A noite das bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

valentinaglima 03/01/2024

Foi o primeiro livro da Agatha Christie o qual eu li. É um livro em suma muito bom,só é enjoento as vezes. Talvez por causa da época em que foi escrito,mas o fim recompensa o meio.
Recomendo pra fãs de suspense, pessoas que não largam um livro com tanta facilidade e quem gosta de um bom plot. Em suma eu vou a esse 3.5/5. :)

Vic 19/11/2023

Um bom mistério
Assim como outros livros da autora, é um bom livro, não é excelente como outros que já li, mas o enredo é interessante e os personagens bem construídos. Não diria que tem um final surpreendente ou algo do tipo, mas com certeza foi uma leitura que me prendeu até o final. Não entendi porque o título do livro é esse, já que a narrativa não continua durante todo o livro baseada no halloween, mas tudo bem. Recomendo a leitura.

-natalia 28/01/2021

A Noite das Bruxas
Como qualquer livro da Agatha Christie, A Noite das Bruxas é um mistério empolgante, repleto de suspense e que nos dá muita vontade de saber o que vai acontecer no final. A história acaba envolvendo mais de um assassinato, e Poirot, como sempre, desvenda a todos eles de forma brilhante.
Em alguns momentos considerei certo o possível assassino nesse livro: inicialmente (e em alguns momentos depois disso) tinha certeza de que era a tal pessoa. Mas também mudei de opinião com muitos acontecimentos, de forma que, quando realmente chegou às vésperas da revelação do autor do crime, eu já não fazia mais a menor ideia de quem seria! Como sempre, Agatha Christie pôs algumas pistas falsas para apontar a uma ou outra pessoa.
Achei a motivação para os assassinatos um pouco fraca, mas fez sentido com base nos personagens. Não é o melhor livro que li da autora, mas certamente é mais uma obra incrível de uma autora incrível.

Leticia Souto 04/01/2022

Como sempre, os livros da Agatha trazem casos que mostram o lado feio das pessoas e como as motivações das pessoas são sempre as mesmas. Nesse livro, vemos o detetive Hercule Paroit trabalhando novamente a pedido de uma amiga para descobrir quem matou uma criança em uma festa de Halloween.

Eu amo as histórias do detetive, para mim os livros que ele é o personagem principal são os melhores. O jeito como ele descobre os crimes apenas com observação e fazendo as perguntas curiosas dele, sem acusar ninguém até ter a total certeza de quem é o culpado e como prendê-lo. E nesse meio, os outros personagens também ganham tempo para mostrar suas personalidades e trejeitos, que claro, ajudam o Hercule a descobrir quem é o culpado do crime.

ManuelaNunes 19/03/2024

Tava esperando mais...
Bom, acho que eu estava com muita expectativa nesse livro, por isso ele não me prendeu tanto. O começo tava meio chato, o meio tava chato, mas o final foi bem interessante. Não achei uma leitura fluída. O final foi muuuito bom, mas estava esperando mais.

Lucas1429 29/09/2023

Tu é sempre tão boa, Agatha
É ressignificar ao sexagésimo romance a potência de estímulo para o leitor de Agatha, sempre às vistas da mesma metodologia: o crime, a investigação, as testemunhas, seus caçadores. Mas é nesse desenrolar, de modos criativos e inevitáveis, que pende o carisma da autora: seus enredos viram brincadeiras prazerosas. A instigação e o bigode do Poirot são os melhores antídotos à curiosidade solucionada, foi muito divertido lê-lo.

Juh 24/05/2021

Impressionante
Amei a leitura, me prendeu do começo ao fim...confesso q sou boa em descobrir quem é o assassino, mas dessa vez, só desconfiei do mesmo, nos 45 do segundo tempo e isso me deixou nervosa, pq eu de fato não fazia ideia de quem seria....resumindo, já quero ler os outros livros da autora ?

A Noite das bruxas, desenrola após um assassinato de uma adolescente, numa festa de Halloween, q tem a péssima fama de mentirosa.
Ela alega ter presenciado um assassinato anos antes, e no fim da festa, seu corpo é encontrado sem vida na bacia de pescar maçãs.
Depois disso, começam as investigações, feitas por Hercule Poirot, q conversa com tds q estiveram na festa e algumas pessoas da cidade, q sabem dos fatos.
Sem spoiler, pq vale cada segundo de suspense de quem é ou não o assassino.

anne marie 31/07/2021

Primeiro livro da Agatha que eu li e amei.
O livro tem a escrita bem fluída e a narrativa bem intrigante e envolvente. Foi um primeiro contato muito promissor e pretendo ler mais livros da autora.
Linyjjuni 31/07/2021minha estante
Ainda não li esse, mas eu amo os livros da Agatha

Mr. Diego 31/07/2021minha estante
???
Indico o "E não sobrou nenhum.

Foi o primeiro livro dela que li, agora estou no segundo (Crimes ABC)

Esse que indico é sensacional, mds.

Todas as teorias e suspeitas que você vai criando durante a leitura/acontecimentos.... Ah, maravilha!

Simone.Santaroni 31/07/2021minha estante
Tenho um guardado aqui em casa , mas nunca pego para ler. Vou colocar nas minhas metas de leituras para ver se começo

Mr. Diego 31/07/2021minha estante
Difícil arrepender-se!?

gustavo 24/12/2021

gostei
leitura rápida e intrigante. gostei do desenvolvimento dos personagens e da trama. o final tornou tudo mais real e trouxe consigo o suspense tão esperado.

Camila0831 28/03/2021

Entre tragédias Clássicas e Shakespeariana
O diabo deveria estar nos detalhes...mas, as vezes, ele está às claras onde todos podem vê-lo.
Nesta história da Rainha do crime, mais do que prestar atenção à psicologia por trás de cada personagem, temos que ir além do óbvio para conseguir contemplar e entender o plano como um todo. Uma parte da mente assassina está muito facilmente identificável, outra parte precisa de empatia com a ganância humana, acho que subestimei essa última.

@vcdisselivros 20/09/2023

"O peixe morre pela boca"
Resenha – A noite das bruxas “O peixe morre pela boca”
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Ao visitar uma amiga na pacata Woodleigh Common , a autora Ariadne Oliver, se vê envolvida em uma festa de Dia das Bruxas organizada para crianças na casa de uma conhecida da moça, Rowena Drake.

° Joyce adora chamar atenção, a criança tem fama de mentir ou aumentar muito os fatos a fim de impressionar os que estão em volta.

° Querendo impactar a famosa Mrs. Oliver, Joyce fala na frente de todos já ter presenciado um assassinato. Ao ser questionada, ela responde que era muito nova para compreender o que estava vendo, por isso nunca contou à mãe ou levou o assunto às autoridades.

° Quando o assunto vem à tona ninguém acredita em Joyce, ao menos é o que parece, porém mais tarde no mesmo dia, o corpo da criança é encontrado.

° Em uma festa onde todos se conhecem, quem pode ser o assassino? Quem teve o sangue frio de afogar a garota em uma bacia com água cheia de maçãs?

° Diante de um mistério tão grande, Mrs. Oliver decide pedir auxílio a um velho conhecido, Hercule Poirot, a única pessoa capaz de encontrar o responsável.

POR FIM

A horas das bruxas é minha segunda experiência com a rainha do crime. Pessoalmente não achei a obra tão envolvente quanto Morte no Nilo, o final chega sem emoção pois não tivemos tempo de nos apegar aos personagens, mas ainda assim a narrativa tem suas particularidades e ganha o leitor.

Como não poderia ser diferente, Poirot é a estrela e a perspicácia dele faz com que a leitura seja envolvente. A lista de suspeitos é tão pequena, que não imaginamos o leque de nomes e crimes que o detetive começa a desenterrar para chegar à conclusão do caso. Com ele, o que parece ser simples fica cada vez mais complicado, o que é bom para nós durante o desenrolar dos eventos.

Um alerta: Agatha Christie não costuma entregar spoiler de outras obras em seus livros, mas aqui, peguei uma coisa outra entre as conversas de Mrs. Oliver e Poirot, principalmente por ficar claro que esse não foi seu primeiro encontro, então sim, é possível ler sem conhecer os títulos anteriores, mas para ter uma experiência completa e sentir que faz parte da conversa, seria interessante ler pela ordem de publicação.

A obra ganhou adaptação recentemente nos cinemas, mas pelo trailer, não espere algo fiel ao conteúdo, as diferenças são gritantes!

Andreza 14/03/2021

Gostei, mas não amei o livro. É bom como tudo que a Agatha escreve, mas a história ficou desinteressante no meio e bastante repetitivo (inclusive a mesma frase/palavra sendo usada várias vezes). Como sempre eu me confundi com tantos personagens kkkk mas acostumada já.