Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Marian14 18/05/2024

Não traiu, mais deveria
Machado de Assis foi um escritor genial e em Dom Casmurro nos traz uma narrativa envolvente e rica em detalhes, explorando o amor, o ciúmes, a dúvida e a "certeza" do personagens de forma profunda, tornando-os reais.
Capitu é inteligente e mistériosa, o que rapidamente cativa o leitor, e também o que traz a dúvida durante a narração de nosso não tão confiável narrador.
Bento, sendo o homem inseguro, ciúmento e possessivo que é desde a infancia até a vida adulta, tenta convercer o leitor e possivelmente a si mesmo enquanto narra de que a verdade é aquilo que nos conta.
Dom Casmurro é um livro incrível que deve ser lido com calma, Machado nos deu uma maravilhosa e complexa obra sobre a natureza humana, que levanta questionamentos até hoje.

Guil 18/05/2024

Uma só voz
Assim, o livro é todo narrado pelo Bentinho, que apesar de fazer parte da classe dominante, se mostra extremamente ciumento, e dominado pela figura de sua mãe, mostrando-se assim, extremamente inseguro, ou seja, ele é na verdade um narrador totalmente tendencioso enquanto que a Capitu não tem direito a voz.
Dito isso, deixo aqui minha opinião sobre o grande debate desse livro, Capitu não traiu Bentinho e Ezequiel não se parece com ele por obra do destino, mas como diz um primo meu: "O que eu acho é apenas a minha opinião"

Danusa 18/05/2024

Bento mimado
Dom Casmurro: teimoso ou introspectivo. Na verdade a suposta traição nunca foi comprovada e sempre baseada nas suposições e vidências da cabeça de Bentinho. Como o livro é narrado por Bentinho, o que temos é apenas a impressão e certezas dele. Seria interessante saber o que pensava Capitu diante de tudo.

Israel.Leite 17/05/2024

Finalmente dei uma chance a esse livro e agora posso entender porquê, provavelmente, ele é o mais famoso de toda a literatura brasileira.

Dom Casmurro é uma obra que, comparada a outras de nossa literatura, é bem simples de ser lida. Além disso, apresenta um enredo interessante e bons personagens. É incrível (ou posso dizer terrível) acompanhar a (e/in)volução do Bentinho, de um garoto extremamente apaixonado e disposto a tudo pra ficar com sua amada, para um homem ciumento e amargurado.

Sério, Bentinho sai de um carinha que, apesar de narcisista e com ideias meio cabeludas, você se afeiçoa e se identifica, pra um dos personagens mais desprezíveis da literatura brasileira (quem sabe da mundial).

E, além desses detalhes, a obra também apresenta muitas camadas, que envolvem temas como as imposições sociais do século XVIII e a liberdade feminina. Temas esses que são muito bem abordados nos textos de apoio presentes na edição que li, da Antofágica.

Sobre a dúvida universal da traição, só posso dizer que, acreditando que ela ocorreu ou não, eu estaria errado, pois a obra não traz certeza alguma de nada.

Enfim... Recomendo muito esse livro pra todo mundo, pois é um livro muito legal, capaz de gerar debates muito interessantes. Só não digo que ele é perfeito porque, como tradicional obra da literatura brasileira, essa também tem partes que você precisa quebrar a cabeça pra compreender. De resto, livro maravilhoso.

Ny09 17/05/2024

Resenha Machadão
O livro mais bem escrito que já vi e um dos melhores livros que já li.
Agora entendo pq as pessoas amam clássicos.??

Como machado escreve sobre a natureza humana e as situações da vida e do dia-a-dia, como ele lê a alma das pessoas, estou em choque e apaixonada pela escrita dele.

Senti tantas coisas ao ler chorei, apaixonei, fiquei com raiva,enjoei, não aceitei o que li (tantas coisas...) Estou desacreditada desse final como pode alguém fazer isso?!

leswift 17/05/2024

Dom Casmurro
Obra clássica da literatura brasileira. Nunca fui fã da literatura brasileira porém esse livro me prendeu tanto. Leitura que te faz amar e ficar com raiva dos personagens,além de te fazer refletir sobre a questão se Capitu traiu ou não. Na minha humilde opinião,eu lendo o livro com uma análise crítica,acredito que Capitu não tenha traído. Não tem como ela ter traído ele,ela amava ele. Enfim acho que esse é o tipo de livro que todo brasileiro tem que ler uma vez na vida.

moon.morales 17/05/2024

Amo literatura brasileira
Devo dizer que o início desse livro foi bem devagar pra mim, a apresentação de todos os personagens no início me dava sono, mas depois dos 20% peguei o embalo e fluiu rapidamente
eu gostei muito da história, gostei muito dos personagens, amei como tudo foi retratado, gostei e ver a história crescendo, gostei de absolutamente tudo nesse livro
amo o português antigo, me sinto muito chique lendo
dito isso, capitu não traiu. fim.

mahsalles 16/05/2024

é um livro bom realmente mas a leitura é ruim, cansativa e arrastada ainda mais por um ser um clássico

Ana Bê 16/05/2024

Envolvente
No começo eu tava meio meh, depois foi melhorando e eu realmente fiquei interessada. No final eu só conseguia acompanhar com um audiolivro, já que ficou bem massante.
Capitu NÃO TRAIU, estou aberta à discussões.

Lucas 16/05/2024

Começando a entender porque clássicos são clássicos. Para o meu primeiro livro do Machado de Assis, sai simplesmente maravilhado, apesar de ser um paradidático engatei na leitura e não poderia agradecer mais por ter sido apresentado a essa obra
Ny09 17/05/2024minha estante
Sim mil vezes sim.

Rose Ellen Laise 16/05/2024minha estante
A melhor resenha que já li na vida

Ny09 17/05/2024minha estante
Resumiu perfeitamente

Fellziix 15/05/2024

Traiu ou não traiu?
O livro é bom, o desenvolvimento é muito lento, a tudo realmente acontece nos últimos capítulos.
E na minha opinião, não traiu não.

Milena 15/05/2024

Foi uma leitura para a escola, mas resumindo a minha opinião:
Capitu não traiu apesar de eu admitir que tem sinais que possam dizer o contrário. Bentinho é um doido de pedra, super ciumento e possessivo e digo tbm que (acredito eu) os indícios de traição por parte de Capitu são tirados da própria imaginação dele, já que ele que narra não temos certeza de nada mas é claro que ele vai culpar a mulher pra se sentir menos culpado por tudo.

anaagdiass 15/05/2024

Não sou capaz de opinar
Viajei muito durante a leitura porque não é o tipo que me atrai, só depois da metade que me prendeu bastante.
Mas mesmo assim, posso ter perdido detalhes importantes, então não consigo dizer se traiu ou não ?