Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5496 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


stcarvalho0102 31/01/2024

Olha, esse livro têm um daqueles plot-twist que deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha. Tinha resistência com esse livro, mas é uma excelente obra!
comentários(0)comente



Thi Acrisio 31/01/2024

Chato!
.
.
.
.
.
.
Bento, bentinho, casmurro, seu chato amargurado. Eu acho que traiu, assim como ele criei essa fantasia, que sabor imaginar Capítu trepando com o Escobar. Chifrando esse mimado. Ezequiel merecia um pai melhor, vai rolar outras releituras, que livro instigador. Adorei!!!
comentários(0)comente



Luiza2286 30/01/2024

Bom!!!!
Livro muito bom. Maravilhoso. Li quando adolescente. Infelizmente não tenho tanta lembrança, mas sei que gostei mais do primeiro. Não sei porque não resenhei. Deve ser porque não sabia mexer com o skoob na época.

Abraços e beijos leiturescos ???
comentários(0)comente



mandyyy00 30/01/2024

Traiu ou Não Traiu?? (Não Traiu)
"Dom Casmurro", é um romance brasileiro do século 19 que aborda temas como ciúmes e traição.

O livro é narrada por Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro, a trama explora temas como ciúmes, traição e subjetividade, ele instiga a reflexão sobre a subjetividade da memória.

Ele oferece uma reflexão profunda sobre as complexidades das relações humanas. A história cria uma trama complicada, fazendo com que a gente fique meio perdido entre o que é real e como cada pessoa interpreta as coisas.

Após ler, cheguei à conclusão de que não existem evidências que embasem essa suposta traição. Bentinho estava apenas deprimido com a perda do amigo; ele via no seu filho o semblante de um homem que ele sentia muita falta.
iCherry__ 30/01/2024minha estante
??????




Larissa 30/01/2024

Casos de família
Primeiramente, tenho que afirmar que esse é um dos livros mais interessantes que já li, pois cria muitas perspectivas (traiu ou não traiu)

Eu li este livro em uma versão em hq e, agora em uma versão "simplificada", mas afirmo que a minha opinião se manteve a mesma, neste que li este ano, tive mais informações e, quase duvidei da opinião que eu havia tomado??
Mas isso foi bem passageiro, pois me lembrei que o Bento não bate muito bem da cabeça, pois ele tentar fazer aquilo com o próprio filho, não importa se ele não achava que era ou não, quem o "criou"? (Criou???)

Senti muita pena do Ezequiel, muita mesma, porque ele não recebeu o amor paterno que deveria, "eu pagaria o triplo para não tornar a vê-lo"?. Fiquei tão triste, meu Deus como esse homem pôde?!

Apesar das atitudes de Bento, gosto muito dessa obra e com certeza lerei a versão completa e, tenho certeza que minha opinião não vai mudar.

E tenho muitas teorias sobre esse livro ?
nickyeomie 30/01/2024minha estante
Amo esta obra ????


Larissa 30/01/2024minha estante
É perfeita ?




Mylle 30/01/2024

História de Bentinho e Capitu ?
Confesso que sempre tive curiosidade em ler Dom Casmurro, mas nunca realmente vontade, muito provavelmente pela pressão que a escola sempre põe na gente de que temos que ler esse livro, assim como muitos outros clássicos da literatura, isso sempre me desanimou até que um dia eu decidi dar uma chance a esse livro tão belo e curioso.

Hoje, eu fico muito feliz por ter dado essa chance a este livro e a belíssima escrita de Machado de Assis marcada pela objetividade, ironia e crítica social em cada capítulo da história, acredito que foi muito bem construída e muito bem pensada, ele tem um jeito de escrever que ao mesmo tempo que interage, ele diverte o leitor, gostei como foi organizado o livro, MUITO, MUITO, MUITO bem escrito.

Sobre a nota não ser 5?:
Eu amei a história, foi bem pensada, meu problema mesmo é com o protagonista que é sem dúvidas necessitado de terapia, não sei se foi a falta de amor paterno na infância que o fez tão inseguro conforme ele foi envelhecendo ou se é realmente algo da cabeça dele, pq podemos ver desde o começo que ele é completamente obsessivo, paranóico, ciumento e perturbado.

Sobre Capitu: minha querida vc é maravilhosa, merecia um homem muito melhor, que te desse valor e nunca duvidasse de vc.

Traiu ou não Traiu?
NÃO TRAIU, MAS DEVERIA.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda 30/01/2024

Dom Casmurro
Eu gosto muito de ler clássicos em edições da Antofágica. Os textos de apoio após o término da leitura ajudam a organizar as impressões e suspeitas levantadas ao longo do livro.

E para mim é certo: Capitu não traiu Bentinho.
comentários(0)comente



nutsbtch 30/01/2024

Traiu ou não traiu?
Esse é um questionamento que, mesmo depois de séculos de sua origem, ainda persiste na mente de todos os que leram esse livro.

Pra, o que eu diria, a maioria, é mais que óbvio a reposta correta: traiu.

Mas, depois de várias aulas de literatura com os melhores professores que eu poderia querer e de várias análises sobre o dito livro, ainda me resta a dúvida: será?

Se lido pelas entrelinhas de maneira minuciosa, debatendo sobre as diversas referências a Otelo e sobre o caráter enganatorio do personagem, tendo a acreditar que não, não houve traição.

Porém, lendo o livro por si, não me deixo de ser enganada pelo Bentinho e sua certeza de traição.

Mas é justamente o que faz esse livro ser tão bom: a incapacidade de se chegar numa conclusão 100% verdadeira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rayane.Ferreira 30/01/2024

Capitu não errou em nada. Bentinho era tóxico. Desde o início. Eu não teria aguentado metade do que ela aguentou.
comentários(0)comente



Jessica1248 30/01/2024

Arrastada
É muito difícil fazer uma resenha para um livro que não é seu estilo, ainda mais sendo um clássico pois sinto que li errado e o fato de não ter gostado é um crime contra a literatura brasileira.
Mas realmente não gostei, me senti totalmente perdida com tantas pessoas aparecendo aon longo da história e somente em alguns momentos eu me senti instigada a ler.
E sobre a pergunta que todos fazem, tenho minhas dúvidas se Capitu realmente traiu Bentinho.
comentários(0)comente



Bianca1083 30/01/2024

Dom Casmurro
Confesso que a leitura não foi em todo prazerosa, foi, inclusive, maçante em alguns momentos, mas o livro como um todo foi um espetáculo.

O fato de a história ser narrada por Bentinho dá margem à manipulação do leitor, para que acredite apenas no que lê, sem considerar outros pontos de vista. Machado de Assis foi genial ao escrever o livro dessa forma.

Realmente, ?nem tudo é claro na vida ou nos livros?.
comentários(0)comente



Guilherme Vechiato 30/01/2024

Falar de um livro tão importante e marcante na literatura do nosso país não é fácil. Dom Casmurro engloba várias questões dentro de sua história e mostra um retrato do Brasil da época.
Meu primeiro contato com a história de Dom Casmurro foi com a série da globo Capitu, toda a direção de arte é fantástica e a forma poética da transição da história para a tela me marcou.
Não terminei de assistir a série pois precisava ler o livro.
A escrita do Machado é incrível, a forma como ele desenvolve os personagens, sua história e conversa com o leitor aqui em Dom Casmurro, mostra o porque ele é um dos autores mais importantes do nosso país.
Criou-se quase que uma lenda sobre a questão se Capitu traiu ou não Bentinho. Se analisarmos que o narrador é o suposto traído, que está remoendo e revivendo algumas passagens de sua vida faz com que o leitor se questione se é real ou não.
O livro vai nos contar desde a infância onde Bentinho fala dos olhos de Capitu, que é o momento mais lindo do livro, quando ele percebe que está apaixonado, e com esses mesmos olhos, Capitu vai criar dentro da cabeça de Bentinho, já adulto e casados, a desconfiança sobre sua fidelidade, que já sabemos de ciúmes doentios de Bentinho.
O que mais nos cria desconfiança em Capitu é a aparência do filho ser igual ao Escobar, será que era mesmo? Ou toda essa raiva e afastamento que Bentinho teve do filho, não o fez criar os trejeitos de outra figura masculina que teve na vida? Sendo que o menino sabia imitar as pessoas muito bem, como diz em um momento da história.
Capitu é uma personagem feminina totalmente diferente das outras do livro, ela está a frente do seu tempo, inteligente, sabe se posicionar e dar sua opinião, já Bentinho é filho único, mimado, está situado dentro de uma família que possui bens e tem desconfiança de tudo.
A traição só é questionada porque Bentinho é uma pessoa completamente insegura.
Mesmo o livro sendo as vezes um pouco lento em desenvolvimento, principalmente na parte inicial, as partes finais vão do romance pro suspense psicológico com final aberto abruptamente e você acaba querendo mais dessa história.
Com certeza é um livro para se ler mais de uma vez e quanto mais você pensa nele, mais você questiona alguma ação de determinados personagens.
Escrita sensacional, da para entender porque Dom Casmurro é um grande clássico e obrigatório a todos.
comentários(0)comente



Daniela742 30/01/2024

Dom Casmurro
1ª vez lendo Dom Casmurro e acho que foi uma boa escolha, conhecer essa história já tendo alguma bagagem de leitura e algum conhecimento sobre construção de personagens.

No geral a história me surpreendeu por ser diferente da imagem que eu havia criado na minha cabeça, por tudo que ouvi falar, e pela discussão tão famosa que envolve o livro. Acho Bentinho um personagem muito bem escrito, que quer seduzir o leitor e vender a todo custo sua história, suas verdades, seus dramas.

Por outro lado, Capitu é um sentimento de liberdade, sagacidade e inteligência. O seu jeito de pensar, se comunicar e agir na trama, vai muito além do que Bentinho descreve, achei isso surreal.

É uma história que prende, e os capítulos super pequenos acabam levando a gente a querer ler um depois do outro.
comentários(0)comente



5496 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR