A noite das bruxas

Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

DeiaMolder 25/05/2018

Rainha do Crime
Não tem como tirar esse título de Agatha, nesse livro, para variar, ela e Poirot me enrolaram novamente, mas fui firme em minhas desconfianças e acertei parcialmente . Hahahaha!
Nesse livro a atmosfera é solar, mesmo em se tratando de assassinatos, pois nos outros dois que li eram mais pesadas, o frio congelante do Expresso do Oriente e o calor no Egito.
É muito interessante que lendo três livros com pouco tempo entre eles, nem de longe as tramas se parecem. Sou fã de Hercule Poirot e sua criadora e continuarei a lê-la.

Elisabete Bastos @betebooks 05/11/2018

Festa de Halloween
Este livro é mais um romance policial da dama Agatha. Aliás, um dos últimos livros publicados pela autora. Esta narrativa traz vários elementos novos: uma festa de crianças e adolescentes a partir de 11 anos de Halloween. Muita diversão e alegria. E acontece algo espantoso: a morte de uma adolescente Joyce, 13 anos, que aparece na biblioteca assassinada. Que coisa!!! Ainda bem, que Hercule Poirot estará pronto para investigar este crime. O livro é bastante dinâmico e somente saberemos o que de fato ocorreu nas últimas páginas.
Portanto, vamos começar a ler...

Miny 27/11/2018

Dos livros que já li da Agatha Christine ´´A noite das bruxas´´ é um dos melhores.
Confesso que não costumo me importar muito com os personagens dos livros da Agatha, mas não foi o que aconteceu aqui. A escritora de livros policiais é otima(acho que a Agatha colocou um pouco da sua personalidade nela), e a Miranda é encantadora. Esse assasinato na minha opinião foi um dos mais difíceis de tentaradivinhar quem era o assassino (apesar de eu ter suspeitado de alguém desde o começo).
O que peca nesse livro é que a Agatha abriu varias pontas, e infelizmente algumas não foram fechadas

Eduardo1069 21/04/2019

"No mundo há apenas a beleza e a juventude, infelizmente!"
Até agora Agatha Christie não me decepcionou em criar uma trama de investigação tão rica e bem elaborada em suas narrativas, porém o livro só me prendeu no começo e no seu desfecho. Algumas partes achei desnecessárias, o que dificultou no avançar da leitura, mas no final o ritmo se ajusta deixando uma resolução satisfatória do caso (eu acertei o(a) culpado(a), não achei tão complexo como de outras histórias da autora), ficando assim impossível de dizer que este livro é ruim, mas poderia ter sido melhor.

Eliane Maria 23/04/2019

O que achei do romance
Este foi o primeiro livro da Agatha Christie que li.
Pela fama que ela tem achei que houve excessos de momentos, que não  faziam parte do desvendar do crime. A impressão que tive, é que a história  estava andando em círculos, portando  foram desnecessários muitos interrogatórios.  Os personagens  ficavam divagando em épocas  que não  tinha  nada haver com o crime cometido  contra  Joyce. Esse inspetor Hércule, criado por Agatha,     a impressão que me deu, era que os pensamentos dele, iam além da normalidade. Visitava  antigos colegas de trabalho, que nada podia ajudar no desvendar do  crime.  Enfim, no popular  "encher lingüiça".
Dependendo do contexto há necessidade de um passado, mas não  dessa forma como  foi. Feito da maneira  correta  da em equilíbrio, uma lucidez  na história. Não  gostei  do desfecho, não  achei impacto  nenhum. A autora não me deu a oportunidade de desvendar junto com o detetive, quem era o assassino da história. As suas especulações ficavam apenas para ele mesmo e para os personagens. Eu a leitora fiquei perdida.
Enfim, consegui chegar com essa leitura maçante ao final.
Vou tentar ler outro livro dela, para tirar essa primeira impressão horrível.

Lena e Seus Mil Hobbies 29/10/2020

Subir um penhasco.
Acho que essa é uma ótima analogia para essa obra, durante quase todo o seu percurso é maçante, de certa forma anda em círculos e não nos dá muitas pistas. Algo que não me deixou intrigada nem me instigou a tentar desvendar o assassino, devo dizer que descobri o mesmo pouco antes da revelação.
Acredito que faltou um plantar a semente no livro, deixar uma pulga atrás da orelha, apesar de tudo ao chegar no topo do penhasco a vista é adorável.

Monica 03/06/2024

Mais um do Poirot
Mais uma história com Poirot. Entrega o que se propõe: suspense, uma trama inteligente, texto bem escrito.

Não está entre os meus preferidos dela, mas sempre vale a leitura.

Suzy 09/12/2020

Incrível!!
Autora sempre me surpreende. Li esse livro a uns 3/4 anos atrás, e só tive uma leve certeza que ja tinha lido esse, mas com o andamento da história e um certo personagem eu me lembrei, só n sabia como terminava. História maravilha deixando com o mistério até o final, sempre deixando pistas falsas e deixando-nos cair nela. Amei demais.

Sat 12/12/2020

Mais uma decepção
Pois é, nem mesmo a grande Agatha Christie pode acertar a mão todas as vezes...

Noite das Bruxas não me cativou de modo algum, a narrativa é totalmente prolixa e os diálogos são muito mal construídos, sendo a maioria deles sem propósito dentro do enredo. Há páginas e mais páginas cheias de divagações dos personagens que não contribuem em nada para o avanço da trama, e inclusive atrapalham-na, deixando tudo cansativamente denso!

E quanto a Hercule Poirot? Parece apenas dar voltas por entre os interrogatórios, sem demonstrar nada que permita ao leitor saber se ele está de fato investigando ou só passeando pela cidade, pois, em certo momento, ele se transforma numa completa barata tonta andando de lá para cá enquanto reclama de seus sapatos apertados! E tudo isso se arrasta até o final mesmo que o leitor já saiba quem é o/a culpado(a) pelo crime, já que Agatha praticamente esfrega isso na nossa cara nos 50% da história.

De fato, achei esse enredo completamente bagunçado! Agatha Christie foi grandiosa, sim, mas em outras obras, porque nessa ela com certeza não foi.

Milena.Oliveira 19/12/2020

A noite das bruxas
De bruxa não tem nada... Kkkkk
Mas é muito bom e de época, não faz muito meu estilo, mas gostei.

Lia 20/12/2020

Primeira experiência com a Rainha!
Sempre tive interesse em ler as obras de Agatha Christie, e comecei com o livro: a noite das bruxas.

No começo da leitura, já nos deparamos com uma festa de Halloween. Estavam todos animados, principalmente por Ariadne, uma grande escritora de romance policial, estar na festa. Joyce Reynolds, uma menina de 13 anos, conta para todos já ter presenciado um assassinato. Obviamente, todos caem na gargalhada, pois Joyce tem fama de ser uma garota muito mentirosa, acreditam que ela contou isso apenas para impressionar a escritora. Porém, algo surpreendente acontece ao final da festa, Joyce é encontrada morta.
E então começa a busca para encontrar quem foi o culpado.
Poirot, nosso detetive, acredita que Joyce realmente presenciou um assassinato e que a mataram para silencia-lá, porém apenas ele acredita nessa teoria. Mesmo após a morte dela, ninguém acredita no que ela contou, realmente há a fama de ser uma grande inventora de histórias.
Entretando, a procura de pistas e suspeitos sobre o assassinato é um tanto longa, podendo ser uma leitura massante para uns. Logo, o encontro do culpado e fechamento do caso é bem rápida, algo que você não espera.
Realmente eu nunca iria conseguir adivinhar o culpado. O final foi algo que eu realmente não esperava e muito menos imaginaria na minha cabeça. Foi um livro bom, o final foi bom e muito bem construído, porém eu esperava mais. Esperava me surpreender, como aqueles livros que o final te deixa de queixo caído e te marcam, entendem?
Ainda sim, quero ler mais livros da autora e não me arrependo de ter feito está leitura! ?

mxd 24/12/2020

"Velhos pecados têm sombras grandes"
Mais um com o selo de qualidade Agatha Christie! A forma genial que ela desenvolve a trama, investigando crimes do passado e do presente, e as cenas do final que foram de tirar o fôlego...

Gostei muito da obra! Recomendo!

Zaka 25/12/2020

Sinto que teria gostado mais da história se não conhecesse as obras da autora. Minha nota talvez tivesse sido maior, mas mesmo assim, ótima história.
Recomendo.

Mike 27/12/2020

Primeiro que li da Agatha e gostei bastante, já quero ler outros com o Hercule Poirot

Edu 30/12/2020

Razoável
Primeiramente o livro tem pouca ligação com o halloween, o que já me decepcionou um pouco. Os acontecimentos que geram o caso de investigação inicial ocorrem num brevíssimo espaço de tempo, não foi o suficiente para eu me importar com os personagens ali presentes, o que diminuiu bastante o impacto do que viria a acontecer naquela noite. O resto do livro é uma investigação sobre os fatos daquela noite, que se passa muito lentamente, e muitos dos personagens envolvidos são quase descartáveis, com pouquíssima presença. Boa parte das informações que realmente contribuem para o desvendar do crime inicial só é entregue nos últimos 30% do livro, o resto do livro parece que só é feito para alongar a história sem necessidade, o que para mim é um desrespeito para com o leitor.