Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rayane.Ferreira 30/01/2024

Capitu não errou em nada. Bentinho era tóxico. Desde o início. Eu não teria aguentado metade do que ela aguentou.

Jessica1248 30/01/2024

Arrastada
É muito difícil fazer uma resenha para um livro que não é seu estilo, ainda mais sendo um clássico pois sinto que li errado e o fato de não ter gostado é um crime contra a literatura brasileira.
Mas realmente não gostei, me senti totalmente perdida com tantas pessoas aparecendo aon longo da história e somente em alguns momentos eu me senti instigada a ler.
E sobre a pergunta que todos fazem, tenho minhas dúvidas se Capitu realmente traiu Bentinho.

Bianca1083 30/01/2024

Dom Casmurro
Confesso que a leitura não foi em todo prazerosa, foi, inclusive, maçante em alguns momentos, mas o livro como um todo foi um espetáculo.

O fato de a história ser narrada por Bentinho dá margem à manipulação do leitor, para que acredite apenas no que lê, sem considerar outros pontos de vista. Machado de Assis foi genial ao escrever o livro dessa forma.

Realmente, ?nem tudo é claro na vida ou nos livros?.

Não temos como ter certeza se Capitu traiu ou não Bentinho, mas bato o martelo que nem ela, nem Escobar teriam feito tal coisa.

Bentinho via em Ezequiel às feições de Escobar simplesmente porque era o que queria ver, uma vez que assim como Otello, era inseguro e estava cego de ciúmes.

Guilherme Vechiato 30/01/2024

Falar de um livro tão importante e marcante na literatura do nosso país não é fácil. Dom Casmurro engloba várias questões dentro de sua história e mostra um retrato do Brasil da época.
Meu primeiro contato com a história de Dom Casmurro foi com a série da globo Capitu, toda a direção de arte é fantástica e a forma poética da transição da história para a tela me marcou.
Não terminei de assistir a série pois precisava ler o livro.
A escrita do Machado é incrível, a forma como ele desenvolve os personagens, sua história e conversa com o leitor aqui em Dom Casmurro, mostra o porque ele é um dos autores mais importantes do nosso país.
Criou-se quase que uma lenda sobre a questão se Capitu traiu ou não Bentinho. Se analisarmos que o narrador é o suposto traído, que está remoendo e revivendo algumas passagens de sua vida faz com que o leitor se questione se é real ou não.
O livro vai nos contar desde a infância onde Bentinho fala dos olhos de Capitu, que é o momento mais lindo do livro, quando ele percebe que está apaixonado, e com esses mesmos olhos, Capitu vai criar dentro da cabeça de Bentinho, já adulto e casados, a desconfiança sobre sua fidelidade, que já sabemos de ciúmes doentios de Bentinho.
O que mais nos cria desconfiança em Capitu é a aparência do filho ser igual ao Escobar, será que era mesmo? Ou toda essa raiva e afastamento que Bentinho teve do filho, não o fez criar os trejeitos de outra figura masculina que teve na vida? Sendo que o menino sabia imitar as pessoas muito bem, como diz em um momento da história.
Capitu é uma personagem feminina totalmente diferente das outras do livro, ela está a frente do seu tempo, inteligente, sabe se posicionar e dar sua opinião, já Bentinho é filho único, mimado, está situado dentro de uma família que possui bens e tem desconfiança de tudo.
A traição só é questionada porque Bentinho é uma pessoa completamente insegura.
Mesmo o livro sendo as vezes um pouco lento em desenvolvimento, principalmente na parte inicial, as partes finais vão do romance pro suspense psicológico com final aberto abruptamente e você acaba querendo mais dessa história.
Com certeza é um livro para se ler mais de uma vez e quanto mais você pensa nele, mais você questiona alguma ação de determinados personagens.
Escrita sensacional, da para entender porque Dom Casmurro é um grande clássico e obrigatório a todos.

Daniela742 30/01/2024

Dom Casmurro
1ª vez lendo Dom Casmurro e acho que foi uma boa escolha, conhecer essa história já tendo alguma bagagem de leitura e algum conhecimento sobre construção de personagens.

No geral a história me surpreendeu por ser diferente da imagem que eu havia criado na minha cabeça, por tudo que ouvi falar, e pela discussão tão famosa que envolve o livro. Acho Bentinho um personagem muito bem escrito, que quer seduzir o leitor e vender a todo custo sua história, suas verdades, seus dramas.

Por outro lado, Capitu é um sentimento de liberdade, sagacidade e inteligência. O seu jeito de pensar, se comunicar e agir na trama, vai muito além do que Bentinho descreve, achei isso surreal.

É uma história que prende, e os capítulos super pequenos acabam levando a gente a querer ler um depois do outro.

Joyce734 29/01/2024

Genialidade do enigma de Machado de Assis
Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira, escrita por Machado de Assis. O romance narra a história de Bento Santiago, também conhecido como Dom Casmurro, que relembra sua vida, principalmente seu relacionamento com Capitu, sua esposa. A trama é marcada por dúvidas sobre a fidelidade de Capitu e a paternidade de seu filho, Ezequiel, o que leva o protagonista a questionar sua própria sanidade. A habilidade de Machado em explorar a psicologia de seus personagens e criar uma narrativa envolvente, repleta de ironia e ambiguidade, faz de "Dom Casmurro" uma leitura cativante que continua a intrigar e provocar discussões entre os leitores até os dias de hoje.

Fernanda 28/01/2024

Reli esse clássico atrás de um trecho q postaram na Internet como se fosse desse livro, porém não o achei (ou eu fui muito distraída na leitura rs).

No entanto, foi o incrível! A primeira vez que li Dom Casmurro tem mais de 10 anos e foi num momento difícil em que as leituras q eu tava fazendo na época eram suportes emocionais.

Agora q eu tô num momento ok (a cabeça de ngm nunca tá boa rs) e uma leitora mais madura, pude apreciar melhor a obra e a genialidade de Machado de Assis.

E afinal, traiu ou não traiu? A pergunta atemporal da literatura... na minha HUMILDE opinião, não traiu. Bentinho é que era paranóico e obcecado, tanto por Capitu, quanto por Escobar. Terapia resolvia...

"Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações".

"A imaginação foi a companheira de toda a minha existência (...)".

Laisa 28/01/2024

Machado merece todo clamor!
Meu primeiro contato com escrita de machado, comecei estranhando e terminei fascinada. fascinada em como o narrador é especial nessa história, nunca tinha visto algo assim. os elementos na história que desde o início confirmam coisas que aparecem mais à frente na narrativa... tudo isso me cativou bastante, embora eu tenha demorado muito pra terminar esse livro, até o meio da história achei meio parado.

mas indo ao que todo mundo quer saber: Capitu traiu ou não?

sinceramente? não sei. eu estou mais para o lado do não, me pareceu que houve muito de uma amargura e ciúmes de Bentinho que lhe cegaram os olhos e só queria enxergar aquilo, as palavras de Capitu quando questionada me pareceram verdadeiras. ao mesmo tempo, o menino se parecer tanto com o dito cujo é uma questão! dúvida cruel.. kkkk
machado, volte aqui e nos conte, por favor.

Ulissis Henrique 28/01/2024

Bentinho cresceu e virou um lunático
Um romance muito bom, eu ri muito nos capítulos da infância e adolescência de Bentinho, todos os personagens tem sua carga cômica. É possível realizar uma análise profunda de cada um deles; o livro permite várias interpretações, abrindo espaço para reflexões sobre esse labirinto que é a mente humana.

O Bentinho é inseguro de mais. Ainda que todos os fatos tenham sido narrados sob o ponto de vista dele, não fiquei convencido de jeito nenhum que Capitu teria traído ele. Muito pelo contrário, aquela mulher amava de mais aquele homem. Me convenceu de que precisava de terapia, isso sim.

Mais fácil Bentinho ter traído Capitu com Escobar, até porque não ela que colocou um quadro no pé da escada dele. Se seu marido tem um quadro do melhor amigo, e não seu, no pé da escada, e toda vez que passa fica olhando, é muito estranho. Além disso, Bentinho que deu em cima da mulher do amigo. Então assim, fez-me rir esse homem no final do livro querer falar alguma coisa. Nem depois de morto o homem teve descanso.

Bentinho faz muita besteira por insegurança e ainda sim Capitu segue com amor por ele. Então assim?.. nunca que aquela mulher teria traído ele.

Katarina28 28/01/2024

Abençoado seja Machado de Assis??
Vivi junto com esse livro o dilema de traiu ou não traiu e meu veredito é que não traiu!
Quem trai é o Bentinho. Mas ele não trai Capitu, e sim nós leitores!!

olivethaiss 28/01/2024

Bentinho precisava de terapia.
A clássica pergunta que gira em torno do livro é ?traiu ou não traiu??, mas na verdade com a nossa perspectiva de mundo atual, esse nem é mais o foco. O livro evidencia muito o comportamento abusivo e o ciúme doentio do Bentinho. Um homem frustrado, sem autoconfiança, é obcecado pelo ?amigo? ao ponto de criar na própria mente a fic da traição e ver semelhanças entre ele e seu próprio filho. Bentinho era extremamente problemático.