Memórias do subsolo

Memórias do subsolo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Memórias do Subsolo

Edno.Jesus 04/06/2024

Dostoievski não é fácil, mais enriquecedor
Na minha opinião foi o mais difícil que eu li dele, a linha de raciocínio te faz pensar para dentro, as vezes até te causa uma certa vergonha emocional, acho para quem quer começar a ler dostoievski, não seria mais apropriado,
Muito reflexivo, trás uma melancolia rancorosa!

Emrich Brenner 03/06/2024

Início lento, mas vale a pena
O autor conta sua história de vida, na qual negou a sociedade e se isolou em suas angústias quanto a sua pobreza e insignificância.

A primeira parte do livro é um pouco difícil de ler. É como um fluxo de pensamentos do autor sobre a natureza da vontade humana em um debate com o leitor. Mas a partir da segunda parte o livro fica mais interessante com as anedotas da vida conturbada do autor.

É provocativo. Nos faz encarar a nossas tendências a tomar ações autodestrutivas, muitas vezes tomados por um excesso de soberba ou orgulho, e a nos recolher no subsolo em busca de conforto.

M'l 03/06/2024

Entre a potência de fazer e a miséria de pensar demais.
Dostoevsky dita, surpreendentemente, em apenas 180 páginas, a mente de um homem morto e vazio por dentro. Onde nada faz total sentido mas, ao mesmo tempo, tudo merece um longo período de ponderação.
Por ser curto, melhor não entrar em tantos detalhes tal qual Crime e Castigo, mas;
Espere um protagonista niilista, fugitivo, pensativo, grosseiro, emocional, destrutivo e impulsivo. É admirável o que apenas a personagem principal sem nome é capaz de reter de cada momento em apenas 180 páginas.
Magnífico.

MauroW 03/06/2024

Protagonista lascado e filosofia pika
O homem que é protagonista dessa obra é um dos seres mais esquisitos que eu já vi, é um ninguém, preocupado com status social que ele nem tem e ainda consegue destruir a única interação social que ele realmente teve.
As filosofias e ensinamentos do livro são incríveis, vários trechos trouxeram uma grande reflexão, por serem verdades presentes na vida, porém passam despercebidas pela vivência automática de um dia após o outro, sem realizar qualquer reflexão sobre suas atitudes e atitudes de outros.

Marich 03/06/2024

Tem que ter um certo grau de insanidade pra escrever um protagonista assim, e eu aprecio ele por isso!

ThAo9 03/06/2024

Memórias do Subsolo
O livro é muito bom, eu achei que iria enlouquecer junto do autor, mas felizmente, até o momento ainda estou bem. Conforme a leitura, tive aquela felicidade que a maioria de nós temos ao reconhecer e descobrir que uma frase famosa faz parte do livro em que estamos lendo no momento (Eu estou sozinho, e eles são todos), e também quase fechei o livro de vergonha conforme o autor contava os acontecimentos que ele mesmo causou. Portanto, eu recomendo bastante a leitura se vc não se importar de ter que ler com um dicionário ao lado e de sentir um tanto de raiva e vergonha, a experiência é ótima e você consegue ter a oportunidade de entender uma mente possivelmente diferente da sua.

jojo 03/06/2024

Que escrotinho
Fui ler Diário do Subsolo nesse feriado, despretensiosamente, e vai achando q só pq ele tem 172 páginas que não tem seu valor.
A leitura é dividida em 2 partes. A primeira parte o narrador vai na realidade a explicar do seu comportamento, de suas atitudes, meio que pq ele é de tal maneira. Mas ao mesmo tempo que ele conta, ele se desmente, ele próprio se contradiz a todo momento
A segunda parte ele nos conta 3 histórias, e o qto ele é escroto nessas situações, e se explica, ele sabe q é e não tem remorso e meio q a culpa são dos outros. Com certeza a última parte é a parte q vc começa a ter mais raiva dele. Ele mesmo se considera um anti-heroi. Ele sabe. E tá nem se importando.
Quem leu sabe a importância dessa pequena obra. Quem não leu, é um bom começo para amar Dostô
São várias camadas dessa angústia pessoal
deste narrador, que pode ser qualquer um de nós
"Você está com sede de viver e resolve, por si mesmo, as questões vitais mediante a confusão lógica. E como seus feitos são atrevidos e insolentes, e, ao mesmo tempo, quanto medo você tem!"

Vitoria 02/06/2024

Primeira leitura russa concluída
Primeira leitura russa concluída
Essa foi bem difícil,demorei alguns dias pra processar algumas páginas e absorver da maneira ?correta ? o que esse livro queria passar.

Ana Júlia 02/06/2024

Simplesmente fantástico!! Dostoievski antecipando em 50 anos o mal estar na civilização.

a primeira parte é tão incrível quanto a segunda, complementando perfeitamente a exposição mais filosófica dos primeiros capítulos.

ler esse livro nos últimos dias foi um bálsamo.

Jordana Borges 01/06/2024

É sempre um privilégio ler Dostoiévski, o que ele faz com as palavras é magnífico, é um sentimento de ?estar em casa?.
O livro nos faz viajar pela mente do personagem principal, a primeira parte é um fluxo de consciência onde ele faz digressões psicológicas, filosóficas e existencialistas, questionando a sua significância, cheio de contradições e discussões internas.
A segunda parte são memórias e acontecimentos que ele vivenciou antes destes 40 anos vivendo no seu subsolo. Dostoiévski sempre tem o poder de nos fazer questionar, a escrita dele faz com que nós coloquemos no lugar do seu personagem, muitas das vezes concordando e dividindo o mesmo sentimento que ele. É assustador o quanto podemos nos ver em certas ações.
Matheus656 01/06/2024minha estante
Acho q um completamente bacana para sua leitura é um vídeo do canal Quadro em branco, o título do vídeo é ?Dostoievski e Scorsese num táxi para o subsolo?. Recomendo dms!!

Jordana Borges 01/06/2024minha estante
Ahh obrigada Matheus, eu to nesse momento no youtube procurando alguns vídeos sobre o livro mesmo, vou procurar esse com certeza!!

@alex_bookaholic 02/06/2024minha estante
Ótima resenha. Este livro é brilhante, como a escrita do gênio. Tudo o que ele escreve é reflexivo e nos faz assimilar nossa própria natureza. Ótima leitura.

Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Alex com certeza, todos os livros dele nos faz meditar e refletir bastante sobre nós mesmos?

Flávia Menezes 02/06/2024minha estante
Jô, esse não tem como não dar 5 estrelas, não é? Na verdade? eu daria até 1000!! ??
E eu concordo com você. Que perfeito o Dostô era de nos proporcionar tantas reflexões assim!! ?

Jordana Borges 02/06/2024minha estante
Flávia, eu achei impecável! Ele tem esse poder de nos levar na mente dos personagens e fazer nós enxergar neles também?

Michela Wakami 02/06/2024minha estante
Que maravilha saber que você gostou, amei a sua resenha, amiga. ??????

Fabio 05/06/2024minha estante
Jo, feliz que tenha gostado desta obra prima do Dostoievski!!!?

vitorconatus 01/06/2024

Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski, 1864)
Esse foi difícil de ler, viu. O livro é quase todo afetos pesados, densos, difíceis de digerir. Em dias bons, eu evitava ler pra não contaminar meu estado de espírito; em dias ruins, evitava pra não tornar tudo ainda pior.

Li aos poucos, me arrastando mesmo, mas li. E no fim, penso que valeu a pena. «Memórias do subsolo» é um estudo da autoconsciência ? ou da dureza do superego, numa perspectiva psicanalítica ? levada ao extremo. Ele revela a mente de alguém cujo autoconceito oscila num movimento pendular: ora sentindo-se um verme, digno de desprezo, um nada; ora sentindo-se superior a todos, credor de um prestígio que nunca vem, um ser sublime, mas ressentido com a própria invisibilidade.

A riqueza dessa leitura está no fato de que todos nós já estivemos no subsolo. Muitos de nós, senão todos, ainda o visitam de vez em quando. Alguns infelizes moram lá. E Dostoiévski nos capacita a reconhecer esse lugar, seja quando nós mesmos estamos lá; seja quando alguém perto de nós está.

Só me frustrou não ter encontrado o caminho claro para a saída. Talvez porque esse caminho seja diferente pra cada um. Mas ainda assim, saber que está no subsolo deve ser o primeiro passo para sair dele. E isso é fácil depois da leitura.
milenapb 01/06/2024minha estante
Sua resenha aumentou a minha vontade de ler esse livro rsrsrsrs

Educez 31/05/2024

Dificuldade em lidar com nossas emoções
O personagem é uma confusão de pensamentos, ele mesmo não consegue se entender? é movido pelo rancor, quer ser mau, mas ao mesmo tempo não quer? revela a dificuldade que temos em nos conhecer e lidar com nossas próprias emoções

nanda00s 31/05/2024

Foram quarenta anos no subsolo
"num romance, é necessário um herói, mas aqui foram reunidas, de propósito, todos os atributos de um anti-herói e, o mais importante, tudo isso vai produzir uma impressão extremamente desagradável."
Rafael2688 31/05/2024minha estante
Queroo ler

lysthel 31/05/2024

Eu não queria classificar o livro, mas o aplicativo pede que eu faça para poder escrever um comentário. Me identifiquei com o personagem, mas sofro de uma vazia bagagem literária e de um raso entendimento para escrever algo relevante a um livro de tanto prestígio. Me vi no personagem diversas vezes e gosto da escrita do Dostoiévski, pura melancolia.