Xadrez Para Leigos

Xadrez Para Leigos James Eade

Resenhas - Xadrez Para Leigos

Sabrina 15/05/2021

Para leigos e não leigos.
Xadrez para leigos traz explicações para quem vai começar do zero e para quem já sabe jogar.
O livro traz informações básicas como movimentos das peças, seus valores, roque e lances básicos e também traz informações mais avançadas como súmula, regras de etiqueta, táticos, defesas e aberturas.
Também achei muito legal a breve biografia dos grandes enxadristas. Vale a pena para iniciantes e iniciados. Para intermediários e avançados não indico.

Deilton 06/06/2017

Leigo, mas nem tanto
É o tipo de livro que serve como um manual de xadrez, então você pode lê-lo de trás pra frente, do meio pro fim e começo, tanto faz. Como todo livro de xadrez, é aconselhável usar um tabuleiro com as peças para manobrar os lances, e entender os objetivos de cada estratégia. Então, você vai encontrar alguns, ou até mais, erros tipográficos. O meu exemplar está cheio de correções à lápis. Mas isso não tira do livro seu objetivo principal, que é ensinar, de forma resumida, um leque incrível de aberturas no xadrez, seja para as peças brancas seja para as pretas, que, de outro modo, não seria possível cobrir num único livro. Se você está começando no xadrez, este não é o tipo de livro de deveria começar a ler, é um tanto avançado para o iniciante. Agora, se você já tem um pouco mais de intimidade com o jogo, e quer melhorar o seu jogo, então este é o livro ideal, pois a fase de abertura no jogo de xadrez é a parte mais delicada e comprometedora deste esporte fantástico.