Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré

Resenhas - Éramos Seis

cerejinha. 20/09/2024

Todos deveriam ler
Já faz alguns dias que terminei essa obra prima, mas acredito que não vou esquecer tão cedo dessa história.
O livro basicamente narra o dia-a-dia de uma família pela visão da mãe, Dona Lola. Ela conta sobre seus 4 filhos e o marido. Apesar de ser antigo, ele é muito atual, em muitas partes me identifiquei muito com ela, por também já ser mãe me senti muito tocada, principalmente nas partes tristes. Enfim quero reler em breve e irei indicar essa livro pra muitas pessoas de olhos fechados. O melhor que li esse ano e um dos melhores da minha vida!

Valentine.Paes 17/09/2024

Não tem como não chorar
Éramos seis é um livro que se passa em meados da década de 20 e narra a história de dona Lola, dona de casa que se esforça diariamente para o bem estar de toda a sua família, seu marido, Júlio, e seus quatro filho, Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel, uma vida muitas vezes frustrante e triste.
Os personagens são tão bons e completos, assim como toda narrativa, que viaja de lembranças em lembranças em uma sequência no tempo.
Enfim, é um livro impecável, que proporciona a quem o lê uma imersão incrível, que mesmo não sendo uma realidade igual a sua, te faz entendê-la.

"Grossas gotas de chuva caem do céu sobre a terra, sobre as folhas das árvores e sobre os telhados. Cor de cinza. Solidão".
Godoyvitoriaa 17/09/2024minha estante
Quero muito ler!

Clara T 14/09/2024

Saudades e Nostalgia
Dona Lola tem a história de sua vida despertada na visão de sua casa na Avenida Angélica que foi tão sofrido pagar. O resultado desta conquista já não está na família e faz parecer que a família também se perdeu. Aos olhos de Lola, sua família que era de seis pessoas, hoje vive solitária numa pensão de Irmãs. Seus filhos estão no mundo, construindo suas próprias famílias. O marido Júlio não sobreviveu para compartilhar a velhice.
A história é um drama familiar que representa muito das famílias dos dias de hoje. A pobreza e a luta diária, crianças brincando na rua, a mãe fazendo bicos com as encomendas de tricô, doces e salgados para as famílias ricas, poderia ser a vida de muitas famílias. A saudade da mãe e das irmãs no interior também é outra marca característica.
A postura bruta do pai autoritário e seus sermões ao mesmo tempo que a mãe tenta fazer todas as vontades dos filhos, de forma altruísta é o símbolo maior do amor familiar na época. Felizmente as coisas mudaram e a moral já não aceita determinados comportamentos. A facilidade com que Lola perdoa Alfredo por seus desvios de caráter mas não é capaz de fazer o mesmo por Isabel é outro símbolo do machismo do período que hoje não seria bem visto.
As doenças ainda são motivos de grandes preocupações. Sem plano de saúde, opções de ver um médico e realizar tratamento é algo a ser evitado.
Como a história se passa na capital de São Paulo, conseguimos ver a revolução e o movimento comunista como mais do que o pano de fundo da história.

Reler Éramos Seis foi especial para poder ler sua continuação: Dona Lola. Esperamos ver a redenção de sua personagem e o sucesso familiar de seus filhos como resultado da boa criação e os sacrifícios da infância.

AndrA.Pieroni 10/08/2024

Reflexões profundas
Que linda história de Dona Lola. Sempre fui fã da novela e hoje vejo que o livro é uma inspiração. É dramático e visceral, apesar de lento. A história da mãe que abre mão de si mesma pelos filhos. A história de filhos que muitas vezes queremos entrar no livro e socar a cara rs.
Um livro que me retrata a vida.

Tem falas que são desconfortáveis nos dias de hoje, mas é preciso lembrar que o livro foi escrito na década de 40.

Vale muito a pena.

@fabio_entre.livros 06/08/2024

Anticoncepcional em forma de livro
Há alguns anos eu vi um meme que dizia que "o melhor anticoncepcional do mundo é ver os filhos dos outros fazendo escândalo em público". Pois bem: "Éramos seis" é um complemento à altura do meme. O que a mãe e protagonista deste livro sofre de desgostos e aflições por causa dos filhos é mais que o suficiente para repensarmos a necessidade de perpetuar a espécie.
Esta é a obra de maior sucesso da autora e, francamente, a fama é justificável: não apenas é um dos livros mais amados da literatura brasileira como também é um recordista em adaptações televisivas. Afinal, não é qualquer livro que tem força e conteúdo para render cinco novelas.
A trama acompanha o cotidiano da família Lemos desde o início dos anos 1900 até a década de 1940. A família vive em São Paulo e, como o título evidencia, é formada por seis membros: mãe, pai e quatro filhos. Quem narra a história é D. Lola, a matriarca, e em seu relato somos apresentados às batalhas diárias travadas por ela e seu marido (mas especialmente por ela) para manter o bem-estar e a dignidade da família. A tarefa não é simples: além de serem muito pobres e sempre ameaçados por apertos financeiros, os filhos são uma fonte constante de preocupação para D. Lola, que carece de pulso firme para lidar com eles. Mais que isso, ela sempre os coloca como prioridades acima de si mesma, o que frequentemente culmina em situações de autossacrifício para ela.
Creio que a beleza maior do livro está na sensibilidade com que a Sra. Dupré conta a história, transpirando maternidade em cada página. A propósito, o único outro livro que consigo imaginar para comparar com o grau emocional e a abordagem temática dos sacrifícios da maternidade é "A thousand splendid suns", do Khaled Hosseini. É certo que o de Hosseini representa outra realidade e cultura, mas a verdade que liga ambos é universal: não há nada que uma mãe não faça por seus filhos.
Rodrigo1001 07/08/2024minha estante
Adorei a resenha! Me deixou curioso!

@fabio_entre.livros 07/08/2024minha estante
É uma jornada emocionante, Rodrigo! ?

Agata32 05/08/2024

Chorei lendo no meio do onibus ??
obs: um cara esquisito me parou no meio do onibus falando que ja viu a novela de eramos seis KAKAKAAK muito eu

Maria Regina 17/07/2024

Já tinha lido na adolescência, para a escola, mas devo confessar que lembrava mais da versão das novelas (assisti 3 adaptações), em que acontecem coisas que não existem no livro e os personagens são diferentes. Enfim, de qualquer forma, é um livro emocionante, a luta / força de uma mãe para manter a família unida, fazendo tudo para a felicidade dos filhos, sossego do marido.....
Assiste a morte do marido, de um filho, o afastamento (por diversos motivos) dos outros, fez tanto sacrifício pela casa da Avenida Angélica para terminar seus dias num quartinho de pensão das freiras.
Devemos, realmente, nos sacrificar pelos outros? Uma mãe responderá que sim, que um filho sempre tem a prioridade.

yara.dias.7927 17/07/2024

D. Lola é uma mulher comum, sua vida carrega semelhanças com a vida de alguma mulher que conhecemos (ou que somos).

Os rumos que o destino vai tomando, a forma com que ela vai levando e tentando sobreviver aos acontecimentos nos deixa interessados. O que será que a vida tem reservado para D. Lola?

Bruna 13/07/2024

Éramos seis
?Éramos Seis? é um romance de Maria José Dupré, publicado em 1943, que narra a história de Dona Lola e sua família ao longo de várias décadas. Ambientada em São Paulo, a trama acompanha os desafios e as mudanças na vida de Dona Lola, seu marido Júlio, e seus quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.

A narrativa explora temas como amor, sacrifício, perda e resiliência, mostrando as dificuldades enfrentadas pela família para manter-se unida em meio às adversidades econômicas e pessoais. A história é contada com sensibilidade e realismo, retratando o cotidiano e os valores da classe média brasileira da primeira metade do século XX.

È um retrato comovente das relações familiares e da luta pela sobrevivência e dignidade, destacando a força e a determinação de uma mãe em tempos de crise.

Murile 04/07/2024

Erámos Seis
É um livro de muita reflexão, e penso ser impossível ler sem nos emocionar. Retrata a história de uma mãe, que vê de repente seus filhos crescerem e virarem adultos. Terem as suas próprias responsabilidades e partirem mundo afora. Em estalar de dedos, D. Lola se vê sozinha, com todos os seus filhos criados e bem distantes. Recomendo para todos, mas é bom já se preparar para se emocionar. Finalizado com sucesso!

Suh 28/06/2024

Um aviso
Mas mãe é assim mesmo. Um aviso :não leia se tiver ansiedade ou depressão, me deu altos gatilhos ,mas fora isso é bom.
Hehehe.

Vicioouss 23/06/2024

Sempre que posso falo a respeito desse livro, pois depois que o li sinto que não posso ser a mesma. Ontem reli esse livro e chorei do início ao fim do livro, como se a minha história e a de Dona Lola houvesse se misturado e assim se tornado uma única história, é simples, e talvez por isso seja tão difícil, em alguns momentos até dói. Obrigada Maria José Dupré por ter escrito esse livro.

Ina 23/06/2024

Um romance familiar de época
Éramos Seis é um romance clássico que nos apresenta a vida da família Lemos, temos a mãe, o pai, a empregada e os quatro filhos. Os pais correndo atrás para pagar as prestações da casa que compraram na Avenida Angélica e os filhos vão crescendo, e cada vez mais, formando as suas personalidades. Paralelamente acompanhamos a família materna de Itapetininga. Pra mim, a leitura foi muito prazerosa, eu ri, chorei, torci e vibrei por todos, essa família Lemos tem um lugar especial dentro de mim.