Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Mari 19/03/2023

Não importa o quanto você confie em certos personagens, sempre acabam te decepcionando alguma hora. Menos Capitu, completamente rendida.
Machado é incrível e simplesmente um gênio da literatura

Biggie 24/12/2020

Terminei! Finalmente poderei participar da discussão: Traiu ou não traiu? Rsrs

Renata CCS 02/02/2013

Ciúmes, traição e muitas leituras possíveis
DOM CASMURRO é um clássico da literatura brasileira, conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é considerado a obra mais reverenciada de Machado de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional. A complexidade de sua narração e de sua história o tornam um grande mistério até hoje. Afinal, Capitu traia ou não Bentinho? A história se baseia no romance entre Bento e Capitu e num possível romance entre Capitu e Escobar, melhor amigo de Bentinho. Tudo o que sabemos deste suposto triângulo amoroso é através da visão de Bento, que é o narrador da história, e esse fato faz com que não seja possível saber se a traição ocorreu ou não. O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando Bentinho, com 15 anos, se apaixona por sua vizinha adolescente e grande amiga Capitu. Devido a uma promessa feita por Dona Glória, a mãe de Bento, os dois acabam separando-se. Ao perder o primeiro filho, a mãe prometeu que se tivesse outro filho homem, ele seguiria carreira religiosa. Bento, mesmo contrariado, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo e futuro marido de Sacha, a melhor amiga de Capitu. A desconfiança de Bentinho se inicia quando Escobar morre devido à reação de Capitu no velório do amigo. A partir desse momento começa a paranoia: ele nota que seu filho se parece muito com Escobar e que já havia encontrado o amigo e a esposa algumas vezes sozinhos em sua casa. Deste momento em diante o ciúme e as suspeitas de traição só crescem. A narração feita por Bentinho pode ser considerada questionável: ele tenta convencer a si mesmo e ao leitor de que suas suspeitas são válidas. Mas o livro também nos fornece material para duvidar do narrador. Quando li o livro pela primeira vez, na adolescência, cheguei à conclusão de que Capitu tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente anos depois, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Apesar de achá-la dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, agora acho que ela não traiu Bentinho. Trata-se de um romance sobre o ciúme, não sobre traição. O interessante da obra é sua capacidade de enganar: a possível inocência de Capitu permaneceu despercebida durante tanto tempo porque se acreditava que o que estava escrito era o real e esqueciam que era apenas a visão de um dos personagens. DOM CASMURRO É envolvente, misterioso, único e brilhante! É uma obra que deve ser lida por todos.
Aline 08/05/2013minha estante
Quando você é ciumento e ler um livro como esse, você de questiona se todas as vezes em que você sentiu ciúmes foi real ou loucura.

Renata CCS 13/05/2013minha estante
Aline, interessante a sua observação. Muitos leitores criticam a atitude de Bentinho, mas não sabemos se agiríamos da mesma forma se estivéssemos na mesma situação.

Limão 14/07/2014minha estante
Concordo com você Aline. Ou a pessoa ciumenta passa a concordar com Bentinho e dar razão aos questionamentos dele

Ana Maria 15/01/2016minha estante
Dom Casmurro é um dos livros na minha estante que eu conhecia "de cabo a rabo" sem jamais ter lido. Mesmo sabendo dos encontros e desencontros que me esperavam, era incapaz de imaginar o sabor das minúcias da narrativa de Machadão nesta fase (estava mais acostumada ao escritor de Helena, que insiste em morar no meu coração).
E uma pergunta agora me atormenta mais do que a dúvida da traição de Capitu: por que não li Dom Casmurro antes? :) Ótima resenha, Renata!
(E olha, minha vontade é que dona Capitolina tenha metido um par de chifres bem bonitos na cabeça do doutor Santiago. Ô, entojo!)

Tacha 06/07/2021

Li, na adolescência, como muitos, por causa da escola. Só me resta dizer que ler quando somos adultos é uma experiência totalmente diferente e, pelo menos pra mim, agora, a leitura foi muito agradável!

Emilson5 27/06/2023minha estante
Esse também foi meu primeiro clássico e primeiro contato com a obra de Machado! Não tive nenhum amparo teórico, fui na raça mesmo! E olha, foi muito bom! Claro que não consegui pegar as sutilezas, mas, fique por dentro da escrita do autor e da narrativa. Uma das coisas que mais me instigou a ler o livro foi a minissérie Capitu. Aliás, acho que já reli umas duas vezes e quero reler mais!

Jadgy 27/06/2023minha estante
Existe vários artigos sobre a postura de Bentinho com Capitu, mas desde o início o autor já coloca que Capitu não seguia muito bem as as regras impostas para mulheres na sociedade e Bentinho já demonstrava ciúmes logo no início com qualquer pessoa que ela interagia. Mas eu acho que a história fica melhor quando você descobre que muito provavelmente, Machado de Assis escreveu essa história baseado em uma história real onde ele estava envolvido. O boato na época era que Machado de Assis tinha um caso romântico com a esposa de José de Alencar (um romancista da época que escreveu Iracema) e que o filho dele, na verdade, seria de Machado e não dele. Machado de Assis era padrinho do menino e após a morte do José de Alencar assumiu muito um papel bem presente na vila dele, o menino que se chamava Mário de Alencar, no que dizia na época, era um escritor bem medíocre, mesmo assim entrou para a Academia brasileira de letras devido ao próprio Machado ter colocado ele lá dentro, o que só aumentou os boatos. Foi através dessa história que teria surgido dom casmurro. Essa desconfiança teria surgido porque um outro escritor, chamado Humberto de Campos, escreveu em seu diário que o menino era filho de Machado de Assis biologicamente. Naquela época nunca se soube se aconteceu mesmo essa traição da esposa de José de Alencar com o amigo Machado de Assis, se mantendo um mistério até hoje, assim como o final que fica em aberto nesse livro.

San 17/01/2021

Não traiu!
Meu primeiro contato com Machado de Assis foi no ensino médio, confesso que naquela época não levei a sério (professora, finge que não leu isso), na verdade, são pouquíssimos adolescentes que durante o ensino médio levam a sério a literatura nacional, ou qualquer outra, nem os adultos levam ou dão o devido valor. Enfim, até então, falava que eu era uma "brasileira errada", por que errada? Porque apesar de ter lido alguns livros nacionais, nunca dei muita importância para nossa literatura, e li bem poucos nacionais comparado a tudo que li durante a vida. Vergonhoso, mas é a realidade da maioria dos brasileiros!!! Se você faz parte do índice dos que não leram, vergonha pra você. Trate de ir ler... ? ?
Através da leitura conjunta do @christianassuncao , consegui ter contato, o qual já deveria ter tido antes, com uma das obras de Machado de Assis. Enfim, consegui ler por prazer e aproveitar ao máximo, trocando experiência de leitura e descobrindo um pouco mais sobre os personagens, do autor, e o retrato do Brasil na época em que se passa a história. Percebi o quanto o autor envolve o leitor em cada virada de página, é definitivamente um abraço. Quanto ao personagem Bentinho, pura persuasão. Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro, fato! ?? ?
Quando Bentinho se vê livre da promessa de sua mãe e, finalmente, pode viver ao lado do seu amor de infância, Capitu, eis que aparece uma terceira pessoa. ?
Afinal, traiu ou não traiu? Eu acredito que não traiu.?
Ah, meu caro leitor, mas você precisa ler para tirar suas próprias conclusões. ?
"Montaigne escreveu de si: Não são apenas meus gestos que escrevo, sou eu mesmo, é a minha essência. Ora, há só um modo de escrever a própria essência, é contá-la toda, o bem e o mal."

matojovens 31/10/2021

traiu nao cara
........nao traiu nao man calem a boca blz ela e anjinhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Raul 31/10/2021minha estante
Traiu e ele mereceu ser traído ??

tortajulia 01/01/2022

Traiu não, se aquieta, Bentinho
Bom, já começo admitindo que foi sim complicadinho pra ler, assim como cansativo. Tem muitas divisões de capítulos, o que eu não achei tão ruim, só cansativo de acompanhar mesmo. O vocabulário teve um pouco de influência nisso, mas nada realmente notável.

A narração acontece de forma bem ambígua, não dando a entender se realmente houve adultério ou não. São muitos pontos que ficam em aberto, vai depender da interpretação de cada um. O narrador fala bem direta e intimamente com o leitor, e deixa esse mesmo tirar suas conclusões a partir de seu ponto de vista, já que é o único que vemos ao decorrer da narrativa.

Não acho que a Capitu traiu o Bento, posso mudar de opinião na próxima vez que ler, mas por enquanto fica nessa. Durante o livro eu senti que o Bento tentava justificar o seu comportamento ciumento, indo e vindo nesses pensamentos.

Quando eu terminei o livro só pude lembrar de que, em algum momento do livro, foi comentando sobre como pessoas que crescem juntas se tornam parecidas. Então, acho que o Bento e o Escobar se tornaram pessoas semelhantes, visto que cada vez mais tinham mais contato um com o outro.

Como eu disse, é mais uma resenha superficial, já que tenho certeza que não é a única vez que lerei este livro. Recomendo muito a leitura, pode ser um pouco cansativo mas vale a pena ter contato com essa narrativa.

Quase 5 estrelas porque não tenho uma ideia muito certa do que penso sobre o geral do livro. Mas, basicamente, é isso.
Anthony Almeida 01/01/2022minha estante
Também vou reler.

tortajulia 01/01/2022minha estante
Li agora e pretendo reler em breve!

luiza 01/01/2022minha estante
time dos que não traiu!! a resenha ficou ótima

tortajulia 01/01/2022minha estante
siiimmm!! Ai, obgdaaaa, fico feliz ?

Juu 01/01/2022minha estante
Que resenha lindaa

obrigadaaa, Juu ?

Laura F Souto 27/06/2021

Excelente
Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros e essa obra é perfeita. Ver a forma que ele conta a história do Bentinho, a manipulação na forma, a culpa que é colocada na Capitu?. Um dos melhores livros brasileiros e com um grande enigma, Capitu traiu Bentinho?
Marix 27/06/2021minha estante
São tantas nuances. Várias facetas de um mesmo personagem

elisarss 01/10/2021

Maturidade.
O que dizer sobre a escrita de Machado de Assis? Um pouco mais rebuscada em comparação à linguagem atual, com toda certeza, mas acho isso maravilhoso. Cada detalhe desse livro me conquistou de um jeito que eu nunca iria imaginar.

Li Dom Casmurro pela primeira vez no ensino médio, e admito que perdi todo o encanto pela obra justamente por ter sido "obrigada" a ler. Mas agora, depois de alguns (pouquíssimos) anos, dar uma segunda chance ao livro foi uma decisão excelente.

O jeito poético de Machado levar o leitor a realmente participar da história é surreal, a literatura brasileira merece muito mais valor do que o recebido. Não sei nem como explicar essa minha nova paixão pela obra; o amadurecimento intelectual realmente faz diferença no universo da leitura.

É provável que muitas pessoas (adolescentes principalmente) desprezem o livro em questão justamente pela obrigatoriedade de lê-lo para vestibulares e afins; mas por favor, leiam com a mente aberta e voltada para a época em que a obra foi escrita.

Esse aqui conquistou o meu coração.
Felipe.Gomes 01/10/2021minha estante
Nesse momento estou lendo Quincas Borba. Tb encantando com a quebra da "4a parede" hahaha se é assim q podemos chamar as interações do Machado com o leitor

Brutal 11/05/2010

Critica (ao skoob)
Para Dom Casmurro não tenho comentários.
Mas fico indignado quando olho para suas avaliações.
São quase 200 avaliações em ruim (1 estrela).
xD
Eláia... "Brazil" que não sabe prestigiar seus próprios mestres.
Aline Gomes 27/05/2010minha estante
Concordo plenamente com vc! Para esse povo só Meg Cabot e Stephenie Meyer são boas escritoras(eu adoro os livros delas, mas não são os melhores do mundo!)

Pra mim que estudo Letras isso é lamentável...Tem duas pessoas que votaram no tag "Chato"!

Dom Casmurro é a obra-prima de Machado de Assis! Nem tem palavras pra descrever

Aline R. 06/06/2010minha estante
A crítica não seria ao Skoob, e sim aos "skoobers".

camila 06/07/2010minha estante
O fato me indigna mas não me impressiona. Não é de se esperar que uma maioria nacional analfabeta funcional aprecie um livro que pode ser de entendimento mais complexo.

maevsi 11/05/2012minha estante
Não apenas aos skoobers, mas aos brasileiros em si que ignoram uma obra tão linda como Dom Casmurro. Que leiam Stephenie Meyer, J. K. Rowling, Rick Riordan, mas não esqueçam de ler as obras primas, os escritores que se tornaram lendas.

Machado de Assis é comparado a Shakespeare e Camões, e é brasileiro!! E o pior de tudo isso é q o ignoramos!! Hj muitos preferem ficar lendo resumos para o vestibular ao invés de se dignar algumas poucas horas da sua vida para ler um livro q considero muito pequeno e uma obra prima brasileira.

Somos uma sociedade de idiotas.

Concordo com todos os comentários abaixo...

Cinthia 17/06/2012minha estante
Ah gente, pelo amor de Deus, gosto é gosto. Eu leio todos esses autores que foram considerados ruins aí embaixo, e adoro Dom Casmurro do mesmo jeito. A diferença tá no gosto pela leitura, uns tem, outros não. Simplesmente leem algo só porque tá na moda ou porque são obrigados (vide vestibulandos), aí é complicado mesmo conseguir apreciar um clássico. Acho inclusive que as pessoas deviam tirar seu próprio tempo pra ler um livro desse, alcançar a maturidade necessária primeiro. A educação primária e secundária no Brasil também peca muito na iniciação de seus alunos na leitura. Enfim, fazer o quê... Pior seria se a maioria das avaliações não fosse de 5 estrelas (como de fato é).

Juliana @4livreira 28/06/2013minha estante
Brasileiro é além de hipócrita, um mal educado que não sabe e nem teve o costume de ler. Daí querer ler somente os livros de fora e mal pegar numa obra-prima brasileira.
Se soubessem as raridades que temos!
Nenhum escritor já inventou um mistério de mais de séculos que até hoje nenhum mestre conseguiu desvendar! Mais uma das genialidades de Machado. ;)

Natalia 02/10/2013minha estante
Então quer dizer, que para sermos considerados de bom gosto literário, temos todos que apreciar as mesmas obras? Ou ainda, que somos obrigados a admirar as obras brasileiras apenas pelo fato de serem brasileiras? Não concordo. Eu particularmente, gostei de Dom Casmurro, e apesar de ter gerado um "enigma" que nenhum "mestre" conseguiu desvendar, o resto é pura encheção de linguiça, o tem de genial em 90% do livro? Acho Machado de Assis um bom escritor, gostei dessa obra, o que não me faz apontar o dedo para quem não gostou e criticar. Sou contra quem lê por modinha, mas não generalize, gostos literários não se discutem.

Tamiris 19/11/2016minha estante
me poupe! não é pq o livro é um clássico que deve agradar a todos
gostos são singulares

honey mik 12/02/2020minha estante
lol

Bi_Oliveira 04/05/2022

Traiu ou não traiu?!
Você só vai conseguir compreender a grandeza desse livro se você o ler.

Primeiro livro de Machado que leio e creio que não poderia ter começado melhor. Diferente do que muitos pensam essa obra vai muito além da questão que divide opiniões até hoje "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". O livro é sobre a psiqui de Bentinho, narrado pelo próprio ele nos conta sua vida desde a infância, seus martírios, seus amores, seus sonhos e seus medos.

Eu acho que é facilmente observável que Bento Santiago não é a pessoa mais sã do mundo logo na sua infância, onde a minima faisca resulta em um fogo intenso, por mais que Bentinho nunca chegue a realizar não são poucas as vontades que aparecem no momento dos surtos (muitas dessas vontares sendo de aspecto violênto).

O livro ainda trás diversas criticas socias de forma que se divide entre "na cara" e "disfarçada" isso porque Machado cria as relações de forma tão histórica que se você não sabe muito sobre a época do livro vai passar totalmente despercebido.

P.s: A CAPITU NÃO TRAIU O BENTINHO MAS SE TEM ALGUÉM QUE MERECIA UM PAR DE CHIFRES ERA ELE!

QUEIJO460 21/02/2023

Dom Casmurro
Não tenho o costume de ler livros que seu assunto principal ou quase principal é uma história de amor, mas como esse é um clássico, decidi ler.
O que mais me agradou em Dom Casmurro foi as reflexões do personagem principal( reflexões essas que acredito que sejam de Machado também).
Se você for ler esse livro, tenha em mente que terá que consultar o dicionário diversas vezes, assim você desfrutará melhor a obra. Não seja um leitor preguiçoso.
Elly 21/02/2023minha estante
Nossaa,meu pesadelo kkkkk. É mto cansativo o livro

Marcos5813 22/02/2023minha estante
O livro é simplesmente fenomenal. Desculpe-me a Ely. É um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Franciel.Oliveira 14/05/2021

Dom Casmurro
Agora entendo o motivo deste livro ser tão renomado, fiquei encantado com a leitura. A construção dos personagens, a narração intimista e o conteúdo, são coisas que fazem eu me apaixonar pela obra. Além disso, a história é muito cativante, tudo isso sem perder a identidade de Machado, com bastante ironia, dualidade e morte.
anicca 14/05/2021minha estante
Lkkkkkkkkkkkkkkkkkk bastante ironia, dualidade e MORTE

Franciel.Oliveira 14/05/2021minha estante
Né kkk

Dhany.Reis 23/05/2021

Quem narra escreve da forma que quer.
Não achei o livro maravilhoso , mas também não é um dos piores.
Gostei da forma que Machado de Assis narra o romance. A história é contada pelo personagem principal, apelidado como Bentinho e o nome do romance é Dom Casmurro por causa do apelido que lhe deram por ele ser calado e metido consigo.
Machado de Assis escreve Bentinho narrando sua história com Capitu e interagindo com o leitor.
Conta seu romance com Capitu, como fez pra se livrar da promessa da mãe de ser padre e relata sua forte amizade com Escobar, amizade que nasceu quando estava no seminário, por coincidência nenhum dos dois queria ser padre.
A preocupação maior de Bentinho era casar com Capitu. Era Deus no Céu é Capitu na terra. ??
Segundo Bentinho Capitu o traiu.
Já li o romance pensando nesse fato , quem não pensa? ?. Outra aspecto que fiquei tentando observar era a possibilidade de Bentinho ser Gay , pois foi o que me disseram antes de iniciar a leitura . Detalhe: quem disse isso foi uma estudante de Letras.
Aí meu Deus! Já li pensando nessas duas coisas. Traiu ou não traiu é gay ou não é gay.
Analisando a Obra.
Quem narrou a história foi Bentinho. Sabe aquele ditado: "Quem tem boca fala o que quer " , pois bem, quem escreve também escreve o que quer.
Bentinho passa uma imagem de Capitu nada boa, no tempo de hoje diria que Capitu era periguete, assanhada, pra frente. Era a visão dele e de José, um empregado da família. Bentinho descreve várias vezes cenas de ciúme por causa do comportamento de Capitu. Tudo bem que as mulheres daquela época eram bem discretas , mas mesmo assim não vi nada demais para Bentinho passar essa imagem de Capitu. Ele sempre foi muito ciumento e tudo desconfiava da moça. Bentinho tinha um ciúme doentio e forma que ele descreveu sua relação com Capitu só foi uma forma de justificar seu ciúme .Até ele relata que Capitu evitava fazer coisas que o deixava com ciúmes. Sempre que resolvia um intriga de ciúme tinha outra. E a última foi que seu filho não era era seu.
Coitada de Capitu que não pode nem se defender! Pois quem escreveu o livro foi Bentinho e lógico que ele vai dizer que ele é um santo. Não tão santo assim porque suspirou pela mulher do seu melhor amigo. Deve ser por isso que ficou doido achando que tinha sido traído, pois a pessoa encherga nos outros a partir de suas próprias atitudes. Se ele se balançou pela mulher do amigo , Capitu poderia ter feito o mesmo segundo os pensamentos de Bentinho.
Pra mim Capitu não traiu e talvez Bentinho tenha sido mesmo Gay
Recomendo a leitura e que cada um tire sua conclusão!
Everton Vidal 01/06/2021minha estante
Hahah legal sua resenha. Estou querendo reler esse livro em breve rs.