Axilas e Outras Histórias Indecorosas

Axilas e Outras Histórias Indecorosas Rubem Fonseca

Resenhas - Axilas e Outras Histórias Indecorosas

Iagne 27/01/2022

Axilas e Outras Histórias Indecorosas (Rubem Fonseca)
Vigésimo quinto livro de Rubem Fonseca, décimo terceiro livro de contos. Nesse livro Rubem nos traz 18 contos: começando por "Sapatos" (confesso não consegui decifrar o motivo da atitude do Patrão); passando pelo conto "Bebezinho Lindo" (sobre a Síndrome de Down); o conto "Axilas" (que dá nome ao livro); "Janela sem cortinas" (com o final surpreendente); "Livre-alvedrio" (o mais longo, trazendo a investigação de um assassinato/suicídio), "O Ensino da Gramática" (curtinho); "Paixão" (cheio de reviravoltas); "Intolerância" (outro curtinho); "O disfarce e a euforia" (fiquei curioso para saber a idade real de Z); "Beleza" (e o conceito deturpado de "fazer o bem"); "Mordida" (que traz novamente o Detetive Guedes); "Gordos e Magros" (e o sentimento de autocrítica, mesmo quando o problema não é com você); "O vendedor de livros" (e o encontro de um controverso novo emprego); "A mulher do CEO" (a idealização da mulher perfeita, apenas por sua beleza); "Suspeita" (o aprendizado de que o criminoso é sempre alguém que não desconfiamos); "Amor ao seu semelhante" (ou a falta dele); "Confiteor" (uma confissão que não é confissão); "O misantropo" (e suas falsas justificativas para o assassinato de pessoas). Como se pode notar é uma miscelânea de contos dos mais diversos tipos, fazia tempo que não lia Rubem Fonseca (voltei a ler quando me deparei com a coleção de livros no Kindle, e não estava com todos lidos), muito bom voltar para esse universo de personagens com índoles suspeitas, finais agridoces, romantismo e uma pitada de erotismo e vulgaridade, todos esses aspectos dosados com maestria pelo saudoso Rubem Fonseca.

Dudu Menezes 04/05/2021

Entretenimento, do gênero policial, à brasileira
Livro para quem gosta de contos, do gênero policial, com o objetivo de passar o tempo. Não tem nada de excepcional. Os personagens não foram construídos para criar empatia com o leitor. Pelo contrário. Usa dos personagens para escancarar, por meio da violência exagerada e da ironia, a realidade de um país em que a misantropia é cada vez mais comum e a misoginia, o machismo e todo o tipo de preconceito está incrustado, lamentavelmente, na forma de pensar da sociedade brasileira. Portanto, a ficção, bastante escatológica, de Rubem Fonseca, encontra a realidade, mesmo com uma lente de aumento para a tomada de posição dos personagens, que descamba sempre em desfechos violentos e sanguinários. Com raras excessões, as histórias parecem seguir um mesmo rumo e acabam sendo concluídas de forma muito semelhante... O conto que dá nome ao livro - Axilas -, por si só, já bastaria para levar aonde ele pretendia com os que se seguem. Destaque, também, para o primeiro conto do livro, Sapatos, que foge um pouco à regra, além de Livre-Alvedrio, Paixões e Intolerância, que me pareceram melhor construídos que os demais.

Márcio 04/12/2020

Diversão e estranhamento...
Rubem Fonseca era um mestre na arte de escrever contos. Sempre irreverentes, suas narrativas nos causam um delicioso espanto, como no conto em que um rapaz tem fetiche por axilas. Uma coisa é certa: você vai se divertir. Recomendo fortemente!
Karina Paidosz 04/12/2020minha estante
Esse que leu, foi livro físico ou e-book?

Márcio 04/12/2020minha estante
Foi físico...

Karina Paidosz 04/12/2020minha estante
Hum...eu procurei das editoras 0800 não encontrei Kkkk

Emilia Zampieri 09/06/2020

Nunca vi um título descrever tão bem um livro
Indecorosas é pouco, este livro aborda temas que você discuti abertamente com sua avó como assassinato, orgia, abuso, entendi o tema mais todos esses contos juntos acabam ficando meio repetitivo muito do mesmo. Fora isso sou apaixonada por Rubens Fonseca uma leitura marcante só dele.

regifreitas 17/05/2018

Rubem Fonseca é considerado um dos melhores contistas brasileiros, com obras renomadas como FELIZ ANO NOVO (1975) e O COBRADOR (1979). Em AXILAS... ele nos apresenta 18 contos bem ao estilo ágil, com um humor ácido, repletos de violências e crueldades, marcas que o consagraram desde o início da carreira. Contudo, se alguns desses textos acabam se destacando - embora também não de forma genial -, como “O vendedor de livro” e “A mulher do CEO”, a grande maioria é bem abaixo do que se espera de um escritor desse porte.

Eu particularmente não curto muito o estilo do autor. Acho um ou outro dos seus textos realmente muito engenhosos e inteligentes - principalmente contos. Já quanto às suas narrativas mais longas, nenhuma me surpreendeu de forma decisiva - considero-as apenas boas ou razoáveis. Muito provavelmente não sou o leitor-modelo para a prosa de Rubem Fonseca, e também não foi dessa vez que o autor acabou me ganhando.

Wags 11/04/2017

Amém Rubem Fonseca
Quando li o título que fala sobre histórias indecorosas, me interessei logo, pois adoro narrativas curtas sem decoro, e adoro quando Fonseca perde esse decoro. O resultado são vários contos singulares, horrendos, surpreendentes e indecorosos como bem segue seu título.
Se analisarmos que Rubem lançou este livro em 2011, podemos ver que seu poder como contista não desapareceu depois de mais de 50 anos de atividade. Os contos aqui, ainda exploram o mesmo teor de livros como Os Prisioneiros e Feliz Ano Novo, algo surpreendente pra um autor com tantas obras já publicadas.
Não consegui não gostar de nenhum conto, pois cada um tem sua parcela de verossimilhança com a realidade do país, somado a saídas inimagináveis, e mesmo assim extremamente possíveis na prosa de Rubem Fonseca. Quanto mais leio sua obra, mais entendo o porque de ser um dos prosadores mais inteligentes e críticos do nosso país.

Israel145 21/01/2017

Resenha no blog:
Thiago 21/01/2017minha estante
Acabei de ler a sua resenha, gostei deveras, ainda mais sabendo que ele retoma o detetive Guedes em alguns contos. Vou tentar adquirir esse livro na saraiva, já que ele tá sendo vendido autografado.

Israel145 21/01/2017minha estante
Beleza. O meu é autografado. Se ainda existir dessa tiragem, aproveite.

Arraz 10/05/2013

Eu pessoalmente como fã do grande Rubem Fonseca esperava um pouco mais dessa obra. Comparando-a com outras coletâneas de contos do autor como "Excreções, Secreções e Desatinos", "Axilas e outras Histórias" deixa muito a desejar.

Com contos que muitas vezes, quase em sua totalidade, caem em repetição e/ou previsibilidade, "Axilas" chega perto, mas não alcança o padrão escatológico, inovador e criativo o qual Rubem Fonseca apresenta em outras obras.

"Axilas" não tem CC, tem é cheiro de comida requintada.

Os destaques do livro ficam por conta da volta do Detetive Guedes e para os contos "A Mulher do CEO", "Sapatos" e "Intolerância"

Ailton 14/04/2013

Um mestre do conto, tão genial quanto Nelson Rodrigues. Esse livro tem o que de melhor caracteriza Rubem Fonseca, contos secos, verdades diretas, sem a preocupação do politicamente correto. Ótima leitura.

Nilson 06/12/2011

Rubem Fonseca é punk!
Rubem Fonseca é, ao lado de Augusto dos Anjos, o escritor mais punk que conheço. Punk na acepção da palavra. Punk como foi Sid Vicious. Tão punk quanto os Ramones ou Ratos de Porão.
Este livro lembra um show de rock, barulhento e divertido, como todo show de rock deveria ser. Sem rodeios, ele despeja as histórias com uma ferocidade que, ao ler, temos a impressão que ele está berrando em nossos ouvidos.
Qualquer outra coisa que se diga sobre o livro acabará estragando as surpresas que ele guarda. Compre seu ingresso e aproveite o show!