Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Mateus 29/04/2024

Bentinho: O Primeiro Fanfiqueiro da Literatura Brasileira!
O livro é bom? Sim, vale a pena ler? Com certeza, foi aqui que vi a tão grande genialidade de Machado de Assis. O autor utiliza uma linguagem bastante sofisticada e ambígua, deixando o leitor tirar suas próprias conclusões sobre o tal grande mistério ?se Capitu traiu ou não?.
Agora, citarei vários pontos e também a minha conclusão sobre o livro, tentarei não colocar nenhum spoiler do livro.

Ponto 1: Não se engane com a ideia de que o livro se limita ao tema da traição. A traição pode ser, de fato, o grande mistério, e o que mais se comenta, mas, em geral, é apenas uma parte do livro. O livro, na verdade, é uma investigação/leitura/interpretação sobre a personalidade e a vida de uma pessoa, complexa, problemática, questionável e manipuladora. E, infelizmente, caí nessa armadilha, quando tentei ler pela primeira vez(tinha 09 anos kkk), me levou a desistir, porque fiquei muito curioso, pensando ?quando vai chegar o tal mistério? e não chegava. Sugiro que você leia com calma, tentando compreender cada mínimo detalhe do livro e questionando sobre tudo. Quando fiz isso, tive outra experiência.

Ponto 2:Neste livro, o autor faz amplo uso da intertextualidade. Recomendo que você pesquise mais sobre as referências e citações que ele utiliza ao longo do texto para entender as conexões e contextos literários.

Ponto 3: No início, me identifiquei de certa forma com o personagem Bentinho. Ele tem uma tendência a procrastinar bastante, o que é um grande defeito.(que infelizmente de certa forma eu tenho também). Além disso, ele é um clássico adolescente romântico. No entanto, não se deixe enganar, lembre-se de que estamos lendo apenas pela perspectiva de Bentinho, portanto, estamos vendo as coisas apenas do ponto de vista dele.

Ponto 4: Eu poderia mencionar várias outras coisas que identifiquei ao longo da história e os motivos que me levaram à conclusão que compartilharei a seguir, mas isso significaria revelar cenas importantes. Não quero estragar a experiência para quem ainda não leu o livro, pois isso pode tirar toda a emoção da leitura e influenciar as conclusões que cada um poderia tirar por conta própria.

Vou compartilhar minha conclusão agora. Vou tentar evitar spoilers o máximo possível, mas se você prefere não correr o risco de descobrir partes da história, é melhor parar por aqui.

Minha conclusão é que Capitu não traiu Bentinho; na verdade, ele inventou toda essa narrativa para justificar seus pensamentos indevidos sobre a esposa de seu melhor amigo. Ao acusá-la de traição, ele tenta aliviar sua culpa, raciocinando que, se ela realmente dormiu com seu amigo, então seu próprio erro parece menor em comparação.

Além disso, Bentinho é extremamente ciumento, obsessivo, lunático e autodestrutivo. A história que ele constrói em torno da suposta traição de Capitu é, na verdade, uma invenção de sua mente doentia. A insegurança de Bentinho alimenta suas suspeitas, e ele acaba se convencendo de uma mentira que ele próprio criou.

Essa foi minha resenha. Se vocês quiserem acrescentar algo ou compartilhar suas opiniões, fiquem à vontade para comentar. Estou curioso para saber o que acham ou se têm outras interpretações sobre essa narrativa.

Ju 29/04/2024

Ler depois do ensino médio é sempre uma experiência diferente, outro olhar, outros entendimentos: Sim, Capitu traiu Bentinho.

Beatriz de Alcântara 29/04/2024

Clássico favorito!
Eu tinha um dia pra ler esse livro e foi suficiente! ao contrário do que muitos falam, não achei a leitura dele difícil. não é complicado nem cansativo, é um livro que me fez ter mais vontade de ler outros da literatura brasileira. vale muito a pena a leitura, só espero que a garota dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada não tenha traído o Bentinho ??

Gabriel1994 29/04/2024

Dom Casmurro
No geral é um bom clássico e sem dúvidas teve grande importância na literatura brasileira, porém a edição que eu li teve uma leitura um tanto complicada, mas mesmo assim vale a pena por todo o mistério construído no decorrer da trama. E fica o questionamento: Capitu traiu ou não traiu ?

Renata1004 28/04/2024

Um clássico
Eu já tinha lido só que há muito tempo, então reli para relembrar.
Quem nunca ouviu falar de Capitu e Bentinho?
Dom Casmurro é um clássico que todos deveriam ler.
Gosto bastante dessa forma de narrativa em primeira pessoa.

Cakichi 28/04/2024

Te amooooooooooo capitu e você bento pode mijar na cama ta ???? esse frouxo homem FROUXO e digo mais
nabia.mm 28/04/2024minha estante
KAKAKAKAKAJ eu preciso ler urgentemente

Cakichi 29/04/2024minha estante
LEIA MUITO BOM

pedro b 28/04/2024

Eu gostei bastante do romance, coisa que não esperava. eu consigo entender quem defende que houve e não houve adultério, consigo defender os dois lados, mas não consigo decidir qual apoio KKKKK parabéns machado de assis vc foi luz
Luana1648 30/04/2024minha estante
é exatamente o que eu sinto kkkk consigo entender os dois lados mas não consigo me decidir pq os dois fazem sentido

Vivianne19 27/04/2024

Aquelas: Não traiu, mas deveria ter feito
Esse foi o primeiro livro que assim que terminei de ler ele vim correndo aqui escrever uma resenha. Que leitura maravilhosa, como sempre Machado de Assis sendo incrível!
Não achei a leitura difícil, pelo contrário, quando cheguei na metade do livro, devorei o resto em algumas horas. Os capítulos são pequenos e Bentinho narra a história do seu ponto de vista, e é aquilo, ele pode dizer o que quiser, já que não temos o ponto de vista de Capitu. Ele sempre foi um chato da elite, insatisfeito e ciumento até com o ar que Capitu respirava. Por mais que ele amasse ela, era uma coisa doentia, pois ciúme sempre vai ser um traço abusivo de um relacionamento. Capitu e Escobar foram uns santos em aguentar ele por tanto tempo, e sim, não acredito que Capitu tenha traído, mas se fez foi bem feito.
Eu esperava uma tragédia propriamente dita, mas a tragédia que se fez a vida de Bentinho foi bem melhor. 5 estrelas, favoritado e super recomendo!

Eloíza 27/04/2024

Livro marcante
Dom Casmurro é uma leitura envolente, "traiu ou não traiu?", uma trama que te prende e personagens interessantes, um clássico, Machado de Assis caprichou em seus livros.
Não é exatamente meu tipo de leitura, mas li para ajudar no meu conhecimento, assumo que para mim a pior parte foi ter que aguentar o Bentinho.
Adrienne 27/04/2024minha estante
traiu sim

patlove7 27/04/2024minha estante
Amo de paixão! ?
Ah, ela não traiu. Ok!?

Vanessa.Koeler 26/04/2024

Não é uma história sobre traição
Se você for ler pensando no hype do "traiu ou não traiu" vou economizar seus neurônios: não é sobre isso.

Bentinho é um cara insatisfeito com a vida desde o início do livro. Ele está constantemente buscando formas de mudar a situação atual. E o questionamento sobre a fidelidade de Capitu é apenas mais um capítulo da constante necessidade de mudança e insatisfação. No momento em que ele consegue tudo o que sempre sonhou, fica paranóico.
É uma história sobre autossabotagem.

Talvez com isso eu estrague a experiência de leitura de alguém, mas pra mim fez diferença começar a compreender isso ao longo da leitura. Só fui me dar conta disso lá pela metade do livro.
Enfim, é uma boa leitura, mas não é o melhor livro do Machado.

xzsatur.no 26/04/2024

?A vida é uma ópera e uma grande ópera.?
?A vida é tão bela que a mesma ideia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.?

Comumente recomendado nas escolas e, provavelmente, ignorado pela maioria dos alunos pelo simples fato de terem sido obrigados a ler, mas caro leitor, acredite, não é a mesma coisa do que ler por vontade própria. O livro é maravilhoso.

?Dom Casmurro? é um romance clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bento Santiago, um homem atormentado pelas dúvidas sobre a fidelidade de sua esposa Capitu.

O livro é narrado em primeira pessoa por Bentinho, que relembra sua infância, adolescência e vida adulta, especialmente o conturbado relacionamento com sua esposa. Uma narrativa é cheia de ironia e sarcasmo.

?Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida? Amai, rapazes!?

A trama gira em torno da suspeita de traição de Capitu, que Bentinho acredita ter acontecido com seu melhor amigo Escobar. A dúvida persiste ao longo da narrativa, envolvendo o leitor em um jogo de verdades e mentiras, memórias e devaneios.

Capitu não traiu, mas deveria. Essa coitada ainda aguentou muito. Deveria ter largado.

?Dom Casmurro? é uma obra atemporal que aborda temas universais como o amor, a ?traição?, a solidão, a memória e a passagem do tempo. O livro também oferece uma análise crítica da sociedade brasileira do século XIX, expondo as convenções sociais, as aparências e os preconceitos da época.

Leitura enriquecedora pela qual fiquei encantada, livro verdadeiramente excelente! Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira que merece ser lido e relido. Escrita excepcional, com profundidade psicológica e riqueza de reflexões sobre o amor e a condição humana.

Além de amar o fato de os capítulos serem muito curtos, amo ainda mais por ter as conversas com o leitor.

?Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.?
J. Silva 27/04/2024minha estante
Bela Parabéns

J. Silva 27/04/2024minha estante
Digo, bela resenha; parabéns!

xzsatur.no 27/04/2024minha estante
@J. Silva, muito obrigada, Jairo!
Que bom que gostou.

Luå 27/04/2024minha estante
Alguns acreditam que Capitu traiu, outros não. Eu ainda não li o livro, então não posso opinar. Suas resenhas são maravilhosas! Amei essa edição de Dom Casmurro, até adicionei na minha listinha de desejados.

xzsatur.no 27/04/2024minha estante
@Luå, muito obrigada!! E as edições da Antofágica são maravilhosas, uma mais linda que a outra. Recomendo.

- giu 28/04/2024minha estante
to querendo pegar esse emprestado na biblioteca da escola, parece ser muito bom

xzsatur.no 28/04/2024minha estante
@ - giu, realmente é muito bom! Se ler, espero que goste.