Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

calculanjos 06/01/2021

Meio doido mas o doido certo
Com tantas reviravoltas e mudanças de lado,o leitor fica tão confuso e sem saber em confiar quanto Thomas, trazendo ainda mais empatia para esse pobre menino . Mas o problema dessas reviravoltas em excesso é a desmotivação em ler e o modo como isso prejudica a linearidade da história, tirando isso, o livro é muito bom.

Reis 10/01/2021

Fã dos filmes??
Apesar de não poder dizer que este livro é ruim (porque não é) tenho que alertar uma coisa: se você se interessou por essa trilogia por causa dos filmes é bom que fique sabendo que a partir daqui as coisas começam a se distanciar deles e podem ficar um pouco "estranhas". A apresentação e história de alguns personagens pode mudar um pouco, melhor ou pior??? Você irá decidir. O caso mais significativo é o de Brenda e Ari que têm um aprofundamento e abordagem diferente

Rander.Carneiro 10/01/2021

Explosão de sentimentos
Nesse segundo livro da saga aprendi que eu e minha casa odiamos Teresa, se você gosta dessa pessoa, por favor, afaste-se mim, gostar de Teresa significa que vc é mal caráter, e Brenda >> Teresa

Pietra.Berticelli 10/01/2021

O experimento acabou. Ou não?
Com o final do primeiro livro, torcemos para que nosso grupo tão dedicado e confuso finalmente esteja livre do CRUEL. Fica claro que o autor, nessa sequência, busca manter o dinamismo e o ritmo acelerado e angustiante (de um jeito bom) do primeiro livro e ele conseguiu!

Ao sair do labirinto o grupo descobre que ainda não se viu livre do CRUEL, e que sempre estão um passo atrás dos seus captores. Um novo experimento, novas descobertas e novos amigos. Saber que não foram o único experimento só cria mais dúvidas.

Agora, fora do ambiente todo controlado pelo CRUEL, o grupo descobre que o planeta do qual não se lembravam, mas tinham lampejos, está condenado. Destinados a vagar pelo deserto castigado por um Sol que há muito fez seu estrago e segue impiedoso, para concluir mais um dos sádicos experimentos propostos, os grupos A e B passam por situações que os fazem questionar: eles estão sendo manipulados?

Com a mesma aflição que li o primeiro e a mesma sensação de satisfação por ler um livro tão ?gostosinho?, terminei a leitura já abrindo o terceiro livro!

bibia 10/01/2021

muito melhor que o filme
ok eu assumo que só comecei a ler por causa do newt, mas pouco a pouco eu fui me apegando demais aos outros personagens e principalmente a história, que falando nela, é totalmente diferente do filme!! tipo uma coisa surreal de diferente mesmo parece até que eu peguei outro livro pra ler, e isso é no sentindo bom tá gente? é mil vezes melhor que o filme, e eu dei altas risadas com as falas dos personagens
eu não gostei muito da personagem da brenda no livro, para mim ela deveria ser tipo "girl power" mas ela é super "thomas eu preciso de você"???
eu amo de paixão o primeiro livro e queria até vivenciar ele, o segundo deus me livre entrar aqui mas tem muito mais emoção doque o primeiro

bibia 10/01/2021

muito melhor que o filme

Carol 12/01/2021

#resenhapdue Mazer Runner: Prova de Fogo
Autor: James Dashner
Tradução: Henrique Monteiro
Ano: 2011
Páginas: 397

“O futuro da raça humana é mais valioso que qualquer outra coisa. O resultado final compensa de sobra cada morte e cada sacrifício.”

PODE CONTER SPOILERS

O labirinto só foi o começo, muitas coisas ainda vão acontecer com os clareanos que conseguiram escapar de lá. Thomas, Minho, Newt e os outros clareanos acham que estão em segurança, quando são acordados aos berros pelos chamados Cranks. O Fulgor atingiu o cérebro dessas pessoas, até que atingissem a insanidade. Thomas e os clareanos, não sabem mais isso é só o começo. E o Cruel continua observando e analisando tudo que eles fazem, tudo pelo bem maior.

Opinião:
Ainda melhor que o primeiro volume, porque neste livro conseguimos ver um pouco mais do agir do Cruel, com a história e o envolvimento de Thomas e Teresa na realização dos experimentos. Não sei até que ponto acredito que tudo seja pelo bem maior.

Foi um começo bem aterrorizante para quem achou que estava tudo bem depois do final do último livro. Esse livro também foi uma releitura, porém faz tanto tempo que li, que já não lembrava de vários momentos, e confundi muitas coisas com o filme, que por sinal é BEM diferente. Reparei que vários acontecimentos do livro foram alterados, eu amo o filme, mas verdade seja dita, para que mudar tudo, né?

Quando eu terminei o livro, eu só fiquei mais indignada com a Cruel e fiquei me perguntando até que ponto é normal e louvável sacrificar a vida de jovens para testar as variáveis e para tentar achar uma cura para o Fulgor?

No final do livro estava perdida igual o Thomas, sem saber em quem confiar, sem saber em quem acreditar. Porque toda vez que falam que acabou, acontecem muitas outras coisas que provam o contrário. Acho que isso é o mais legal da escrita do autor, ele consegue te prender na história, de uma forma que você se vê envolvida com as tramas e se pega aguardando pelos desfechos como se a sua vida dependesse disso haha

Se você chegou até aqui, quero te convidar novamente a ler esse livro pra lá de eletrizante. E você que já leu, me conta o que achou desse segundo livro da série?

Gui 14/01/2021

Bom mas...
A narrativa do James Dashner continua sendo ótima ao apresentar muitas sucessões de cenas que te deixam com um gostinho de quero mais, porem Prova de fogo não foi tão bom quanto Correr ou morrer, tendo algumas cenas que te fazem refletir acerca de sua real necessidade para a história, pois parecem que foram colocadas unicamente para "encher linguiça", pois não geram consequências no futuro ou quando geram são mal desenvolvidas, além de apresentar relações interpessoais um tanto que supérfluas (sem contar, é claro, a relação de Thomas com Minho e Newt). Tirando isso, é uma obra bacana que mostra a continuação do fantástico primeiro livro que também expande o universo respondendo várias de nossas dúvidas.

gabzsch 17/01/2021

Genial.
Uma das minhas melhores leituras. O conceito é maravilhoso. E o final é plot twist atrás de plot twist. Recomendo!

Sofia fdias 18/01/2021

Eu adorei, mas tiveram partes cansativas
Eu estava com bastante espectativa para esse livro e confesso que me decepcionei um pouco. Gostei muitooo do primeiro livro e me apeguei com os personagens, então esperava mais. Não achei que teve muito desenvolvimento dos personagens. Também tiveram partes do livro que os personagens passavam muito tempo simplesmente caminhando. Eu acho que o autor poderia ter diminuído o número de páginas em que ele conta sobre o Thomas e os Clareanos tentando chegar em algum lugar. Fez com que eu ficasse com preguiça de ler, porém continuei lendo porque achava que iria melhorar mais pra frente... e melhorou! Chegou numa parte que eu comecei a devorar o livro e foi muito bom! Recomendo? Olha, acho que sim. Acho que talvez possa valer a pena ler esse para ler o próximo, mas como não li ainda... na resenha do próximo livro eu digo

Clari 19/01/2021

Apesar de ter amado muitas partes, percebi que outras deixaram a desejar, fiquei bastante confusa a respeito de Teresa e o final foi um pouco menos do que eu imaginei. Com certeza vou ler o terceiro livro para saber o que aconteceu finalmente, mas achei o primeiro livro melhor.

toziersun 20/01/2021

Esse livro é perfeito! Simplesmente impossível de largar, me tirou o fôlego, angustiada e com sede diversas vezes. O primeiro livro da trilogia é bom mas esse é espetacular em vários níveis.

thais 23/01/2021

Dúvidas.
O primeiro livro nos deixou com várias perguntas; estava esperando esclarecer algo a mais nesse livro, mas isso não ocorreu. Como protagonista, temos o Thomas e eu adoro ele, entretanto acho que o livro foi um pouco enrolado e, em algumas partes, até cansativo; se o autor não queria responder nossas dúvidas ainda, poderia ter trabalhado melhor no desenvolvimento dos outros personagens.

Sem contar o final que me deixou desapontada.

A escrita é ótima, um livro que você passa a ler cada vez mais para obter respostas; entretanto, não tão bom quanto esperei...

Danny 23/01/2021

Os clareamos pensaram que tinha escapado do labirinto, mas são enviados pra algo pior. E continuam sem enter nada do que está acontecendo com ele. Agora eles tem que cruzar o deserto escaldante, atravessar um cidade cheia de pessoas infectadas, escalar uma montanha e chegar no lugar seguro onde receberam uma cura. Sem saber o que espera por eles o clareando seguem na jornada, cheios de incertezas e somente com a esperança de enfim serem liberados.

Foi uma leitura bem rápida. Continuo sem entender nada igual aos clareamos. Eu achei que esse livro teve perigos que o primeiro, e menos assim não foi uma leitura manotona ou chata.

É pra mim até agora um dos melhores livros do gênero.

alice 24/01/2021

deus é mais
Primeiramente, Cade o Newt nesse livro? Só lia porque gostava dele.
Mais estressada com a vida que o Thomas leva, só eu mesmo. O cara só se ferra e isso e é irritante demais. Eu não gostava dele, mas passei a gostar porque, sinceramente que ódio.
Demorei muito pra terminar e foi quase um martírio por ser uma leitura MUITO descritiva ao ponto ser cansativa e um tanto desnecessária às vezes. Eu sei que é muito interessante fazer a vida do protagonista ser difícil, mas meu deus o cara não tem uma folga chega a ser repetitivo e isso é um saco.
Você termina o primeiro livro e se pergunta ?mas o que está acontecendo?? e espera que as respostas saiam no próximo e que mais perguntas apareçam, mas não tem resposta nenhuma nesse e as perguntas só acumulam. Verdadeiro fruto do capitalismo, fazer você querer saber o que vem depois criando um suspense. Mas eu não sou Scooby Doo pra ficar resolvendo mistério não, quero que vá pro inferno que exploda o Labirinto, o CRUEL, a Teresa, o Aris, a Brenda e o autor pra escrever isso.