O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Bielalexander 15/02/2023

Leitura muito cansativa
Só terminei por obrigação infelizmente, leitura muito massante apesar de eu adorar o assunto sobre mitologia

Stephanie214 02/02/2023

O legado de mitos e heróis da Grécia e Roma antiga ainda estão presentes em nossos dias as figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental, e neste livro está reunido várias histórias dessas mitologias que nos mostram como a Grécia e a Roma são ricas em histórias envolvendo deuses, heróis, semi-deuses, batalhas, monstros, profecias e muito mais.
Nas divindades gregas temos os 3 irmãos principais Zeus, Poseidon e Hades os deuses responsáveis pelo céu, mar e submundo respectivamente que moram no Monte Olimpo a morada dos deuses (exceto Hades que não saia do submundo) no total são 11 deuses sendo eles:
Hera a rainha dos deuses, Zeus deus do céu e trovão, Ares deus da guerra, Afrodite deusa do amor e da beleza, Atena deusa da guerra e da sabedoria, Apolo deus da música e da lira, Deméter deusa da agricultura, Dionísio deus do vinho, Poseidon deus dos mares, Hermes deus do comércio, Hefesto deus das armas e Artemis deusa da caça.
Também tem a história das parcas que eram três: Cloto, Laquesis e Atropos elas teciam o fio do destino humano e com sua tesoura o cortavam quando muito bem entendiam.
As fúrias eram três deusas que puniam os que cometiam crimes e escapavam ou zombavam da justiça pública.
As três graças Eufrosina, Aglai e Talia eram as deusas do banquete, da dança, de todas as diversões sociais e das belas artes.
Também há um pouco sobre mitologia oriental, mitologia hindu e mitologia nórdica além de a origem da mitologia, estátuas de deuses e deusas, poetas da mitologia, monstros modernos - a fênix, o basilisco, o unicórnio e a salamandra.
A mitologia romana se base-ou muito da mitologia grega para criar suas próprias divindades.
É um livro bem completo pra quem gosta de saber as histórias de várias mitologias.

Diego980 23/01/2023

Altares ruíram e templos se perderam nas areias do tempo, mas as religiões da Grécia e da Roma Antigas nunca despareceram por completo. Seu legado de mitos e heróis continua presente até hoje, e é o pilar da cultura ocidental. As histórias passadas de geração a geração há milênios, que hoje são peças-chave das mais populares e consagradas obras de diversas formas de arte estão reunidas aqui, sob as bênçãos de Zeus.As mais cativantes narrativas que a mente humana já criou transportam o leitor para terras onde fatos incríveis acontecem - onde belas ninfas e corajosos heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses e criaturas fantásticas ganham vida.

Anaisa 10/01/2023

Acredito que minha expectativa ao redor do livro era outra, talvez uma espécie de iniciação a mitologia mas não era. É pra iniciantes e conta historias resumidas mas ainda assim não era o que eu procurava.

Dan 09/01/2023

Muita informação rs...
Eu adoro histórias mitológicas.
Se você gosta de mitologia greco romana vai pra cima.
Não espere muito de mitologia egípcia e não espere nada de mitologia nórdica druídica e todas as outras que não recebem a mesma atenção.
Aliás, quando trata do druidismo, consigo pescar diversas falas intolerantes do autor. Colocando a mitologia judaico cristã como uma "salvadora" dos povos escoceses.
Fora isso, é bem legal.

João 04/01/2023

Esse tipo de livro é destinado para um público-alvo bem específico mas continua sendo bom. Eu lembro que ganhei esse livro
Quando tinha entorno de 8 a 10 anos e confesso que eu pegava ele para ler e não entendia nada do que se passava kkkkkkkkkkk, o livro não possui uma história totalmente linear ele se dividia em momentos não tão específicos que continha: uma história principal, uma ou duas ilustrações, um poema que servia para contextualizar e de vez em quando uma resenha do autor.

Obs: o livro no seu todo tem seu charme e ele ajuda demais para estudar a sociologia dentro das religiões ,confesso que adoro ele por esse motivo kkkkkkk e além do mais o quanto que eu li de epopeia clássica não tá escrito kkkkkkkk ele é top gosto muito dele.

Naldo 24/12/2022

Bom para pesquisas
Ótimo para utilizar como livro de apóio para outros que necessita pesquisas, agora irei começar uma saga de releituras de epopéias e este sera um dos livros de consulta para a Divina Comédia, Odisseia, Iliada e Eneida, e talvez para o paraíso perdido.

Luuu 16/12/2022

Indico para todos que querem ter uma visão aprofundada não só da mitologia grega, mas da romana e da nórdica também. Achei meio difícil de interpretar umas partes, mas pouca coisa.

samucacn 10/12/2022

Camilafbc 07/12/2022

Interessante
Apesar de algumas das histórias serem apresentadas de forma bem resumida, é uma ótima leitura de introdução ao mundo da mitologia.

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Maravilha!
Esse livro me engoliu ou eu o engoli. Uma das minhas leituras favoritas sobre um dos temas que mais gosto de explorar. Realmente um livro de ouro.

JP_Felix 15/10/2022

Mito e cultura
Sempre bom rever as boas e velhas história da mitologia, e aqui temos as mais conhecidas e as mais esquecidas que poucas vezes chamam atenção por não serem grandiosas. Ainda assim é bom conhecer contos mais sutis que fazem referência a história bem conhecidas, como a versão de Romeu e Julieta gregos, um mito referente ao dilúvio e outros.

É também bem gratificante ver como a cultura foi moldada por essa visão de mundo. A maioria dos contos é explicada como forma figurativa, comentando como e por que tal coisa era assim. Realmente nunca relacionei o mito de Persefone como ela sendo uma alegoria para a semente que está sob a terra ate a primavera.

Os contos nórdicos e egípcios foram bons, mas bem escassos, e isso por um lado atiçou minha curiosidade e por outro me fez sentir que deveria ter mais.

E além das histórias, há um debate bem interessante sobre o modo como o mito é indivisível da cultura e ajudou a moldar nossa sociedade, desde a cultura comum de ética até as esferas profissionais, como médicos e advogados.

Um livro realmente bem interessante e informativo. Não é uma obra que compila os mitos, é mais um estudo sobre eles, e isso dá uma dinâmica bem interessante para ele.

manupst 09/10/2022

Primeiro contato que tive com a mitologia, recomendo a quem quer começar, leitura tranquila e tópicos bem divididos.

Rafaeo 12/09/2022

Mitos bem contados
Durante todo o livro são pegos coletâneas dos melhores contos da mitologia grega, os contando de forma clara e simples para aqueles que sentem a paixão pelo mesmo

Nathi 07/08/2022

Conta muitos contos, focando principalmente na mitologia romana/grega (usa os nomes romanos, o que não é muito comum)
Conta um pouco de mitologia nórdica e asiática tambem, mas ficou meio solto, com pouquíssimos capítulos sobre, então achei que não precisou
Mas em geral, muito bom!!!