Entre a mente e o coração Lycia Barros

Resenhas - Entre a mente e o coração

1 | 2 | 3 | 4

Sunamita Conti Santos 20/08/2019

Um pouco mais de despertar
Lycia Barros, por mais uma vez conseguiu surpreender-me. Com uma escrita fluída e envolvente, ela conseguiu transportar-me, logo nas primeiras páginas, para o universo dos personagens intrigantes. O que mais amei foi que, não se trata apenas de uma história. Assim como no primeiro livro da série "Despertar", este em questão também conseguiu transmitir o que o poder da Graça é capaz de fazer na vida daquelas que se entregam a Cristo. Acompanhar o despertar de Alderico foi enriquecedor, porque lembra-nos mais uma vez que nosso passado não nos define. Claro, desde que permitimos ser consertados e passemos a enxergar as coisas pelo viés de Cristo. Diria que "Entre a mente e o coração", é um claro paralelo entre a escolha em viver os princípios de Deus, com a escolha em simplesmente viver da forma como deseja. Enfim, sou suspeita a falar, é o quinto livro da Lycia que leio, e tem sido notório a evolução na escrita de suas obras. Ansiosa para ler o próximo da série.

Luana Moraes 13/11/2017

Sentimentos...
Não tem nada pior do que ficar entre o coração e a razão e este é um dos dilemas do livro, Ana é uma missionaria dedicada, um peregrino e não se importa em não saber onde vai dormir ou comer. Ela vive pela palavra.
Já Rico está se convertendo aos poucos, não é possivel dizer que ele é convertido, algumas atitudes dele são bem irresponsaveis, mas ele vai aprender com o tempo.
Eu gostei da história, mas acredito que a autora poderia ter explorado melhor a história com uma visão alternada entre Rico e Ana, teria ficado melhor. A narrativa está boa e flui facil, senti falta de alguns detalhes nas cenas, e algumas dialogos também poderiam ser estendidos. É um bom livro, fala sobre temas recorrentes na vidas dos jovens e alguns tabus, como é o objetivo da série;
Dei 4 estrelas pq gostei da condução até o final do livro, apesar de ter algumas coisas a melhorar.
Eu indico;

Sabrina758 09/07/2017

Entre a mente e o coração
Eu amoo os livros da Lycia Barros e sempre que começo ler algum livro dela eu só consigo parar quando termino, o que significa dormir as cinco da manhã algumas vezes e com esse não foi diferente. Rico é um típico Don Juan, que teve sua vida transformada por Jesus, e que pôde ver que quando crucificamos nossa carne com Cristo, inevitavelmente desfrutamos de suas bençãos desmedidas.

Tayana Alvez 24/05/2017minha estante
NÃO, você não leu o livro. Hahaha
Ana se tratava há anos e estava muito bem por causa disso.
Rico teve o pensamento que você citou e até agora não entendi porque você pegou um ROMANCE CRISTÃO pra ler, se não gosta de "religião".
Sua resenha é triste e mentirosa, pra não dizer má.
O livro deixa muito claro que alguém com HIV pode ter filhos e a criança não se infectar com o tratamento certo.
Nossa, sério... que triste sua resenha. Que desnecessária e MENTIROSA

Cíntia Mara 28/01/2017

Decepcionante
Infelizmente, este eu não posso recomendar. Li o primeiro livro da série, A Bandeja, há vários anos e me lembro que gostei. Neste, o vilão do livro anterior vira o protagonista-narrador, Rico, cristão recém convertido e supostamente arrependido do seu passado, que conhece e se apaixona pela misteriosa missionária Ana.
A premissa é boa, e Rico tinha tudo para me conquistar, mas a execução é péssima. A narração dele é pobre e repetitiva, muito é dito, mas pouco é mostrado. Para piorar, não consegui encontrar muitas qualidades em um personagem que, muito provavelmente, eu amei no livro anterior, quando era alguém que eu deveria odiar.
Vejam bem, eu amo pessoas horríveis. Mas o que eu gosto sobre pessoas horríveis é descobrir o porquê elas se tornaram assim para vê-las assumir seus erros e crescer. O Rico, porém, não cresce. Ele diz que se arrepende do que fez, mas ele é continua egoísta, possessivo e hipócrita, e a narrativa coloca tudo como normal, como se o problema estivesse na Ana, por ter um segredo. O livro termina sem abordar o quão doentios são os seus pensamentos, como quando ele ordena que ela coloque a cadeira de praia em um lugar onde ele possa apreciar seu corpo ou quando pensa que gostaria de amarrá-la na cabeceira da cama, para que ela não viaje mais em suas missões.

Eu perdoo facilmente a personagens que comerem erros, mas histórias que não tratam devidamente desses erros, isso eu não consigo perdoar.

site: https://www.instagram.com/p/BPz-pcph-gl/?taken-by=cintiamcr

Três Leitoras 22/06/2016

Resenha: Entre a Mente e o Coração
Entre a mente e o coração é o segundo livro da Coleção Despertar e conta a história de Rico, o livro começa exatamente onde termina o primeiro (A Bandeja), no casamento da Natasha quando Angelina diz que não o ama mais e o apresenta a Ana, a missionária e a partir daí se inicia a trama!

Rico já estava caminhando para a mudança com a ajuda e a amizade de Dante e quando conheceu Ana tudo se renovou e sua nova fé ganhou espaço em seu coração, porem toda renovação tem obstáculos e Rico enfrentará vários desafios e muitas tentações porque a sua vida antes era simples regada à dinheiro fácil e mulheres aos seus pés! E para deixar essa vida de facilidades para trás não será tão simples assim!

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/05/resenha-entre-mente-e-o-coracao.html

Fran 16/06/2016

Cavando fundo
O livro é dividido em 4 partes, e só fui realmente gostar da história na 3° que é o momento em que o segredo da Ana ( o par romântico do Alderico) é revelado.
Durante a maior parte do livro, eu me irritei com o Rico. Por ser um cara com o passado tão complicado é de se esperar que ele tenha muitos problemas pra ser uma nova criatura. Mas o fato dele passar o livro achando que se a garota não quer ficar com ele só pode significar que ela tem outro, me fez querer socá-lo. Dois minutos e eu listo 100 razões para alguém não querer se casar, principalmente com Alderico. Ele pode ser bonito (muito bonito) mas não é a última Coca do deserto. E o fato de querer saber cada passo que ela dava, era tipo: vá se catar.
A Ana também deixa a desejar. Toda certinha, aceita se hospedar na casa de um solteiro que só pensa com a cabeça inferior? OI? É totalmente estranho.
Mas quando o livro chega na 3° parte, você simplesmente não quer desgrudar os olhos. O segredo, as reflexões, o desfecho são perfeitos.
Da série #Despertares foi o que menos gostei, mas ainda sim foi bom ler.
Aninha 16/06/2016minha estante
ah eu gostei tanto kkk'

Fran 16/06/2016minha estante
Na terceira parte eu não conseguia largar. Ficava ah meu Deus... VOLTA ANA. CORRE RICO. Mas #TeamDante kkk

Aninha 16/06/2016minha estante
kkk Ahhhh entendi agora! Sempre amei o Rico então... Por mim teria um quarto livro quando a Ana Morre, e o Dante também, e a Angelina e o Rico voltam ?

Fran 17/06/2016minha estante
Ual kkk dá uma fanfic das loucas. Quero muito o filme, ver quem vai dar vida a eles.

Aline 24/05/2016

Só uma coisa a dizer desse livro: fuja, crente!
Janela Literária Cristã apresenta a resenha de "Entre a Mente e o Coração", de Lycia Barros:

Só uma palavra pode definir o que eu penso sobre essa obra de Lycia Barros: decepção. E não é ao quadrado, acho até que ao cubo seria pouco. O livro é um romance, que se fosse secular e com personagens seculares, poderia ser uma boa história de amor a lá Nicholas Sparks. O problema é quando a gente tenta contar uma história colocando preceitos e princípios bíblicos nela. E acredite, você precisa tomar MUITO CUIDADO quando você insere a Palavra de Deus em qualquer coisa que seja. Algo que infelizmente, a autora não tomou para si ao descrever a história de Rico e Ana.

Minha decepção se resume principalmente porque o primeiro livro da série chamado "A Bandeja" é o que podemos chamar de completo primor da literatura cristã brasileira (se é que essa categoria existe). Em "A Bandeja", Angelina se encanta por Rico e conseguimos visualizar que ela está caindo completamente nas mãos do inimigo. A cada capítulo sabemos o quanto ela está sendo dominada ao se entregar para aquele homem que não pensa em querer algo sério com ela. O livro traz grandes ensinamentos sobre relacionamentos com Deus no centro de tudo e enfatiza claramente o sexo apenas após o casamento.

"Entre a Mente e o Coração" conta uma história diferente do ponto de vista de Rico, aqui, ele aparentemente "se converte", assim como no final de "A Bandeja" e começa a conversar com a chefe dos missionários, Ana. Os dois se apaixonam perdidamente e começam a viver uma história de amor. Até aqui não temos nenhum problema, certo? Mesmo ele sendo um recém-convertido, nada impeça que ele se apaixone pela missionária. O problema está exatamente na construção desse relacionamento, o que temo ser um tremendo mau exemplo para as moçoilas que deram 5 estrelas para essa história no Skoob (o que foi a maçante maioria e tenho esperanças de que não sejam cristãs), sem ao menos tentar refletir claramente sobre ela.

A questão é que esta resenha não é um apanhado julgador do caráter dos personagens e sim o fato dos mesmos envolverem doutrinas bíblicas para justificar suas atitudes, mesmo não estando corretas assim. Sendo mais clara, que bom exemplo podemos tomar com uma história de uma missionária que aceita a estadia na casa do sujeito pelo qual ela está fortemente atraída? A Bíblia é clara quando enfatiza que devemos fugir das tentações da mocidade e neste caso, morar na casa do homem que gosta antes mesmo do casamento não seria uma boa saída, certo?

Rico, apesar de se dizer convertido, ainda tinha pensamentos completamente mundanos na sua cabeça, afirmava claramente o quanto achava que o corpo de Ana era delicioso e que ela não iria se "entregar" facilmente como as outras (ele falava, sem ao menos mencionar a palavra "casamento"), assim como ele também vivia atiçando a garota que dormia várias noites ao seu lado, deitada em seu peito. O pior é que Ana, ao invés de se ligar e fugir dessa cilada, achava fofo e engraçado quando Rico soltava algumas cantadas sujas sem ao menos ter algum tipo de arrependimento disso. Eu tentei largar esses preceitos de lado porque acreditava que a história iria mostrar que eles estavam errados e que Rico precisava se firmar mais na fé igual aconteceu com Angelina, o que não foi o ocorrido. Seguimos até o final com a ideia de que tudo foi normal e justificável.

Outro detalhe absurdo é que os desejos de Rico eram descritos de forma muito detalhada, me lembrou inclusive alguns livros seculares que já li, livros que podem ser até eróticos. Ao mesmo tempo que tudo isso ocorria, o casalzinho ás vezes se amassava de um jeito que pegava fogo e mesmo assim, Ana continuava com suas missões (ou ela é inocente ou bem hipócrita, por Deus). Entre essas indas e vindas, Ana revela um segredo que não me surpreendeu, mas acho que serviu para as jovens suspirarem pela situação amorosa do casalzinho. Esse segredo aliás, foi um dos grandes motivos que impediram Ana de poder finalizar com seu querido parceiro, acredito que se não fosse isso, teria acontecido.

É preocupante tudo isso no meio cristão. Eu não me incomodaria se esse livro fosse secular, porém, ele tem vários ensinamentos e passagens cristãs sendo que os protagonistas em nenhum momento se comportavam como tal ou se arrependiam do que faziam. Ana se questionava se agia corretamente só no sentido de dizer que estava com Rico e ao mesmo tempo, com um segredo fatal que escondia, ou seja, nem para ser sincera ela servia. É muito perigoso você tentar inserir ensinamentos do Senhor e não dar exemplo do que eles mostram. Se ele protege o sexo apenas depois do casamento, por que diabos uma garota vai morar sozinha na residência do seu interesse amoroso? Onde está o vigiai ali?

A obra tem uma narrativa muito bem desenvolvida e tecnicamente aceitável, porém, é uma tremenda bomba para qualquer jovem cristão. Você não deve se basear na história desse casal para sua vida, em nenhuma hipótese! Rico não é perfeito (como vi muitas resenhas afirmando) por amar a Deus e ser safado e bonitão! Ele apenas não se converteu da forma correta e NÃO AGE DE MANEIRA CERTA como um verdadeiro homem de Deus (igual o Dante). Estou bem triste e chateada, porque esperava MUITO dessa história, que ela fosse tão boa quanto a primeira, mas parece que a intenção da mesma era apenas chamar a atenção da mídia secular. Neste caso, era melhor ter feito uma obra secular do que colocar Deus no meio de tanta coisa errada.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.crista/
Dafne 03/04/2017minha estante
Obrigada por postar essa resenha. Com certeza fará muita gente pensar. Eu estava curiosa com os livros dessa escritora, mas já vi que tenho que ter cuidado.

É uma pena que seja assim...

Aninha 11/03/2015

Vou casar com o Rico, sim me chamo Ana haha!
Leia em melhor qualidade - http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-entre-mente-e-o-coracao-lycia.html

O livro começa bem onde termina o primeiro, com o próprio Rico narrando, ainda no casamento da Natasha, quando á Angelina apresenta o Rico à Ana, e vai embora. Ana vendo como o Rico está arrasado o faz companhia. Dai dá-se o início de uma bela amizade. Já mudado e com uma nova Fé, ele se sente tentado quanto as mulheres, ele sempre teve todas que queria mais agora pretendia fazer a coisa certa. Rico tenta recomeçar em um novo emprego e é mandado pra São Paulo para cobrir uma conferência. No Hotel, ele reencontra Ana, ela está lá com um grupo de jovens, eles estão de saída para a casa de um missionário onde teria um estudo bíblico com churrasco, Ana o convida para se juntar á eles, Rico aceita o convite só para estar na companhia de Ana, um certo interesse por ela começa a crescer, como estão no mesmo hotel eles marcam para malhar no outro dia, nisso Rico vai sempre arrumando uma oportunidade para estar com ela, mas ela já está de partida e eles combinam de se ver outra vez no Rio de Janeiro, de lá por diante, aquela amizade vai virando algo mais, mas Ana tem medo de se apaixonar, ela guarda um segredo muito sério, que poderá separá-los para sempre, estaria Rico destinado á perder mais alguém que ama? Nesse livro também veremos a volta de Arthur amigo de Rico (que estava fora do Brasil no 1º livro, ele é citado como o Pai da filha de Carla)

site: http://www.byanak.com.br/2014/08/despertar-entre-mente-e-o-coracao-lycia.html
mariana.estevao 28/09/2015minha estante
Eu nunca tinha chorado tanto com um livro! Eu achei este livro bem mais maduro que o primeiro (Despertar/A bandeja). Eu conheci a autora num projeto da minha igreja e não me arrependi de continuar lendo esta série. Amei demais!

Priscila Nonato 13/04/2014

Que livro perfeito ,como a autora conseguiu escrever através dos olhos de um homem e fazer isso tão bem ? A historia me fez refletir sobre o amor .Esse amor entre Rico e Ana faz os "amores" atuais da nossa sociedade parecerem frágeis e fáceis demais .E mostra que o verdadeira amor tudo suporta .Várias vezes me coloquei no lugar de Rico e perguntei e se fosse comigo ?Acho que se fosse comigo não aceitaria ,não por falta de amor ,mas por achar essa "cruz" pesada demais pra minhas costas .Quando você escolhe uma pessoa pra casar , penso que nos tornamos uma só carne e por isso dividimos não só o presente mas também o passado , os problemas do nosso cônjuge.Mas admiro o personagem Rico pela sua atitude e percebo que é preciso ter muito fé pra isso.
Aninha 16/09/2015minha estante
Meu Ricoooo

Juliana 18/01/2014

Entre a mente e o coração
O segundo livro da Coleção Despertares continua na mesma linha de tempo de A Bandeja – qual pecado te seduz, mas nosso protagonista é o Rico. Confesso que desde o primeiro livro eu já gostava do personagem, e ter um livro contando a evolução dele como pessoa me deixou muito mais do que satisfeita.

Neste livro, Lycia Barros conta uma nova história mas como uma continuação, o do ponto de vista de Rico, o que para mim, fez este livro muito mais divertido e ousado do que o primeiro.

De forma geral, este romance conta como Rico refaz sua vida do zero depois de Angelina. E como se recomeçar qualquer coisa já não fosse uma coisa difícil por si só; Rico também começa sua vida como cristão, o que também não é tão fácil, ainda mais quando o “velho homem” tem um histórico como o dele.

Na verdade, facilidade é uma coisa que o Rico não terá, principalmente quando ele se apaixona pela missionária Ana, isso mesmo aquela Ana, que esconde a todo custo um segredo, e esse segredo faz toda a diferença nas últimas escolhas de Rico.

Assim como o primeiro livro da série, Entre a mente e o coração é uma grande história e envolvente de uma forma que só a Lycia sabe contar. Ponto positivo também para a capa, que conta todo o livro em uma única imagem, mas que você só vai entender mesmo no final.

site: http://julicronicas.blogspot.com.br/

Fabiola170 01/11/2013

Coração dividido
Depois de ler A Bandeja tenho que confessar que tava com uma raiva do Rico. Peguei esse pra ler com aquele sentimento de "tomara que ele se dê mal de novo", mas ele se mostrou realmente um homem transformado pelo poder da fé.

Depois de levar um baita fora de Angelina, tudo bem que ela perdoou ele, Rico se volta pra fé. E ao se encontrar com Angelina, na festa de casamento da irmã de Dante, ela o apresenta a Ana, uma missionária que trabalha evangelizando vidas pelo Brasil a fora.

Aos poucos Ana e Rico cultivam uma amizade e admiração mútuas. Um sentimento mais forte começa a surgir e Rico se descobre apaixonado de verdade, pela primeira vez.

Ana é uma mulher muito reservada e totalmente dedicada as missões evangelísticas. Ela abriu mão de uma vida pessoal pra se dedicar aos outros e tem medo de se envolver. Aos poucos ela vai baixando a guarda pra ele e quando parece que eles finalmente vão ficar juntos... uma bomba explode!

Ana guarda um segredo e pra preservar-se decide terminar tudo. Rico sofre e passa por uma fase de questionamentos, inclusive da sua fé. Dividido entre a mente e o coração Rico não desiste de Ana, mesmo quando descobre que seu segredo é algo que mudará sua vida pra sempre. No final você vai amar o Rico, torcer pra que ele fique com Ana e se emocionar com o amor dos dois.

site: http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2013/09/entre-mente-e-o-coracao-lycia-barros.html

Lina DC 09/08/2013

Mas uma vez a escritora nacional Lycia Barros me emociona profundamente com uma trama marcante. Rico é o personagem secundário do livro "A Bandeja - Qual pecado te seduz?" que acabou ganhando um livro próprio. Rico sempre foi um homem que conseguiu tudo o que quis através de favores da Amália e magoou profundamente as pessoas com quem ele teve relacionamentos superficiais (da parte dele é claro). Quando ele conhece Ana, é como se um novo sopro de vida o inundasse. Ela o fascina, mesmo tendo hábitos simples e não sendo vaidosa, tem um carisma enorme e uma fé inabalável.

"Paro na fila do elevador, ansioso para subir e trocar logo de roupa, torcendo para terminar aquela noite melhor do que fora o dia. Assim que a porta abre, prendo a respiração ao ver quem aparece diante de mim: Ana". (p.39)

É claro que o passado de Rico o acompanha e a volta da Amália levanta diversas questões.

"Ela era extraordinariamente compreensiva. Sempre parecia não se importar. Parecia ser treinada para isso. Tive vários casos enquanto estávamos juntos. E, quando quis me livrar dela, comecei a facilitar para ser pego no flagra. Mas nem isso adiantou. Amália continua me querendo, obsessivamente, como se fosse um de seus cavalos de raça. Digo isso porque, tenho certeza, se não fosse a minha bela carinha, ela rapidamente me descartaria de sua vida". (p.69)
Mas não é só ele que possuí um passado, e um segredo que poderá mudar tudo: Ana também possuí segredos que podem mudar a vida de ambos. Um livro que fala de fé, perdão e amor.
Uma linda história com uma escrita delicada e emocionante.

"Meus olhos haviam se acostumado a ver mulheres bem mais produzidas. Mas as belezas simples sempre são as mais deslumbrantes". (p.49)
Em relação à revisão, diagramação e layout o trabalho é excelente.

Essa resenha será publicada no blog Acordei com Vontade de Ler.

1 | 2 | 3 | 4