Batman 70 Anos nº 2

Batman 70 Anos nº 2 Edmond Hamilton

Resenhas - Batman 70 Anos nº 2

Lucas Muzel 24/02/2024

Coletânea temática
Coletânea criativa, por se ater a um tema (Batcaverna) e pela seleção das histórias. Altamente focada na era de prata, e contando com diálogos expositivos e situações que parecem levemente forçadas. Tem mais de um invasor da Batcaverna. Tem algumas histórias que poderiam ter versões mais modernas. O famoso dinossauro mecânico tem a sua origem contada, e é usado com frequência posteriormente. Já a moeda era tida como sendo do Duas-Caras, mas a história original aparece também por aqui. O malfeitor esquecido com obsessão pelo tostão. Foi uma decisão acertada mostrar diagramas da Batcaverna em cada década.

z..... 28/08/2018

Nessa coletânea as histórias relacionam-se à batcaverna, com HQs de diferentes épocas.
As mais antigas permitem percepção diferenciada: sobre o desfecho em mortes ser algo comum. Acredito que tem correlação com o contexto de época sobre a pena morte, que aparece ilustrado no final de uma das histórias, em jornal sobre o destino de bandido capturado pelo Batman, encaminhado para o sistema judiciário. A visão da punição cabal, e a própria morte, parece tão insensível, sem impactos ao leitor...
Outro fator de destaque nas HQs mais antigas é que, apesar de curiosas, são cansativas na leitura, por apresentarem excesso de texto, uma verdadeira poluição visual (e isso pode ser frustrante ao final de uma HQ ruim, como aconteceu com algumas na minha leitura).

Destaques para:
- "Irmãos de crime" - sobre um trio de irmãos criminosos (tosca, mas curti a leitura).
- "Ladrão do Tostão" - a história da famosa moeda gigante na batcaverna (pensava que tinha correlações com o Duas-Caras...).
- "A ilha dos dinossauros" - sobre outro troféu famoso: o dinossauro (muito ruim! ô bagaça!).
- "O primeiro homem-morcego" - a mais inusitada, mostrando um traje inspirador ao Batman, supreendentemente usado pelo pai do Bruce Wayne (tosca e curiosa).
- "O homem que cai" - uma das melhores histórias do Morcego em todos os tempos (como HQ independente, de desenrolar curto e completo). Já tinha lido em outra edição especial, mas com arte em preto e branco. As cores realçaram mais a história, redobrando minha predileção. É de 1989 e consiste em digressões do Batman (sem diálogos) em sua origem. Lembra "Batman Ano Um".
- "Dentro da Batcaverna" - a última da edição, tem arte e roteiro diferenciados, em um desenrolar, digamos, "fofinho" (colé mermão! tá me estranhando? estou apenas tentando descrever de maneira compreensível)