The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - The Picture of Dorian Gray


159 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


ludwig2 05/03/2023

Resenha
?O retrato de Dorian Gray? foi publicado em 1891. Para mim, é geralmente fascinante poder ler um livro escrito há mais de cem anos, e com esse não foi diferente. Ao longo de todo o texto, há reflexões filosóficas sobre arte, beleza, sociedade, e a vida. Os diálogos são naturais e bem escritos ? Oscar Wilde parece ter um talento para escrevê-los, e deve ter usado-o também nas várias peças de teatro que produziu.

O livro é permeado por um humor irônico, especialmente na presença do personagem Lord Henry Wotton, ou Harry. Este é um homem da alta sociedade e um filósofo mundano, cheio de epigramas sobre a vida. Porém, seus ditos contém muita ironia e deveriam sempre ser tomados com um grão de sal; por vezes, ele parece um personagem de Machado de Assis.

Harry é o melhor amigo e confidente de Dorian Gray, o protagonista da história, um rapaz de 20 anos dotado de uma beleza extraordinária e traços delicados. O pintor Basil Hallward, inspirado por essa beleza, procura captá-la num retrato de corpo inteiro do jovem; talentosíssimo, Basil consegue replicar de forma exata a imagem de Dorian na sua pintura. E, influenciado pelas falas de Harry sobre o valor da juventude e da beleza, Dorian deseja permanecer belo e jovem para sempre, como se ele fosse o quadro pintado que permanece o mesmo, e o quadro fosse uma pessoa que envelhece.

E esse é o começo da história e o problema de Dorian: o rapaz não envelhece fisicamente, permanece com o mesmo rosto limpo e puro dos seus 20 anos, enquanto a sua figura no quadro reproduz os efeitos do tempo e dos ?pecados? de Dorian. Ao descobrir isso, Dorian trata de esconder o quadro das vistas de todos. Assim, ao longo da história, a pintura vai adquirindo um aspecto feio, sujo, horrendo até, com um sorriso maldoso, mãos manchadas de sangue, e um olhar sarcástico e desdenhoso, à medida que Dorian vai realizando atos cruéis ele próprio: com sua influência sobre as pessoas, Dorian provoca a degradação, a desonra e até a morte de quem dele se aproxima. Isso porque o ?eterno jovem? tem uma visão de mundo hedonista e busca o prazer dos sentidos, através de meios criticados pela sociedade, como drogas e bordéis, e arrasta seus amigos consigo. E, ao contrário dos outros, Dorian não recebe os efeitos de seus atos no seu corpo: ele permanece belo e puro aos olhos da sociedade, e apenas o seu retrato fica progressivamente mais horrendo, sujo, e com uma aparência má.

Inicialmente, o livro parece mais ser um romance psicológico e quase psicanalítico (Freud deve tê-lo lido), mas aos poucos a história vai se tornando mais um horror fantástico, com as consequências dos atos de Dorian sobre as pessoas ao seu redor e a progressiva degeneração do seu retrato, que se torna horrível de ver, ao contrário de Dorian, sempre lindo e com um poder quase mágico de atração sobre qualquer um.

Para concluir, fico com uma pergunta: mesmo sabendo de todas as maldades que Dorian fez, será que, ao vê-lo, também não nos sentiríamos atraídos por ele, com sua beleza e juventude, como todas as pessoas que se relacionam com ele, e o perdoaríamos?
comentários(0)comente



hobbitusille 28/02/2023

Minha carteirinha gay atualizada com sucesso
Não posso ser um gay completo sem ter "leu o retrato de dorian gray" no meu currículo, então estou feliz que tirei isso da minha lista e minha carteirinha de homosexual está atualizada :)

brincadeiras a parte, finalmente li dorian gray e felizmente posso dizer gostei bastante.

sinto que ler a versão sem censura antes da versão oficial foi realmente uma boa ideia, mas eu acho que a versão final e censurada, por ser maior, vai ser um melhor completamento e talvez até uma versão melhor (menos pelo óbvio fato de ser censurada.). pretendo ler essa versão no futuro também, e então poderei comparar melhor e ter uma noção e conhecimento mais amplo do livro.
comentários(0)comente



Debora411 23/02/2023

The Picture of Dorian Gray
Maravilhoso. Uma história intrigante, muito bem escrito, do começo ao fim. Lord Henry foi meu personagem preferido, com diálogos muito interessantes e cheios de ironia. Ótima leitura!
comentários(0)comente



Gisele.Varotti 30/01/2023

O valor de uma bela casca
Incrível como a "moral da história" desse livro se encaixa no momento em que o mundo vive e, provavelmente, sempre viverá. Minha percepção dos dias atuais é que quanto mais bonito, fútil e artificial algo for, mais valor ele terá e mais notoriedade ele ganhará. Tudo gira ao redor de uma bela máscara, principalmente oportunidades e sucessos. Aí eu questiono: do que adianta uma maçã ser belíssima, ter a casca isenta de manchas e defeitos, ter proporções perfeitas se quando você a parte seu interior é todo podre?
comentários(0)comente



analeet 30/01/2023

eu to simplesmente chocada, esse livro é tao bom!!!!!!!!!!!!!! peguei pra ler sem saber direito sobre oq se tratava, esperava ser só mais uma leitura mas eu simplesmente amei! achei muito interessante. a escrita do oscar wilde faz tudo ficar melhor, é bem poética e bonita. sobre os personagens, achei o basil o mais normal dali, não compactuava com as loucuras do harry e sempre tentava ajudar e avisar ao dorian sobre as coisas e pessoas. o lord henry apesar de trazer vários ensinamentos ao longo do livro, as falas dele são 90% só tentando fazer frase de efeito, ele é bem hipócrita e acha que está sempre certo. sobre o dorian, achei ele um personagem muito doido e insano. uma coisa interessante é que no final apesar de ter a mesma aparência, ele tá completamente diferente. a dúvida que fica é quem levou dorian gray pro mal caminho? lord henry com o hedonismo dele, basil com o retrato ou foi ele mesmo que se levou a loucura? realmente não imaginava que esse livro fosse bom assim, me surpreendi muito e leria +500 livros do oscar wilde so pela escrita maravilhosa!

"Realize your youth while you have it. Don?t squander the gold of your days, listening to the tedious, trying to improve the hopeless failure, or giving away your life to the ignorant, the common, and the vulgar, which are the aims, the false ideals, of our age. Live! Live the wonderful life that is in you! Let nothing be lost upon you. Be always searching for new sensations. Be afraid of nothing."
comentários(0)comente



Sarah 19/01/2023

Li por que queria voltar a ler clássicos sem ser para faculdade e com certeza foi a melhor escolha como primeiro livro desse estilo. O retrato de Dorian Gray é um livro extremamente bem escrito, da espaço pra tantas análises. Toda a questão das diferentes visões que os dois amigos do Dorian tem sobre ele e como essas visões modificaram a forma que ele age como pessoa.
Sem dar muitos spoilers é sem dúvida um livro que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



IzaF. 16/01/2023

nice.
the first book i read in english.
Dear Dorian Gray, what do u do? what do u think? ?kill the past?? how can u made this with Basil? i really hate you.
comentários(0)comente



Gabriela986 29/12/2022

Uma vibe pouco hetero ?????
Li por conta da escola uma versão adaptada, nunca tinha lido nada do Oscar e depois desse tive bastante curiosidade.
A história é bem interessante e parte de uma premissa bem legal :)
comentários(0)comente



biaA31 27/12/2022

Surpreendeu
Já ouvi falar sobre o livro várias vezes, mas mesmo assim fiquei surpresa com a história, não esperava nada do que aconteceu.
Realmente me surpreendeu. Gostei muito, pra quem quer ler em inglês ele é bem fácil e tem imagens maravilhosas durante o livro.
comentários(0)comente



Fernand@ 26/12/2022

Clássico, questionador e sombrio
Eu adorei ler, mesmo meu inglês não sendo lá essas coisas, mas a Amazon tava dando de presente então não pude desperdiçar a oportunidade. Foi bom para incrementar o vocabulário, de qualquer forma, principalmente porque ler no idioma original te permite a própria interpretação de alguns termos. Oscar Wild trás as críticas à sociedade inglesa de sua época, ao enaltecimento do bom e do belo, ao status social, a cultura como supremacia, em um thriller fantástico! A sociedade cria o monstro e ele se revela no reflexo de Dorian, nos seus pensamentos mais cruéis, nas suas atitudes prepotentes, na sua consciência, na sua alma, no seu retrato. Adorei o final.
comentários(0)comente



Marina 26/12/2022

Este livro é como ler poesia. Há tantas boas citações e conversas sobre vida, juventude, beleza, pecados e morte. Eu amei! Com certeza um dos meus clássicos favoritos.
comentários(0)comente



Bianca92 26/12/2022

estava querendo ler esse livro faz mto tempo. gostei bastante da escrita do oscar wilde, eh um livro muito fluido apesar de se mto chato o cap 11
comentários(0)comente



Lindsey.Pohlmann 11/12/2022

Pra mim esse livro foi o mesmo caso de Hamlet, história boa porém que não me impactou, embora tenha achado o desenvolvimento dessa melhor, novamente li por conta da escola e foi meu primeiro contato com o autor, que por sinal foi positiva.
comentários(0)comente



diet_c0kee 10/12/2022

Melhor leitura do ano
Simplesmente o livro que mais me prendeu de todos os que eu já li!!!
Acho que posso dizer que li em menos de 24 horas considerando o tempo que eu estava lendo ele.

"The Picture of Dorian Gray" era um livro que eu não tava esperando ler ainda esse ano, porque eu não conseguia achar ele nas livrarias e acabei parando de procurar.
Então uma amiga minha disse que conseguia emprestar a versão dele em inglês para mim e tô lendo desde então.

Tenho muito a dizer sobre esse livro. Sei que na época de seu lançamento ele acabou sendo muito rejeito pelo público por conta da homofobia na sociedade, mas acabou sendo aceito anos depois. O próprio Oscar Wilde teve relações homossexuais e ele acabou incorporando isso com o que ele mesmo achava de si.
"The Picture of Dorian Gray" contém três personagens principais, Basil Hallward representa como ele se via, Lord Henry representa como outras pessoas o viam, e Dorian Gray é representado como alguém que ele gostaria de ser.
Ao decorrer da leitura podemos ver como ele escreve de uma forma sutil a forma como os personagens agem, Basil sempre mostra sua admiração por Dorian, colocando ele sempre em um pedestal, e Dorian não entende como alguém pode demonstrar tanta devoção e pode gostar tanto dele, e Lorde Henry é mostrado na maioria das vezes como uma má influência.

Definitivamente meu livro favorito do momento!!!
comentários(0)comente



Gab 10/12/2022

?People are afraid of themselves?
CA RA LHO

Primeira leitura definitiva (por definitiva eu digo de história mesmo, livro relativamente grande com narrativa linear) em inglês. Começo logo assim né, um livro do século XIX. Nada muito novo, apenas um dos maiores escritores ingleses que já existiram...

Acho que eu sempre serei marcada pelo nome Oscar Wilde por a cada página de leitura ter um quote marcante. Meu livro tá cheio de anotação, amo! Fico pensando aqui que poxa, Dorian devia ser mesmo um homem belíssimo...
caroline972 10/12/2022minha estante
Tu achas que um nível intermediário de inglês é suficiente pra ler esse livro? :B


Gab 11/12/2022minha estante
Oi Carol! O *meu* eu considero intermediário, então sim, porque a chave é você entender o contexto. É claro que você não vai entender cada palavra do livro, mas entendendo o que tá se passando dá pra ler sim!


caroline972 11/12/2022minha estante
Então vou encarar! Obriii




159 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR