Palestina

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4

Gláucia 07/06/2014

Palestina - Joe Sacco
Joe Sacco é jornalista formado nos EUA e essa HQ é resultado do que presenciou nos dois meses que passou em 1996 nas áreas de ocupação israelenses. Ele andava desconfiado da realidade divulgada pela mídia e quis ver in loco o que se passava por lá.
A HQ é basicamente um documentário jornalístico onde ele expõe o drama vivido pela ocupação: ataques com mortos e feridos fazem parte da rotina desse povo sem terra, assim como prisões injustificadas, torturas, toques de recolher, desapropriações, moradias insalubres, falta de trabalho e oportunidade, etc. A HQ acaba sendo repetitiva pois as situações vividas pelos palestinos são praticamente as mesmas.
Aqui ele retrata o lado fraco e oprimido da história mas, em minha opinião o ser humano é o mesmo, independentemente de etnia ou origem, tem o egoísmo na sua essência. Não existe mocinho ou bandido, depende de quem detem o poder. Mas foi muito bom ter acesso ao relato mais aprofundado de quem viu o lado menos divulgado na mídia.
O livro traz um prólogo imperdível do jornalista José Arbex onde ele fala da manipulação midiática.

site: https://www.youtube.com/watch?v=9s9odO0nHCg

setantarpgs 02/10/2019

Uma ótima forma de conhecer mais sobre o tema
Em conjunto com “Notas Sobre Gaza” e “Reportagens” (ambos os quadrinhos do mesmo autor), Palestina é muito triste. Uma realidade cruel como essa precisa ser problematizada e discutida em suas múltiplas facetas e a grande mídia faz exatamente o oposto, homogeneizando as histórias de vida. O autor Joe Sacco foge a essa tendência, indo a campo para colher informações, que em alguns momentos chegam a tornar-se repetitivas, diante de tantos assassinatos, prisões e desgraças. Mesmo assim, não dá pra negar que é um trabalho necessário demais.

Anna Araújo 26/04/2024

Chocante
Demorei bastante pra finalizar essa história de tão cruel que é, muitas das coisas relatadas pelo autor tanto tempo atrás ainda acontecem hoje, estão acontecendo nesse momento.

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Palestina
Para quem gosta de estórias com fundo histórico, Palestina é mais que uma boa opção. E não somente para quem se interessa pelo tema, mas para todos que um dia tiveram curiosidade a respeito, e claro para fãs de quadrinho, ela não deixa de ser um opção reacomodadíssima!

Penso que usar o termo FANTÁSTICO para encerrar o quanto está obra foi ao meu ver, ainda é pouco! Um trabalho meticuloso, caprichado e de uma importância incalculável. Quem ainda não leu Palestina, leia (...) leia, pois não se arrependerá!

Revelador, Triste e emocionante. Palestina trás uma estória que se deve conhecer!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

albertoscerri 25/01/2024

Com desenhos impressionantes, diagramação de páginas que impacta e direciona a leitura e muita história real sobre como a população palestina é sistematicamente massacrada, dá para entender porque o livro de Joe Sacco é referência no jornalismo em quadrinhos.
O autor não poupa o leitor de seus temores, inseguranças, nem da saudade que sente de pequenos prazeres ocidentais, durante sua jornada. Ele vai fundo nas tragédias pessoais causadas pela ocupação de Israel. É tanta história triste que, em certos momentos, o próprio autor dá sinais de estar perdendo a empatia. Ao se colocar desse modo, Joe não induz uma visão romantizada. Ele humaniza as pessoas, a vida do dia a dia de todos com quem conversa. Mostra a pobreza, a injustiça, os anseios, os modos como o povo tenta viver. Com os desenhos, passa a visão do contexto, que seria difícil de captar em outra mídia. É excelente.

Phelipe.Pompilio 25/01/2024

Uma visão diferente sobre a Palestina
Em uma entrevista de 2021 para o Le Monde Diplomatique, Joe Sacco diz: “Eu tinha os mesmos preconceitos que todo mundo tem, achava que palestinos eram terroristas. Tive de viajar para lá porque estudei jornalismo, me achava uma pessoa relativamente inteligente, mas percebi que fui manipulado a acreditar em uma certa coisa”.

Assim como eles, muitos de nós temos essa imagem dos palestinos: um povo bárbaro, sem educação e extremista.

Na mesma entrevista, surge o assunto de que a situação da Palestina é vista como distante para nós, brasileiros. E, quando perguntado sobre qual mensagem de incentivo ele deixaria para as pessoas se interessarem mais pela questão Palestina, Joe Sacco responde: "O Brasil está enfrentando muita coisa agora. Há violência policial nas favelas e outros problemas de opressão na sociedade brasileira. E acho que pessoas que são oprimidas, além de olhar para seu problema particular, têm de olhar o mundo e ver quais ligações podem ser feitas com outros povos que são oprimidos. Temos de perceber que frequentemente há ligações entre os governos opressores: entre o Brasil e os Estados Unidos de Trump, entre os Estados Unidos de Trump e Israel, Israel e Brasil, Índia e Israel… Temos que ver a totalidade da questão. Vale a pena fazer isso e não focar apenas em seu problema particular."

-------------

Palestina é uma coletânea de histórias em quadrinhos que contam sobre as experiências da viagem de Joe Sacco até a Palestina nos anos 90 e, levando em conta o período em que foi escrito, pouco mudou na Palestina mais de 30 anos depois.

É interessante conhecer um lado da história que a mídia dificilmente mostra, ler os relatos de refugiados e sobreviventes, de pessoas que não querem nada além de um lugar para morar, emprego e educação dignas e paz. É uma história triste, violenta e revoltante, que dificilmente terá um final feliz ou alcançará a tão sonhada paz.

Fernando Tôrres Campos 04/09/2015

Palestina como nunca visto
O autor demonstra sua trajetória na Palestina por meio de desenhos que considero verdadeiras obras de arte por seu rico detalhamento.

Ju 15/12/2023

Cruel
Cruel visualizar em desenhos todo o sofrimento do povo palestino na epoca que Joe Sacco os visitou. Mesmo depois de tantos anos ainda presenciamos essa violencia, e sentimos o abandono que esse povo teve do resto mundo.

Vivianne 15/12/2023

Palestina do Joe Sacco
Em Palestina é a vez dos palestinos contar o seu lado da historia. Todos sabemos pelos jornais e livros de historia sobre o conflito que perdura há séculos sobre israelenses e palestinos, mas e o lado da palestina? Como é viver do outro lado da cerca? Com soldados e sem direito a liberdade, sem direito a dignidade. É este tipo de relato que Palestina nos trás, que por trás do conflito e da violência e de toda jogatina politica sobre territorio existem pessoas sendo vitimizadas por um sistema ou por um povo que sobre saí sobre aqueles que não tem ninguem por eles. Ler Palestina é um soco no estomago é perceber que há dois pesos e duas medidas. Muitos palestinos a maioria vive a margem da sociedade e são esquecidos como se não fossem seres humanos. Fica dificil não ter empatia por uma familia que teve tudo tirado de si, seus filhos, sua casa, seus móveis, seu trabalho, sua vida e sua dignidade. Acredito que este quadrinho em forma de tantos relatos de pessoas vitimas da violencia do conflito, e dos soldados israelenses é um grito de socorro, um chama acesa no meio da escuridão. Aquele ultimo grito de esperança que o mundo se volte para os verdadeiro problema em Gaza que é a falta de empatia com o outro. Aquela briga de que há apenas um povo e uma terra e o outro é o inimigo. É uma briga de vizinhos que não tem fim que perdura há gerações como se essas herda-se o conflito de seus pais e do seu país. Enquanto o mundo fecha os olhos para os crimes que são comentidos em ambos os lados. Mas o defirencial aqui é que o lado da Palestina não havia sido contado apenas o lado do Hamas pelos jornais mas nem todos são o Harmas e por isso Joe Sacco se diferencia no seu traço e por suas historias.

JAlia.Ferronato 05/04/2023

No início, o estilo do artista me incomodou um pouco, mas logo a história te prende e tudo se torna essencial para a reportagem sendo contada. A inserção do autor como narrador também é uma ótima âncora para apontar o ponto de vista (muitas vezes bem hipócrita) ocidental.

1 | 2 | 3 | 4