Freud e o Inconsciente Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Freud e o Inconsciente

Lara 24/04/2024

É um livro introdutório dos conceitos do freud que facilita demais o entendimento, a explicação é muito boa, sinto que clareou muito minhas ideias em vários conceitos freudianos.

Fernanda 19/04/2024

Pra você estudante de psicologia
Psicanálise é uma matéria extremamente densa ler esse livro foi como um resumo do que eu estava vendo de psicanálise nas aulas, mas isso não quer dizer que é um livro mais fácil de ser lido, algumas partes são bem cansativas e difíceis de entender, mas não acho que seja um livro pra quem quer é fora dos estudos de psicologia

Isabela354 12/04/2024

Freud explica
Tudo culpa do sexo e dos pais na fase infantil. Culpe tudo isso e sua vida será feliz. E se sua namorada sente ciúmes de uma amiga próxima, sinto muito, ela gosta é da sua amiga

Me fez refletir muito sobre a vida, e se eu era lésbica

Rafaela Fernandes 28/02/2024

Um bom livro para iniciantes na psicanálise, faz um sobrevoo sobre os principais fundamentos da teoria de Freud e uma pincelada em Lacan (confesso que essa parte me confundiu um pouco). Gosto da diferenciação que faz em relação a Psicologia.

Mariana 25/02/2024

Nem acredito que acabei
Ele não é ruim, na verdade é um livro bastante importante quanto a sintetizar os conceitos base da psicanálise, entretanto, é justamente por isso que é cansativo, se lido de uma vez, é muito conteúdo. Mas eu gostei, voltarei a ele quando precisar rever algum conteúdo específico.

daphnemerces 04/12/2023

Foi nosso livro de leitura da liga academica e gostei muito. não dá pra ler sem um conhecimento básico sobre psicanálise

uma coisa que me incomodou é que o autor voltava várias vezes no mesmo assunto e ficava repetitivo

annie 26/07/2023

Me ajudou a entender bastante a disciplina da faculdade, que era sobre psicanálise. fácil leitura, compreensão de média pois usa uns termos específicos

Vênus_Alice 21/09/2022

Freud e o Inconsciente
É um livro explicativo sobre as obras e suas descobertas, demonstrando como ele chegou as certas conclusões, com explicações e exemplos, além de falar um pouco sobre o pós Freud.

Nessas exemplificações, há também os pensamentos e fatores culturais que influenciaram ele.

É um bom livro para entender o início da psicanálise e o seus conceitos, mas a sua segunda parte é um pouco mais complexa, tornando a leitura mais lenta e, as vezes, cansativa.

Murilo 08/09/2022

Começa muito bem, porém não consigo ler conceitos psicanalíticos por muito tempo sem se tornar algo cansativo e repetitivo

giulia.arsego 27/06/2022

Um ótimo livro da matéria de psicanálise
Tive que estudar esse livro pra matéria desse semestre, muito bom, traduz um pouco da vida e obra do Freud, indico aos estudantes de psico.

nat 04/07/2021

Peguei esse livro por recomendação da minha psicóloga pois queria iniciar minha leitura da psicanálise. É realmente uma ótima introdução à Freud e seus conceitos. Recomendo aos estudantes de psicologia.

Carolina.Jorquera 03/01/2021

Freud e o Inconsciente
Livro didático e super explicativo. Vai da pré história da Psicanálise até alguns avanços de Lacan.

Márcio 06/12/2020

A melhor
A melhor introdução ao pensamento freudiano que já encontrei até agora. Qualquer um pode ler, mesmo que não entenda tudo. Tem uma linguagem acessível e explica, com o devido contexto, os conceitos mais importantes da Psicanálise de Freud.

Carol 11/10/2020

Uma ótima introdução
A leitura de Freud e o Inconsciente vale tanto para quem está começando a estudar psicanálise como pra quem quer relembrar conceitos.

O autor aborda muito bem o começo da teoria contextualizando a história do movimento psicanalítico e as experiências de Freud na clínica. Foca, principalmente na primeira tópica e definições realizadas por Freud até 1923, trazendo pontos principais de textos importantes como "A interpretação dos sonhos" e "Três ensaios sobre a sexualidade infantil".

Garcia-Roza também procura elucidar questões significativas como a tradução do termo Pulsão (que gera controversas até hoje), a influência da edição Standard (em inglês) nos textos traduzidos para o português, e também confusões entre conceitos aparentemente idênticos como repressão e recalque, e ideal do ego e ego ideal.

O autor utiliza contribuições de autores como Laplanche e Pontalis e Lacan, este último ganhando bastante espaço nos últimos dois capítulos. Se por um lado é interessante conhecer conceitos lacanianos, por outro pode mais confundir do que ajudar o leitor iniciante de psicanálise que pretende manter seu foco apenas na teoria freudiana.

Ótimo material para estudo!