Renato Russo Arthur Dapieve

Resenhas - Renato Russo

Duda 08/09/2022

sou fã da legião urbana, é a minha banda favorita, então sempre busco compreender suas letras e saber mais sobre a banda. ler esse livro foi uma experiência maravilhosa! conheci detalhes do processo de criação das músicas que tanto amo, conheci melhor a banda e a trajetória do renato russo (que admiro cada vez mais). amei amei amei??

"É tão estranho, os bons morrem jovens"

Hugo 21/03/2024

Para mim, a Legião Urbana foi a maior e também a mais emblemática banda de rock do Brasil.
E Renato Russo foi o melhor letrista e um super cantor como nunca houve nem jamais haverá.
Pumps 22/03/2024minha estante
Com certeza!!!

Alysson Reis 31/07/2021

Simplesmente o favorito da vida.
O que dizer desta obra prima?
Fácil. Simplesmente o melhor livro que ja li de todos, favorito da vida. Com uma pegada dinâmica o autor conta a vida de um gênio da música, passando por todas suas fases sem enrolar muito, indo idreto ao ponto. O pico maximo e emocionante para mim é quando fala de como surgio algumas musicas e claro cita trechos que faz deste livro uma leitura obrigatoria para fas de rock e do Renato. Leiam .\0/

Marcelo1145 28/02/2021

O trovador solitário.
Sempre que leio as biografias, além de fã busco entender o porquê das Letras e suas origens. Fica claro o nível de intelectualidade e estudo dos poetas. Sempre atemporais e eternizados sofrem por não serem compreendidos e entram em depressão por descobrirem que não podem concertar o mundo sozinhos. Sou fã incondicional de uma banda que fez parte da minha vida ontem, hj e sempre.

Érika dos Anjos 11/03/2009

A cantata do Trovador Solitário
A história de Renato Russo se confunde com o nascimento (ou renascimento) do rock brasileiro nos anos 80; se confunde com a garotada de Brasília, que fazia música e queria um Brasil diferente; se confunde com os milhões de fãs que a Legião Urbana cativou durante sua, curta, jornada e que idolatram a figura criada pelo seu líder.

Neste livro, Arthur Dapieve mostra que é um dos melhores biografistas da atualidade (ao lado do onipresente Nelson Motta) e cria um ambiente íntimo e musical para se falar sobre difícil personalidade de Renato Manfredini Jr. Desde a infância dividida entre a Ilha do Governador e os Estados Unidos até a morte, no apartamento da Rua Nascimento Silva, em Ipanema. E, principalmente, passando pela adolescência em Brasília, onde houve a explosão criativa do rock nacional.

O grande lance deste livro é que ele é muito musical, cheio de referências aos ídolos de Renato, que ele fazia questão de citar em todos os seus diálogos. Referências estas que vão desde a música clássica, com Bach e Wagner (o preferido de Renato), ao Punk do Sex Pistols. Além disso, o autor não se aprofunda na questão da homossexualidade e da Aids que vitimou o cantor, e sim, exalta o talento e as letras perfeitas que RR deixou para a sociedade.

Para quem gosta de biografias e, principalmente, de rock and roll, é um prato cheio!

Mara Vanessa Torres 19/10/2009minha estante
Excelente resenha, Érika! :)

Iran Rosa 18/03/2020

Renato Russo
Gostei muito do livro. Achei interessante conhecer detalhes do processo criação das músicas composta por Renato Russo. Sentir um pouco da atmosfera que pairava sobre a banda.
Outro ponto positivo para mim foi que o autor abordou temas referentes à vida de Renato, porém sem enveredar para o sensacionalismo (muito comum em obras dessa natureza).

Leninha Sempre Romântica 15/10/2009

ASSIM QUE PEGUEI ESSE LIVRO JÁ COMECEI A LER, VIVÍ E REVIVÍ A ÉPOCA DO LIVRO, ESTAVA NO TÃO POLÊMICO SHOW EM BRASÍLIA, AMEI CADA DISCRIÇÃO SOBRE A VIDA DO MAIOR POETA DA NOSSA ÉPOCA, PELO MENOS DA MINHA!

QUEM VIVEU OS ANOS 80 VAI AMAR, QUEM NÃO TEVE ESSA SORTE VAI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE UMA ÉPOCA QUE MUDOU GERAÇÕES!

SOMOS DA GERAÇÃO COCA - COLA...

O livro nos conta a vida e a tragetória de Renato Russo, e o Legião urbana, sua influência na música, na poesia, na vida de jovens da época, que repercute até hoje alimentando gerações, de adultos e jovens!
Renato Russo se firmou durante a década de 80 como um dos principais expoentes do Rock Brasil.
Neste Livro, escrito por Arthur Dapieve, jornalista de sua confiança, o leitor terá contato com o pensamento deste gênio do rock nacional, e entenderá um pouco mais sobre a idolatria que cerca seu nome.

"... É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar pra pensar na verdade não há"
Poeta, cantor, compositor, ser humano, Renato Russo é o ícone da música , pai do rock, e será lembrado pra sempre, por suas músicas e seus pensamentos!
Vale a pena conferir esse belo livro!

Ps: Pra mim ainda mais importante, pois eu viví a época de ouro, participei do polêmico show em Brasília, viví , cantei e chorei Legião Urbana!

vsc80 14/09/2009

Testamento para os fãs
Este livro é para preencher o vazio que faz a falta de Renato Russo na Legião Urbana, uma das melhores bandas de rock do Brasil!
Ganhei este livro de presente do amigo secreto e chorei muito, pq eu queria muitooooooooooo esse livro, e segundo, pq há muito tempo ele ficou esgotado, pois a antiga editora, Relume, não queria mais publicá-lo. Procurei por sebos e livrarias, e nada.
Então, quando completou 10 anos da morte de Renato, finalmente, a Ediouro (que comprou a Relume) resolveu republicá-lo, com capa nova e presenteando os órfãos e fiéis fãs da banda.

Josinei 03/04/2012

Poeta solitário
A príncipio a preocupação que mais me tomou na leitura deste livro foi a de ser algo escrito por um fã apenas para dar brilho para a imagem do já brilhante Renato Russo. Porém é surpreendente, muito melhor do que imaginei.
O livro começa contando como foi a infância cheia de cultura e conhecimento de Renato Manfredini Jr. ,depois como o punk rock entrou em sua vida e como através dele o trovador solitário conseguiu manter unida a grande trupe de brasília, de onde mais tarde sairiam Plebe Rude, Capitão Inicial e Legião Urbana.
A sensação é nostálgica e triste, nostálgica por acompanhar o movimento punk desde seu começo com o Aborto Elético, passando pelo auge da Legião que viraria Religião Urbana, e triste, ao ver como a própria genialidade consumiu o grande poeta urbano, que encantou toda uma geração (e continua encantando até hoje.
Vale ressaltar que este livro não foi feito com o intuito de agradar a fãs alucinados, pois trata tanto das qualidades de Renato quando de seus defeitos, porém, é recomendadíssimo para todos aqueles que são fãs da banda Legião Urbana e de seu vocalista.

LeandroBurla 03/11/2021

Uma re-revisitação agradável
Ganhei esse livro de aniversário e li em poucos dias. Na verdade é a terceira edição diferente da mesma obra. Perdi a 1a edição, que ganhei de presente, assim como a segunda numa troca (em compensação fiquei com outro livro do Universo Legião) e pra manter a coleção em ordem, coloquei na lista de pedidos ao saber dessa nova edição.
Nem tinha reparado que o relançamento nesse ano coincidiu com o que seria o 60o aniversário do Renato. Tem um prefácio atualizado e um posfácio com a discografia também atualizada.
Esse foi o primeiro livro que li sobre Renato/Legião. Na época, adorei e hoje ainda é uma excelente leitura - tanto que concluí em alguns dias. Se passaram mais de 10 anos e consumi muitos livros, filmes e livros desde então. E hoje digo que é uma experiência ótima para quem quer conhecer um pouco mais da história da turma da Colina, da banda e do Trovador Solitário. Mas para quem conhece um pouco mais, pode soar superficial.
Mas uma marca é indelével: a confiabilidade da narrativa, a mais consistente e simples. Com o passar do tempo, a mesma história é recontada por diversas pessoas, de diferentes formas e isso tende a distorcer os fatos. No fim, acabo recorrendo ao porto seguro da obra de Dapieve.

Emi 15/02/2023

Tirei meio pontinho pq queria mais fotos, mais informações sobre a relação familiar, etc.. Eu conhecia Legião Urbana, mas nada da história.. adorei a leitura, pegar o contexto histórico, musical.. fiquei indignada com desrespeito de fãs, infantilidade do Renato.. fiquei impressionada com várias coisas, triste, enfim. Pela aparência e voz, fiquei chocada em descobrir como o Renato morreu novo. E constatei isso em outros artistas tb... tá nós sabemos.. mas relacionar a idade deles com a minha foi um choque de realidade. Fui lendo e pesquisando e ouvindo...tanta música que não conhecia, enfim. Livro fácil de ler..quem se interessa em saber mais, vale a pena.

Thaysa61 23/04/2023

Eu amo legião urbana, comprei esse livro quando tava muito obcecada por saber mais sobre as histórias por trás das músicas e da banda, mas achei o livro chato e arrastado, são muitos detalhes que dificultam a leitura.

princessnanda 29/09/2022

Bom perfil.
O primeiro capítulo é otimo! É muito interessante saber os bastidores de um dia tão importante (e triste) como a morte de uma das maiores estrelas que o Brasil já viu. Mas nos capítulos seguintes quando começa a falar sobre a vida de Renato, que foi sem dúvidas muito bem vivida com sua personalidade singular e inimitável, se aprofunda demasiadamente na vida de outras pessoas, as vezes importantes pra Renato e as vezes nem tanto assim, quando poderia focar na vida do trovador solitário.

Leticia.Santos 26/05/2019

Renato Russo
Acabei de terminar e já dei uma pausa na choradeira..
Não vou fazer resenha mais preciso dizer que para quem é fã como eu, na ultima musica citada no livro " Quando o sol bater na janela do teu quarto " , meio que resumiu o que eu sinto agora .. O que mais me encanta ouvindo legião é o quanto é verdadeiro .. Não importa se te fara ficar feliz ou triste .. Não existe um pingo de falsidade ou superficialidade... Uma obra de arte super humana e incrível!!! Eu ri muito e me emocionei demais lendo esse livro .. E sou muito grata ao Arthur Dapieve por propocionar essa experiência!!!