O Monstrologista

O Monstrologista Rick Yancey

Resenhas - O Monstrologista

Mila F. @delivroemlivro_ 06/07/2011

“... monstros existem. Por acaso há um pendurado no meu porão.”
“The Monstrumologist” foi publicado originalmente em 2009, trata-se de um livro de ficção científica escrita pelo americano Rick Yancey, autor da premiada trilogia juvenil Alfred Kropp e de muitos romances para adultos.
A história se passa no século XIX, especificamente na primavera de 1888 e conta a história de Will Henry, um garoto de 12 anos, órfão. Após o falecimento de seus pais Will passa a morar no antigo casarão Harrington Lane com o Dr. Pellinore Warthrop, especialista em uma ciência inusitada: a Monstrologia.
Apesar de todas as bizarrices que acontecem na mansão Harrington Lane, algo inusitado e assustador estavam ainda para acontecer. Certa madrugada, um ladrão de túmulos, Erasmus Gray, aparece na mansão trazendo um horripilante achado: um cadáver de um antropófago.
O Dr. Pellinore Warthrop e Will dissecam o cadáver, mas este é só o começo, o mais assustador estava por vir. Muitas coisas seriam descobertas a partir desse cadáver: como a certeza de que existiam outros antropófagos na região. Começa uma verdadeira aventura: sinistra, tenebrosa e arrepiante, ademais, nos defrontamos com a incansável tentativa de montar um quebra cabeça cujas peças se encontram no passado: Como esses monstros foram parar ali? Por quê? São inúmeros questionamentos, que a cada página vão sendo respondidos. Um verdadeiro mistério que vai sendo desvendado paulatinamente.
“O Monstrologista” é um livro que deixa o leitor numa expectativa muito grande, prende o leitor e o deixa tenso, nervoso, apreensivo. Tem muitas descrições, que apenas enriquecem a obra, pois facilita a imaginação de todo o cenário, os diálogos são extremamente pertinentes. Enfim, o conjunto da obra mostra-se em perfeita harmonia, contagiando o leitor.
É um livro indicado para todos que curtem o gênero de ficção, fantástico, aventura, monstros, em suma, creio que qualquer pessoa que se dispuser a lê-lo se encantará, pois apesar de ter cenas fortes e assustadoras, depois de ler a primeira página e a curiosidade for despertada, você não consegue parar de virar as demais páginas.
Entretanto, este livro não é recomendado para aqueles que esperam uma história de amor ou fantasias amorosas, mas sim para aqueles que quiserem descobrir o que há por trás da mente humana, pois descobrirá que o ser humano não mede consequências para adquirir ou descobrir aquilo que deseja.

“... então há monstruosidades ainda mais terríveis no mundo do que os Anthropophagi. Monstruosidades que, com um sorriso e um carinho reconfortante na cabeça, desejam sacrificar uma criança em favor da própria ambição e orgulho desmesurados.” (p. 50)

[por: Camila Márcia]

Para Olhar outras resenhas feitas por mim acessem meu blog:
Jeferson108 18/10/2017minha estante
Estou no meio do livro e realmente não tem como parar de ler. Divertido, instigante e horripilante.
Do mesmo modo que nos afeiçoamos ao Dr. e Will, também ficamos chateados e até mesmo com com raiva dele, por sua maneira de ser e de tratar quem esta sempre do seu lado.
Estou adorando, isso que nem terminei ainda. :D

Beatriz1324 13/06/2020

"Monstros existem, por acaso há um pendurado em meu porão"
A história começa com a morte do personagem principal e se desenrola a partir das histórias narradas em seus diários. O prólogo, de apenas 6 páginas, do livro foi o suficiente para me dar um gás para engatar a leitura. E eu não esperava menos desse livro. A narração é fluida, a ambientação impecável e os personagens, juntamente com a história, bem construídos.

Wagner Fernandes 19/04/2022

O monstro amado!
SQN
Este certamente foi um dos livros que mais gostei em 2022.
Aliás, os últimos lidos têm se mostrado ótimas leituras e estou desfrutando muito da lista de minha meta para este ano!
A primeira vez que soube da existência de "O MONSTROLOGISTA" foi durante uma agradável tarde caminhando entre as estantes de um sebo na cidade de Sorocaba, no interior paulista. A capa e a sinopse me chamou ranto a atenção que fiquei curioso para ler o volume. Era final de 2017 e eu precisava cuidar dos preparativos para o Natal, então deixei o livro lá e quando voltei... adeus livro!
Dois anos depois, eu estava de volta a São Paulo e vivendo um frenesi de trocas de livros pelo Skoob. E numa dessas trocas, eis que "O MONSTROLOGISTA" chegou aqui. Na verdade, foram os volumes 2 e 3 da série. Bom, mas eu queria ler o 1 primeiro, e depois de procurar, consegui um exemplar na Estante Virtual em 2019.
Mas as prioridades acabaram me fazendo adiar a leitura. Tanto ele quanto "DUNA" ficaram na lista de leitura por vários anos, até que, enfim, o dia chegou. E que livro, senhoras e senhores! É indescritível o prazer que foi ler tal história.
E ao contrário do título desta resenha, não tem nenhum monstro pra ser amado, não! Somente TEMIDO.
Uma mescla de Drácula, Sherlock Holmes, O Médico e o Monstro, Do Inferno, histórias macabras e tantas mais do gênero. As descrições de ataques dos monstros, das vítimas, a tensão e o suspense são de tirar o fôlego e te fazer suar frio.
A história se passa nos EUA em 1888, na região de NY.
A primeira constatação durante a leitura foi a de que NÃO É um livro juvenil. É de TERROR. O mais visceral.
Nunca senti tanta angústia pelo destino dos personagens.
Apesar de seus 12 anos, Will Henry é um dos mais valentes da aventura.
O livro é espetacular. Felizmente tenho os volumes seguintes. Este favoritei.
A escrita é ótimo. A trama é perfeita. A explicação do porquê Will Henry ainda estava vivo em junho de 2007 é bem plausível. E ele nasceu em 1876!
Vale super a pena ler "O MONSTROLOGISTA".
Se aparecer disponível no PLUS, agarre-o com unhas e dentes! Esse merece virar filme!
Depois você me conta o que achou. 😉

Psychobooks 09/10/2011

A partir do ano de 1888, Will Henry, um garoto de apenas 12 anos que perdeu os pais num incêndio e que desde então passou a viver na casa do Dr. Pellinore Warthrop, passa a trabalhar como assistente do “Monstrologista”.
Apesar da pouca idade, Will já viu de tudo e até se acostumou às visitas noturnas e sempre apressadas de visitantes estranhos e perigosos.
Mas após o descobrimento do corpo Anthropophagi (monstro canibal, nativo da áfrica, com mais de 2 metros de altura e sem cabeça), Dr. Warthrop fica completamente intrigado com a presença de tal animal tão longe de ser habitat natural e passa a investigar as circunstâncias do aparecimento dele.
Will Henry, seu indispensável assistente, sempre o acompanha em suas arriscadas empreitadas e pela primeira vez desde que passou a trabalhar com o doutor, Will ira se deparar com as criaturas e situações mais assustadoras que ele já viu em todos os seus 12 anos.
Apesar do livro ser considerado terror, não vi nada de terrivelmente assustador que me impedisse de dormir, mas tenho que confessar que certas descrições eram aterradoras.
Gostei muito do livro, a personalidade instável do doutor era de cômica a assustadora, algo que sempre imaginamos ao que se refere aos doutores loucos de histórias de ficções.
A evolução do pequeno Will Henry foi notável, pois ele nunca entendeu o que o prendia ao doutor, pois ele era livre e poderia ir embora a qualquer momento e sempre se perguntou por quê não foi.
Um detalhe que me desagradou, foi que em algumas partes do livro, um determinado personagem está fazendo uma narração de seu passado e do nada passa a narrar como se fosse presente, muitas vezes confundindo o leitor.
A diagramação do livro é repleta de figuras do corpo humano e instrumentos cirúrgicos, além do constante uso de palavras científicas.
Outro fato positivo no livro é que apesar de uma ou outra criatura ser citada e explicada no livro, ele é completamente voltado à figura dos anthropophagi, sem aquela mistureba de criaturas sobrenaturais.
Esse livro possui começo, meio e fim. O caso com essas criaturas se encerra nesse livro, mas isso não desmotiva o leitor, pois como foi dito na história, há outros tipos de criaturas ainda piores que essas e que precisam ser estudadas, além do passado do Dr. Warthrop ser um tanto nebuloso.
A certeza de haver outras criaturas e a curiosidades de ler novas aventuras do pequeno Will Henry, motivam o interesse do leitor.

Acesse:

Bárbara T. 10/08/2012

"Ele é tudo o que tenho"
O Monstrologista, é a historia de Will Henry, um garoto de 12 anos que apos perder os pais em um incêndio, vai morar com o Dr.Pellinore Warthrop, um doutor na arte da monstrologia, como seu assistente. A historia se passa na primavera de 1888, na Inglaterra, quando Dr.Warthrop e Will Henry, se deparam com uma grande descoberta: um cadáver de Anthropophagi (monstro sem cabeça nativo da africa descrito no livro, e em obras de Shakespeare). Como ele chegou lá? Porque? A cassada por respostas, e pelos Anthropophagi começa, Provando até onde o homem é capaz de ir contra as leis da ética, a ponto de ser desumano, para o bem próprio.
É um livro realmente muito interessante. Um dos melhores que já li.
O livro, são os relatos de Will Henry sobre o "caso dos Anthropophagi", anos depois do acontecimento, Permitindo-lhe assim, uma visão mais madura e esclarecida dos acontecimentos.
Bem escrito, é detalhado e não deixa de lado nem o mais escroto dos detalhes.
Em sua maior parte, é composto de comentários detalhados de Will Henry sobre a situação em questão. O livro trata, em sua maior parte, sobre o relacionamento do menino com o monstrologista, sem afeto e carinho, porém, ao longo do livro é relatada a importância que um tem para o outro, ambos sem família e amigos, um acaba se tornando tudo para o outro, e vice-versa.

Giovana 17/12/2012

O Monstrologista - Rick Yancey
"[...] monstros existem. Por acaso há um pendurado no meu porão."

Quando eu vi o livro no sebo, instantaneamente o peguei e comprei, não sei ao certo por quê, mas acho que o título e a capa me chamaram atenção. Não que eu esteja sujeita a ser seduzida por caveiras, cemitérios e esse tipo de besteira. No mesmo dia, passei da página 100, mas então começou os massacres e na época eu jurava que aguentaria, mas não tive estomago suficiente. Eu o abandonei cheia de culpa e remorso, pois eu sempre soube que esse livro era bom. Esse ano, assim que o 'reiniciei' não me arrependi de forma alguma.

O livro se passa 1888, conta a história de Will Henry, um menino que a poucos anos perdeu os pais em um terrível acidente. Ele, no caso é o assistente do Dr.Pellinore Warthrop, que trabalha como Montrologista em sua casa, um estudante de Filosofia, como ele prefere dizer.

Após o acidente, Will passa a viver com o Doutor, tomando o lugar de seu pai de ex- assistente. Quando Will Henry e Warthrop recebem um estranho corpo para autópsia, percebem que há algo mais entre eles. São os anthropophagi, monstros que se alimentam de seres humanos.

"O Androphagoi têm as formas mais selvagens de todos os seres humanos, eles não reconhecem qualquer regra de direito, nem obedecem a qualquer lei imposta pela sociedade. Eles são nômades e usam roupas como a dos Citas (um antigo povo iraniano de pastores nômades equestres), mas têm uma linguagem própria.; possuem seu próprio grupo sendo devoradores de homens ". - Heródoto, As história de Heródoto (440 a.C.)

Os diálogos foram minhas partes favoritas, quando se tratava de uma conversa entre Will Henry e o Dr. Warthrop foi quase impossível não cair na gargalhada. O Doutor é um gênio, louco, mas um gênio. Para ele, nada é mais importante que sua Filosofia, faz qualquer coisa por ela. Will Henry é um garoto de 12 anos, que me trás a dúvida de ter novamente o prazer de presenciar um personagem tão corajoso. Em alguns momentos de seu pânico, eu me colocava em seu lugar e ficava angustiada, mesmo estando no conforto de minha cama.
Acho que todos que pretendem ler o livro devem estar cientes de que o autor não 'pega leve' com as descrições, elas são incrivelmente detalhistas que chagam a ser nojentas. Ele também não sente pena de seus personagens, matando eles com uma frieza assustadora.
Seus monstros, mesmo que não criados por ele, são incríveis. Com abundância de detalhes e comparações. O livro tem uma linguagem fácil de se entender, mas profunda o suficiente para dar arrepios pelo corpo.
Admito que esse foi o livro mais filosófico que já li. Rick Yancey sabe muito bem como usar suas palavras, proporcionando frases inspiradoras e encantadoras.
Os personagens são maravilhosos, quase todos com atitude e grande importância na estória.
Provou a mim mesma que títulos 'bobos' não fazem um livro, muito menos o autor deles.
Felizmente, trata-se de uma trilogia, o segundo livro da série acaba de ser lançado no Brasil,
"A Maldição do Wendigo", que espero ansiosamente começar a lê-lo.

Resenha originalmente postada em | escritora-de-rascunhos.blogspot.com

Maria Clara 26/05/2014

Surpreendentemente bom!
Como o título já diz , a história central é sobre o monstrologista um médico/cientista de monstros e a vida nada normal (cheia de aventuras e perigos) que ele leva em companhia do seu fiel aprendiz-assistente Will Henry , que mesmo tendo 12 anos , tem que cuidar da casa , fazer comida e etc.
Como diz o próprio monstrologista:

“—Will Henry é meu assistente.

—Pode parecer uma criança , mas é maduro para a idade e mais forte do que parece.Seus serviços me são indispensáveis.”

A história nos é contada a partir do ponto de vista do Will que anota tudo o que ele passou com o monstrologista e eu já adianto que não foi pouca coisa...
Pelo que eu entendi será uma trilogia , e como nesse livro o caso é resolvido , eu acredito que cada livro representará um caso que o aprendiz enfrentou nos anos em que morou com o Dr.Pellinore Warthrop.
O livro não é de terror , nem me deixou com medo , mas ele possui cenas devastadoras sendo detalhadas minuciosamente e eu confesso que em certas partes eu tive que parar a leitura e respirar.
Mas o engraçado é que eu ri muito lendo , porque a relação do “médico” com seu aprendiz é simplesmente fantástica , os diálogos então nem se fala , são muito bem construídos assim como os personagens.
Nas partes em que ele chama o Will , sempre aos berros é muito engraçada.

“—Will Henry!Will Henreeeeee!”

O monstrologista , assim como todo cientista é um pouco louco , então quando ele questiona o Will sobre o por que dele sempre falar em comida não tem como não ser cômico ( já que se o menino não falar em comida ele simplesmente passará fome ,porque o médico fica dias sem comer , afinal ele é adulto e acha que as suas pesquisas são mais importantes que tudo até mesmo comer e dormir).
A história toda é muito bem construída , bem desenvolvida , bem trabalhada , dá pra ver que o autor pesquisou muito , mas é uma história com monstros que se alimentam de seres humanos então , eu acho que não é todo mundo que pode gostar do livro.
A leitura no incício foi meio difícil já que há muitas descrições e poucos diálogos , mas do meio para o final , o livro assumiu um tom com mais ação e isso me despertou para a leitura.
Eu terminei a leitura totalmente impressionada pelo livro por dois motivos ,primeiro eu não achava que ele fosse tão difícil de ler , e segundo eu não sabia que ele ia me encantar tanto , porque sinceramente no final eu fiquei querendo saber mais sobre o monstrologista e o Will.
A leitura é difícil , o tema é pesado , mas os personagens são excelentes , todo o drama por trás da cortina do enredo é fenomenal.
Eu indico esse livro para todos que tiverem acima de tudo estômago forte, e quiserem saber como o jovem Will e o complicado Dr.Warthrop conseguiram sair dessa aventura tão perigosa e fatal.

Lina DC 11/06/2014

"O Monstrologista" é o primeiro livro da trilogia e traz as aventuras do Doutor Pellinore Warthrop e seu jovem assistente William James Henry.
O prólogo do livro é de junho de 2007, quando encontram os diários de um falecido paciente de uma instalação médica. Esse paciente seria o William, que até então teria 131 anos de idade, já que nasceu em 1876.
Após o prólogo, o livro é uma transcrição desses diários e é dividido em três fólios.
William é um jovem órfão, seus pais faleceram e ele vai parar aos cuidados do Dr. Warthrop, que era o patrão de seus pais. A interação entre os dois protagonistas, William e Warthrop é um pouco distante, e existe uma ausência quase total de demonstrações de afeto entre os dois. O bom Dr. não sabe como lidar com o garoto e esquece de suas necessidades pessoais, expondo o jovem a situações horripilantes e apresentando à William diversas provas de que os monstros realmente existem e não são frutos da imaginação humana.
A história ocorre em 1888 em Nova Jerusalém, que fica na Nova Inglaterra (EUA). O primeiro livro foca em um espécie de monstro, os Anthropophagi, uma espécie que devora seres humanos.
Acontece que um violador de túmulos chamado Erasmus Gray traz algo horrendo ara o casarão na Harrington Lane, onde mora os dois. O que Erasmus apresenta é uma evidência de que esse mal chegou à cidade e que tudo o que se sabia sobre essa espécie pode estar equivocado.
E a partir desse instante, diversas descobertas são realizadas na expectativa de se conduzir uma caçada com o menor número de vítimas possíveis.
Um livro com um ar sombrio e uma história mirabolante muito bem desenvolvida. A escrita de Rick Yancey é viciante e a trama prende o leitor do início ao fim. Existem descrições detalhadas, cenários macabros e um final de tirar o fôlego. É o tipo de livro que consegue fazer com que o leitor prenda a respiração, grite em busca de socorro e ainda queira participar da caçada.
Um livro que fala sobre criaturas sobrenaturais, mas que também fala de comportamento humano e da verdadeira existência dos monstros. Será que os Anthropophagi são os monstros dessa história?
Personagens estranhos, cheios peculiaridades que acrescentam a esse enredo elementos que deixam tudo ainda melhor.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um trabalho espetacular. Existem vários desenhos da anatomia humana na parte interna do livro e outros detalhes que enriqueceram o livro. A capa é linda, sombria e combina perfeitamente com a história.

"Uma coisa era certa: eu era tudo o que ele tinha. Sempre me perguntei se um dia já ocorrera àquele homem, cuja capacidade de concentração me inspirava ainda mais respeito, que o contrário também era verdadeiro: ele era tudo o que eu tinha". (p. 29)

Thaís de Souza 09/12/2021

O monstrologista
Ah pobre Will Henry!
É muito fácil se conectar com os personagens, são todos muito humanos, principalmente Will, com seus sentimentos controversos. A história é fascinante fazendo uma mistura entre o real e o fantástico, é contada de uma forma que faz com que o leitor pense que a trama é real. Com certeza lerei os outros livros da série.

edu192 14/01/2013

autor bom, terror legal
Escolhi esse livro de natal do meu pai. Eu havia lido anteriormente um ótimo livro de Rick Yancey ("Alfred Kropp") e por isso o escolhi. O livro narra a história de Will Henry, um órfão que mora e é assistente do monstrologista com quem trabalhava seu pai, no século XIX. O monstrologista desvenda os misteriosos seres bizarros da natureza, e nesse livro eles precisam tratar de uma "pequena" infestação de antropófagos(uns canibais com cara no peito) que está ocorrendo na cidade. Envolvente e aterrorizante, o livro reveza entre cenas de terror e cenas calmas de filosofia. Esse livro me fez refletir um pouco sobre o medo e a vontade de viver e ainda aprendi com algumas referências históricas citadas na história. Minha primeira leitura do ano e gostei bastante. Recomendo muito esse livro, a menos que você se apavore fácil com uns canibais tendo te matar.

Liv 31/03/2014

Incrível!
Em meio á tantas leituras previsíveis, me deparo com esse livro!
Que leitura espetacular. Sempre fui apaixonada por monstros e coisas desse tipo, e então encontro o Monstrologista. Ele tem todos os componentes que um bom livro de suspense precisa ter, cientistas malucos, um mostro bem interessante, e o mais incrível, reviravoltas de fazer a sua cabeça explodir. É incrível como o autor consegue te cativar da primeira até a última página, te colocando tão próximo dos personagens e da narrativa, que jurei poder sentir o cheiro dos locais por onde os protagonistas passaram! Uma leitura super recomendada para aqueles que querem um livro incrível, fora do comum, e muito bem elaborado.

Rittes 05/05/2014

Quem é o monstro?
Confesso que quando vi o título deste livro (e a editora), relutei bastante em começar a ler. Mas, por incrível que pareça, posso dizer que fui surpreendido com a qualidade da obra - inclusive a edição e a tradução -, que não pude largar até chegar ao final, que já nas últimas páginas ainda guarda pequenas surpresas. Uma delícia de livro para quem curte horror e fantasia, embora algumas descrições sejam verdadeiramente nojentas(admito que não ficava tão enjoado com uma leitura desde "O psicopata americano"). O que só prova o quanto a história é bem escrita. Acho que não vale adiantar nada aqui. Se você gosta de criaturas monstruosas e narrativas bem construídas, leia sem medo. E pensar que este é só o primeiro volume...Só um aviso: a editora diz que a obra é juvenil, mas não é bem assim. Pelo contrário, é bem pesadinha...

@ARaphaDoEqualize 08/08/2011

[RESENHA] O Monstrologista
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG: http://equalizedaleitura.blogspot.com

Monstrologia: 1. Estudo da vida de formas geralmente malévolas aos seres humanos e não reconhecidas pela ciência como organismos existentes, em especial aqueles considerados produtos da mitologia e do folclore. 2. O ato de caçar tais criaturas.

O Monstrologista vem narrar em primeira pessoa os diários de Will Henry, um garoto de 12 anos que mora com o estranho cientista Pellinore Warthrop desde que seus pais morreram em um incêndio. Ele sempre foi acostumado a conviver com estranhos seres, uma vez que Warthrop trabalha e estuda esses seres que muitas pessoas creem não existir. Mas... depois de uma visita no meio da madrugada e uma outra ao cemitério no meio da noite, Will e Warthrop vão descobrir que um estranho monstro denominado Antropaphagi está ameaçando a segurança de todos. Mas a pergunta é: como esses estranhos seres atravessaram oceanos e chegaram à Nova Inglaterra, quando só se tem registros muito antigos deles na África?

Eu comecei a ler bem devagar até a história começar a ficar realmente interessante. Will Henry é um garoto que mais serve de doméstica para o Warthrop, que faz tudo que ele quer e que não tem uma vida normal: acordar no meio da noite com gritos, visitas na calada da madrugada, uma alimentação inadequada e a carência de sono, sem contar nos inúmeros seres horrendos que ele ajuda a estudar e conservar. Já Warthrop é um velho bem amalucado – uma vez que pessoas que acreditam nestes tipos de seres são tudo, menos sã da consciência. Ele leva sua profissão muito à serio e sabe dos comentários das pessoas na cidade a respeito de si mesmo.

CONTINUE LENDO EM: http://equalizedaleitura.blogspot.com/2011/08/resenha-o-monstrologista.html