Fome

Fome Tibor Moricz

Resenhas - Fome

Davenir - Diário de Anarres 07/06/2023

Mais que chocante, temos uma obra coesa e forte.
"Fome: onde restar vida, haverá fome" de Tibor Moricz é uma distopia brasileira de 2008, editada pela extinta Tarja Editoral. O romance é uma junção de contos que fazem sentido isolados, mas que juntos formam uma narrativa maior também. Hoje o nome que damos a essa forma é romance Fix-Up, e um exemplo desses é Território Lovercraft de Matt Ruff. Contudo o paralelo que quero traçar com esta obra e outro.

O mundo retratado em Fome é de completa falta de esperança. Não há explicação para o desastre que o mundo se tornou. Apenas que não há mais comida, vegetação, fauna e a população está quase toda morta e os vivos se canibalizam para sobreviver enquanto houver outros iguais para devorar. Cada personagem é acompanhado em um conto diferente e vão contando uma história única da civilização humana regredindo ao estado mais puro da animalidade. Um caçador, um colecionador de livros, um filho zeloso, um crente e um sacerdote são alguns dos personagens que movimentam a trama que vai por um caminho completamente crítico da religião, que aparece como uma forma sofisticada de explorar a única fonte de alimento dos humanos que são os próprios humanos.

Distopia é um subgênero bem comum na literatura e muitas são as suas obras, muitas delas já resenhadas aqui no blogue. Poderia traçar muitos paralelos com outras distopias com mundo arrasado mas acho que o contraponto ideal é com Terceira Expedição de Daniel Fresnot. Enquanto uma segue o relato de um catarinense que consegue sobreviver nos mostra um caminho da esperança surgida da pior adversidade imaginável em época de Guerra Fria, Fome vai pelo caminho oposto. Inclusive, em um dos momentos chave da obra de Fresnot, mostra que no que fora São Paulo, tornou-se algo parecido com o centro urbano que vemos na obra de Tibor Moricz.

Outro destaque da obra vai para a escrita seca e sarcástica do autor que acentua ainda mais a aridez material e espiritual dos personagens mesmo, ou melhor dizendo, principalmente quando o elemento religioso entra em cena. É uma obra para corações fortes e que vai deixar os religiosos de cabelo em pé. Vale avisar que as cenas fortes tem gatilhos de violência, e podem parecer que não precisariam estar ali, mas é uma característica da escrita do autor essa estética crua e condiz com o tom da obra, ou seja, não são cenas gratuitas.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2023/05/resenha-287-fome-tibor-moricz.html

Celia 16/01/2013

Fome
Chocante. Infelizmente, em muitos casos, é apenas o choque pelo choque. Mesmo assim não consegui largar esse livrinho de contos distópicos. De uma crueldade dolorosa, descrevendo um simulacro de humanidade, num mundo destruído e sem nenhuma esperança à vista a não ser a sobrevivência por mais um dia. E garantir o amanhã significa alimento. Mas já não existem animais, água, plantas. Apenas outros seres humanos, que são caça e caçador ao mesmo tempo.

Eduardo Kasse 28/08/2012

Instintos
"A piedade opõe-se completamente à lei da evolução, lei da seleção natural." - Nietzsche redigiu essa ideia em uma época difícil, mas infinitamente mais amena do que o mundo destroçado narrado no livro.

Tibor Moricz representou com muita veracidade o que aconteceria com a humanidade depois de um grande cataclisma.

Nada da visão hollywoodiana ou dos livros que buscam sempre um final feliz.

Não! É uma história forjada na privação, no medo e em uma esperança insana. E para muitos até conformista. E esses eram os verdadeiros visionários.

Hoje, só existe civilidade por causa do medo da punição e devido à fartura. Saia dessa visão romana cristã judaico capitalista e você terá a barbárie.

Acontece em muitos locais da África, da Ásia e mesmo em alguns casos do lado das nossas casas, profusamente explorados pela mídia marrom.

Os instintos de sobrevivência se sobrepujam a qualquer moralidade, dogmas, sentimentos. Acrescente a dominação, o forte contra o fraco e estará trilhado o caminho da perdição.

Mas, não é o caos: é a ordem que sempre existiu, apenas exponencializada pelas ruínas de uma existência.

E o que gostei foi que a narrativa não ameniza os fatos: mostra uma realidade crua, suja, sangrando por entre os escombros da nossa própria incompetência. Não sabemos viver em equilíbrio.

Enfim, uma leitura muito recomendada para quem deseja uma imersão no humano primordial.

E que a Fome demore muito para vir...

Leo Ged 18/12/2011

Um breve comentário
Livro de Apocalipse partindo de uma premissa interessante:
Aborda um "fim do mundo" de maneira animalesca e realista, sempre do ponto de vista da Fome - a mãe de todas as necessidades.

O formato também foi bem selecionado: contos curtos, diretos e bem escritos. O texto é ótimo e a leitura flui naturalmente, sendo bastante rápida.

Os contos variam em qualidade, alguns sendo um pouco repetitivos. Meus favoritos são: O caçador, O erudito, A sedutora, O observador, a Matilha e, pra fechar com chave de ouro, O messias.

Dalton 07/07/2010

Um livro fraco e ruim - resenha detalhada
Essa resenha é negativa. Acredito ser assim o mais honesto para iniciá-la, mas, minha análise busca ser justa.
Primeiramente, pode não parecer relevante (mas é), a linha lógica de minha argumentação a seguir baseia-se em uma visão de mundo católica apostólica romana, respeitadora da liberdade de escolha dos ateus e tolerante a outras religiões, mas ácida frente a ateístas proselitistas, que misturam sua opção de visão de mundo, com a arrogante verdade suprema. É fato, e não nego, que acredito seguir a senda da verdade, mas não desmereço a opção de terceiros discordarem e nem exijo que concordem. Apenas espero, que se forem criticar, que o façam com um mínimo de habilidade, profundidade e inteligência. Ou seja, superficialidade e pobreza no “proselitismo” eu considero uma afronta. E disso este livro está cheio.
Vamos à resenha...
O livro “Fome” de Tibor Moricz trabalha com um cenário pós-apocalíptico temporalmente localizado muitos anos depois de um evento destrutivo X (muito pouco explorado e referenciado, não adiantarei qual é, embora não seja original) em que a total e completa falta de estrutura civilizacional, tanto no contexto de estruturas físicas, como cidades, políticas como governos, produtivas, no caso economia e mais básicas, como a família, “levaram” a humanidade a um estado permanente de FOME, em que a única “comida” disponível são outros humanos, numa situação instalada de sobrevivência do mais forte/adaptável/esperto.
A seguir tópicos de crítica:
Linguagem –
1 - Um texto altamente adjetivado que busca incansavelmente impactar o leitor por meio de sistemáticas referências a morte, sujeira, nojeira, destruição, amoralidade, crueldade, maldade, luxúria, comportamentos animalescos etc etc etc. Ou seja, foca-se na apresentação objetiva da “Nojeira/circo dos horrores/escatologia” que “é a humanidade” em uma situação limite, para que o leitor “entre no clima” do livro. O que só faz do livro enfadonho, pelo menos para mim, visto que prezo alguma profundidade filosófica no que leio, senão dos personagens, do narrador, do contexto ou das reflexões apresentadas nas entrelinhas (aliás, considerei o recurso no mesmo nível de baixa qualidade, do apresentado no Ensaio sobre a Cegueira de Saramago) . No caso de FOME a única reflexão apresentada, onipresente, repetida a exaustão é: “o homem é vil cruel, baixo, impuro e na condição de necessidade, invariavelmente correrá para o comportamento animalesco e amoral”. Uma reflexão que, infelizmente, não sai disso e que até quando apresenta uma contraposição, a fundamenta em superficialidades/falhas humanas (nunca, claro, uma verdadeira meada de “bondade”), como no caso do conto “O Renitente”, que na prática, é uma ode a “teimosia humana” que ironicamente presenteia seu portador com alguma “dignidade”, pelo menos para nós, que não estamos inseridos no contexto do mesmo.
2 – As frases são curtas, de rápida leitura e superficiais. O livro pode não ter como proposta ser o “novo futuro clássico” da literatura em língua portuguesa, mas primar pelo aspecto, aparentemente apenas funcional e consumista (provavelmente na medida para os “novos leitores”, fiéis consumidores de “Trash Sellers”, pouco treinados pelos seus autores favoritos a pensar/refletir em algo em quanto lêem) só reforça seu ascetismo na construção de um histórico positivamente agregador de leituras. No modelo apresentado, com tal conteúdo oferecido, o livro não traz reflexões significativas e não traz um estilo diferenciado, é apenas rapidamente consumido (talvez aos incautos cause algum impacto pelas “ escatologias apresentadas com tanto empenho”) e depois de terminado nada adiciona. Funcionando como um chiclete azedo, mastigado, mastigado, mastigado e cuspido sem deixar contribuições relevantes ao mascador.

3 – O uso de estereótipos – É a base do conto, em todos os aspectos, tanto ao tratar de religião, como ao construir os personagens, que são apresentados como pseudo-humanos, extremos em suas características em, talvez, resposta a um mundo de extremismos. Uma opção de linha organizacional do “enredo” que não prima pela originalidade, é bem executada em sua teoria, mas que causa cansaço com o passar dos capítulos.
Ideologia –
1 - Darwinismo selvagem- o autor baseado no advento do apocalipse X constrói uma realidade em que a humanidade regride na sua TOTALIDADE a uma condição de penúria, não só física, como intelectual, civilizacional, moral e humana. Não escapando ninguém, NINGUÉM (talvez a exceção do “O Renitente”, já mencionado acima, e que o autor tratou de “superficializar”). Uma definição de enredo pobre, que não é encontrada em muitos boas (depende de cada um, claro) obras nesse contexto. Desde o “Exterminador do Futuro” (apocalipse nuclear e guerra contra máquinas exterminadoras) à até, e de forma nenhuma menos relevante, o livro “A Estrada” de Cormac McCarthy , prêmio Pulitzer de 2007, em que após um apocalipse X (X mesmo, pelo menos eu não descobri o que “queimou o mundo no enredo”) ainda sobram pessoas descentes, uma resistência, bem diferente da do enredo que embala o Blockbuster de Cameron, sob ordens de O’Connor, mas ainda sim alguma humanidade em um mundo pobre nessa riqueza. FOME, lima essa possibilidade, se agarra a uma ode a violência e baixeza humana como linha “original” de enredo. Uma chatice deprimente. Que poderia trazer reflexões, muita aliás, mas fica só no show de horrores, que brinda o leitor com estupro, assassinato, estupro e pedofilia etc etc etc.
2 - Parasitismo humano – Não é de hoje na história dos enredos apocalípticos que a civilização desapareça por falta de alguém que trabalhe para mantê-la. Pessoalmente tenho, de cabeça, como melhor exemplo um livro que muito gostei em seu estilo e habilidade de contar uma história pós-apocaliptica com sobreviventes, no caso o “Só a terra permanece” (R.S. Stewart ), mas que simplesmente odeio em seu final. Motivo? Um personagem, com curso universitário, com um mundo inteiro a suas mãos, apenas vazio pois a humanidade morreu vitimada por uma doença, ao invés de organizar o reflorescimento da mesma, lega a comunidade que “refunda” o arco-e-flecha! Motivo??? As crianças não se interessavam muito por estudar!! Podê??
E porque cito esse exemplo? Pois FOME apresenta uma humanidade, com sua civilização destruída, em que os homens funcionam só e apenas como parasitas. Uma humanidade varrida por uma apocalipse X, mas que apenas consome paulatinamente os restos de si mesma, até que só sobrem os próprios indivíduos a serem consumidos. Uma humanidade sobrevivente composta de personagens como o de Stewart, mas que não tem um novo futuro “brilhante” de milhares de anos de redescobertas e re-sofrimento pela frente, apenas um presente e futuro de sofrimento, o qual abraça, simplesmente não utilizando o cérebro para nada, que não seja deixar a situação chegar ao limite. Algo impensável, tendo em vista a NATUREZA humana, que não é a vendida pelo personagem de “Só a terra permanece” do “bom Selvagem” e também não é a de Moricz.... é a natureza da adaptação e da resolução de problemas. “Sobrevivemos” a uma era glacial, numa época muito anterior ao desenvolvimento tecnológico, a humanidade, ou pelo menos parte, sobreviveria a um hecatombe X, a não ser que a Terra fosse tragada pelo Sol.
3 - Anticristianismo – O aspecto mais patente do livro e o mais relevante para minha crítica negativa é o que menos é necessário aprofundar.

O autor cria sua versão estereotipada da religião, da religiosidade, da moralidade e do seu sentido na vida humana. Nesse contexto ficcional de destruição, demência e perdição, o autor apresenta a religião como um antigo ópio do povo, utilizada para manipular fracos e desesperados, mas que no novo contexto, no agora, de FOME, é utilizada como uma armadilha aos incautos e idiotas, manipulados e conduzidos na senda da “geladeira” dos espertos de boa lábia ou loucos fervorosos. Estes por sua vez (ambos) visualizam e/ou constroem toda uma pseudo-religiosidade, em que se sentem “enviados divinos” ou “ferramentas de Deus” e que como “pagamento” ou “parte de sua atuação no plano divino” tem os corpos dos “atendidos” como “prêmio”.
E assim o autor, na medida de suas capacidades de produção ficcional, trabalha um texto atolado até o peito na defesa ideológica da religião como uma chaga da humanidade, como um elemento senão desnecessário, no contexto de FOME, apenas mais cruel e vil, pois “utilizada como isca, pesca otários por meio da pouca bondade que lhes sobram”.
Como citei antes do início da resenha, nada tenho contra reflexões anti-religiosas baseadas em algum tipo de bom senso ou inteligência. A linha anticristã (mais do que apenas anti-religiosa) de FOME é claramente superficial e pobre, replicando nas entrelinhas noções juvenis e sem a menor seriedade. Infelizmente pelo pouco que conheço do autor por outros textos e posicionamentos, essa superficialidade reflexiva não se apresenta como uma característica do livro, como uma espécie de “estratégia marqueteira de enredo atinada com o melhor da ideologia politicamente correta de patrulhamento antiocidente e posição anticritã”, na verdade, é um reflexo do que crê o autor, uma pena, pois é raso.
Enredo – Previsível, aliás, preocupantemente previsível, tendo em vista a experiência como leitor que o autor com certeza possui. Passei o livro adivinhando com tremenda facilidade os finais dos contos, um a um, com exceção (devo ser justo) de “O Renitente” que tinha certeza que ia acabar com mais uma morte e não acabou. Senti-me em um repeteco de “Avatar” (nada a ver com a história) no quesito “prever a obviedade”, aliás detesto esse filme, não bastasse ser anticristão, ecopanteísta, comunonaturalista, anticapitalista, antimilitarista babaca e antiocidental, ainda se dá ao luxo de não inovar em nada (fora nos gráficos). Com tanto dinheiro enterrado naquela porcaria, custava o Cameron gastar alguma coisa na feitura de um roteiro descente???? Custava a Tibor utilizar seu amplo leque de formação em Ficção Científica, literatura e experiência e fazer algo minimamente inovador??? Ficam as perguntas.

Em síntese, o livro é ruim. E a Tarja que me desculpe, mas a qualidade gráfica deste produto deixa muito a desejar. Como amante de literatura e atencioso colecionador de livros, tive o desprazer de lidar com uma edição que soltou pedaços. Tive de arrumar. Pensarei melhor antes de comprar outro livro da editora, ainda que conheça alguns bons exemplos de qualidade da mesma empresa.

Obs: O que me levou a escrever uma resenha tão grande foi a decepção com a qualidade que esperava do livro. E o fato de há tempos eu não me decepcionar tanto com uma seleção literária para leitura.
Márcio Lima 21/10/2013minha estante
Essa foi a resenha mais destrambelhada que eu já li.

"mas ácida frente a ateístas proselitistas, que misturam sua opção de visão de mundo, com a arrogante verdade suprema"

Pois aqui vai uma novidade para você: o autor não é ateu.

Se você detestou tanto assim a obra, deveria ter ficado com o proselitismo religioso da sua suposta fé católica e da sua bíblia... Aliás, duvido que tenha se dado ao trabalho de ler o livro do Tibor Moricz.

Dalton 21/10/2013minha estante
Oi Márcio, fiquei tentado a esperar para ver se vc renovaria por uma segunda vez o comentário na busca de chamar minha atenção ou de expressar sua revolta frente a minha opinião. Mas achei cruel demais deixar um fã do Tibor falando ao vento :) Respeito seu direito a opinião e tbm a conjecturar o que quiser, como, por exemplo que não li o livro. Se tivesse lido tão destrambelhada crítica, segundo sua análise, veria que ela não é um agregado de críticas pessoais ao autor. Há sim uma crítica a um movimento de caráter anticristão que vejo no autor. Menos mal ele não ser ateu, pelo menos oficialmente, azar da religião que ele professe, pois seu discurso, os que já tive a oportunidade de ler, não são marcados por lá muita tolerância e isso é ruim para um ambiente Pacífico de ecumenismo. Enfim, agora que chamou minha atenção, e já deve estar radiante de felicidade. Que tal ser mais produtivo e discordar dos outros vários pontos que abordei? Ou se não quiser fique à vontade, realmente não me importo. Um abraço!

@lecobastos 04/06/2010

Um livro faminto
Fome é basicamente o desconforto causado pela necessidade de se alimentar e é sobre este sentimento que este livro discorre.
Em um mundo pós-apocalíptico, semelhante ao criado por Comarc em A Estrada, onde não sabemos o que aconteceu com o planeta, mas o fato é que a última coisa comestível que sobrou são, literalmente, outros humanos. A dúvida em torno de como o futuro tornou-se distópico não é importante e nem chega a incomodar.
A suma da obra é demonstrar que o limite entre a selvageria e canibalismo dentro de cada um só é contido por nossas regras de sociedade atuais e disponibilidade de alimentos.
Não é um romance comum, na realidade são 15 pequenos contos apresentando personagens diferentes em situações levadas ao limite da sobrevivência. É palpável o sentimento passado pelo autor onde a fome deixa de ser um desconforto para se tornar o doloroso guia onde antes havia a famosa ‘humanidade’.
As histórias giraram centradas em tema como religião, família e sexo. Principalmente religião. E o que a fome fez com elas.
É estranho dizer que não deixa de ser uma obra de ficção-científica onde o principal tema seja na realidade a fragilidade humana, e como Stephen King diria, não passamos de saco de ossos.
O livro é bem escrito, o que compensa o final, que não me agradou e nem convenceu.
Vale a pena ler.

Mais resenhas: http://www.melancolicomundo.blogspot.com

diegopds 05/02/2011minha estante
Tinha marcado este livro, pois gosto muito de distopias. Mas ao ver as notas baixas, resolvi ler as resenhas para ter impressões em palavras do que a galera achou. É um pouco diferente do que eu esperava, mas talvez eu leia.

Parabéns pelo seu blog!

Andressa 15/03/2010

Sem muitos comentários...
Um amigo disse que eram ruim e que as páginas do livro caíam, teimei e comprei. Nas primeiras páginas achei a história ruim, mas não consegui acabar de ler, pois realmente cairam...
diegopds 05/02/2011minha estante
como assim "caíram"? Literealmente? O encadernamento é ruim mesmo?

Diego.Guzzi 30/06/2009

Este livro não é para qualquer um. Há maioria é capaz de larga-lo no começo, pois provoca vários tipos de reação. O livro mostra que a civilização e o meio ambiente já entraram em colapso e os sobreviventes começam a comer outros seres humanos para sobreviver. As histórias mostradas no livro não tem pudor para demonstrar o pior do ser humano em todos os aspectos possiveis.