Os voluntários

Os voluntários Moacyr Scliar

Resenhas - Os Voluntários

Capeleti 27/01/2024

A vida na Voluntários
Esse livro é perfeito, essa história, esses personagens, esses diálogos. Tudo nesse livro foi pensado e mentalizado, todo carinho pela trama fez ele se tornar um livro maravilhoso e descontraído. Melhor ainda, literatura brasileira.

A história desse livro é fenomenal, mesmo sendo curta é muito bem contada, cada personagem é devidamente apresentado com sua história, cada história contém seu jeito único, por isso, cada personagem se torna único nesse livro. Ainda essa história reflete problemas sociais do Brasil.

Sobre a escrita desse livro, eu fiquei maravilhado com tanta fluidez, eu simplesmente devorei o livro, é tão rápido de ler, com diálogos tão bem colocados, simplesmente perfeito. Ainda com algumas gírias brasileiras, fica mais fácil entender e se afeiçoar pela história.

Contudo, concluo dizendo que eu amei esse livro, se torna meu favorito da literatura brasileira, realmente cativante, com uma história emocionante, com personagens bem trabalhados, tudo nesse livro faz ele ser magnífico. Uma leitura que eu recomendo a todos.

Vicky.Schneider 26/01/2023

Uma leitura fluida e pitoresca, retratando belamente a vida em Porto Alegre, com personagens caricatos e cativantes.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

Personagens improváveis se unem para fazer a última vontade de um moribundo. esse é o mote do livro Os voluntários, de Moacyr Sclyar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525410665

Wolsey 31/12/2020

Gostei
Uma salada étnica e cultural. Narrativa acelerada de um grupo de conhecidos e amigos de diversas culturas e credos. Os diálogos são escritos de forma singular e ficam misturados à narrativa, o que deixa a leitura com uma sensação de rapidez e coloquialidade.
É praticamente um conto regionalista, com referências tão locais que fico imaginando se o público-alvo seriam os leitores portoalegrenses.
Um detalhe curioso é que as reviravoltas e peculiaridades não param de acontecer até o capítulo final. Quem não conclui a leitura não é capaz de adivinhar o destino dos personagens.

Fernanda 04/09/2015

Os voluntários:
Mais uma bela história de Moacyr Scliar. A história deste livro se passa nos acolhedores bairros de Porto Alegre, onde decorre da vida dos comerciantes e de seus filhos desde cedo. E através dos anos, conforme crescem, se casam, vivem os melodramas da vida adulta. E agora com um objetivo comum: auxiliar o pobre amigo moribundo que no auge da juventude era tão diferente. Eles precisam embarcar em mais uma jornada saída direto da imaginação fértil do nosso saudoso Moacyr, que adora incorporar seus conhecimentos médicos em anatomia humana no meio de seus textos, além da cultura judia agregada as ruas da nossa Porto Alegre.