O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

victorialsva 03/07/2021

E pensar que ela nunca vai viajar o mundo..
Que nunca vai poder terminar o diário, nunca vai poder ver todo o sucesso que ela e o diário dela se tornaram, que nós não achamos que todas coisas que ela escreveu são chatas e/ou bobagens de adolescente (pelo menos eu), que tem tanta gente que se identifica com ela.. Isso me dá uma tristeza no coração.... Eu acho que a maneira dela de pensar era incrível e muito evoluída para uma menina da idade dela naquela época.

Ela com toda certeza teria se tornado uma mulher incrível!

(Se eu falei merda me desculpem)
manu 04/07/2021minha estante
Dor.

mias0 26/04/2021

Extremamente emocionante!
Não tem outra palavra que possa descrever essa leitura senão "emocionante". Anne Frank, uma garota judia que em plena Segunda Guerra Mundial escreve em seu diário tudo que se passava em sua vida com sua família e mais quatro pessoas no "Anexo Secreto", esconderijo onde permaneceram por dois anos.

Acompanhar os relatos de Anne é tocante e triste. Saber o que acontece com Anne e sua família torna dolorosa a experiência de ler seus relatos tão esperançosos quanto ao fim da guerra. A todo momento que Anne tinha uma esperança, sobre ser livre novamente, sobre se tornar jornalista e escritora, meu pensamento era sempre o mesmo: como esse mundo é cruel, e quantas outras Annes existiram - não somente durante a guerra.

Considero essa uma leitura extremamente importante. Todas as reflexões que chegam ao longo do relato nos faz pensar profundamente em diversas questões da vida. É uma leitura dolorosa, mas que vale a pena conhecer - mesmo desejando que nada disso tivesse ocorrido.

Carollina.Provier 07/09/2023

Um registro..
Não entendo quem diz ou avalia esses livros com ?Livro chato? ?Livro parado? ?Não tem emoção...?.

Não sei o que as pessoas esperam lendo o diário de uma garota de 13 anos. Principalmente naquela época horrível.

Eu vejo esse livro como um registro, não é um livro que deve ser avaliado ou julgado com 1-5 estrelas. É um livro pra ser lido e refletido. Não é uma ficção, é apenas o registro de um diário muito importante.
Mattenna 08/09/2023minha estante
Concordo MUITO com você!!

Sarah.Rebeca 31/01/2023

Querida Anne
Você merecia muito mais... Entretanto, tendo em vista os ocorridos eu fico feliz de ter sido a sua Kitty, mesmo que por um curto período ?

João :) 22/01/2022

Esse livro deveria ser passado nas escolas!
Sério, um dos únicos livros de história real que li e sinceramente, o melhor, basicamente o livro trata sobre a vida da Anne Frank e sua família escondidos na época do nazismo e pqp a escrita é muito madura pra uma garota de +/- 15 anos (e é de se entender né), enfim, acho q ele deveria ser obrigatório de ler na escola.
ranacstll 22/01/2022minha estante
Teve uma leitura coletiva dele na minha turma ??

mariana 30/12/2022

Um livro incrível!
"Além de um marido e de filhos, preciso de mais alguma coisa a que possa me dedicar! Quero continuar a viver depois da minha morte." Você vive eternamente e será sempre lembrada, Anne Frank!
O livro é uma história real de uma garota judia que viveu na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Anne relata sobre os anos em que viveu escondida dos nazistas, juntamente com sua família e outros conhecidos, no Anexo Secreto. Além de contar sobre os conflitos entre os membros do Anexo, ela fala sobre os conflitos que ela enfrenta consigo mesma, sendo uma adolescente.

Muiara 04/05/2021

Muito booom!!!!!!
Anne vivia uma vida luxuosa e quando teve que ir para o Anexo Secreto percebeu que nem tudo é um mar de rosas.

Gostei de sua evolução, suas descobertas e a forma como ela lidou com a ansiedade e tudo que estava acontecendo ao redor.

Chorei horrores nas últimas páginas e achei uma falta de sorte de todos eles, principalmente Peter.

emillyzinha 22/03/2021

" Quero continuar a viver, mesmo depois de minha morte! "

Anne era uma garota muito à frente de seu tempo. Com pensamentos e ideias firmes. Não se deixava ser influenciada pelo Zeitgeist ou pelos familiares.

Muito triste ler sobre os relatos de sofrimento e dificuldades que os judeus enfrentaram na Segunda Guerra.

Principalmente conhecendo a história tão de perto, atribuindo nomes e imagens às pessoas, através de um diário que é algo tão íntimo, faz parecer que conheci realmente cada um deles.

Le 29/04/2021

Inexplicável
Nao estou conseguindo colocar em palavras a experiência que acabei de ter com este livro. Com certeza a leitura mais imersiva que já tive. Neste tempo de pandemia (e por termos quase a mesma idade) me senti como a Kitty, amiga de Anne. É como se estivessemos compartilhando a vida uma com a outra. Nos sentimentos em relação a família, sobre autocrítica, suas opiniões políticas, sonhos e planos futuros, o amor e tudo na sua rotina. Eu sei que pode parecer clichê mas me identifiquei muito com essa garota e tudo o que eu queria era poder ter conhecido ela.

-natalia 04/05/2021

O Diário de Anne Frank
Esperei tantos anos para realmente surgir a vontade de ler O Diário de Anne Frank, e agora me arrependo pela demora. Me ajudou muito a entender a Segunda Guerra Mundial, teria sido ótimo para a época do vestibular! A história é muito triste, são absurdos os horrores do holocausto e ver como os judeus eram tratados. O medo constante, os esconderijos, a descrição da guerra... Tudo é horrível, e às vezes eu até esquecia de que era uma história real que eu estava lendo de tão horrível que foi tudo. É um livro muito necessário.
A Anne mostra que é real, ela não se torna só uma personagem no próprio diário. Ela descreve os próprios defeitos e admite os próprios erros, deixando claro que não é perfeita e nem tenta parecer que é. Eu amei conhecer o Anexo Secreto pelos olhos dela e conhecer um pouco da vida da Anne. Fico muito triste de pensar que ela não pôde ter o futuro que tanto quis.

highbythem00n 11/05/2020

Sensível mesmo sendo quadrinhos
Os ilustradores conseguiram com um tato incrível transpassar os sentimentos que a anne descrevia. Tocante de uma forma que eu não esperava lendo quadrinhos. Pesado e imprescindível pra gente nunca esquecer o que aconteceu.

Natan 15/05/2020

Palavras eternas
Linguagem sensível com minuciosos detalhes da difícil realidade desumana de uma fase lamentável da humanidade feito pela ótica de uma adolescente cheia de vida. Grande escrita .
Kadu 15/05/2020minha estante
Não consegui ler até o final.

Natan 15/05/2020minha estante
Mexe com vc e o final...

Maria 17/08/2022

Apesar de ser um diario , demorei para ler pois essa é uma historia que a cada linha nos toca. A cada palavra que Anne escrevia onde dizia sobre o futuro , sobre ser jornalista , escritora , sobre como seria apos a guerra me fez refletir bastante. Anne tinha ambições , queria conquistar coisas incriveis . É necessario que todos leam este livro ou pelo menos conheção quem foi Anne Frank, que nunca se esqueção do que ela viveu.

autoraequivocada 10/08/2020

não é uma resenha e nem uma opinião, assim com base no livro na escrita e esses tópicos que sou acostumada a falar em resenhas. será apenas a minha opinião em relação a minha experiência lendo um não-ficção e o que eu senti durante a leitura e se eu quero ler outros.

antes de pegar o livro para ler, falei para mim mesma que era um tipo diferente, sem imaginações, tudo real. mas eu só fui, de fato, concluir isso no decorrer das páginas. ler os relatos da anne, saber que o que foi escrito naquela página de diário realmente aconteceu é um pouco doloroso, pois mesmo que alguns trechos ela nos conte algumas coisas sobre si (o que é óbvio que tem pois é um diário pessoal) não há como não sentir empatia por ela e vários outros judeus que passaram por isso.

penso eu que há uma certa forma de interpretar o que está escrito, porque não devemos -jamais- esquecer que o que foi anotado ali aconteceu de verdade, com pessoas reais em um momento real. porém, se uma pessoa que ler esquecer desses fatores, vai julgar -de certa forma- a anne, por algumas atitudes e pensamentos dela descritos por ela mesma. quando ela começa a escrever é uma  criança de 12 anos e vamos acompanhar ela durante três anos presa em um anexo, escondida. assim vamos acompanhar o amadurecimento real da anne, dos eventos de dentro e de fora do anexo  (os de fora trazidos por outras pessoas ou pelo rádio).

mas, o que eu achei dessa experiência? posso dizer que amei e que quero ler outros mais (aceito indicações, rsrs).  mesmo tendo um aperto no peito em alguns momentos sinto que seja necessário isso, necessário para ter mais empatia e conhecimento sobre o passado para não deixá-lo repetir. eu sou apaixonada em história e, pelo meu ver, um passo para me apaixonar ao gênero não-ficção. foi uma experiência muito boa e lancinante ao mesmo tempo. boa pelo motivo de conhecimento e empatia pela causa, lancinante pelo fato de saber que o que aconteceu foi real e com milhares  de pessoas.

Bold 05/08/2020

"Mas ainda estamos vivos, e na maior parte do tempo isso também tem um gosto bom."

Em momentos do livro você até esquece a situação que rodeia o cenário e meio que repudia algumas das ações/reações de Anne, e isso graças ao seu poder se descentralizar os problemas maiores e focar em suas próprias perspectivas e descobertas, então é muito automático; Derrepente me ví lendo apenas dramas e reflexões de qualquer pré-adolescente normal.
A maturidade da Anne choca e sobrepõe a de todos os adultos do esconderijo, que por muitas vezes não sabem lidar com os ocorridos. Ela mesma tem consciência disso, dizendo à montes o quão incompreendida se sente, como as pessoas são incapazes de enxergar seu lado genuíno e meigo, talvez até por ela ter dificuldade em expressa-lo.

"Sempre tive de pagar em dobro pelos meus pecados: uma vez com broncas, e outra com meu desespero."

Uma jovem explosiva e inquieta confinada em um antro de adultos (majoritariamente), sendo porta-voz direta de seus sonhos e anseios, dizendo tudo que pensa de forma inoportuna, mas que ao mesmo tempo te traz tamanha frustação ao pensar o quão promissor seria seu futuro, se tivesse tido um... Uma mente brilhante, um livro triste, porém real, sem rodeios.