O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Beatriz.Nascimento 09/03/2021

Viajem pela Mitologia
Sabe aquele livro que aguça os sentidos e a imaginação?...
Que é uma viagem sem volta...
Foi exatamente nesse contexto que me deparei ao ler este livro.
A mitologia, seja Greco-romana, Nórdica, Egípcia ou qualquer outra, faz parte da literatura e compõe as grandes obras que aquecem as almas dos literatos, e também dos não-literatos. Não vou perguntar se o leitor gosta de mitologia, uma vez que ela compõe boa parte da base literária, o que torna impossível não ter contato com ela. Mas, para os amantes que querem mergulhar profundamente e conhecer os detalhes e a verdade nas história de heróis, deuses, semideuses e vilões, este é o livro certo!

Thomas Bulfinch trouxe neste livro as narrativas sobre as divindades da mitologia Greco-romana. Uma riqueza cultural em cada historieta que foi bem utilizada por Shakespeare, Chaucer, John Milton, Lorde Byron, Virgílio entre outros escritores que marcaram a história da literatura. Bulfinch acrescenta ao final das histórias partículas de poemas que fazem alusões a seus personagens, o que deixa tudo mais interessante e faz o leitor querer mergulhar em outras obras paralelas.

Zeus(Júpiter), Hera(Juno), Poseidon(Netuno), Hades(Plutão), e Apolo(Febo) são alguns dos grandes deuses que residem no Monte Olimpo, conhecidos por suas inclinações à paixão, à vingança, ao ciúmes, à inveja e à demonstração de poder aos mortais. Essas divindades se destacam pelos castigos proferidos as suas criações, como exemplo disso, a história de Dirce, esposa de um rei chamado Tebas, teve seus cabelos amarrados a um touro para que o animal a arrastasse até a morte; e Mársias, um mortal que desafiara Apolo para uma competição musical e foi esfolado vivo pelo deus-sol.

Muitas das lendas foram usadas para explicar fenômenos que ocorrem atualmente, como nomear as estrelas, os animais ou flores, geralmente levam o nome de um amante, como na história de Clítia. Uma ninfa aquática que apaixonada por Apolo, não era correspondida, por vários dias esteve contemplando-o desde o nascer até se por, e assim ficou sem beber e se alimentava das próprias lagrimas; até que se transformara em girassol, enraizando seus pés no chão. Tornou-se uma bela flor que se move de maneira a estar sempre voltada para o sol.

O leitor irá viajar pela grande guerra de Tróia, que foi um dos temas triunfais nas obras de Homero e Virgílio, onde temos as aventuras de Ulisses, Enéias, os soldados de Aquiles, chamados Mirmidões. Além do contexto bélico em que os deuses participam.

O autor também conta vários mitos da mitologia Nórdica, Oriental, Escandinava, Hindu entre outras, como a origem de Odin, e seu universo sustentado pela árvore Ygdrasil, pelas suas raízes deu origem a reinos como Jotunheim ( morada dos gigantes) e Asgard ( morada dos deuses). Também mitos sobre Buda, Dalai Lama, Zoroastros entre outros.

Espero que o leitor faça uma boa viagem através dos parágrafos desse ‘almanaque’, e desfrute cada lugar. Eu viajarei novamente, em breve.

Bea 14/03/2021

Comprei esse livro aos 12 ano, quando estava obcecada por PJO. Na época não consegui terminar o livro, só li algumas histórias como a ninfa do girassol, Cupido e Psique, Píramo e Tisbe, mas as outras não me conquistaram. Hoje em dia, entendi e consegui entender, mas teve alguns momentos que eu preferia ter escolhido outra versão para conhecer mais sobre a mitologia. Achei esse livro muito confuso em alguns momentos, tipo quando misturavam os nomes gregos e romanos dos deuses.

Hugo.Romano 17/03/2021

Épico.
Cada vez que leio mais sobre os mitos fico mais e mais atraído por eles. Thomas consegue levar a gente nessas histórias de forma bem fluida e agradável, além de fazer inúmeras referências a autores de prosa como Milton e Moore.
Única coisa que eu preferiria se fosse diferente seria se os nomes dos deuses fossem usados em Grego não em Latim, mas apenas questão de preferência. Ótima leitura.

Kevis Wallis 17/03/2021

Uma odisséia!
O livro tem um compilado bem bacana e objetivo. Mas, apesar de gostar muito da mitologia, demorei muito para terminar de ler, porque são vários contos isolados e tal. Além de que as citações doa poemas são um pouco desnecessárias. Mas no fim das contas é um bom conhecimento.

Gustavo Medeiros 19/03/2021

Uma enciclopédia
Uma das obras mais influentes sobre mitologia. É um livro muito rico sobre a mitologia grega, nórdica e orientais. Compõe da maioria das histórias que cativaram o mundo e as mais importantes estão aqui presentes.

Lucas 30/03/2021

Uma ótima compilação de mitologia
Trata-se da compilação, de forma resumida, de várias narrativas e histórias de mitos de diversas eras e tempos, e de diversões povos.

Da Grécia antiga até o período medieval, temos a oportunidade de conhecer os relatos de deuses e heróis, provando que até os dias de hoje foram preservados.

Isa 12/04/2021

Fiquei confusa pelos nomes estarem em romano e não em grego e senti falta de mais informações. Fora isso, achei muito bom, ter fotos ajudava muito.

Line 29/04/2021

Excelente livro para quem é fã da Mitologia. Forma didática esclarecendo os nomes de cada deus e suas histórias.
E para quem não é tão fã, o livro ajuda a entender todo esse universo da mitologia. E sem contar que é ilustrado com diversas obras de arte

Bruna 02/05/2021

Resumidao
É o basicão sobre a mitologia, sobretudo grega. É legal pra ter uma visão geral sobre nomes dos personagens, seus relacionamentos e seus principais feitos. Mas as vezes é tãããão resumido que mal da pra entender direito o que rolou hahahah mas pra um primeiro overview eu curti.

yamss 25/05/2021

é bom, mas esperava mais.
cara, o livro é muito bom, bem direto e sem enrolação, mas as informações parecem muito jogadas. ao mesmo tempo que é resumido demais, é muita coisa ao mesmo tempo. eu tava esperando ele falar de outras mitologias além da romana mas isso só aconteceu nos últimos, sei lá, 5% do livro, daí ficou uma coisa super vaga. eu procurava uma coisa mais completa, com os acontecimentos em uma ordem melhor pra compreender e relacionar as histórias. de qualquer jeito, é um bom livro, sim. não chamaria de livro de ouro, talvez um bronze encaixe melhor no título.

Rafael_Santiago 06/06/2021

Narrativas simples e diretas
O livro foi escrito em 1855, contudo, o texto -- pelo menos a tradução -- não tem uma escrita com uma pegada antiquada. Por conta da idade da publicação, alguns momentos de anacronia existem, lógico, mas as notas presentes no texto sanam isso que viria ser um problema.

Um ponto negativo é a adoção dos nomes romanos das divindades gregas. Isso atrapalha um pouco ao associar os mitos contados com algum conhecimento prévio que o leitor possa ter. Mesmo porque hoje (2021) os nomes gregos acabaram por ser ou voltaram ser mais usados do que os romanos. Talvez esse seja um ponto central que contribua para envelhecer um pouco o conteúdo.

Ao contrário de "Os mitos gregos" do Robert Graves, esse livro apresenta apenas uma versão de cada mito e discute minimamente suas possíveis origens. De fato eu achei a leitura bem mais fácil que "Os mitos gregos". Porém ele é bem menos denso. Se você procura densidade, pode não gostar.

Algo interessante nesse livro é mostrar ao final de cada mito narrado, referências a ele em poemas épicos ou modernos.

À propósito, os capítulos sobre a guerra de Troia, o regresso dos gregos e o regresso de Ulisses, podem ajudar quem estiver se aventurando pela primeira vez na leitura da "Ilíada" e/ou da "Odisseia". Da mesma forma, existem alguns capítulos dedicados a Eneias e podem ser úteis para leitores da "Eneida".

Em resumo, se você gostar de mitologia, ainda vale a leitura. Os mitos são atemporais então mesmo com algo ultrapassado aqui ou ali o livro ainda se sustenta atual por conta dos mitos que nunca vão sair de moda.

Matheus 20/06/2021

Ler esse livro me fez lembrar, de histórias que eu li a muito tempo, e me deu novos olhares a histórias que li a pouco tempo, o melhor desse livro são os desdobramentos da mitologia na literatura. Universal, nos poemas e nos contos além de um resumo bem detalhado da Ilíada, odisseia e Eneida... Foi um bom investimento o livro é lindo e conta com boas gravuras

Mariana 21/06/2021

O livro da mitologia, de Thomas Bulfinch.
O autor escreve sobre alguns mitos, principalmente gregos e romamos. Não segue uma ordem cronológica. A despeito dessas pequenas observações, é um bom livro. Uma introdução a mitologia, um belo trabalho de 1855. O autor tem razão quando apresenta aos leitores que a mitologia se faz necessária para entender a literatura: " Sem o conhecimento da Mitologia, boa parte de nossa elegante literatura não pode ser compreendida e apreciada."

Gabriel 29/06/2021

Excelente livro
Um excelente livro para quem gosta de mitologia e quer aprender um pouquinho mais. O autor trata de forma muito clara as principais histórias de diferentes mitologias ao longa da obra inteira e estabelece algumas relações entre elas. Livro completo e fácil de ler.

Nick Dede 03/07/2021

Melhor livro de Mitologia para iniciantes!..
Esse livro é ótimo pra quem quer começar a estudar sobre mitologia, recomendo muito, já acabei ele, mas a vontade de ler mais vezes me consome! A maneira como ele conta as histórias eh muito bom, você se interessa mais, ele incentiva você a aprender mais sobre mitologias e seus deuses! Eu recomendo pra todos, 5 estrelas, perfeito!!!