Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Fellziix 15/05/2024

Traiu ou não traiu?
O livro é bom, o desenvolvimento é muito lento, a tudo realmente acontece nos últimos capítulos.
E na minha opinião, não traiu não.

Milena 15/05/2024

Foi uma leitura para a escola, mas resumindo a minha opinião:
Capitu não traiu apesar de eu admitir que tem sinais que possam dizer o contrário. Bentinho é um doido de pedra, super ciumento e possessivo e digo tbm que (acredito eu) os indícios de traição por parte de Capitu são tirados da própria imaginação dele, já que ele que narra não temos certeza de nada mas é claro que ele vai culpar a mulher pra se sentir menos culpado por tudo.

anaagdiass 15/05/2024

Não sou capaz de opinar
Viajei muito durante a leitura porque não é o tipo que me atrai, só depois da metade que me prendeu bastante.
Mas mesmo assim, posso ter perdido detalhes importantes, então não consigo dizer se traiu ou não ?

jackzxxx 15/05/2024

obra prima atemporal que trata de assuntos mt necessários como, por exemplo, a visão masculina e burguesa para com mulheres a frente do tempo que é Capitu, além de outros como ascensão social, escravidão, etc.
Capitu é a mlhr personagem sim! e resumir ela a ter traído ou não é um erro. Nossa véi, ela era uma mulher que refletia e tomava suas próprias escolhas as atingindo aos poucos, mas o Bentinho nos manipula para acreditar que esse aspecto dela é dissimulado só pq ele não sabia fazer isso por si.
Para mim o Bento Santiago é aquele típico cara que não tem teve contato social (até pq estudava em casa) e por causa disso não sabia lidar cm as próprias emoções. Com isso, veio toda a situação de ciúmes e, não sabendo lidar com isso, ele tenta se convencer e nos convencer que ele é a vítima (rei da coitadolândia) e culpa terceiros como nossa diva Capitu. Oq resulta, é claro, em um homem amargo ou, como seu apelido, um Dom Casmurro.
Não é atoa que os seus relacionamentos futuros não deram em nd, qm q qr namorar ou casar cm um coitadinho desses, que tenta te manipular a todo custo para ele se sentir bem consigo além de ficar roubando o brilho de Capitu a privando de sua autonomia para ficar presa nesse casamento sem futuro. Simplesmente ninguém escolheria e temo dizer q este foi o único erro de Capitu, mas tb n culpo ela devido a época e toda questão religiosa e patriarcal que a obrigava a ser submissa a Bento.
Enfim, mlhr obra nacional que já li e poderia falar mal do Bentinho por horas a fio!

Leonara.Tamires 15/05/2024

Interessante..
Pra mim foi uma leitura bem arrastada por ser livro de época, terminei ele porque sempre digo "já que comecei tenho que terminar", porém, no meio da leitura passei a me interessar melhor e vi que o livro é muito bom, só tem que ter cabeça pra entender rs

anna 14/05/2024

Pois bem eu esperava mto mais e achar que a capitu traiu eh loucura dito isso concluo mais uma vez o errado é o homem !

sah 14/05/2024

A forma como ele consegue criar uma conexão com o leitor é surreal, parecia realmente que eu estava ali conversando com o bentinho e vendo tudo acontecer na minha frente.

É uma história cativante demais, estava sempre curiosa para descobrir o desenrolar da narrativa e é claro, analisando tudo para saber se traiu ou não traiu.

E sobre a divisão dos capítulos, perfeita!! fiquei mal acostumada e agora é até mais difícil ler capítulos maiores kkkkkk

lorenascimenezes 14/05/2024

Me desafiando a ler um clássico por semana! Comecei com Machado de Assis. Adorei! Ansiosa para o próximo! ???

MiriA 13/05/2024

Não tem como dar nota menor!!
Já tinha assistido uma peça na época da escola e amei, finalmente tomei coragem para ler e amei também, por ser um clássico achei que a linguagem iria ser difícil mas foi bem tranquilo de ler.
Não consigo chegar a nenhuma certeza interna se Capitu traiu ou não Bentinho mas pendo mais a acreditar que não, livro fenomenal!

Eduardo 13/05/2024

Não sei se entendi todas as nuances do livro – o que me dá a desculpa de uma segunda leitura daqui a um tempo – mas creio que consigo dar uns “dois centavos de opinião” sobre a história, mas principalmente de Bentinho.
A meu ver, desde o começo não dá para confiar na narrativa dele. Dava para notar desde o começo da história que, mesmo com seu exercício de dizer a verdade, suas afirmações não eram confiáveis – toda a questão da dissimulação da Capitu, o leitor vai descobrir lendo, é um belo exemplo disso.
Nunca há na narrativa um motivo real para desconfiar de Capitu (embora se tenha de Escobar), mas há motivos muito concretos para se questionar o juízo de Bentinho em diversas situações, onde ele demonstra não amor à Capitu, mas um ciúme doentio, uma obsessão, paranóias e delírios que dá para se suspeitar que o personagem sofre de algum grau de esquizofrenia.
E isso fica cada vez mais nítido na história, quando o personagem descreve atitudes e pensamentos seus, além de tornar a narrativa cada vez mais enviesada e pouco digna de confiança. No final, toda a questão da traição, e da suposta semelhança do seu filho com Escobar, podem muito bem serem geradas pela sua mente deturpada e paranóica.
Há muitas questões que podem ser esmiuçadas e estudadas nessa história. Mas o que eu posso dizer, e sou capaz de analisar no momento, é que ela não se trata exatamente sobre se a Capitu traiu ou não Bentinho, mas sim sobre como uma pessoa desequilibrada, que mesmo tendo tudo para ser feliz, consegue destruir a si mesmo e acabar sozinha e amargurada, depois que uma única perda faz explodir o que já havia dentro dela.

Lista de Livros 13/05/2024

Lista de Livros: Dom Casmurro, de Machado de Assis
“Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”
“Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações.”
“José Dias pediu para ver o nosso “profetazinho” (assim chamava a Ezequiel) e fez-lhe as festas do costume. Desta vez falou ao modo bíblico (estivera na véspera a folhear o livro de Ezequiel, como soube depois), e perguntava-lhe: “Como vai isso, filho do homem?”. “Dize-me, filho do homem, onde estão os teus brinquedos?” “Queres comer doce, filho do homem?”

— Que filho do homem é esse, perguntou-lhe Capitu agastada.

— São os modos de dizer da Bíblia.

— Pois eu não gosto deles, replicou ela com aspereza.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com/2024/04/dom-casmurro-de-machado-de-assis.html

gisel3 13/05/2024

?nem tudo é claro na vida ou nos livros?
a primeira vez em que li dom casmurro, estava no ensino médio em minhas aulas de literatura, hoje ? com uma visão mais ampla sobre tudo ? decidi reler nesta edição da nano da antofagica (que está incrivelmente linda). concluo que machado consegue ser luz em sua escrita, onde deixa os leitores indecisos com a história, pois há de se compreender e questiona-se a natureza da realidade. mas dizendo o óbvio; não traiu! :)

Mayra.Carrara 12/05/2024

Sempre estarei ao lado da Capitu.
Se ela traiu Bentinho, então errada não estava porque ele era um homem INSUPORTÁVEL.

Vou passar pano pra diva sim!