Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

França 26/01/2024

Quereres
Um romance de exímia escrita traz para nós doces críticas ao momento em que se passava.

O ciúmes, a nobreza, angústias, desejos e quereres de Bentinho, que pela falta de autoconhecimento é dependente de ações externas para alcançar o que nem se sabe que deseja da vida, chegam a ser contraditórios. A decidida e inteligente Capitu, destaca-se pela determinação e certeza que possui. Capitu e Betinho, dois antagônicos apaixonados.

Sua ambiguidade desde menino reflete no modo como sempre teve que ouvir de alguém o que se passara em sua vida para ter consciência. E, mesmo assim, não ser capaz de dar as rédeas de si e sua vida.

Capitu, que de modo contrário tem claro o ímpeto da vida, é decisiva, pensa e age de acordo com sua paixão. São essas qualidades de mulher que despertam em todos admiração.

Porém, são esses movimentos da vida nobre, realista e inundada de sentimentalismo e fantasias de Betinho que fazem com que sua jornada tenha se tornado uma tormenta, pesadelo que ele aceita e orgulhosamente carrega no apelido (Dom Casmurro).

Giovanna317 26/01/2024

CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO
Não galera, capitu não traiu bentinho, apesar dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada, ela não traiu. Li esse livro há muitos anos mas permanece sendo o melhor de todos. Um dos clássicos machadianos que te prende e te faz procurar por respostas.

Luiz 26/01/2024

Bentinho seu felo da pruta
Bentinho, com todo respeito, qual o teu problema? Pq não faz igual o Brás Cubas e meio q morre, an? Não faz falta não!

rosinha:) 25/01/2024

?achei que seria mais difícil. amei!?
Por ser um clássico, achei que a escrita seria bem difícil, porém me surpreendi positivamente. consegui entender tudo (ou quase kkkk).
adorei ver a vida do bentinho, amei a capitu. terminei a leitura agora, não formei uma opinião sobre o "traiu ou não traiu" ainda. realmente a semelhança entre o ezequiel e o escobar é estranha, mas o bentinho não estava em condições mentais muito boas né. além disso, a capitu que conhecemos no livro não me passa a impressão de que trairia o bentinho. mas até ela disse que os olhos do filho pareciam com os do escobar né. estou bem dividida em relação a isso, o que é a prova de quanto o livro é maravilhoso e muito bem construído!?

geo 25/01/2024

Clássico né? por ser um clássico eu comecei a leitura cm medo da escrita ser pesada, mas q escrita impecável do Machado! o jeito que ele coloca o leitor na história, a maneira q é o próprio Dom Casmurro contando sua história é envolvente.

agora a maior questão do livro: Capitu traiu ou não? confesso q em vários momentos eu fiquei confusa em relação isso já que só tá sendo mostrado o lado de Bentinho. mas também é visto durante o livro q ele tem uma mente muito fértil e seu ciúmes exagerado de Capitu.

por seu filho ter semelhança cm o possível pai biológico é difícil ter uma opinião concreta sobre o caso de infidelidade, realmente deixa em questão se houve ou não. (em minha opinião não teve traição!)

Alini10 24/01/2024

Sempre um clássico!
Li Dom Casmurro na época da escola e agora depois de algum tempo tenho a percepção que foi uma leitura totalmente diferente. A edição da Antofágica auxilia muito com as notas explicativas sobre várias palavras que não são mais utilizadas no nosso dia a dia (visto que o livro foi publicado em 1899).
Vale a leitura ?

Giulia.Costa 24/01/2024

Enigmático, mas não apenas isso
É certo que a história é contada para que nos ambientemos com a ideia da traição, mas ler com o coração aberto para aprender com as demais partes e fases de vida do protagonista é sem dúvidas melhor.

O que dizer da cena com o vizinho Manduca? Das imaginações, alusões e conexões às outras obras? Os personagens secundários - ainda que sob a ótica apenas de Bentinho - nos ensinam tanto! Seria um desperdício deixar passar batido quem eles eram.

É sem dúvidas um livro enigmático, mas não apenas isso.

allnrip 24/01/2024

INCRIVEL
Geralmente livros com esse estilo de escrita não me prendem muito, mas consegui ler esse em apenas três seções!

A escrita é ótima, os personagens são bem delineados. Me confundi poucas vezes. A história tem um aspecto bem trágico! E não, não acho que houve traição.

Jose213 24/01/2024

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, escrito por um dos seus maiores escritores Machado de Assis. É o livro que indiga o Brasil com "traiu ou não traiu?". Os primeiros 2/3 do livro andam a passos lentos, enquanto no último terço o galope é a menor velocidade que se encontra.