Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Fernanda 28/01/2024

Reli esse clássico atrás de um trecho q postaram na Internet como se fosse desse livro, porém não o achei (ou eu fui muito distraída na leitura rs).

No entanto, foi o incrível! A primeira vez que li Dom Casmurro tem mais de 10 anos e foi num momento difícil em que as leituras q eu tava fazendo na época eram suportes emocionais.

Agora q eu tô num momento ok (a cabeça de ngm nunca tá boa rs) e uma leitora mais madura, pude apreciar melhor a obra e a genialidade de Machado de Assis.

E afinal, traiu ou não traiu? A pergunta atemporal da literatura... na minha HUMILDE opinião, não traiu. Bentinho é que era paranóico e obcecado, tanto por Capitu, quanto por Escobar. Terapia resolvia...

"Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações".

"A imaginação foi a companheira de toda a minha existência (...)".

Laisa 28/01/2024

Machado merece todo clamor!
Meu primeiro contato com escrita de machado, comecei estranhando e terminei fascinada. fascinada em como o narrador é especial nessa história, nunca tinha visto algo assim. os elementos na história que desde o início confirmam coisas que aparecem mais à frente na narrativa... tudo isso me cativou bastante, embora eu tenha demorado muito pra terminar esse livro, até o meio da história achei meio parado.

mas indo ao que todo mundo quer saber: Capitu traiu ou não?

sinceramente? não sei. eu estou mais para o lado do não, me pareceu que houve muito de uma amargura e ciúmes de Bentinho que lhe cegaram os olhos e só queria enxergar aquilo, as palavras de Capitu quando questionada me pareceram verdadeiras. ao mesmo tempo, o menino se parecer tanto com o dito cujo é uma questão! dúvida cruel.. kkkk
machado, volte aqui e nos conte, por favor.

ulissishenrique 28/01/2024

Bentinho cresceu e virou um lunático
Um romance muito bom, eu ri muito nos capítulos da infância e adolescência de Bentinho, todos os personagens tem sua carga cômica. É possível realizar uma análise profunda de cada um deles; o livro permite várias interpretações, abrindo espaço para reflexões sobre esse labirinto que é a mente humana.

O Bentinho é inseguro de mais. Ainda que todos os fatos tenham sido narrados sob o ponto de vista dele, não fiquei convencido de jeito nenhum que Capitu teria traído ele. Muito pelo contrário, aquela mulher amava de mais aquele homem. Me convenceu de que precisava de terapia, isso sim.

Mais fácil Bentinho ter traído Capitu com Escobar, até porque não ela que colocou um quadro no pé da escada dele. Se seu marido tem um quadro do melhor amigo, e não seu, no pé da escada, e toda vez que passa fica olhando, é muito estranho. Além disso, Bentinho que deu em cima da mulher do amigo. Então assim, fez-me rir esse homem no final do livro querer falar alguma coisa. Nem depois de morto o homem teve descanso.

Bentinho faz muita besteira por insegurança e ainda sim Capitu segue com amor por ele. Então assim?.. nunca que aquela mulher teria traído ele.

Katarina28 28/01/2024

Abençoado seja Machado de Assis??
Vivi junto com esse livro o dilema de traiu ou não traiu e meu veredito é que não traiu!
Quem trai é o Bentinho. Mas ele não trai Capitu, e sim nós leitores!!

olivethaiss 28/01/2024

Bentinho precisava de terapia.
A clássica pergunta que gira em torno do livro é ?traiu ou não traiu??, mas na verdade com a nossa perspectiva de mundo atual, esse nem é mais o foco. O livro evidencia muito o comportamento abusivo e o ciúme doentio do Bentinho. Um homem frustrado, sem autoconfiança, é obcecado pelo ?amigo? ao ponto de criar na própria mente a fic da traição e ver semelhanças entre ele e seu próprio filho. Bentinho era extremamente problemático.

Wellem Nascimento 27/01/2024

TERAPIA
A leitura é muito boa, viu?! Vale muito a pena ler pra opinar e discutir por aí, é fluída e te prende bastante, eu gosto da escrita do Machado de Assis então foi muito gostoso acompanhar tudo. Apenas, leiam!

A resenha contém spoiler a partir daqui:

Bentinho precisa de terapia, essa é minha primeira conclusão.
A segunda é: não traiu, um beijo.

Gente, o cara era tão obcecado pelo Escobar que começou a ver ele no filho, tudo bom? Um ciúme doentio, me deixou com medo às vezes, do nada ele falava que queria matar ela, enforcar, que era melhor que saísse sangu3, que fosse qu3imada tipo, que! DOENTE
O cara queria trair Capitu com a mulher do *melhor* amigo, ficou com tanto peso na consciência que inventou isso pra se justificar e no fim só ele ficou vivo pra contar o que quisesse, aiai, é cada coisa...

beatrizs 27/01/2024

Boa experiência, apesar da escrita ser densa e pesar em alguns momentos. Li através de audiobook, o que ajudou pra que eu não desistisse da leitura. No geral foi agradável, quando menos esperava estava envolvida na história, querendo saber mais.
Bentinho é um personagem que me fazia revirar os olhos várias vezes, um ciúme doentio e sem tamanho. A Capitu também não era inofensiva ao meu ver. Definir uma traição ou não tendo somente a perspectiva dele, não faz sentido pra mim mesmo que essa seja a intenção do livro.

mfmouraa 27/01/2024

Dom Casmurro
? confesso que comecei o livro com mente fechada porque tenho uma certa aversão por livros da escola (geralmente são entediantes), mas acabei gostando do enredo. o começo foi bem maçante com a escrita difícil, mas não se pode esperar menos de um livro do machado de assis (digo isso positivamente). apesar da escrita difícil consegui entender de certa forma o que ele queria dizer e me encantei bastante com a beleza do texto...! a maneira como ele abordou algumas problemáticas da época também foi interessante.

a história é simplória, mas com reviravoltas. eu achei lindas as reflexões do livro, mas não gostei do bentinho, me irritou demais. já a capitu eu amei! o jeito que ela se porta na relação com o bentinho mostra como ela é esperta. fiquei um pouco decepcionada com o fechamento de vários personagens que eu esperava ver mais sobre, mas acho que o que aconteceu com eles condiz com a realidade da época.

capitu NÃO traiu. bentinho surtou (mais de uma vez) e viu coisas que não existiam e além de obcecado, ele foi abusivo. obcecado pelo melhor amigo, isso sim! ficou tão admirado com escobar que espelhou seus sentimentos nos da capitu. e dizendo a verdade, bentinho que traiu a confiança da capitu (se você leu o livro vai entender do que estou falando). fiquei com dó da capitu de ter que aturar um sujeito desse. não acho pertinente julgar a capitu com conclusões precipitadas vistas por um único ponto de vista! dom casmurro engana o leitor se fazendo de vítima...