Palestina

Palestina Joe Sacco

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4

Mari 02/02/2021

Um livro tocante, essencial para entender ?o outro lado?
Joe Sacco possui uma sensibilidade incrível em descrever, através de palavras e imagens, a situação dos palestinos nos anos 1990, após a Segunda Intifada.
Mesmo para os entusiastas/sionistas, é um livro essencial para entender o outro lado, que sempre é tão mal retratado na grande mídia. Acabamos ouvindo apenas o lado dos israelenses, e deixando de ver os sofrimentos, dificuldades e problemáticas de quem está vivendo todos os dias com batidas policiais, muros, violência e segregação.

Wallace17 30/07/2021

Para entender os efeitos do conflito na Palestina/Israel
Essa obra maravilhosa de Joe Sacco, trás a perspectiva dos Palestinos sob a ocupação do judeus em Israel. Joe conta numa reportagem em quadrinhos todas as atrocidades cometidas pelo Estado judeu, sob o povo palestino. Prisões arbitrárias, destruição de propriedades, espancamentos, torturas, assassinatos. É uma publicação que trás muito dor e sofrimento de um povo que sofre nas mãos dos israelenses. O registro é da década de 90, mas conta com registros históricos desde 1948, ano de fundação do Estado Israelense. •
Isso depois dos Judeus serem vítimas de holocausto. Qual é a lição que os judeus passam para o mundo, sendo tão cruéis com povo palestino? O poder corrompe todos os valores humanos.

E numa segunda análise, como o ser humano ao longo de toda a sua história, usa a religião para promover o mal e desgraça nesta terra.

Um trabalho magnífico do autor. Diagramação linda, tipografia incrível é uma retratação artística excepcional, sob mais um pano de fundo histórico que humanidade deve ser envergonhar! Uma satisfação depois de 10 anos encontrar essa edição especial com as noves histórias! Essa obra magnífica está disponível na biblioteca Belmonte, em Santo Amaro, pertinho da praça Floriano Peixoto! Vale a leitura, vale a reflexão

site: https://www.instagram.com/p/BnoiZDmhSQa/

Gustavo Rafhael 20/08/2021

Quando o outro lado é ouvido
Joe Sacco dá um show de jornalismo, arte e coragem nesse livro tão precioso.
O autor foi para a Palestina ouvir in loco as histórias desse povo e relatar o que ele via lá.
O motivo de dizer que esse é um livro precioso é justamente por ele dar voz ao outro lado do conflito Israel x Palestina. Na maioria das vezes nas visão ocidental é mostrado que Israel e o mocinho e Palestina é o bandido terrorista. Os relatos colhidos por Joe Sacco mostram que o negócio não é bem assim, mostra um povo que foi tirado de suas casas e jogado em campos de refugiados, que é proibido de frequentar o lugar sagrado da sua religião e que caso se rebele contra isso é preso e muitas vezes morto.
Recomendo demais a leitura para quem tem curiosidade sobre a visão dos palestinos sobre esse conflito que já perdura por anos.

Gabriel Farias Martins 12/01/2022

Estourando bolhas
Aquilo que diferencia o opressor do oprimido é apenas o poder acumulado em cada lado..
Já sabia que seria uma leitura impactante, mas me surpreendeu.
Joe Sacco apresenta um pouco da vida de árabes naquela região tão conturbada.
Ao concluir a leitura, a vontade é de se sentar em uma sala e beber chá (com muito açúcar) junto aos palestinos.
(Isso pq eu nem gosto de chá)
Recomendo a leitura.

Matheus 10/01/2013

Certas obras não podem ser consideradas somente uma forma de entretenimento. Essa é uma delas. Uma hq difícil de se ler. Mas não difícil no sentido de ser mal escrita, e sim no sentido de que a realidade ali mostrada, é complicada de digerir. Com desenhos caricatos, mas realistas ao mesmo tempo, Joe Sacco nos mostra uma realidade que nos faz pensar “como uma pessoa pode suportar viver assim?”. Interessante que em nenhum momento o autor se isenta de expressar sua opinião, ou tenta ser imparcial. É impossível, diante de tal situação, não reagir a miséria e desespero daquele povo, principalmente quando essa situação é causada por injustiça, preconceito e oportunismo. Obra importantíssima, que deve ser lida e relida pois não é simplesmente uma história em quadrinhos, é um verdadeiro relato jornalístico, como o verdadeiro jornalismo deve ser!

Mary.Hellen 04/10/2022

jornalismo em quadrinhos
joe sacco traz uma parte da história do conflito Palestina x Israel de uma maneira diferente: em quadrinhos. as entrevistas que ele conduziu em território palestino se baseou em conversas que ele teve com o próprio povo local (já que Joe viajou à Palestina para fazer esse trabalho) e em suas próprias observações.
vejo esse livro como um livro revolucionário para ambas as áreas: o jornalismo e as histórias em quadrinhos.
livro muito bom.

Sandra Silva 19/10/2023

Um texto jornalístico em forma de quadrinhos
Joe Sacco é um jornalista estadunidense que estava cansado por duas razões principais: por ser um cidadão americano e pagador dos seus impostos, sentia-se um financiador das brutalidades de Israel e, por ser jornalista, sentia-se envergonhado com o que é exposto pela mídia capitalista em relação aos conflitos entre palestinos e israelenses.
Com isso em mente, na década de 90 ele resolveu ir pessoalmente visitar os campos de refugiados palestinos e fazer sua própria pesquisa. E nesse livro ele descreve como foram suas entrevistas e o seu cotidiano durante esse período.
É um bom livro para quem acha que Israel e os judeus são um povo injustiçado e bonzinho. Muito pelo contrário.
O que você faria se alguém invadisse sua casa, dissesse que ela lhe foi prometida por Deus, e fizesse com que você e sua família vivesse num cantinho nos fundos?
O que faria se seus vizinhos apoiassem os invasores, e colaborassem para que eles expulsem vocês das terras que você trabalhou para cultivar, da casa que você construiu e te colocassem para morar num alojamento, sem saneamento básico, sem infraestrutura mínima, tirassem todas as suas fontes de renda, regulasse os empregos, e a hora em que você pode estar nas ruas?
Caso você descumpra essas regras, você pode ser preso, torturado física e psicologicamente, pode ser separado da sua família, pode não ter o direito à serviços de saúde e nem o direito de velar seus familiares mortos em conflitos. O que você faria?
É claro que a violência choca.
Mas como diria Malcom X: não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor.
Palestina é um livro que, apesar dos quadrinhos, da forma meio caricata das ilustrações, e da busca incessante do autor de conflitos e massacres que pudessem ser retratados (visando o sucesso do trabalho), é importantíssimo de ser lido. E você pode até dizer que ele só traz um lado da história, mas como o próprio autor diz: a grande mídia já faz o contrário.
Leiam!

Emanuel 17/06/2022

Palestina
Palestina é o documentário em quadrinho pelo jornalista e quadrinista Joe Sacco que relata as diversas entrevistas durante sua visitação a Faixa de Gaza e Cisjordânia. É um dos maiores exemplos, acredito eu, que podemos ter de quadrinho jornalístico na atualidade.
Diferente de outros que já li do gênero, Palestina trás mais uma abordagem de reportagens dispensando um pouco o apoio da narrativa gráfica. Muito texto informativo disposto sobre desenhos de apoio para ambientação. Aqui não temos muita ação e movimentação gráfica, mas não entenda isso como uma critica. Acho que combina muito com o tipo de narrativa que Joe quer passar e a arte é sensacional. Daquele tipo de página que prende facilmente o leitor por alguns bons minutos de análise e apreciação.

Alguns pontos no estilo de abordagem do autor me incomodam. Me parece, em certas vezes, baseado no comportamento que observei durante a leitura, que o autor está fazendo uma espécie de "Dark Turism" pela Palestina. Digo isso porque senti muita falta de empatia da parte dele. Podemos acompanhar toda a crueldade da parte dos israelenses e toda a resistência e força de vontade do povo da Palestina. O sofrimento é mostrado. A dificuldade é mostrada. Está tudo lá, porém olhei por olhos [do autor] que não me passaram empatia. Não desperta sentimentos.

Bom, você que está lendo essa resenha não leve como uma critica. Isso não atrapalha em nada o excelente trabalho e o grande estudo jornalístico levantado pelo autor. Demonstra apenas minha visão terceirizada da obra. E tudo bem, todo mundo vai ver de uma maneira diferente.

Opiniões a parte, Palestina é um excelente trabalho. Com texto cru, mas muito bem escrito, acompanhado de ilustrações de qualidade primordial. Uma leitura maçante, mas que vale muito a pena ser concluída. Ainda pretendo reler em um futuro com olhar mais amadurecido e ter uma segunda opinião. Esse é um daqueles quadrinhos que deveriam ser essenciais em escolas.

Matheus Laneri 12/05/2022

Pequena obra-prima da história dos quadrinhos. Essencial ter na coleção. Joe Sacco mostra a realidade dura e crua do povo palestino. Embora se passe nos anos 90 ainda é infelizmente muito atual

annaandradeautora 05/02/2022

Emocionante
O choro está garantido até o final dos quadrinhos. Joe Sacco une meses de trabalhos e inúmeras notas de suas entrevistas que contam sobre a vida de palestinos e israelenses que moram em constante conflito.

Através de traços limpos, a história engloba passagens que seguem por Israel, Cisjordaniana e muito mais. Sacco desiste da zona de conforto, passando por perrengues para coletar o máximo de trabalho possível.

Claro, é impossível ser parcial diante do material exposto. Os depoimentos são tristes, impossível de não criar empatia pelas lutas diárias de milhares de palestinos, que vivem em zona de guerra.

A verdade não é escondida, alguns diálogos põem o leitor para refletir. Se vários jornalistas publicam sobre o caso, por que nada é feito?

Assim como “Refugiados”, também recomendo “Palestina” com força. A densa história abre os olhos e nos faz perguntar o que realmente importa no fim das contas.

site: beladistopia.com

Marisol 18/05/2021

Palestina, de Joe Sacco
Gosto de livros-reportagem – e isso é nada novo. A novidade, aliás, foi ter lido um livro-reportagem em formato de quadrinhos. Joe Sacco, obviamente jornalista, acompanhou no início dos anos 1990 o confronto entre Israel e Palestina.⁣

Sacco resolveu mostrar a vida dos palestinos, conforme ele explica nesta edição especial, pela “opressão a que eram sujeitos os palestinos”. Outros fatores que o motivaram a evidenciar o povo palestino foram a ajuda financeira dos Estados Unidos a Israel (bem maior comparada a outras nações, segundo o autor), a absoluta vitimização de Israel, a brutalidade do exército israelense, a parcialidade na cobertura jornalística e, consequentemente, a imagem de terrorista associada aos palestinos. ⁣

“Posteriormente, desisti do jornalismo escrito – não por conta de uma desilusão com a profissão, mas, simplesmente, porque não consegui encontrar um trabalho jornalístico que me satisfizesse minimamente. Voltei a me dedicar aos quadrinhos, a paixão da minha vida, e tentei ganhar a vida com eles”, declara no livro.⁣

Por conta própria, decidiu viajar a Israel e aos Territórios Ocupados, onde passou dois meses e meio. “Palestina foi uma tentativa de retratar um pouco da experiência dos palestinos durante a ocupação na primeira Intifada. Desde então, já aconteceu uma segunda Intifada, na qual o conflito agravou-se terrivelmente, com centenas de israelenses e milhares de palestinos mortos.”⁣

Sendo assim, a narrativa está repleta de diálogos que o autor (ele aparece caricutarizado na história) e relatos que ele ouviu, com diversas pessoas anônimas que presenciaram e sofreram com a guerra. Sacco ilustrou com traços fortes e dramáticos, trazendo consigo o impacto daquela dura realidade. Esta edição é excelente e conta com textos de apoio, incluindo o processo criativo dele, que contextualizam e reforçam a temática.⁣

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Rech_ 28/01/2023

A complexidade da situação da Palestina
Quando se começa a compreender os conflitos existentes entre palestinos e judeus sionistas, além de ser um tema extremamente complexo, se começa também a ser atingido por uma mídia pautada no capitalismo e colonialismo, que pinta os palestinos, corriqueiramente, como terroristas e abafa o comportamento do exército de Israel.
Justamente por essa abordagem da mídia que o autor, Joe Sacco, traz a proposta de um quadrinho baseado em relatos do povo palestino e toda a violência que enfrentaram desde a criação do Estado de Israel, até os dias de hoje. Por isso a HQ é sofrida de se ler, mesmo quando se tenta esquecer que aqueles relatos são de pessoas reais que não possuem um perspectiva de melhora em suas vidas. A única coisa que me incomodou durante a leitura foi a constante busca de Joe Sacco por horrores e acontecimentos desumanos, frisando que isso faria com que a HQ fosse um sucesso, e não por ter uma preocupação real para com aquelas pessoas.
Gabriel.Medeiros 29/01/2023minha estante
Maceta mais gatona!!

Felipe1503 06/01/2023

Necessário
Possibilidade ímpar de unir jornalismo com histórias em quadrinhos, a ponto de que acredito que "Palestina" não existiria tão bem concebido se não fosse por estas duas grandes paixões do autor Joe Sacco, a reportagem e a arte.

1 | 2 | 3 | 4