The Picture of Dorian Gray

The Picture of Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - The Picture of Dorian Gray

helnes 15/09/2023

"The only artists I have ever known who are personally delightful are bad artists."
esse livro não seria tão bom quanto é sem Henry Wotton nele. que personagem.
minha única crítica é que não tem um romance homoerótico na história
uepa 15/09/2023minha estante
Vou ler por sua causa idalaa

helnes 15/09/2023minha estante
espero que as traduçoes sejam tao boas quanto a versao inglesa !

helnes 15/09/2023minha estante
se vc for ler em pt ne nao sei mas recomendo ingles

Hmmmmmm

uepa 15/09/2023minha estante
Vou ver se existe alguma versão em pt boa o suficiente

rayning 16/09/2023minha estante
ME ENGANARAM SEMPRE ACHEI QUE TINHA O ROMANCE

helnes 16/09/2023minha estante
TEM UMAS TENSAO ESQUISITA mas nao eh nada pra quem le fanfic gay como hobby

Gab 10/12/2022

?People are afraid of themselves?
CA RA LHO

Primeira leitura definitiva (por definitiva eu digo de história mesmo, livro relativamente grande com narrativa linear) em inglês. Começo logo assim né, um livro do século XIX. Nada muito novo, apenas um dos maiores escritores ingleses que já existiram...

Acho que eu sempre serei marcada pelo nome Oscar Wilde por a cada página de leitura ter um quote marcante. Meu livro tá cheio de anotação, amo! Fico pensando aqui que poxa, Dorian devia ser mesmo um homem belíssimo...
caroline972 10/12/2022minha estante
Tu achas que um nível intermediário de inglês é suficiente pra ler esse livro? :B

Gab 11/12/2022minha estante
Oi Carol! O *meu* eu considero intermediário, então sim, porque a chave é você entender o contexto. É claro que você não vai entender cada palavra do livro, mas entendendo o que tá se passando dá pra ler sim!

caroline972 11/12/2022minha estante
Então vou encarar! Obriii

@livrosdelei 14/08/2022

O que dizer sobre Dorian Gray?
?O retrato de Dorian Gray?, escrito por Oscar Wilde, sempre foi um clássico fascinante para mim. É um daqueles livros que ?todo mundo já conhece a história?, mas que nunca se lembra como acaba. O Dorian é um personagem que ficou no imaginário coletivo, por ser complexo e parte de um enredo único (que só poderia ter sido pensado, genialmente, por Wilde).

No decorrer da minha leitura, vi (e tive) diversas opiniões sobre Dorian Gray: inocente, culpado, vilão e incompreendido. Mas acho que a impressão que ficou é a de que Dorian é a combinação do pior de sua classe e momento histórico (livro recheado de críticas excelentes feitas por Wilde). Ele é um reflexo de tudo aquilo que os moralistas condenam.

Dorian foi, para mim, o grande desafio que Wilde impõe na obra. Esse desafio acontece pela posição que Wilde nos coloca como moralistas e, até mesmo, como cúmplices do Dorian - essa última parte é a mais difícil, pois Dorian é uma pessoa desprezível.

Dorian desafia o leitor o tempo todo? ?ele era bom e se tornou mal??, ?ele sempre foi assim, era questão de tempo?? e outras diversas dúvidas chegam após a leitura do livro.

Mas uma coisa é certa: esses questionamentos (combinados com a escrita impecável e sedutora de Wilde) fazem o livro ser atemporal. Recomendo para todos ??
Carolina.Gomes 14/08/2022minha estante
Amei ??

Eliza.Beth 14/08/2022minha estante
????????

g4b5 01/03/2022

sempre tive muita muita vontade de ler esse livro, mas tambem muito medo de nao ser tudo isso que falam. e sinceramente, me decepcionei um pouco, nao com a historia, mas com a escrita e a forma na qual a historia é contada.
no geral, gostei muito da historia, os personagens me "cativaram" (de forma positiva e negativa), no inicio comecei a perceber a forma com a qual Wilde conta a historia, narrando e depois quase que conversando com o leitor, e tambem como ele gostava de escrever dialogos enormes e principalmente os pequenos discursos que muitos personagens dao no meio deles. toda a discussão sobre influencia, bondade, juventude, idolatria e amor que é levantada ao redor de Dorian me agradou bastante, porém da metade do livro para o final tudo meio que começou a desandar para mim. cheguei em um ponto onde nao sabia mais do que o narrador estava falando, quem estava conversando e sobre o que (o capitulo 11 foi uma tortura pra mim), era como se o narrador começasse a conversar com o leitor e fosse se perdendo cada vez mais no assunto, mudando de topico e falando sobre coisas que eu particularmente desconhecia. não sei se esse é um problema exclusivo da ediçao censurada do livro, o que eu espero muito que sim.
apesar disso, a historia me surpreendeu bastante diversas vezes e o final (os ultimos dois capitulos) pra mim salvaram o livro.

off: pra mim Lord Harry foi um grande talarico do Basil e conseguiu ser mais irritante que o Dorian, se Basil tivesse imposto sua vontade de deixar Dorian ""escondido"" tudo teria sido mais facil !!!!
Kah 01/03/2022minha estante
Meljor livro

g4b5 01/03/2022minha estante
livro de milhoes !!

IGuittis 23/08/2023

Dorian Gray, um jovem da aristocracia, rico, jovem e muito belo. Acompanhamos a história dele que logo de início nos apresenta também o pintor, Basil Hallward, responsável pela grande obra-prima do retrato de Dorian, e ao Lorde Henry, responsável talvez pela grande “maldição” conectada ao retrato.
A sinopse é até bem conhecida, Dorian tem um retrato que sofre todas as modificações do tempo ao invés dele, então os anos vão se passando e ele não envelhece, e sim a imagem no quadro. Caso você não tenha lida ou assistido o filme você pode pensar, assim como eu achava, que as mudanças no quadro era só quanto ao envelhecimento... mas não, a imagem se altera também diante das escolhas morais de Dorian, ou melhor, ela se altera principalmente de acordo com essas escolhas, porque na história em si o personagem nem chega a envelhecer muito.
Então o que acompanhamos é esse jovem sendo corrompido, influenciado e por fim se degradando e se tornando um ser humano horrível.
Eu gostei muito da narrativa, a escrita não é uma das mais fluídas que tem, mas ela não é nada difícil. Essa edição traz diversas notas de rodapé, mas são bastantes mesmo, chegou uma hora que eu já nem acompanhava todas.
Bruno236 23/08/2023minha estante
O Narciso moderno

ana 22/02/2022

Não vou mentir, demorei um pouco pra entrar no ritmo do livro. A história é legal, eu gosto do jeito q aborda a beleza e a juventude como algo importantíssimo, mas as vezes fiquei entediada com os monólogos haha.
Mari 22/02/2022minha estante
Assisti o filme e não curti tanto, não sei se o livro tem a mesma pegada

Matheus 30/04/2013

Peguei esse livro para ler na falta de outro. Tinha acabado de encomendar um pela Saraiva e até que ele chegasse eu precisava de uma coisa para ler. E achei The Picture of Dorian Gray em uma estante perdida na casa. E só. Sem pretensão nenhuma.

"There is no such thing as a moral or an immoral book.Books are well written, or badly written. That is all(...) We can forgive a man for making a useful thing as long as he does not admire it. The only excuse for making a useless thing is that one admires it intensely. All art is quite useless."

Prefácio de The Picture of Dorian Gray, by Oscar Wilde

Isso foi até eu ler esse prefácio. Assim que eu terminei a última palavra a única coisa que me vinha na cabeça era: porra! Esse livro deve ser bom pra caralho! E eu ficava repetindo as linhas do prefácio sem nem sequer entender a magnitude que elas introduziam. Para alguns, ela provavelmente parecem coisa de parnasiano, e sim, de fato há uma intensão muito forte de fazer Arte pela Arte em Wilde, mas seu livro não é superficial. É a sabedoria do Final do Século traduzida em letras.

Foi incrivelmente difícil, para mim, localizar o livro na história da literatura. Não encaixa em nenhum período que estudamos na escola (mais tarde, descobri que pertence ao Fin de siècle, caso alguém tenha curiosidade). Mas isso não vem ao caso. The Picture of Dorian Gray é um livro para ser principalmente apreciado, embora estuda-lo também deve ser fascinante.

"He felt that the time had really come for making his choice. Or had his choice already been made? Yes, life had decided that for himlife, and his own infinite curiosity about life. Eternal youth, infinite passion, pleasures subtle and secret, wild joys and wilder sinshe was to have all these things. The portrait was to bear the burden of his shame: that was all."

O tema não é novo na literatura: um homem que vende sua alma. Porém a abordagem é impressionante. A alma do jovem e belo burguês não se corrompe de uma vez, ela vai decaindo aos poucos e é uma sensação muito esquisita poder acompanhar visualmente toda essa transformação. Também, parece que com ele, decai toda a sociedade britânica. Psicologicamente falando, nenhum personagem é realmente ético. Toda a idealização romântica e beleza platônica caem por terra quando vemos as mentes por trás delas. Há muito poucos personagens planos. Quase sempre reparamos na hipocrisia por trás deles.

É bem verdade, também, que o livro pode ser provocador aos mais conservadores; Wilde previa esta recepção, de modo que nas próprias páginas do livro ele satiriza os moralistas, dizendo que não passam de hipócritas. Alias, essa é a crítica principal que o livro trabalha: a hipocrisia - Dorian mesmo é um tremendo hipócrita. Obviamente, choveram criticas ao escritor pelos homens de seu tempo. No proprio livro, Wilde responde à ferrenha crítica dizendo que as pessoas não o apreciam por ver nele seus pecados mais íntimos e sua natureza mais reprimida representados com palavras.

Outro ponto interessantíssimo do livro, mas que chegou a me chatear, e a quantidade de aforismo da sabedoria wildiana. Há uma personagem, Harry, que praticamente fala apenas em aforismos. De fato, é interessante para entendermos qual filosofia de vida se forma do jovem Dorian, mas não deixa de parecer uma fonte de onde pseudointelectuais pegam suas citações para impressionar. Muitos dos aforismo são puramente paradoxais, coisa que pseudointelectuais adoram. Alias, uma curiosidade, enquanto a maiorias do escritores queria ser compreendida, Wilde tinha pavor de sê-lo. Mas Wilde era de fato uma personalidade ambígua, alem de ser inteligente e foda de mais, ao passo que os falsos inteligentes de hoje só querem se mostrar complicados.

Por isso, a leitura de The Picture os Dorian Gray é um ótimo recurso para desmarcaras metidos, entender o pensamento do final do século XIX e ainda conhecer um tipo de literatura totalmente diferente da nossa. Mas você ainda pode estar se perguntando: Tá e eu com isso? Bem, todo o que eu escrevi foi só para mostrar como este livro pode ser um exemplo da Arte pela Arte sem ser superficial. Fora isso, ainda tem a estória que é muito de mais legal do que a maioria dos livros clássicos. Oscar Wilde nunca pede que concordamos com o que ele escreve, apenas que apreciemos tudo isso. É... com certeza, um dos livros mais fodas que eu já li.
Pedro Sanches 11/10/2014minha estante
Muito boa resenha!

Lana 15/08/2013

Opinião.
Eu já tinha lido uma versão pequena com muitas ilustrações e palavras simples, o que me deu uma boa base para ler esta versão um pouco mais completa. Com certeza teria sido muito mais difícil ter pegado o livro sem saber sobre o que era.

Esta edição mais completa é bem complicada para mim. Algo que se lê em no máximo 2 dias eu demorei semanas.
Faz parte do Oscar Wilde usar palavras requintadas para tudo, como por exemplo usar 5 palavras diferentes durante o livro para falar "dourado" ou 10 palavras diferentes para falar "sombrio". Acho que independente do seu nível de inglês você vai precisar de um dicionário do seu lado durante a leitura.

Mas o livro é incrível, vale cada minuto gasto pesquisando cada palavra. No começo eu peguei um caderno para ir anotando todas as palavras desconhecidas, mas em 10 páginas de livro eu anotei mais de 8 páginas no meu caderno. Larguei o caderno e segui fazendo a leitura superficial de depois voltando, pesquisando as palavras e lendo novamente.
Com certeza irei ler a edição completa e sem censura.

Mas falando sobre a história tratada no romance: cativante. As melhores partes são as com o Lord Henry e suas filosofias. Apesar de eu não ter gostado de sua personalidade, por ser um homem que usa as pessoas para pesquisas, eu realmente gostei das análises dele sobre coisas da vida, como amar, influenciar, viver.
Este livro te dá a chance de pensar sobre coisas que você nunca tinha pensado antes e de várias formas diferentes (a sua e as retratadas pelos personagens do livro).
A história é incrível, com certeza você nunca leu nada igual. Uma alma corrompida e o mistério por trás disso. Além da parte macabra em relação ao quadro.
Pedro Sanches 11/10/2014minha estante
"É bom ler o livro com uma opinião formada sobre as coisas, porque muito do que o Lord Henry diz não deve ser levado como estilo de vida, são apenas frases para você refletir."

Bela resenha, Lana, parabéns.

Maria. 15/01/2024

Esse livro me deixou atordoada
"Na dura luta pela existência, queremos ter algo que perdure, por isso enchemos nossas cabeças com lixo e com fatos, na tola esperança de garantirmos um lugar ao sol."

Esse livro foi um misto de emoções e pensamentos, muitos desse último. A narrativa sobre a vida de Dorian Gray foi a melho leitura que fiz esse ano (e falo isso sem medo, mesmo que seja apenas 15 de janeiro.) Como o autor conseguiu colocar tanto de nós mesmos em um livro, eu não sei explicar direito, ainda estou um pouco que atordoada. A influência, "a meninice", o gênio com quem nascemos. "O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe." É um exemplo disso para com toda sociedade inglesa e o coração vil de Gray que os encontrou. Não posso dizer que o que aconteceu com ele, sua ascenção e decadência em decisões precárias de moralidade, tenha seguido esse pensamento. Ele por si só tinha o "pecado", como o autor profere, dentro de si, ele apenas comprou sua passagem quando viu a change de explorar isso. Esse livro realmente não foi o mais rápido que ja li, tive que ler bastante durante um dia para poder finalizar em um prazo acessível para ter tempo com os outros que tenho que ler, mas não me decepcionou em nada, foi melhor que todas as minhas expectativas. O deixa mastingando e pensando como algumas ações e reações podem ser tão explosivas para sua volta. Como podemos ser as vezes, tão fáceis para coisas tão banais. Como coisas passageiras se tornam o oceano, e a parte mais importante da vida, sua compaixão e vivência com seus sentimentos, viram nada mais que uma poça de água na estrada quando escutamos a voz da consciência errada.
Adri/Diana 15/01/2024minha estante

juliabatis_ 11/01/2022

Eu gostei muito da leitura, me fez refletir sobre temas como poder, influência e ingenuidade.
Infelizmente depois desse livro fiquei com ressaca de qualquer literatura britânica kkkk. Brincadeiras a parte, acredito que toda essa ambientação e exagero da personalidade britânica é uma crítica, porém demorei para perceber isso.
No começo do livro eu fiquei bem presa a história, no meio foi um pouco lenta e depois teve um plot que eu adorei e deixou o clima mais emocionante e então não parei de ler.
Carta aberta a alguns personagens:
1. Lord Henry você não é o dono da razão e sua visão das mulheres é muito superficial; 2. Basil seu bobinho, te adoro mas seu amor te cegou (acontece); 3. Doryan Gray nem sei o que te falar mas entendo seu desenvolvimento; Lady ? (que esqueci o nome mas apareceu no final da história) eu te adoro, acabou com o Henry usando diálogos sofisticados, isso aí!
Surrender_Nih 12/01/2022minha estante
Basil se perdeu no amor, foi um final triste pra ele (gostava muito dele). Esse livro traz muita crítica além da aparência, mas uma crítica geral a Inglaterra daquele século, é muito bom!

Carrara 27/06/2020

Um clássico é um clássico.
A história de Dorian Gray é fantástica, discuste os amores, os prazeres, a estética. A edição da Biblioteca Azul é linda, mas a quantidade de notas desconcentra um pouco e tem vários spoilers. Para quem nunca leu, recomendo uma edição mais simples.
Machado 27/06/2020minha estante
Realmente, o excesso de notas atrapalha e deixa, quem nunca leu, perdido.

Supernova 20/07/2009

Pederastia no limite!
O início é muito estranho, você é capaz de jurar que dois caras da alta sociedade britânica, um ricão e um pintor renomado, estão disputando o amor de um jovem rapaz bonito e tão ingênuo quanto um bambi saltidando feliz na floresta encantada.

Faz muita referência a essenciabilidade da beleza, a beleza acima de tudo e algumas vezes um preconceito nojento como em uma das falas do ricão pederasta: "A brown skin isn't fashionable and it won't suit you.", pg 9.

No desenrolar da trama, o livro começa a parecer com um seriado antigo que passava na FOX, "Contos da Cripta", onde eram narrados os casos mais bizarros de quinta categoria que se poderia inventar.

Um bom livro para treinar o idioma americano no nível aprendiz de iniciante.

mariana 06/06/2024

The picture of Dorian Gray
Comecei a ler esse livro ano passado mas achei muito tedioso, que erro! Adorei muito agora e achei o final fenomenal.

Paula 17/07/2013

Incrível!!!
O prefácio the The picture of Dorian Gray se inicia com a frase The artist is the creator of beautiful things. (O artista é o criador de coisas belas - trad. nossa), e se encerra com All art is quite useless. (Toda arte é consideravelmente inútil). Esse romance de Oscar Wilde trata da superficialidade da sociedade vitoriana, ou seja, da supremacia da beleza física sobre a moral e a ética. Na realidade, a primeira publicação do romance, em 1890 foi muito criticada, considerada mesmo imoral. Só, então, no ano seguinte, Wilde acrescentou o prefácio e mais seis capítulos.
A hostória começa com Basil Hallward terminado de pintar o retrato de Dorian Gray, um rapaz rico, charmoso e muito bonito. Basil Hallward reconhece este como o seu melhor trabalho, mas confessa ao seu amigo, Lord Henry Wotton, que não tem coragem de colocá-lo em nenhuma exposição por acreditar ter colocado muito de si mesmo na obra.
Em conversas constantes com Henry Wotton, Dorian Gray toma consciência da efemeridade da beleza e da juventude. Então, imagina o quanto seria bom se sua imagem retratada envelhecesse enquanto ele permanecesse belo e jovem para sempre. Consciente de que sua juventude não seria eterna, Dorian Gray, sempre infuenciado por Henry, anseia viver uma vida de puro prazer. Seu, rosto de fato, permanece jovem, mas o retrato espelha sua alma, deteriorada por suas ações frias, seu egoísmo e seus crimes.
Nas primeiras páginas, meu ritmo de leitura foi um pouco lento, mas agradável. Senti como se estivesse mesmo apreciando um quadro, ou respirando o ar da aristocracia britânica. Depois que o Dorian se apaixona pela Sibyl Vane, não dá para largar o livro!