Sartre

Sartre Paul Strathern

Resenhas - Sartre em 90 minutos

Edna 31/10/2022

O Existencialista
Sartre ñ se intimidava com valentões, excepcionalmente inteligente para perder tempo com esses tipos.

Por ter sofrido uma doença que alterou sua visão e deformou sua fisionomia sofreu ataques durante toda sua juventude, suas ideias e perpiscácia foi taxada de pouco claras.

Mas de acordo com os amigos, sua feiura desaparecia quando ele falava.

"A não ser quando está dormindo, ele pensa o tempo todo."

Sartre e Simone de Beavouir, se descobrem, encantadora, bonita, se veste pessimamente, ñ foi problema, ele disse " Daqui para frente vou cuidar de você", ainda assim tiveram uma relaçao aberta, pois a ideia de se verem como um casal era filosoficamente impensável.

Viveu grande, rejeitou premios, acreditava que " o escritor não se deve deixar transformar pelas instituições."

Escritor, filósofo, fazia pronunciamentos intransigentes sobre fatos contemporâneos em sua revista Les Temps Modernes e liderava manifestaçoes de rua contra as autoridades. Amei conhecer mais sobre esse "grande homem da história" como o chamava De Gaulle.

Fabianne 07/10/2022

Ser ou não ser
"O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós."

JEAN PAUL SARTRE (1905-1980) nasceu em uma família rica e teve uma infância privilegiada. Frequentou uma das mais bem conceituadas universidades francesa onde conheceu Simone de Beauvoir. Eles tiveram um longo relacionamento de amor físico e conflitos filosóficos.
Está obra trata a figura de Sartre como um filosofo muito carismático e popular, sua obra era conhecida pelos estudantes, revolucionários e público. Sartre foi um dos primeiro a aceitar o título de filosofo existencialista.
Ele teve uma vida intensa, mas com a idade ficou debilitado, e teve que reduzir a bebida, as noitadas de discursões filosóficas e a escrita. Morre aos 74 anos, no dia 15 de abril 1980 assistindo e cuidado por Beauvoir e amigos.

Jota Ge 14/01/2021

recomendo, mas nem tanto...
O livro é basicamente um ?resumão? da vida do Sartre.
Sinceramente, achei o livro bom para quem quer entender apenas o básico da vida do filósofo (principalmente se você estiver no ensino médio).

Obs. para caso o autor por algum motivo leia essa crítica: bissexualidade existe, tá?

jade martins 05/04/2020

leitura leve e compilada dos pensamento de Sartre, recomendo a leitura para apenas um breve contato com o filósofo em questão.

Heros Pena 14/03/2020

Filosofia, história e biografia
O autor consegue em um pequeno livro, entregar ao leitor, um resumo da história da época, da vida do filósofo e de sua filosofia.
Um livro para se ler de uma só vez, e sair com um pequeno conhecimento do filósofo e de sua época. Acredito que seja interessante, e estou fazendo isso, a leitura de todos os volumes, assim ao final o leitor terá uma noção da filosofia e de sua história como um todo, podendo escolher os filósofos de sua preferencia e se aprofundar no estudo dos mesmos e de suas obras.

Gildo 23/07/2015

O senhor existencialista
Sartre é um dos nomes mais contundentes da filosofia e, por que não?, da psicologia.

Contemporâneo (faleceu em 1980), tornou-se o principal autor sobre o existencialismo, exponenciado na obra O Ser e o Nada. Toda a filosofia de Sartre se articula a partir da escolha do indivíduo, em ser, como oposição ao nada. "Se você não considerasse a vida absurda e fútil, não poderia ser um existencialista". Sartre dirá que, em termos existencialistas, o ato de comer uma banana é tão 'ser' quanto ocupar o caro de presidente da república.

"Agimos de má fé quando enganamos a nós mesmos, particularmente quando tentamos racionalizar a existência humana impondo-lhe um significado ou coerência." Agir de má fé significa, portanto, esquivar-se à responsabilidade pelos próprios atos, depositando-a em alguma influência externa."

O bom resumo Sartre em 90 Minutos traz à luz as principais ideias do filósofo, que não era nada descomplicado. Suas relações pessoais, principalmente com a também pensadora Simone de Beauvoir, também é tratada, inclusive para explicar melhor a aplicação prática de suas teorias existenciais e individuais. Sartre inaugurou a figura do filósofo moderno, independente com o charme intelectual e o desprendimento sexual. Enfim, existencialista, sem pudores.

Inlectus 02/05/2009

Recomendavel.
Para se ter uma leitura aprazivel, sobre o pensamento de Sartre, é de fato uma boa leitura.