O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Nena 07/11/2016

Para quem quer um resumão básico em um só livro, esse é o livro certo. Fala da mitologia grega, romana, guerra de troia, a odisseia de Ulísses, Pitágoras, mitologia oriental e nórdica. Tudo bem resumidão e com ilustrações. Ponto fraco: muito resumido, ilustrações em preto e branco e não cita as “coincidências” da vida de vários deuses com o cristianismo. Aliás, usou por mais de uma vez o termo “trevas do paganismo” referindo-se a uma religião muitíssimo mais antiga q o cristianismo, o q achei tremendamente desrespeitoso. Mas é um bom livro.
Vikevelyn 07/11/2016minha estante
Como sempre suas resenhas estão sensacionais (: vou ver se tem em pdf pq comprar um "resumao" nem compensa.

Alex Marcelo 23/05/2015

Recomendo!
O Thomas Bulfinch conta a estória dos Deuses, Semi Deuses, Heróis etc de uma forma tão clara e objetiva, que dificilmente senti vontade de parar à leitura. Eu que sempre tive um certo interesse em saber um pouco mais sobre a Mitologia Grega posso dizer com veemência que aprendi muita coisa e fiquei fascinado! Confesso que para marinheiro de primeira viagem é um pouco mais confuso, pois o lance dele ter dado os nomes dos Deuses em grego e romano deixa a gente um pouco perdido! (risos) Mas nada que umas repaginadas não resolvessem tal problema, ouso informar que é um livro com muitas informações.Muito bom! Com certeza lerei novamente e pesquisarei mais outros livros com o mesmo tema. Em tempo, Bulfinch foi feliz em ter enfatizado também sobre outras mitologias como a Nórdica, Celta, etc. O livro é excelente!!! Super recomendo!
Alex Marcelo 23/05/2015minha estante
Ah, não curti muito os poemas citados.

Bea 04/02/2020

Surpreendeu
Peguei emprestado do meu namorado pra ler e gostei bastante, mais do que eu esperava. Dá pra aprender um pouco de mitologia de uma forma interessante. Vale a pena.
Lorena 04/02/2020minha estante
Li este livro há alguns anos e gostei bastante!!

dragonrider 07/06/2021

O Livro de Ouro da Mitologia
É interessante como esse livro descreve os mitos, locais, escritores e toda a mística de uma forma simples de compreeder.

Eu achei rápido de ler e gostosinho até. As imagens no meio do livro ajudam muito na dinâmica toda da leitura.

Infelizmente achei que as demais "mitologias" apresentadas foram de maneira meio rasa. Poderiam ter ficado de fora, já que foram só menções parcas...

E mais: hinduísmo e budismo não são mitologias. Na minha visão eles se enquadram mais em religiões/filosofias, o que faz parecer errado estar em um livro mitológico.

Mas o livro no fim é bom para quem tem vontade de aprender mais sobre as crenças greco-romanas.
Thais.Sermoud 07/06/2021minha estante
Estou gostando

Everson Rodrigues 18/12/2015

Análises descompensadas, mas leitura regular.
É interessante o modo didático que começa o livro e as análises sobre a mitologia grega prendem a atenção. As discussões sobre monstros mitológicos e sobre a origem da mitologia também são boas. Infelizmente o livro se propôs a discutir várias mitologias, mas foi tão breve em outras importantes como a egípcia que ficou meio frustrante. No mais, é uma leitura recomendada pra quem tem interesse no assunto e quer uma leitura leve.
Patricia.Paixao 27/01/2016minha estante
Achei que iria encontrar mais informacoes sobre a mitologia egipcia e seu politeismo fascinante.Mas fiquei descepcionada com isso.O autor poderia especificar "O livro de ouro da Mitologia Grega e Nordica",mas por 9.90 foi uma boa leitura.

PriAndrade 08/06/2011

Queria ter aulas de história desse tipo!

Muito bom livro que conta a história dos deuses (e mortais)! Para quem gosta desse tipo de assunto, esse livro é altamente recomendado, pois conta essas histórias de um jeito interessante (não joga um monte de informações tornando a leitura massante).

Uma coisa que achei bem legal é o fato de no livro, ao contar a história dos deuses, ele indica qual é o nome desse deus em todas as mitologias (ex.: Ares é o deus da guerra na mitologia grega. Na mitologia romana, esse deus chama Marte. Poseidon deus dos mares na mitologia grega que é o Netuno da mitologia romana.)

Na Grécia, as crianças aprendem essas histórias na escola (claro, é a história deles). Mas, não seria bom se aprendessemos nas nossas aulas de história também?

Vanessa Vieira 01/05/2011

O Livro de Ouro da Mitologia_Thomas Bulfinch
O Livro de Ouro da Mitologia, de Thomas Bulfinch, retrata a mitologia greco-romana de uma forma abrangente e rica em detalhes. O livro conta a história dos deuses e heróis, desde o seu nascimento, passando pelas suas proezas em vida, até o seu descansar eterno. Além de abrangir a mitologia greco-romana, Thomas Bulfinch nos revela informações sobre as mitologias nórdica, egípcia, hindu, dentre outras.

Dentre as histórias do livro, vale ressaltar de Prometeu e Pandora (conhecida pela lenda da Caixa de Pandora), Midas (o rei que tudo que tocava transformava em ouro), Cupido e Psiquê ( uma história interessante e super linda), Eco e Narciso, Perseu e Medusa (o monstro que transforma em pedra todos que olham diretamente em seus olhos), Hércules, Baco (deus do vinho), Orfeu e Eurídice ( uma história triste, que retrata o mais genuíno amor), A Guerra de Tróia, Fênix, Druidas, entre outros.

Sou suspeita de falar em mitologia grega, pois sou amante desses mistérios e lendas, mas o livro de Thomas Bulfinch não deixa a desejar em nenhum quesito. O livro é uma espécie de almanaque, um manual, para entendermos várias lendas e histórias que são retratadas em filmes e na própria literatura. Os leitores que gostam de Percy Jackson e outros livros do gênero, com certeza irão amar O Livro de Ouro da Mitologia, pois ele serve de base para entendermos melhor os fatos narrados nesses livros. Recomendo a todos!

Cado Rocha 07/02/2009

O mais interessante é que as leituras são breves e a linguagem dos contos é leve. É bom até pra se consultar de quando em quando, após a leitura! ;)

FNEVES 30/04/2009

O porquê que eu abandonei esse livro.
Como já disse é repito “Sinceramente não posso dizer que abandonei esse livro, pois ainda pretendo continuar...” e nem sei mais porque ainda não terminei se eu gosto de mitologia...

OBS: Classificado como BOM, ainda, pois não conclui a leitura.

Diego Claudino 03/04/2010minha estante
O Livro é ótimo.. pra quem ainda não teve experiencias com Mitologia.. ele dá um apanhado geral da mitologia grega com uma incursão em mitologia nórdica, egípcia, indiana entre outras.. enfim é ótimo pra compreender alguns dos conceitos que surgiram na sociedade e eeu recomendo!

Josy 02/10/2011

Coletânea
O Livro de Ouro da Mitologia esclarece-nos muitas curiosidades a cerca de tantos personagens mitológicos que sabemos que "existem" porém não conhecemos sua real história.

Confesso que me diverti ao ver que em várias ocasiões os personagens se tranformavam em pedra, aves, bichos do mar. E na maioria da vezes movidos pelo amor ou pelo ódio. Sempre havia punição ou "prêmio" pelas atitudes tomadas.

Adorei, saí sem dúvida da ignorância em se tratando do tema.

Ana Lidia 11/10/2009

Li aos poucos... não é prá ler de uma 'pancada'...

Tem uma linguagem fácil!

Estórias e fatos que você ouve falar hoje em dia e nem imagina que tem sua raíz lá no Monte Olimpo!

Prá quem gosta de Mitologia é fundamental!

Tanko 03/08/2009

Must have
Esse foi um dos primeiros livros sobre Mitologia Grega que li e, possivelmente, o melhor. O Livro de Ouro faz juz ao nome, é abrangente, acessível e gostoso de ler. A antiga edição de bolso já era ótima, essa versão nova e turbinada, cheia de imagens maravilhosas, faz bonito na estante do colecionador.

As histórias da mitologia mostram como cultura nunca é inútil!