me mandou um e-mail perguntando se eu poderia ler seu livro e resenhar, o que primeiro me chamou atenção foi essa capa maravilhosa, magnífica e que descreve tão bem nossa personagem, o segundo foi a sinopse, e terceiro o fato de ser uma fantasia, é meu gênero preferido.

Em Oposição conhecemos Lilith, mas antes disso também conhecemos como Beherit, o supremo, dividiu sua alma, veja bem, ele estava angustiado, cansado daquela mesmice de sempre no inferno, com um descuido de uma escrava, ele teve uma excelente ideia de dividir sua alma, a essência de Beherit não seria perdida, apenas desmembrada.

Dessas cinco almas surgiram então, Ahriman, Satria, Gunab, Thymr e Lothur. Eles eram os Deuses do Submundo.

"O primeiro a tomar forma humana foi Ahriman, o líder dos cinco Deuses e Supremo Senhor do Inferno. Era o mais forte, o único que podia matar e dominar qualquer um dos irmãos. O mais respeitado, temido e que teria o poder completo do Inferno em suas mãos. A segunda foi Satria, a Deusa dos Prazeres da Luxúria.O terceiro foi Gunab, o Deus da Ira da Virilidade.O quarto foi Thymr, o Deus da Avareza e da Pobreza.E o quinto, o menos poderoso de todos, por ter sido o último a nascer, foi Lothur, o Deus da Inveja e da intriga."

Com esta informação adentramos no universo que a autora criou, conhecemos então Evelyn, Isabelle, Brunott, Collet, Daniel, que são os Demnos (Demônios) e Alice e Lilith que são humanas e sem querer caem dentro de outra dimensão, onde humanos são escravizados, por sorte elas acabam por esbarrar com a Demno Evelyn e seus amigos, que digamos que são demônios que não estão a vontade em maltratar os humanos.

Apesar do livro ser extenso, afinal são 526 páginas, a leitura flui muito rápido, é envolvente embora eu não tenha me conectado com alguns personagens e com tudo isso eu não conseguia parar de ler, tamanha era minha curiosidade com o que aconteceria depois. O final também me surpreendeu, me deixando sem saber o pensar direito.

Eu só achei que a narrativa em alguns momentos não precisava ser tão descritiva, porém isso não influenciou em nada para que desistisse da leitura, mas pode ser que incomode alguns leitores. Vale dizer que Thaísa Lixa não poupou palavras nas partes que os Demnos caçam os humanos que não são escravos.

Em suma, é um livro viciante, bem elaborado, cheio de reviravoltas, a autora tem uma imaginação surpreendente, tamanho é o universo que criou, não posso deixar de comentar que adorei os nomes dos personagens. Eu simplesmente não conseguia parar de ler, e quando parava eu ficava pensando no livro. Com certeza, eu quero mais!

Oposição, é o primeiro livro da série Stellium.

Tatiana 09/07/2016

Oposição, volume 1 da Série Stellium, de Thaísa Lixa
O livro Oposição, primeiro volume da série Stellium, da escritora Thaísa Lixa, recentemente publicado pela Chiado Editora, é uma obra de fantasia que seduz desde a primeira página. O livro narra a história de Lilith, uma menina que, por sua aparência proibida, não é aceita na cidade onde vive, liderada pelos Deuses do Inferno, que subjugam os humanos. A questão é que, em virtude de uma maldição decretada pelo deus líder, Ahriman, como castigo por uma traição, as diversidades genéticas deixaram de existir, e todos os humanos passaram a ter a mesma aparência: olhos e cabelos escuros. Mas Lilith era diferente, com seus olhos e cabelos muito claros e sua beleza que chamava a atenção de todos. Por causa dessa diferença, a menina não era muito bem aceita em sua comunidade.

Lilith vivia com sua mãe, Helena, e com sua irmã, cujo nome era Alice, em um lugar chamado Constelação. Assim como as demais pessoas que moravam em seu mundo, Lilith vivia sob o jugo dos já mencionados deuses do inferno. A partir de um determinado momento, Lilith começou a ter sonhos muito estranhos e frequentes, com um dos deuses, o que a deixou, além de intrigada, muito assustada, pois seus pais ainda não tinham contado nada à garota sobre os deuses. Então a menina resolveu compartilhar com Alice as suas angústias e preocupações. Percebendo o sofrimento da irmão, Alice resolveu contar à sua mãe o que se passava.

Ao tomar ciência do que estava ocorrendo com sua filha, Helena pediu o auxílio de uma médica, e com o medicamento receitado, a menina conseguiu viver sem o sofrimento dos pesadelos por sete anos. Porém, uma dia, após uma brincadeira na chuva com Alice, Lilith adoece, tem uma febre muito alta. Ocorre que tal fato se dá justamente no dia em que houve uma convocação dos deuses, e Helena precisava ir. A solução era pedir a Alice que cuidasse da irmã doente, enquanto ela ia cumprir a sua obrigação. Após uma breve distração, Alice percebe que Lilith sumiu, e saiu em sua busca, encontrando-a em um lugar proibido, cujo acesso era permitido somente aos deuses. Ao alcançar a irmã, as duas desmaiam.

Ao retomarem a consciência, perceberam que estavam em uma floresta, em meio à chuva e a febre de Lilith continuava alta. Acabaram por chegar a uma casa, na qual bateram até serem atendidas por uma mulher bondosa, que as recebeu prontamente. Logo perceberam que estavam em uma outra dimensão, na qual os seres denominados demnos mantinham humanos escravizados. A mulher, generosamente, esconde as meninas em sua casa sem revelar que se tratava de humanas. Então Lilith conhece Seth, um lindo demno que, demasiadamente fiel aos deuses do lugar, não aprecia muito os humanos.

O que acontecerá a seguir? Só lendo para conferir, mas o que posso dizer é que vale muito a leitura. Oposição, de Thaísa Lixa, é uma obra repleta de detalhes, e cada um deles tem um sentido dentro da narrativa. É uma leitura muito agradável, que arrebata o leitor, transportando-o para dentro da história. Os personagens são bem construídos e muito cativantes, Lilith é simplesmente adorável. Uma obra que deixa um gostinho de quero mais (ainda bem que é uma série). Sem contar a capa, que está magnífica. Enfim, não posso dizer outra coisa senão que recomendo a leitura da obra.

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/07/oposicao-thaisa-lixa-stellium-chiado.html

Sbragia 30/06/2016

Lute por Stellium. Vença COM Stellium.

Você pode desejar ser uma boa pessoa. Você pode lutar por isso. Você pode, inclusive, tentar combater os maus.
Mas o que é bom e o que é mau?
Entre as duas faces da moeda, há um instinto. Uma natureza. Um Destino. Há uma essência. Não há bem e mal, há a sobrevivência. Não há certo e errado; há a aceitação, e há a opressão. Às vezes você não pode decidir, pois não está, na verdade, em suas mãos. Embora você seja bom, você será oprimido; mas ser oprimido não quer dizer, sempre, que você seja bom. E é isso o que Stellium retrata: que você é você, que, temido, amado, odiado ou humilhado, você sempre será você, e, mesmo que tente mudar, ninguém o aceitará. Stellium fala de preconceito, de luta, de humanidade. Nas entrelinhas desta promissora dark-fantasy nacional, há a moral, a meu ver, de que há uma linha tênue entre conduta e sentimento. Que todos nós somos seres sentimentais por natureza, os quais captam total dificuldade ao manter o equilíbrio. Que você não pode se controlar, que não há como lutar contra si mesmo, e que, certas coisas, têm que acontecer. Mas isso não quer dizer que você não deva questionar!
Stellium nos faz pensar. Desconstrói tudo o que um dia criamos em nossas mentes, desafia nossas teorias, mas não impõe dogmas. É algo que liberta nossa mente das algemas por nós mesmos impostas, que nos faz ver, com outro olhar, o que está acerca de nós. Expande nossos horizontes.
É impossível pôr em palavras o que essa obra faz conosco, o quão ela nos estabiliza, mesmo que nos sintamos confusos e hipnotizados. E agora, nos resta guerrear contra os rótulos, contra o padronizado. Nos resta lutar, não apenas por Stellium, mas com Stellium, para que este frenesi invada cada vez mais pessoas, e que todos vejam a força irracional que habita dentro de nós, dentro das palavras, dentro de uma mente.
A mente brilhante de Thaísa Lixa.
E a mente brilhante de quem compreendê-la.
Seria essa a sua mente?

Basta que você leia.

Bia 21/06/2016

Perfeito!
"Reza a Lenda que, há muitos milênios Beherit governava os planos inferiores com suas mãos de ferro e coração gélido [...] Beherit tomara a decisão certa :iria se dividir em várias almas.Assim não deixaria de ser Ele. A essência não seria perdida, apenas desmembrada[...]O primeiro a tomar forma humana foi Ahriman, o líder dos cinco Deuses e Supremo Senhor do Inferno.[...]A segunda foi Satria, a Deusa dos Prazeres da Luxúria.O terceiro foi Gunab, o Deus da ira e da Virilidade. O quarto foi Thymr, o Deus da Avareza e da Pobreza . E o quinto, o menos poderoso de todos, por ter sido o último a nascer, foi Lothur, o Deus da Inveja e da Intriga."

O livro de inicio conta a história da Lilith uma menina que com tão pouca idade já tem uma maturidade fora do comum que te deixa abismado pensando será que eu li mesmo que ela só tem sete anos de idade? Foi essa a pergunta que me fiz no começo do livro. Lilith vive em uma cidade que todos a olham estranho já que ela havia nascido com a aparência proibida, tinha os olhos claros e cabelos tão claros que chegavam a brilhar, as pessoas não a aceitavam de maneira alguma. Ela morava juntamente com sua mãe e sua irmã Alice. Mas o mundo delas não é bem parecido com o nosso, apesar de visivelmente sim, mas lá existem os Deuses são eles quem mandam e desmandam em tudo. Lilith começou a ter sonho com um dos Deuses, e isso a deixou bem assuntada, já que nem sabia ao certo como eles eram, até por que com sua idade os pais ainda não tinham permissão para contar para os filhos sobre eles. Os pesadelos de Lilith era cada vez mais freqüentes. Como Lilith tinha sua irmã como grande amiga resolveu contar tudo a ela, depois de contar para sua irmã tudo que acontecia todas as noites durante as madrugadas Lilith sempre corria para o quarto da irmã em busca de proteção, com o tempo Alice percebendo que sua irmã estava literalmente acabada por não conseguir mais dormi então resolveu contar tudo para sua mãe, mesmo sentindo que estava traindo sua irmã.
Quando Helena ficou sabendo do que estava acontecendo com a filha ficou um tanto assustada já que a filha nunca tinha visto nada em relação aos deuses e o detalhará tão bem nos mínimos detalhes. Helena chamou uma médica que receitou a sua filha um remédio para ser tomado para evitar os pesadelos . Então se passam sete anos, Lilith não tem mais com tanta frequência seus pesadelos .Um dia voltando de uma consulta com sua irmã ela a chama para brincar na chuva, mesmo não gostando muito da ideia a irmã acaba sedendo aos pedidos de Lilith, quando chegam em casa com roupas literalmente ensopadas elas decidem arrumar casa primeiro ao invés de retirar as roupas , com isso Lilith acaba adoecendo sua febre era altíssima fora do comum, e justamente nesse dia era a convocação dos deuses, Helena pediu para que ela ficasse em casa cuidando da irmã, e assim Alice fez, mas quando Alice retornou ao quarto não encontrou a irmã, logo saiu a procura da Lilith e a deparou com a menina andando na rua em direção a onde os deuses ficavam, era um lugar proibido e quando Alice agarrou a irmã para que ela não subisse até lá elas simplesmente desacordaram.
Quando elas acordam estão em uma floresta e chovia muito, Alice tentava pegar Lilith e a proteger da chuva já que estava com um grau de febre muito elevado.Depois de algum tempo avistaram uma casa e logo bateram, foram recebidas por uma mulher que as receberam de coração aberto. Com o tempo que ficaram na casa elas descobriram que estavam em outra dimensão e que lá existiam os demnos e que os humanos eram tratados como escravos, mas mesmo sendo contra a vontade dos Deuses Evilyn juntamente com seus amigos abrigaram as meninas em sua casa escondendo de todos que elas eram humanas e livres. Ao longo da história Lilith conhece Seth um demno lindo, mas totalmente devoto aos deuses e que tem repulsa aos humanos o único humano com quem Seth conversa e o seu melhor amigo o Nathan. Com isso começa uma história fascinante, entre Demnos , Deuses e Humanos.
Não posso falar demais se não dá uma mega Spoiler. No começo fiquei meio confusa até por que o nome de muitos personagens era diferentes -Eu amei isso- mas com o tempo comecei a me acostumar coma ideia, é uma leitura que vai te pegar de jeito rica em detalhes, fora a diagramação desse livro que está maravilhosa. O enredo é rico em detalhes eu me senti realmente em outra dimensão, foi fantástico. Fora que fiquei apaixonada pelo Seth sim me apaixonei por um Demno -me julguem por isso- a escrita da Thaísa e maravilhosa bem fácil de se adaptar desculpem o termo, ela é FODA. Os personagens muito bem desenvolvidos nomes criativos, as dimensões então nem se fale. Sabe aquela vontade de entrar no livro?Tive isso o tempo todo, e acompanhar a Lilith ao longo da sua jornada foi encantador para mim já que encantei por ela desde o primeiro capítulo, é uma história linda tenho certeza que quem lê vai se apaixonar vai se envolver e vai querer mais, afinal é uma série "Stellium" espero que tenham gostado da minha resenha, mais uma vez quero parabenizar a Thaísa por me proporcionar essa aventura incrível e me aprestar ao Seth por que ela sabe o quanto fiquei viciada nele.

site: http://entre-livroseamores.blogspot.com.br/

Jayne32 17/06/2016

Surpreendente!
Oposição é um daqueles livros que você se surpreende, e depois precisa falar para todo mundo sobre ele. Você quer que todo mundo leia. O livro possui 526 páginas, e prende o leitor em cada uma delas. Na primeira parte temos a introdução dos personagens, de Lilith e todo o preconceito que sofre, mas sem se deixar amargurar por isso. Temos sua irmã Alice, muito protetora e com personalidade. E também alguns demnos da outra dimensão, como os gêmeos Collet e Brunott, Isabelle e Seth. Todos personagens interessantes, e que terão suas histórias desenroladas junto com as de Lilith.

No decorrer do livro, o leitor vai ficar cada vez mais curioso com tudo o que vai acontecendo, e não dá para se impedir de criar diversas teorias, e imaginar o que vem a seguir. A história é bem escrita, com as explicações ocorrendo nos momentos certos, e diversas situações inesperadas. É impossível não se apegar aos personagens, principalmente Lilith que encanta qualquer um. E o rumo que a relação dela toma com alguns personagens é muito bem explorada, e se torna uma atrativo a mais.

Oposição faz parte da série Stellium, deixando o final em aberto e com muita coisa que ainda vai ser explorada. É um inicio de série muito promissor, e que promete uma aventura muito legal. Então fica aqui a dica de mais uma leitura recomendada. Espero que gostem tanto quanto eu.

A resenha completa está no link!

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2016/06/oposicao-de-thaisa-lixa.html

R.C. 13/06/2016

A Promessa da Literatura Fantástica Brasileira
A escritora Thaísa Lixa oferece-nos um mundo criado de raiz, cheio de significado e misticismo, bem como personagens que têm tanto de complexas como de cativantes.
No começo, o leitor julga que irá ler uma história suave. Um romance fantástico comum e luminoso, sem o factor «uau». Mas descobre com rapidez que isso não é assim. Thaísa Lixa apresenta-nos uma história surpreendente. Uma história que choca e que toca. Quer pelo seu sentimento, quer pelos seus momentos profundamente macabros. Um romance de Dark Fantasy no seu estado mais puro!
Narrativa impecável. Enredo cativante. Recomendo a todos aqueles que apreciem literatura fantástica.
Prende do início ao fim.

Becca Stupello 29/05/2016

Futuro best-seller!
Com o livro “Oposição” da Thaísa Lixa, você vai conhecer e se apaixonar pela inocência e bondade de Lilith, uma garota destinada à uma história que te causa vários sentimentos reais: compaixão, medo, raiva, e de certa parte indignação pelo tamanho preconceito que alguém pode sofrer pela sua aparência e mitos.
Na verdade, não só dela, já que nessa série de livros temos a perspectiva em uma narrativa em terceira pessoa, o que nos dá a visão não só do que consideramos o lado do “bem” (na dimensão de Lilith), mas também o lado “ruim” (na dimensão dos demnos), mesmo que em Stellium não se tenha vilões propriamente ditos e que até nossas perspectivas de bem e mal sejam desconstruídas e difundidas, já que esses termos em Stellium chegam a ser muito relativos. Mas isso nós vemos conforme lemos e entrelaçamos nossos sentimentos — sejam estes bons ou ruins — com os dos personagens que, mesmo quando você os odeia, ainda deseja que eles permaneçam ali.
O mundo em que temos em Stellium é totalmente abundante em criatividade, mesmo que seja simples, a autora consegue deixar uma ideia muito complexa e cheia de plot twists — que, a propósito, é o que muito tem nesse livro: várias reviravoltas que você simplesmente não espera e que te fez ficar de queixo caído. Ora, eu nunca vi um livro em que o inferno fosse superior ao que chamamos de céu: mas não veja esses símbolos como representa o cristianismo; a verdade é que Thaísa criou, a partir de inspirações em várias mitologias, sua própria mitologia com esse aperfeiçoamento de nomes, e isso você percebe logo no início da leitura, quando temos um demônio supremo, chamado Beherit, que estava cansado de sua monotonia e “se divide” em cinco Deuses: estes são chamados os supremos Deuses do Inferno, na história. E há o mais poderoso (e que eu particularmente amo e que se pudesse compraria um bichinho de pelúcia dele), que é chamado de Ahriman. Ele é foda memo, daquele tipo que “você-sabe-quem”.
E por algum motivo desconhecido, em um mundo domado por pessoas de aparência igual (cabelos e olhos negros), Lilith nasceu com a aparência singular e proibida: loira de olhos azuis. Por isso, é muito discriminada. E também é curioso perceber que ela tem sonhos estranhos com esses Deuses, sonhos que duram por toda uma noite e que a fazem ir correndo até o quarto de sua irmã, Alice (que você pode odiar nos primeiros momentos do livro, mas passa), que é super protetora e um amorzinho, e passar a tomar remédios para não tê-los e evitar contato com os Deuses ao máximo. O mistério começa a rolar em torno disso: qual a relação da Lilith em torno dos Deuses? Por que ela nasceu desse jeito? Por que ela tem sonhos? O que os demnos, que para eles são dedicados certo ponto da narrativa, tem a ver com isso? E você fica: waaaaaaa quero saber mais! E fica a noite inteira lendo freneticamente e levando vários tapas na cara pelo enredo, trama e personagens muito cativantes.
E aí, a história toma um rumo e os mistérios começam a ser revelados quando Lilith, que acabara de receber uma notícia péssima, decide tomar um banho de chuva com Alice. E eu amo tanto a Lilith por isso, ela é muito forte por aguentar tudo o que ela passa e mesmo assim ter a inocência, ser feliz nesses poucos momentos. O que acontece é que graças a se molhar inteira, Lilith fica doente. Mas ficar doente não foi o problema, o problema foi ela ficar doente bem quando acontece a Convocação, onde todos os humanos da dimensão são chamados pra irem até um lugar onde os Deuses aparecem pra exigirem sacrifícios, dão avisos ou vão punir alguém. Enfim, o que é importante: você não pode faltar a esse troço! Mas como a Lilith está mesmo sem condições de ir, já que está queimando de febre a quase quarenta graus, é permitido que ela fique em casa junto com a Alice enquanto a mãe delas vai pra Convocação.
Mas acontece tudo errado. Lilith delira, se levanta e, por mais que a Alice tentasse impedir ela de ir, ela estava toda sonambulada, dizendo coisas sem sentido e quando você vê, as duas já estão lá na frente depois da Convocação acabar, a Lilith sobe os degraus eeee... Vai pra outra dimensão. A dimensão dos demnos.
Só pra deixar claro, demnos são tipo demônios mesmo: eles são ruins, escravizam humanos (e justamente nessa dimensão deles humanos são escravizados) e comem carne humana. Alguns (bem poucos) são até mais bonzinhos e não gostam de escravizar, mas eles tem que fazer. Se não fizerem... bom, o destino não é muito legal não. Você conhece alguns, como os gêmeos, a Isabelle e o Seth logo no começo do livro, e já começa a perceber quem são os ruins e quem não são. E ai a Lilith E a Alice vão parar nessa dimensão fucking meu deussssss, você fica AAAH!
O romance também é desenvolvido bem lentamente, e claro que, o que é mais gostoso: você não precisa torcer para ela ficar com nem um nem outro. Eu demorei pra entender isso enquanto lia, não sabia para quem torcia, ficava com raiva de um, depois de outro, mas depois você entende que não precisa escolher. Essa não é uma história de triângulo amoroso, felizmente. E Stellium é sobre uma história de amor, com toda certeza. E também trata a realidade como é. Não espere demnos super amorosos e legais, isso seria totalmente fora da realidade do livro, que trata com tanta verossimilidade sua mitologia: demnos são ruins. Sabendo disso, você sabe o que eles são capazes de fazer. Na verdade, em uma cena, é mostrado até realmente que ponto eles são capazes de chegar, mostrando realmente o que são: seres do Inferno. E essa cena me deu náuseas, me fez ficar na cama por meia hora olhando pro teto e pensando: “meu deus, eu odeio esse personagem, que ruim, que nojo, que horror, meu deuses!! Por quê??” (e no final eu tava lá gostando dele de novo, pois é). Mas é isso que Stellium é: realidade. Não tem absolutamente NADA romantizado e eu achei incrível uma cena me fazer quase passar mal, isso só mostra o quanto a escrita da autora é incrível e te provoca vários sentimentos.
Não vou esquecer da representatividade. Stellium é um mar de representatividade, principalmente feminina. Temos também várias orientações sexuais, identidade de gênero, e representatividade negra também. E isso é mais um ponto positivo pra essa história nesse mar de enredos onde só vemos um tipo de pessoa. Os personagens são muito bem construídos, ótimos, e o desfecho é mais que emocionante. Você vai terminar o livro querendo matar a Thaísa, torcendo para a continuação pra ontem, com várias dúvidas rondando sua cabeça e olhando pro teto e pensando o que vai fazer da sua vida agora. São vários sentimentos enrolados, várias teorias, e são poucos livros que te cativam tanto assim. E me cativou em tudo. Vamos deixar claro, então: se você não leu, leia! É uma história que tem tudo pra virar um best-seller e eu torço que domine o mundo. E claramente, com essa composição de elementos e com a simpatia da autora, eu já não tenho dúvidas disso.