Pequeno Irmão

Pequeno Irmão Cory Doctorow

Resenhas - Pequeno Irmão

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

Em um futuro próximo, Marcus só tem 17 anos, mas acha que sabe tudo sobre como o sistema funciona ― inclusive como passar a perna nele. Rápido e esperto no mundo da internet, o garoto não tem problema nenhum em enganar os sistemas de segurança invasivos ― mas não muito inteligentes ― da escola.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501087218

Caio 01/11/2023

Me surpreendeu
Comprei esse livro ao acaso em uma promoção e me surpreendeu, minha expectativa estava baixa, mas o livro me prendeu bastante.

Tem alguns momentos que se perde e alguns pontos conclusivos não ficam muito claros (ainda mais que eram o centro da narrativa).

Reginaldo.Araujo 25/05/2023

Sinceramente não esperava muito desse livro, o nome é horrível (na minha opinião), mas quer saber? Quebrei a cara, a história é maravilhosa, em vários momentos me lembrei de outro livro com o tema semelhante os arquivos de snowden, onde o protagonista revela esquemas de espionagem cibernética dos Estados Unidos, o protagonista de pequeno irmão faz o mesmo, mostrando vários pontos de um governo corrupto e cruel, de como eles usam a internet para tirar seus direitos fundamentais, tudo em nome de te proteger, pode até ser ficção, mas os pontos convergente que esse livro tem com a realidade são muitos, fora que o autor tem uma habilidade fascinante de misturar momentos tensos e divertidos, em suma pequeno irmão é fantástico, os personagens são muito fáceis de se afeisoar e a leitura não foi em momento algum maçante

ThiHenrique 02/04/2023

Quase lá.
Sabe uma história bacana?
Sabe referências ótimas a um grande clássico?
Sabe conseguir escrever sem ser maçante?
Pois é, ele consegue tudo isso e ainda assim você tem a impressão que faltou alguma coisinha.
Gostei, mas bem mediano.

Kotowari 27/03/2023

Não entendi, mas gostei
Para mim, Pequeno Irmão foi uma leitura demorada. Houveram poucos momentos onde tive contato com os meios de tecnologia e o linguajar usado. Levei um pouco de tempo para entender alguns conceitos básicos, como, por exemplo, a criptografia de chave pública e privada.
Enfim, foi uma boa leitura. Informativa e divertida (mesmo que eu tenha ficado presa em algumas partes, rs).
A jornada pessoal do protagonista foi cativante e nos permitiu crescer nossos ideais junto dos dele.

Camila 31/07/2022

Surpreendeu
Comprei esse livro e uma feira e confesso que não esperava muito dele, mas me surpreendeu. A história é envolvente e bem construída, o protagonista é convincente e me torcendo por ele durante o livro todo. Aprendi muito e me interessei bastante sobre questões que não imaginei que me interessaria. Muito bom, divertido e interesante.
E bom pra intertexto de redação tbm viu kkkk.

Tori 01/04/2022

Como ninguém fala de "Pequeno irmão" esse livro é simplesmente maravilhoso, quando eu comecei a ler confesso ñ tive muita esperança eu achava q o livro ia ser chato e bla bla bla mas ñ eu, li e reli várias e várias vezes e é como se eu lê-se pela primeira vez. Super indico esse livro.

Arthur.Maciel 11/02/2022

Gostei
Livro leve muito bom para quem gosta de Tecnologias. Leitura leve, história muito bem feita, além de passar uma super mensagem no livro.
Recomendaria

Murilo S.F 22/01/2022

Impressionante!
Definitivamente não é para qualquer um, mas se você gosta de ficção ou história alternativa (se é que se enquadra nisso) mas sério, ele consegue te prender do começo ao fim, o drama e o romance são na medida certa, talvez o romance foi esquecido do meio para o fim, mas você não vai se arrepender de ler ele, é o autor tem outro livro no mesmo estilo.

vick 27/05/2021

o livro basicamente fala sobre Marcus, um garoto de 17 anos que tenta enfrentar a falta de liberdade em relação a seu governo, eu arrastei um pouco a leitura nos 10 primeiros capítulos e depois foi fluindo mais, no final achei bem interessante. não entendi o final do darryl ?????

L1nk 20/08/2020

Tinha potencial...
Livro começa muito bem. Mas se perde em meio a um romance bobo e curiosidades pontuais bem interessante sobre tecnologia. Se encontra no final mas até lá já não tinha muito fôlego. Acho q se mais jovem fosse, gostaria mais do livro. Não me entendam mal. É um bom título. Mas.. tinha potencial pra ter sido mais grandioso.

Dominik 06/08/2020

Lindíssimo, hackeou tudo
Não imaginei que fosse gostar tanto desse livro. Quando li o resumo na livraria, achei interessante e decidi levar, despretensiosamente. Ao começar a ler, me deparei com uma história interessantíssima e jovial e não tenho dúvidas de que se tivesse tido mais tempo no meu dia a dia, teria o terminado em bem menos tempo.

No começo, achei um pouco estranho o modo como o autor decidiu narrar. Me acostumei com descrições cheias de detalhes, mesmo em livros em 1° pessoa, então me assustei um pouco com a forma "direta ao ponto" e cheia de diálogos que Cory adotou. Todavia, logo me vi viciade na história e simplesmente não conseguia largar o livro. Fluida e prazerosa, em nenhum momento senti tédio durante a leitura.

A obra é repleta de momentos informativos sobre tecnologia, hackeamento e movimentos sociais importantes. Entendo que muitos possam considerar chato, mas eu particularmente achei que eles foram tão bem encaixados na narrativa, a ponto de ficarem mais interessantes do que maçantes. Outra coisa que me chamou a atenção foi o ar revolucionário e algumas referências punk (meu coração alternativo chora). É perceptível o interesse do autor nesses assuntos e foram algumas das razões para eu sorrir e rir sozinhe enquanto lia.

Pequeno Irmão é um livro interessante, informativo, necessário e assustador. Inspirado na obra 1984, de George Orwell, a história investe em uma São Francisco distópica que, como no próprio resumo diz, não está tão distante de acontecer. Passível de ocorrer no futuro não apenas na cidade estadunidense da Califórnia, mas em muitos lugares no mundo, inclusive aqui no Brasil.

Andalik 05/07/2020

Pequeno Irmão - Resenha em 05/07/2020
Pequeno Irmão é um livro de 2008 com uma história fantasiosa mas verossímil, que equilibra momentos sérios e descontraídos sem perder o ritmo. Fala sobre liberdade, a luta por ela, o medo, terrorismo, e principalmente, como a tecnologia pode ser utilizada para manter nossos direitos.

A trama gira em torno de um ataque terrorista ao sistema de Bay Bridge e BART na cidade de São Francisco e como o governo, com a desculpa de combate ao terrorismo, acaba com os direitos civis e a liberdade de expressão. Marcus, revoltado, tenta lutar contra esta forma de opressão usando seus conhecimentos.

Cory Doctorow, o autor, é ex-diretor da EFF (Electronic Frontier Foundation), uma fundação que defende os direitos individuais no mundo digital.

Em contraste com assuntos tão sérios, a história traz muitos trechos bastante didáticos (mas também muito interessantes) sobre tecnologia, hackers e até sobre história. O autor consegue fazer isso sem perder o ritmo da narrativa e sem entediar o leitor - as explicações de Marcus são divertidas e apresentam de forma simples e bem-humorada vários assuntos que são necessários para entender a trama.

Com toda essa história de rebelião tecno-geek, Cory Doctorow acaba dando uma aula de tecnologia e segurança.

Recomendação: Público em geral, especialmente os aficionados por tecnologia.

raphaax__ 13/05/2020

Bom, mas...
achei uma boa história, personagens bem construídos, ótimo enredo, porém, o autor coloca no livro muitas informações desnecessárias e foge muito do foco principal do livro, por isso as 4 estrelas.
Marcus Yallow é um adolescente que como a maioria dos adolescentes de hoje, ama a internet, ele se acha tão esperto que acha que pode ´´passar a perna´´ em sistemas operacionais. Após matar aula com seus amigos para jogar o jogo favorito dos mesmos, é realizado um ataque terrorista aonde a ´´polícia´´, sequestra Marcus e seus amigos, após isso Marcus é exposto a vários perigos...

Gabriel Aleksander 25/08/2016

Enfadonho em sua inovação
A Sinopse

Marcus e seus amigos decidem sair em mais uma de suas missões do jogo de realidade alternativa Harajuku Fun Madness, onde eles devem procurar pistas em locais específicos da magnifica San Francisco para assim desvendar os mistérios do jogo. Entretanto, durante essa expedição os garotos se veem no meio de um atentado terrorista que provoca a destruição da ponte Bay Bridge.

Em meio à tamanha confusão, um de seus amigos, Darryl, acaba sendo gravemente ferido, levando os garotos a buscarem por ajuda em um dos carros que passavam freneticamente pelos arredores do incidente. Porém, os planos não saem como esperavam e Marcus e seus amigos são detidos pelo Departamento de Segurança Nacional como inimigos do governo por estarem portando um grande número de objetos tecnológicos suspeitos e terem a idade ideal para serem recrutados pela Al Qaeda.

Diante disso, os garotos são mantidos em confinamento sob condições inumanas e torturados durante dias, até serem liberados, com exceção de Darryl, em uma San Francisco tomada pelo horror e submetida ao controle do Departamento de Segurança Nacional, que monitora seus cidadãos de todas as formas possíveis. Em frente a essa realidade, Marcus toma para si a missão de se vingar daqueles que tiraram a sua liberdade injustamente e, acima de tudo, que deram um paradeiro desconhecido para seu amigo.

Conhecimentos específicos na história: lado positivo e negativo

Esse é um livro que sem dúvida alguma traz para o leitor um material repleto de informações específicas do mundo da tecnologia, com longas explicações sobre elementos que compõem essa categoria do conhecimento. Esse é um ponto que obviamente acrescenta muito ao livro, visto que, nem todos os leitores ou seja, eu apresentam um entendimento vasto sobre os assuntos que são abordados no livro, tornando-o uma obra que se diferencia das demais por esse aspecto. Contudo, informação demais enjoa e por vezes quebra a dinâmica narrativa, erro no qual “Pequeno Irmão” se afundou.

Em determinado momento do livro, ler tornou-se um longo e enfadonho processo, onde a única coisa que desejava era que o autor parasse de dar tantas explicações minuciosas e apenas continuasse a desenvolver a história.

O arco de vingança do protagonista

Confesso que uma das coisas que mais me atraíram na história foi a busca pela vingança que o protagonista iniciou, e a forma inovadora que o autor escolhe como meio para atingir esses objetivos. O problema aqui fica por conta da falta de elaboração do arco do protagonista, mesclando entre as instigantes páginas iniciais e um desenvolvimento arrastado e enfadonho, que inevitavelmente resultou em um final sem força.

Opinião Final

Um livro com um conceito interessante e que estimula nos estimula a consumir o material de forma frenética, mas que perde sua força ao tentar bombardear o leitor com informações desnecessárias em detrimento de uma extensão da história que apenas contribui para a perca de interesse gradual no arco do protagonista.

Mesmo com seus pecados, o livro conseguiu conquistar um lugarzinho no meu coração por ser uma tentativa de inovação em meio a um mercado editorial que vem caindo na mesmice há um certo tempo.

site: fatalityliterario.wordpress.com/