A Cruzada das Crianças & Vidas Imaginárias

Resenhas - A Cruzada das Crianças & Vidas Imaginárias

Gustavo 10/02/2012

Contos exemplares
(...)
O livro inicia com o conto "A cruzada das crianças", genial mosaico literário feito por uma pluralidade de vozes entrecortadas, todas contando a história das crianças que saíram de casa na França e na Alemanha com a pretensão de retomarem Jerusalém. Nos tempos atuais, este expediente de contar a mesma história em diferentes perspectivas é quase um lugar comum. No entanto, acredito que, quando Schwob escreveu o conto, esta era uma estrutura ainda inovadora. Nem sempre tal técnica funciona. Nos tempos atuais, quando leio contos ou livros que utilizam esta forma de contar a história, parece forçado, mais um vôo de exibição de técnica literária do que uma submissão diante da história a ser contada. Não raro penso que a história ficaria bem melhor se tivesse sido utilizada outra estrutura. Por tal motivo, chamou a minha atenção que a única forma que Marcel Schwob tinha de contar a história da cruzada das crianças era através de uma estrutura multifacetada, pois nenhum dos lados possui razão e todos possuem justificativas para as suas atitudes. Por meio da utilização desta técnica, o escritor francês conseguiu descrever os prós e contras de cada um dos lados, sem juízos de valor, e deixar para o leitor decidir. Detalhe significativo é que boa parte da história do conto se constrói no espaço não-escrito, ou seja, nos interstícios entre uma narrativa e outra.
(...)
O restante da resenha está em http://wp.me/p24M2p-1Z