Freud e o Inconsciente Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Freud e o Inconsciente

Vênus_Alice 21/09/2022

Freud e o Inconsciente
É um livro explicativo sobre as obras e suas descobertas, demonstrando como ele chegou as certas conclusões, com explicações e exemplos, além de falar um pouco sobre o pós Freud.

Nessas exemplificações, há também os pensamentos e fatores culturais que influenciaram ele.

É um bom livro para entender o início da psicanálise e o seus conceitos, mas a sua segunda parte é um pouco mais complexa, tornando a leitura mais lenta e, as vezes, cansativa.

Lara 24/04/2024

É um livro introdutório dos conceitos do freud que facilita demais o entendimento, a explicação é muito boa, sinto que clareou muito minhas ideias em vários conceitos freudianos.

Leonardo 28/03/2016

Uma introdução ao aprofundamento dos conceitos Freudianos
Inicio este breve trabalho com minha declaração particular acerca deste livro que muito me acrescentou durante a leitura e agora com a releitura. Durante meu "caminhar" ávido por conhecimentos de psicologia li alguns trabalhos do Freud sem base mas já gostara de suas explicações e abordagens, no entanto hoje, ao cursar Psicologia me vejo na obrigação de conhecer mais profundamente seus trabalhos e ao conhecer este livro tive a sensação-obrigação de ter que ler tudo novamente pois vi que não havia entendido a mínima fração que deveria ter entendido ainda que como leigo, esse livro nos leva a conhecer a linha de pensamento de Freud (que é a chave para ser "iniciado nos mistérios" da psicanálise). Me arrisco a dizer que esse livro é a condição "sine qua non" pra que se inicie a leitura dos trabalhos de Freud alinhado com sua intenção, seu entendimento e seu olhar.

No capítulo 01 Garcia nos leva aos primórdios da História que levou Freud a iniciar seus estudos, nos faz compreender como era o "zeitgeist" que proporcionou fertilidade a mente de Freud. Trouxe Montaigne, Descartes, Foulcault, Moreaus de Tours até Charcot e Breuer pra nos mostrar o que levou Freud a conhecer, trabalhar e abandonar a Hipnose e descobrir, fazer uso e se decepcionar com a cocaína. Seus estudos sobre Histeria, a teoria do Trauma e Ab-reação nos mostra sua evolução como estudioso citando teorias menos conhecidas como a das neuropsicoses até a pedra angular da psicanálise, o recalque. Em suma, no capítulo 01 ele consegue dialogar com todos os momentos mais importantes de forma cronológica e didática; e o mais importante para que não gosta de História, sem ser de forma enfadonha.
No capítulo 2 Garcia adentra no que chamaremos de base para todo o caminhar de Freud, o desenvolvimento da teoria da sexualidade (de modo embrionário), as bases para o fluxo progressivo-regressivo que será mais bem desenvolvido na Traumdeutung. Em suma o "projeto de 1895" visa esgotar todas as possibilidades da época quanto ao que ocorre na mente humana incluindo tudo o que já fora citado.
No capítulo 03 Garcia nos leva brilhantemente ao cerne de um dos assuntos mais abordados por Freud e base para todas as outras teorias que nascerão da necessidade de complementar o que se encontrará aqui. Pasmem, em apenas 16 páginas Garcia consegue nos dar uma direção sólida para compreender a formação do aparelho psíquico, suas direções, os diálogos que ocorrem entre Cs/Pcs e Ics. Nos apresenta os mecanismos pelos quais os sonhos atuam, a sobredeterminação e a superinterpretação, o simbolismo, explica o que é a primeira e a segunda tópica (muito importante ao ler Freud), realização dos desejos, pulsão e outros aportes para a compreensão dos conceitos Freudianos; de forma introdutória é verdade mas como citado, sólida.
Também não posso deixar de citar que ele sempre faz alusão aos termos em alemão (que particularmente gosto muito) explicando o porque de serem mais amplos os conceitos nesse idioma.

daphnemerces 04/12/2023

Foi nosso livro de leitura da liga academica e gostei muito. não dá pra ler sem um conhecimento básico sobre psicanálise

uma coisa que me incomodou é que o autor voltava várias vezes no mesmo assunto e ficava repetitivo

Carol 11/10/2020

Uma ótima introdução
A leitura de Freud e o Inconsciente vale tanto para quem está começando a estudar psicanálise como pra quem quer relembrar conceitos.

O autor aborda muito bem o começo da teoria contextualizando a história do movimento psicanalítico e as experiências de Freud na clínica. Foca, principalmente na primeira tópica e definições realizadas por Freud até 1923, trazendo pontos principais de textos importantes como "A interpretação dos sonhos" e "Três ensaios sobre a sexualidade infantil".

Garcia-Roza também procura elucidar questões significativas como a tradução do termo Pulsão (que gera controversas até hoje), a influência da edição Standard (em inglês) nos textos traduzidos para o português, e também confusões entre conceitos aparentemente idênticos como repressão e recalque, e ideal do ego e ego ideal.

O autor utiliza contribuições de autores como Laplanche e Pontalis e Lacan, este último ganhando bastante espaço nos últimos dois capítulos. Se por um lado é interessante conhecer conceitos lacanianos, por outro pode mais confundir do que ajudar o leitor iniciante de psicanálise que pretende manter seu foco apenas na teoria freudiana.

Ótimo material para estudo!

Luis Paulo 02/06/2020

Introdução a psicanálise
Um ótimo livro de introdução a psicanálise, esclarecendo diversos pontos da psicanálise freudiana que nem sempre parecem claros a estudantes como eu.

Bart 24/02/2018

Um livro perfeito p/universitários, o autor faz um apanhado da vida acadêmica de Freud! Muito bom!

Mariana 25/02/2024

Nem acredito que acabei
Ele não é ruim, na verdade é um livro bastante importante quanto a sintetizar os conceitos base da psicanálise, entretanto, é justamente por isso que é cansativo, se lido de uma vez, é muito conteúdo. Mas eu gostei, voltarei a ele quando precisar rever algum conteúdo específico.

Fernanda 19/04/2024

Pra você estudante de psicologia
Psicanálise é uma matéria extremamente densa ler esse livro foi como um resumo do que eu estava vendo de psicanálise nas aulas, mas isso não quer dizer que é um livro mais fácil de ser lido, algumas partes são bem cansativas e difíceis de entender, mas não acho que seja um livro pra quem quer é fora dos estudos de psicologia

AnaPaula 23/08/2018

Psicanálise Fácil
Quem deseja compreender de modo fácil aa teorias psicanalíticas, este livro é uma ótima ferramenta.

annie 26/07/2023

Me ajudou a entender bastante a disciplina da faculdade, que era sobre psicanálise. fácil leitura, compreensão de média pois usa uns termos específicos

Márcio 06/12/2020

A melhor
A melhor introdução ao pensamento freudiano que já encontrei até agora. Qualquer um pode ler, mesmo que não entenda tudo. Tem uma linguagem acessível e explica, com o devido contexto, os conceitos mais importantes da Psicanálise de Freud.

Carolina.Jorquera 03/01/2021

Freud e o Inconsciente
Livro didático e super explicativo. Vai da pré história da Psicanálise até alguns avanços de Lacan.

nat 04/07/2021

Peguei esse livro por recomendação da minha psicóloga pois queria iniciar minha leitura da psicanálise. É realmente uma ótima introdução à Freud e seus conceitos. Recomendo aos estudantes de psicologia.