Os Cossacos

Os Cossacos Leon Tolstói

Resenhas - Os Cossacos

Lucca 28/06/2023

Este livro tem uma riqueza de detalhes graciosa
Suas nuances faz com que eu ficasse preso lendo mais e mais
Tanto sobre soldados (cossacos) quanto com as pessoas que os mesmos passaram a conviver enquanto estavam em missão
Uma história de amor muito bem construída
O percorrer da história é viciante
Parece que Tolstói estava falando sobre a vida dele de uma forma metafórica
Escrita leve e suave
Ótimo livro e se trata de um autor genial
LEIAM TOLSTÓI

Marcelo Rissi 12/04/2022

Os cossacos (Tolstói)
Fim da minha sétima leitura do autor, Tolstói.

Os cossacos, numa breve frase: uma reafirmação da posição de indisputável prestígio que o autor alcançou na literatura mundial. Uma narrativa que mescla lirismo - especialmente nas abstrações do personagem principal sobre o conceito do amor - com incursões épicas (vide as cenas de enfrentamento entre tchetchenos e cossacos).

Um livro, inclusive, autorreferente, que conta, sob o manto da ficção, a história e as experiências do autor no período em que ele viveu no Cáucaso. Uma obra, portanto, altamente descritiva sobre o cotidiano e os costumes dos cossacos, à época, mas sem um grande enredo (fórmula que inspirou, posteriormente, autores como Tchekhóv em sua estilística).

Uma leitura, por fim, que, por incontáveis outros bons motivos (alguns, com dimensão pessoal, que extravasam a narrativa), se tornou bastante especial para mim.

Tolstói é um autor para quem eu devoto enorme admiração!

Recomendo.

Jonathas dos Santos Benvindo 05/03/2022

Minha primeira experiência com Tolstoi. Acredito que outras obras maiores dele sejam mais bem escritas. Achei ?Os Cossacos? bastante simples, sem estruturas complexas ou que nos fazem pensar para entender. A história me pareceu bastante repetitiva em alguns momentos e confusos em outros. No geral, gostei, mas não foi o melhor livro que já li. Interessante notar, porém, que essa história trata exatamente dos povos que estão em conflito nos nossos dias, e que naquele tempo (1840) já estavam - os russos e os cossacos (povo que vivia onde hoje é a Ucrânia).

Cinara... 05/08/2020

"Felicidade é estar com a natureza, vê-la e falar com ela."

Ana Peres 15/02/2016

Novela
Que texto, que simplicidade, que conteúdo. História de um povo. Muito aprendizado.A ideia de aperfeiçoamento moral é profunda e me impactou muito fortemente

Lima Neto 05/01/2013

como um autor consegue ser de uma linguagem e forma tão simples e ser, ao mesmo tempo, tão cru, tão complexo? Tolstoi o é!
obra de simplicidade e complexidade rara, "os cossacos" é mais do que uma "pura literatura", é um retrato de uma cultura e de um povo.
"os cossacos" é um livro que não exige personagens principais nem secundários, pois a alma da obra encontra-se no retrato desse povo simples, peculiar, tão diferente do que é o povo russo.
Olénin, personagem que acompanhamos nessa história, é um típico russo pertencente de uma classe social privilegiada. vive como bem entende, sem responsabilidades, totalmente entregue aos vícios próprios de sua idade. ao entrar no exército, o jogem é levado a uma região remota, longe de tudo e todos que conhece, uma região de fronteira, onde vivem os cossacos, povo do qual ele já ouvira falar, mas que não conhecia.
no distante povoado numa região de fronteira, ao pé de uma montanha, vivem os cossacos, um povo que vive tão intensamente, dotados de um modo de vida peculiar, tão diferente dos "civilizados".
Olénin, ao se instalar nesse povoado, toma contato com as pessoas e logo é tomado de assalto por uma paixão por esse povo. entrega-se novamente a bebedeiras, mas agora as bebidas possuem um outro sentido, um outro valor, que diferem completamente das bebedeiras de outrora a que se entregava. usufrui da companhia de pessoas simples, e uns chegam, inclusive, até a considerá-lo um simplório. mas Olénin não é simplório: Olénin está apaixonado!
percebendo o vazio que era seu vazio em outros tempo, o senhor russo tenta se aproximar de alguns cossacos. é bem recebido por uns, explorado por outros, que o consideram um simplório-ricaço, e visto, também, como "apenas um russo", que nunca poderia se introsar e viver tal qual um cossaco, por muitos.
o auge de sua paixão por esse povo, pelo seu modo de vida, se dá quando ele se apaixona por uma mulher, quando pensa em largar toda a sua vida e se entregar a vida típico de um cossaco, e chega a pedi-la em casamento, mesmo ela estando, já, comprometida a um valente cossaco, Lukanchka.
uma obra de beleza rara, de uma riqueza literária inigualável, mas que chama a atenção, que nos cativa pelo retrato que faz de seu tempo, de um povo que apesar de lutar durante tanto tempo ao lado dos russos, de viver no coração daquele país, possui uma alma própria, uma cultura, um modo de vida ímpar.