O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Mateus 28/06/2010

Enfim encontrei um livro que conseguiu saciar minha fome por mitologia. Já li muitos livros sobre o assunto, mas algo assim nunca encontrei igual. Passei por Tróia, do Cláudio Moreno, Odisséia, de Homero, a série Percy Jackson, de Rick Riordan. Todos estes me fascinaram imensamente, e em cada um encontrei grande fonte de mitos e lendas mitológicas. Porém, O Livro de Ouro da Mitologia bate todos eles, pois nenhum é tão rico em descrições e detalhes. É um verdadeiro almanaque, ou melhor, um grande dicionário da mitologia grega e romana. E para minha grande satisfação, ao contrário do que eu pensava, o livro não trata apenas da mitologia grega e romana, mas também da nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

A mitologia grega já me fascina há muito e muito tempo, desde que assisti o filme Hércules quando era criança. Ver agora todos esses personagens mitológicos reunidos em um só lugar foi sensacional. Para quem não conhece nada sobre mitologia, este é um ótimo livro para começar, e para quem já é inteirado no assunto, é um prato cheio para enriquecer ainda mais sua cultura. Se acham que irei parar por aqui com livros do assunto, estão muito enganados. Continuarei buscando mais e mais sobre mitologia. Mas uma coisa é certa: O Livro de Ouro da Mitologia será o rei dentre todos.

Se você pensa que mitologia se trata apenas de um bando de deuses decidindo sobre a vida dos mortais, está grandemente enganado. A história da mitologia vai muito além disso: guerras, assassinatos, amores, ciúmes, maldições, feitiços, monstros, suicídios... Às vezes imensamente bizarra e trágica, às vezes grandemente poética e bela. Acompanhar cada personagem é uma aventura única, nos emocionamos realmente com cada um deles. Tudo é verdade ou mentira? Isso ninguém nunca irá descobrir. Mas seja verdade ou mentira, penei pela pobre Clícis, me emocionei com a jovem Psiquê, me entristeci com a ninfa Eco. Perceu, Proteu, Teseu, Hércules, me senti lutando ao lado de cada um desses valorosos heróis.

Para finalizar, venho lamentar o triste fim do paganismo e de todo o tipo de mitologia. Como o próprio livro diz, "ás vezes, quando nos sentimos poéticos, chegamos a lamentar tal mudança de concepção, e a achar que o coração perdeu tanto quanto o nosso cérebro ganhou com essa substituição". A ciência e a tecnologia podem até ter nos trazido um enorme conhecimento e nos mostrado o que realmente é verdadeiro e o que é imaginário. Mas os grandes mitos que enchiam nossos corações chegaram ao fim, e as belíssimas lendas mitológicas se afundaram e nunca mais vão voltar. Nas palavras do poeta Wordsworth:

Por Deus, preferia ser
Um pagão, alimentando crenças antiquadas,
Para que, de pé neste prado agradável
Vislumbrasse coisas que me fizessem menos abandonado;
Contemplasse Proteu levantando-se do mar,
E ouvisse o velho Tritão tocando sua antiga corneta.
Aline Memória 09/06/2010minha estante
E além de completo em matéria de mitologia grega, ainda aborda outras mitologias? Okay, com isso você me convenceu, preciso ler esse livro!

xxFelipe 04/09/2010minha estante
Me convenceu também. Pelo jeito parece excelente.

Fana 12/10/2010minha estante
Linda resenha, Mateus! Me fez divagar um pouco, especialmente no final!

hpsoares 15/10/2010minha estante
Nossa, que incrível sua resenha!
Fazia tempo que estava atrás de um livro como esse e com essa resenha, me convenceu de que 'preciso ler esse livro!'

Fernanda Samie 29/07/2011minha estante
Adorei a resenha! Estou lendo também e só de ver o que você escreveu estou mais ansiosa de chegar em casa e ler mais um pouco! E sobre a parte final, bem, essa é a grande razão de hoje eu não ser cristã!

Sarah 15/10/2011minha estante
Gostei da sua resenha. Realmente não tem muitos livros hoje em dia que possam saciar aqueles que adoram a mitologia - independente da religião, é claro.
É importante frisar que os gregos acreditavam mesmo naquele universo e, para aqueles que começaram a ler e começaram a ''mergulhar'' agora nisso, por favor, mantenham a mente aberta. Sem preconceitos. :)

Giovanna 29/02/2012minha estante
Adorei sua resenha.Também adoro mitologia grega, mas nem todos os livros são bons. Achei muito legal que no livro também tem mitologia egípcia :)
ótima resenha, parabéns !

lucas leonardo 23/06/2012minha estante
Depois que li a Serie de Percy Jackson apaixonei pela Leitura e agora sempre buscando ler mais quero ler esse livro em breve

Lala 31/03/2013minha estante
Depois de da série Percy Jackson, a vontade de ler mais mitologia grega aumentou e recentemente estou procurando um livro de mitologia grega, pela sua resenhA, o Livro de Ouro da mitologia, me pareceu muito bom e estou entre este e o Grande Livro de Mitos Gregos, sabe se é bom? o segundo livro?

Mateus 31/03/2013minha estante
Não conheço o segundo livro, mas posso dizer que O Livro de Ouro da Mitologia é um livro fantástico e vale muito a pena ler!

Igor Brasil 15/05/2013minha estante
O grande livro dos mitos gregos é sensacional, mais completo. O problema é o valor, ele muito mais caro. Se tiver condições compre o segundo. Mas se quiser uma alternativa mais barata e também muito boa compre o primeiro!

Manuela do Prado 18/04/2014minha estante
O livro em si é maravilhoso, no entanto perde um pouco em questões de aprofundamento com relação ao livro As Cem Melhores Histórias da Mitologia, por exemplo.

Parabéns pela resenha!

Valentina.Cunningham 25/01/2016minha estante
Matheus eu amei a sua resenha, vc definiu o meu sentimento pela mitologia!
Eu comprei esse livro quando era criança, exatamente esse da foto, é uma das primeiras edições que não é mais vendida, tem as fotos das pinturas bem grande para ver, eu me apaixonei por ele no instante que o vi, gastei toda a minha mesada nele... Eu tinha acho que 13 anos, até hoje sou extremamente feliz com ele! O nome faz jus porque ele de fato de ouro com todas as histórias, canticos, poemas... Nossa, nenhum livro até hoje me encantou tanto quanto esse!

Bia 07/02/2016minha estante
Estou esperando o meu chegar, e já estava muito ansiosa para ler, mas depois que vi seu coméntario, fiquei com mais vontade ainda .

Manu.Cassanello 26/11/2018minha estante
Eu estou lendo esse, mas vi também "O Livro da Mitologia", sem o termo "de ouro", de capa amarela e da editora Martin Claret. Gostaria de saber se alguém já leu os dois e se tem alguma diferença de conteúdo. Os títulos em inglês são quase iguais (segundo as próprias informações de cada livro). A primeira vista, parecem ser apenas duas versões do mesmo livro, mas eu gostaria de confirmar com alguém que já tenha lido os dois.

Raiser 27/06/2020minha estante
Amei sua resenha
Amo Mitologia grega.

Gorette 20/02/2021minha estante
Eu sempre gostei da temática da Mitologia Grega, aqui fala de tudo um pouco , foi a duras penas que terminei este livro, na minha opinião muito confuso, como não será algo que não vou reler tentei encontrar alguém que ficaria feliz em receber o presente, só que achei que seria mais um presente de Grego então melhor não.. Mas, todo livro que foi escrito tem quem goste e quem não, o ideal é ler pra omitir opinião.

Vamlirynna 29/12/2021minha estante
O livro é realmente muito bom!! Como eu amo ser pagã ?

mavi34 11/02/2023minha estante
caraca, que resenha incrível!
comprei o livro hoje e com certeza já vou começar a ler

Carolina221B 30/07/2023

Enriquecedor
Aqui fazemos uso daquela famosa frase que o Skoob tanto ama: "O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito."
Apesar de eu ter achado a leitura muito cansativa(talvez pelo fato de conter muita coisa em uma única página), eu amei muito esse livro. As pessoas podem até achar as histórias bestas e sem sentido, mas os grandes autores pensavam o oposto. Ter o conhecimento dessas histórias vai, com toda a certeza, me ajudar na leitura de vários e vários livros. Recomendo a todos, sem exceção!

"NÃO TE CURVES AOS INFORTÚNIOS, E SIM, AVANÇA COM MAIOR CORAGEM."
Craotchky 31/07/2023minha estante
Sim! Bem isso. Ler as grandes histórias clássicas serve também para ter contato com aquilo que será referenciado pelas obras posteriores; é se apropriar daquilo que norteou e influenciou muito da produção cultural vindoura

Carolina221B 31/07/2023minha estante
Isso, você falou tudo!!! Por isso eu amo ler os livros antigos. Eu sinto um prazer inexplicável quando entendo uma referência sobre algo que eu já li, principalmente quando vem de um dos personagens "frios e calculistas" que eu tanto amo. Kkkkkkk Ah, ainda tem tanta coisa para eu ler nessa vida... ?

Craotchky 01/08/2023minha estante
Quem não gosta de pescar referências, né

Edu 13/01/2016

Legal
Legal o livro, tem uns textos bem interessantes, mas... a ideia do autor de chamar os deus gregos pelos nomes romanos matou o livro totalmente. Quem prefere os nomes romanos pira.
Inato 12/08/2016minha estante
Devia apresentar os dois

Edu 13/08/2016minha estante
As vezes o nomes em grego aparecem entre parenteses, ou são comentados, mas não é sempre. O autor preferiu mesmo os Romanos, nem curti.

Edu 13/08/2016minha estante
Mas tem bastante coisa legal no livro, apesar disso.

Peterson Boll 26/05/2011

Criatividade
Depois de ler sobre dezenas de cosmogonias e centenas de divindades, cheguei a conclusão que o Monoteísmo é no mínimo, tedioso.
George Facundo 07/06/2011minha estante
Nesse assunto, não sei se vcs viram, mas eu gostei muito de uma série chamada "O Poder do Mito", uma entrevista com Joseph Campbell! :-)

Aline R. 10/07/2011minha estante
hahahahhahahah, boa :D

Fabiano 09/09/2015

Completão!
História completa sobre o tema proposto, nenhum detalhe fica para trás. Super recomendado para quem gosta do tema e deseja conhecer mais sobre o assunto!
NandoLAo 10/09/2015minha estante
muito bom mesmo

Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Faltou se aprofundar na mitologia egipcia

William LGZ 11/08/2023

Muito bom embora tente englobar mais história do que devia
Uma coletânea das principais histórias da mitologia greco-romana e um pouco de algumas outras, em linguagem acadêmica, mas não tão complicada, que tenta transmitir de forma integral todo o conteúdo abordado sobre os antigos povos.

Embora hajam algumas críticas em relação ao autor e sua abordagem que supostamente censura certos trechos mais explícitos em alguns contos, para mim que não sou um profundo estudioso do assunto o livro entregou tudo o que prometeu e foi em grande parte muito bom de ser lido.

O que não apreciei e foi o principal motivo para não ter dado uma nota maior consiste no fato de outras mitologias terem sido trazidas a tona bem no finalzinho, de forma apressada e sem tanta necessidade disso já que se vende muito mais focado nas civilizações gregas e romanas do que outras. De qualquer forma, ainda assim o indico pois é um dos melhores que já li se tratando desse gênero.
Amanda2041 11/08/2023minha estante
Nossa, quero muito ler esse livro!

William LGZ 11/08/2023minha estante
Espero que goste!

Paminea 15/08/2020

Nem tudo que reluz é ouro.
O dito livro de ouro deixa um pouco a desejar, primeiro ele trata quase que só da mitologia greco romana e muito pouco fala sobre as outras, em alguns pontos traz fatos irrelevantes e em outros resume até demais as histórias, as ilustrações as vezes ficam fora de lugar e não encaixam com o texto, por fim, me incomoda um pouco a impressão de que o autor fala sempre sobre cristianismo como superior e desmerece as crenças pagãs, falando sobre "trevas paganistas" e como os antigos criavam lendas para explicar pela das "informações de que dispomos, procedentes das Escrituras" que nós temos hoje.
Sandra Rosa 25/08/2020minha estante
Também achei, foi decepcionante

Paminea 25/08/2020minha estante
Qual parte? São muitas kkk

Gustavo 15/04/2013

UM GRANDE E APRESSADO RESUMO!
O livro nada mais é do uma coletania de artigos rápidos e desconexos dos mitos gregos. Não há uma narrativa coerente, nem um estudo de como a mitologia era importante para os crentes antigos. Cada capitulo traz uma rápida descrição de um mito, seu parentesco com outros deuses e/ou uma resumida narração de sua historia.
Vale o preço que se paga em um livro de R$10,00 que se encontra numa banca de jornal.
Viviane 09/11/2015minha estante
Quando li a proposta do livro me apressei em comprar imaginando se tratar de um livro completo sobre mitologia greco-romana apenas, daí apareceu uma promoção imperdível e comprei toda feliz e achando que era algum livro que contasse mesmo a origem, as histórias, os romances e guerras. Enfim, queria um resumo histórico das lendas, algo como um livro de história mesmo, apesar de não haver comprovação disso. Ledo engano.
O livro chegou e já me desapontei, percebi antes de abrir que não teria nem metade da metade dos mitos que desejava saber mais, mas imaginei que tivesse uma continuação ou algo assim.
Li os primeiros contos ( porque nada mais é do que isso ) e folhei por cima, percebendo assim as lendas nórdicas , entre outras e só então percebi que o livro (fino demais pro meu gosto) era não só uma obra "completíssima" da mitologia greco-romana que imaginei, era também uma obra completíssima de todos os heróis famosos, lendas, artefatos e tudo mais da toodaa a mitologia!!!
Olha, nunca me desapontei tanto com um livro, e sou do tipo que não reclama ou abandona nada, mas esse livro nada mais é que uma coletânea de contos , algo que eu posso fazer retirando os contos da internet e imprimindo, com a diferença que o meu livro seria muito mais completo.
Pra quem tem acesso a net hoje, não recomendo a compra, é perda de tempo, uma pesquisa rápida, um site de contos e lendas tem mais conteúdo que o livro.

Nena 07/11/2016

Para quem quer um resumão básico em um só livro, esse é o livro certo. Fala da mitologia grega, romana, guerra de troia, a odisseia de Ulísses, Pitágoras, mitologia oriental e nórdica. Tudo bem resumidão e com ilustrações. Ponto fraco: muito resumido, ilustrações em preto e branco e não cita as “coincidências” da vida de vários deuses com o cristianismo. Aliás, usou por mais de uma vez o termo “trevas do paganismo” referindo-se a uma religião muitíssimo mais antiga q o cristianismo, o q achei tremendamente desrespeitoso. Mas é um bom livro.
Vikevelyn 07/11/2016minha estante
Como sempre suas resenhas estão sensacionais (: vou ver se tem em pdf pq comprar um "resumao" nem compensa.

ELAINE181 26/01/2014

Fascinante!
Sempre fui fascinada por mitologia, principalmente a grega.
Esse livro nos leva a histórias fascinantes de deuses, deusas, ninfas, castigos, heróis, e um conhecimento geral para quem busca saber sobre mitologia.
Joy* 29/03/2014minha estante
Concordo. Eu também sou fascinada pela mitologia.

Bea 04/02/2020

Surpreendeu
Peguei emprestado do meu namorado pra ler e gostei bastante, mais do que eu esperava. Dá pra aprender um pouco de mitologia de uma forma interessante. Vale a pena.
Lorena 04/02/2020minha estante
Li este livro há alguns anos e gostei bastante!!

Daniel432 01/10/2017

Livro de Prata da Mitologia
Para ser chamado de livro de ouro um livro tem que tratar de tudo relacionado ao tema e não é isso que se vê neste livro.

O autor trata com riqueza de detalhes a mitologia clássica greco-romano, citando até heróis e mitos irrelevantes. Mas dedica poucos capítulos para as mitologias nórdica, bretã e oriental. Também não há citação nenhuma às mitologias latino americanas, as ricas culturas maias, astecas e incas e mesmo indígena brasileira e estadunidense.

Por isso, para mim, este é o livro de prata da mitologia ou o livro de ouro da mitologia greco-romana.
l. r. Silva 19/12/2017minha estante
Tive essa mesma impressão. Também incomodou um pouco o fato dele usar os nomes romanos dos mitos, em vez dos gregos. O que você recomenda na linha das demais mitologias que você citou?
um abraço, valeu!

Erika 09/09/2019

Ouro?
Comecei a leitura com o nariz torcido por causa do título. Achei muita pretensão. Mas pretensão do tradutor, pois o título original é bem mais modesto. Trata-se de breves resumos de alguns personagens mitológicos e suas peripécias, nada mais que isso. Nem os doze trabalhos de Hércules são narrados, apenas citados em nota.

Reconheço sua importância no passado, já que na época da sua publicação as informações a respeito do assunto não eram lá muito acessíveis, mas hoje, século XXI, um Google basta. Não existe diferencial nenhum em termos de escrita. Resumo, gente. E muitas citações de Milton.

Achei que iria servir de apoio à leitura de Ilíada, mas não acrescentou nada. Conclusão: se você quer ler Ilíada, Odisseia e Eneida, leia os mesmos. Mas se você é somente curioso e quer ter uma breve noção dos deuses, não gaste seu dinheiro, use a internet.
Victor 02/05/2020minha estante
Presunção. Essa é a palavra. Não poderia concordar mais. Um "livro de ouro" deveria falar sobre todas as mitologias, e não dedicar quase 80% de seu conteúdo à Grécia. É como você disse: falha da tradução.

Everson Rodrigues 18/12/2015

Análises descompensadas, mas leitura regular.
É interessante o modo didático que começa o livro e as análises sobre a mitologia grega prendem a atenção. As discussões sobre monstros mitológicos e sobre a origem da mitologia também são boas. Infelizmente o livro se propôs a discutir várias mitologias, mas foi tão breve em outras importantes como a egípcia que ficou meio frustrante. No mais, é uma leitura recomendada pra quem tem interesse no assunto e quer uma leitura leve.
Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Achei que iria encontrar mais informacoes sobre a mitologia egipcia e seu politeismo fascinante.Mas fiquei descepcionada com isso.O autor poderia especificar "O livro de ouro da Mitologia Grega e Nordica",mas por 9.90 foi uma boa leitura.