Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

F. Pierantoni 23/05/2012

Maze Runner: Prova de Fogo
A espera foi angustiante, mas acabou. Maze Runner: Prova de Fogo (V&R Editora) está aqui. Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil survivor, James Dashner enfrentava uma tarefa quase tão árdua quanto escapar do Labirinto: escrever um livro tão bom quanto Correr ou Morrer. Para isso, apostou num novo Experimento.

O Labirinto terminou. O perigo, longe disso. Nessa nova etapa dos planos do CRUEL, Thomas e os Clareanos precisam cruzar o Deserto. Calor, frio, tempestades, fome e sede. Como se não bastasse tudo isso, os garotos ainda terão de lidar com um enxame de Cranks, humanos lunáticos, transformados em bestas selvagens por uma doença voraz. E, é claro, não podemos nos esquecer do Grupo B...

Prova de Fogo segue a fórmula de Correr ou Morrer. E isso é ótimo. O suspense continua poderoso, as reviravoltas constantes. A violência? Ainda maior. Tudo isso já seria o bastante para garantir o sucesso do livro, mas o autor fez questão de evoluir e trabalhar um pouco mais com emoções e sentimentos. Algumas situações ficaram forçadas, outras constatações um tanto repetitivas, mas é positivo ver um autor consagrado se mobilizar a sair de sua zona de conforto.

Tão instigante quanto o livro um, é triste que o segundo volume tenha sido lançado com uma série de problemas de revisão. São erros de digitação, palavras trocadas, espaços duplos, itálicos faltando e até frases sem nenhum sentido. Equívocos tolos, tão fáceis de serem notados que não sei como não foram corrigidos. Talvez tenha sido a pressa de lançar a obra antes da Bienal 2011. Quem sabe essa pressa também tenha prejudicado a tradução do livro. O mesmo tradutor que bolou nomes tão divertidos quanto trolho e tão inquietantes quanto verdugo preferiu não arriscar dessa vez. Deprimia-me cada vez que lia a palavra Crank além de bobo, o fictício termo estrangeiro não instiga qualquer associação ou imaginação em nossos cérebros brasileiros. Além disso, por que trocaram o nome da doença Fulgor por Fúria? Outra bola fora.

Apesar desses danos externos, a série continua arrebatadora. James Dashner usa e abusa de seus ganchos e capítulos curtos, tornando o ato de fechar o livro uma tortura. James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Lean Braga 12/09/2011minha estante
Cara, vc resenha mt bem. Só aumentou minha expectativa pelo 2º livro. Pena que tenha esse erros na diagramação do livro.

Letícia 14/09/2011minha estante
"Cruel é bom" HAHA (Y). Concordo, você resenha muito bem... preciso ler esse livro!

Andréa Campos 20/09/2011minha estante
Uauuuu, adorei a resenha!
CRUEL é bom.
Isso me causa arrepios.
rsrsrsrsrsr

Esdras Castiliano 17/10/2011minha estante
haha, adorei a resenha :D

Teri 15/03/2012minha estante
"James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom." haaahahhahh muito espertinho..

Ana 14/05/2012minha estante
Mal vejo a hora de ler, peguei emprestado e quem me emprestou já falou que é o máximo :) A única coisa que me desanima é os erros que você citou. Mas, fazer o que né. HAHA e gostei do final da resenha *-*

Jackie Sabino 30/10/2012minha estante
De fato, suas resenhas são ótimas! Concordo em muito com vc... os erros de português e concordância são desanimadores.... certamente tem toda cara de que foi na pressa de lançar o livro. Fúria perdeu o sentido e Crank fez perder o medo, como o aconteceu com Verdugo.

Eu dei 3 estrelas porque achei que o livro perdeu além do ritmo o fator novidade. Achei a narrativa lenta demais, sem muita empolgação.... mas deixou ainda as dúvidas que todos nós queremos saber, que é o que continua instigando a narrativa. Afinal, cruel é bom? Você está afirmando que é? hahahaha....

Ju 14/03/2013minha estante
Concordo plenamente! esses erros de revisão poderiam ter sido evitados, mas o livro não deixou de ser incrível por isso. Terminei Prova de Fogo mais confusa do que o primeiro, com certeza! É tipo, como assim????? PRECISO DO PRÓXIMO VOLUME!

Aleeh 22/09/2013minha estante
Gostei muito de a Prova De Fogo . Leiam vocês vão Ama

Nanda 01/07/2014minha estante
Sabe se suas resenhas são assim tão instigantes e impressionantes a ponto de deixar nós simples leitores curiosos e ansiosos pelos próximos livros eu fico me perguntando, como seria se você escrevesse livros. Eu com certeza correria para compra-los e lê-los.

Júlia 05/07/2014minha estante
Senti a mesma coisa em relação a tradução, achei erros de ortografia, palavras repetidas e frases sem sentido, que dá pra perceber que foram traduzidas ao "pé da letra". São coisas tão fáceis de resolver, corrigir. Parece até que não deram muito importância para o livro, o que é muito triste..

Arii 24/07/2014minha estante
Comprei o box com todos os livros e achei a tradução ótima! Não tiraram o nome "Crank" mas a doença continua sendo "fulgor" e não encontrei nenhum erro de português que me incomodasse. (Na verdade não encontrei nenhum).

Eduardo 25/08/2014minha estante
Arii, como pode ver o post da resenha, ele é de 2012, acho que ainda não tinha o box e bem provavel uma das 1ª edição senão a própria. Comprei o box com 5 livros e agora lendo o segundo livro da saga, percebo estar tudo em ordem (fulgor, crank, etc...), to alucinando nessa saga, terminei o 1º livro em três dias de leitura, não vai ser diferente com o segundo titulo.

como disse o autor da resenha; "James Dashner, você é cruel." põe cruel ai, mais CRUEL é bom.

Caio 23/10/2014minha estante
Realmente, a resenha é antiga porém excelente.
Terminei o primeiro livro em 4 dias, achei sensacional, estou lendo o segundo. Estou na metade, leitura fácil e intrigante!

David 11/11/2014minha estante
Excelente resenha, só uma pequena atualização: comprei o livro em novembro de 2014, a editora já voltou o nome da doença para Fulgor, mas os erros bestas de que você falou continuam presentes.

Pam 31/12/2014minha estante
Só eu odiei o livro? Nem se compara ao primeiro, achei brochante.

Bia 12/02/2015minha estante
Meu Deus!!! Já estou com coceira nos dedos esperando meu livro chegar!!!
Sou tradutora e tem livros que me dão arrepios com erros e afins. Tem que haver uma boa revisão e a tradução, de preferência, deve ser feita sem pressa.
Não curti a troca de Fulgor por Fúria como vc mencionou :(
Mas, se a aventura e o suspense continuam, dá pra "passar por cima" ;)

Excelente resenha!

bookvic 01/11/2021

Eventos polêmicos
Adorei, foi nesse livro que eu me apeguei aos personagens e vi a amizade tão bonita que eles têm.

Esse deve ter sido o livro que eu mais vejo os personagens sofrendo, e como eles sofremKKKK mas isso tbm me faz ser mais corajosa, quando eu vejo uma barata ou alguma outra coisa eu lembro de tudo que eles passaram e como é patético sentir medo disso KSDJKSJD adoro quando os livros fazem isso cmg

Agora vou falar minha opinião sobre um assunto polêmico.

????A PARTIR DAQUI TEM SPOILER????
Todo mundo fala mal da Teresa, que ela traiu eles, é horrível e etc. Mas tipo, ela literalmente foi >obrigada< a fazer aquilo e falaram que se ela não fizesse eles iriam matar o Thomas. Por mais que o que o Thomas passou foi terrível, ainda é melhor do que morrer, não? Ela só tentou tomar a melhor decisão pra segurança do Thomas, ela não sabia se eles iriam matar ele mesmo, e não queria arriscar. E ela tbm se sentiu muito mal, ela nem queria ter feito aquilo.
Vou falar: se fosse o Newt todo mundo passava pano.
E o pior é que ver isso só nos faz perceber que isso está dentro do preconceito com personagens femininas, que é feito ainda por cima por mulheres leitoras!
Enfim, essa é a minha opinião, e se tiver a ver com coisas do próximo livro, NÃO ME CONTEM PFV. É issoKKKK
bookvic 01/11/2021minha estante
(Não eu ame a Teresa, só entendo um pouco o lado dela)

Ester479 01/11/2021minha estante
Amg, me tira uma dúvida. Eu ACHO que já li ou comecei a ler algum livro dessa saga, mas não tenho certeza. Faz alguns anos já, o que eu lembro, é que tinha um elevador que as pessoas chegavam, um labirinto, e uns bichos estranhos (não lembro se eram mecânicos), eles não podiam sair do lugar que estavam. Vc acha que foi algum dessa saga mesmo, ou nada a ver?

Sah Imperia 01/11/2021minha estante
Concordo super com você em relação a Teresa. Nos filmes,ela faz algo realmente muito ruim,mas nos livros eu fiquei esperando uma traição depois dessa,porque ela foi simplesmente obrigada e estava arrependida. Eu já li todos os livros e vi todos os filmes e sou apaixonada por ela

É isso mesmo!! É de Maze Runner sim

Ester479 01/11/2021minha estante
Aaaa muito obrigada, faz muito tempo e nunca esqueci disso. Tava curiosa

bookvic 01/11/2021minha estante
@Sah Imperia: simm, no filme eu tbm acho que foi sim daí uma coisa bem ruim, mas no livro ela não teve escolha

@Ester: De nada!

camii 01/11/2021minha estante
AMEI A RESENHA, MTO PFTA COMO SEMPRE ?????

bookvic 01/11/2021minha estante
OBG CAMIII!!?? nem sabia muito o que escrever pq já faz um tempinho que liKKKK

cecília 01/11/2021minha estante
As resenhas lindas da Vic estão de volta!! ??

AJHSKAJDK??? MUITO OBG!!

Tavares 25/09/2011

Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal.
Sabe aquele livro que rasga, tritura e queima sua mente e vira seus sentimentos de cabeça para baixo? Não? Então: bem-vindo ao segundo livro de Maze Runner - Prova de Fogo.

Confesso que fiquei 12 horas seguidas lendo a obra de James Dashner. Sem parar. E digo mais: o Labirinto não foi nada. Preparem-se para um Mundo onde um pequeno olhar esconde segredos que você preferiria não saber. Segredos ditos que fazem você odiar um personagem. Que fazem você ficar encantado por ele. Que fazem você querer ser ele. E segredos que te elouquecem.

Ira. Compaixão. Coragem. Alegria. Frieza. Covardia. Fracasso. Manipulação. Sufoco. Traição. Morte. Felicidade. Vida. Humor. Superação. Sinceridade. Mentira. Sarcasmo.

Sim. James Dashner consegue incluir tudo isso em 400 páginas. E muito mais. Ele faz com que você viva ao lado de Thomas, Tereza, Minho, Newt, Caçarola e os outros Clareanos. Todos estão mais maduros. Outros personagens surgem: um Grupo B, Cranks, criaturas nojentas e Homens de Branco. Novos desafios são propostos. Piores que o Labirinto. Entretanto, tudo é justificado em nome de uma coisa: a Humanidade.

O defeito da obra está em apenas um lugar: a edição. Palavras erradas. Falta do itálico em certas frases. Mudança do tipo de papel. Mudança de termos. Aba muito grande, atrapalhando o início e término da leitura. Porém, são erros que não atrapalham em nada. Insignificantes comparados à excelência do conteúdo.

Se em Maze Runner - Correr ou morrer - você era aconselhado a correr, correr e muito. Em Prova de Fogo você é aconselhado a mentir, mentir e muito.

No fim das contas:
CRUEL é bom?
Eu não teria tanta certeza disso.

Contudo, CRUEL será esperar pelo 3° livro.
Stella 19/11/2011minha estante
Muito legal a sua resenha,deixa o leitor com uma vontade louca de ler o livro mas sem contar nada do enredo que possa acaba com as surpresas.
:DDDD

Tavares 27/12/2011minha estante
Muito obrigado! O livro é incrível e as surpresas são sensacionais! Seria um pecado revelá-las, estragaria quase tudo, né? :D

Ander 30/03/2012minha estante
Incrível sua resenha, estou terminando e pqp amandando demais esse volume *-*
QUERO O 3° LOGO!!!

Ander 13/04/2012minha estante
Realmente! Terminei o livro e não sei nem como fazer uma resenha, como fazer uma resenha sobre algo tão bom e incrível? kkkkk Vai ficar uma bagunça, vc conseguiu fazer certinho, parabéns hehe'

marcellinha 21/06/2022

maze runner - prova de fogo
gente que livro bom!!

segui imersa no universo, não conseguia pegar o livro! esse segundo tem mais ação, mais acontecimentos né. gostei bastante

fiquei bem estressada com o final AAA já comecei o terceiro!

to conseguindo ler 40 pgns por dia no mínimo mesmo em semana de prova tá? mereço um parabéns???? e claro, créditos pra maze runner q eh bom demais

4,5??
marcellinha 21/06/2022minha estante
**largar

Joicy 21/06/2022minha estante
Eu amo o filme , mas eu nunca li o livro ainda ? . Porém vou dar uma chance

Joicy 21/06/2022minha estante
E ler em tempo de prova realmente é um grande feito, porque eu não consigo com as provas da faculdade

marcellinha 21/06/2022minha estante
@joicy amg eu nunca tinha visto os filmes, falaram e eu ler e mesmo com preguicinha eu fui e não me arrependi!! eh mto bom

sarah587 08/08/2022

Tortura psicológica ler isso
No começo o livro tava até interessante mas do meio pro final foi a coisa mais maçante que já li na vida. O Thomas é simplesmente INSUPORTÁVEL, não lembro de nada marcante que aconteceu nesse livro por quê eu tava o tempo todo estressada com ele.
Nunca torci tanto pra uma leitura acabar como eu torci pra essa, o quão chato esse livro é deveria ser considerado gatilho.
Guilherme Rosa 08/08/2022minha estante
Lembro que quando li tbm esse livro, peguei um ranço do Thomas kkk

Lauren_gbrllyn 11/08/2022minha estante
Meu sonho era pegar o Thomas e a Teresa no soco, td q a menina fez e ele perdoa.. pior passa o livro TODO se perguntando dela

Guilherme Rosa 11/08/2022minha estante
Se acontecer esse evento dos socos neles, me chama! Quero participar kkkkk

Caio 16/11/2021

livro bom, mas sla
Primeiramente quero dizer q gostei do livro, tá longe de ser ruim, porém tem tanta coisa q me incomodou q foi impossível dar uma nota maior que 3.

Primeiro o fato de que NADA é explicado. Não sei oq rolou com o autor, mas ele simplesmente resolveu fazer essa saga mais sobre um mistério e agonia constante doq qualquer outra coisa. Sempre tem q ter algo q deixa todo mundo sem entender nada, cheio de dúvidas e etc.

Segundo que tem muitos momentos desnecessários, que não iam acrescentar em nada e só foram pra encher linguiça (cof cof cena da festa).

Terceiro que COMO UM GOVERNO TÃO TECNOLÓGICO NÃO ACHA A CURA PRA UM VÍRUS. O povo cria bola flutuante que engole cabeça, transportais, naves gigantes e criaturas, mas não cria uma cura. Patético.

Quarto que achei muita coisa misturada. É um novo mundo, novo governo, vírus, povo meio zumbi, armadilhas, criaturas, experimento, tempestade, romance e os c4r4lh0 a 4. As vezes parecia que eu tava lendo uma distopia, as vezes uma fantasia, as vezes romance, as vezes um apocalipse zumbi. NÃO DA PRA ENTENDER!

Quinto: QUE FINAL FOI ESSE MEU PAI. James Dashner tem que se decidir, a cada capítulo ele inventa uma trama nova parece. Agora tudo mudou dnv e voltamos a estaca zero.

Tenho muito mais pra falar porém já estou cansado e isso aqui já tá muito longo.
Bia 16/11/2021minha estante
Queria começar maze runner, acha que vale a pena?

whotfsjuju 16/11/2021minha estante
amo maze runner mas acho a leitura cansativa

Caio 16/11/2021minha estante
amg não sei te dizer ainda, quero terminar o 3 livro e aí ter uma opinião bem formada, mas por enquanto eu não recomendo não

Ana 11/05/2021

Nessa sequência continuamos acompanhando os Clareanos lutando pelas vidas e com a CRUEL. A história é bem envolvente, tem sempre algo acontecendo o que deixa tudo muito dinâmico, basicamente eles não têm um minuto de paz. Muitas perguntas ainda sobre o que está acontecendo e quem realmente é confiável. Curiosa para continuar
Sofia.Oliveira 12/05/2021minha estante
Tá curiosa, é? ? Já tá pronta pra encarar mais 400 páginas? ???

Ana 12/05/2021minha estante
KKKKKKKK opa, vamos com calma. Curiosidade e preguiça, os dois a 80km/h kkkkkk

Sofia.Oliveira 12/05/2021minha estante
Kkkkkkkkk

Neto Murracho 13/02/2021

Quero mais
Realmente muito boa a continuação, da raiva de personagem, tem horas que bate aquela dúvida se deve ou não confiar em algum, e você não sabe ao certo o que vai rolar na próxima página... mas é isso aí, o terceiro já está na minha lista de leitura.
Matheus 13/02/2021minha estante
Tô quase na metade e tô gostando muito rsrs

Neto Murracho 13/02/2021minha estante
Manda ver, depois me diz o que achou ?

Matheus 13/02/2021minha estante

Marcos.Gonçalves 15/01/2023

Vai me enterrar na areia?
A segunda parte de Maze Runner começa na mesma energia do livro anterior, rápido, voraz e com várias reviravoltas, mas se divaga no meio e algumas vezes parecia que só tava enchendo linguiça.
É fato que é um livro totalmente incrível, divertido e que cai muito bem nas férias por ser uma leitura leve, mas tem pontos que poderiam cortar pra ser ainda mais fluida e direta no ponto.
Mesmo a beira da morte, insistem em ter um grande mistério que nunca falam e forçam um romance no meio do livro (pra quê?). Tirando isso eu tô bastante satisfeito com e leitura e ansioso pra terceira e última parte.
Julia 15/01/2023minha estante
"leitura leve" ?? lembrando de quando li a saga e fiquei dilacerada por um bom tempo KKKKKKKK beleza que quando eu li eu tinha 13 anos ?? mas acho que "leve" não seria a melhor palavra para descrever essa saga não kkkkkkkk

Marcos.Gonçalves 15/01/2023minha estante
Nesse sentido realmente não é leve. Disse leve no sentido de ser uma leitura fluída e rápida, mas realmente é algo bem denso. A cena dos cadáveres pendurados e da bola de metal no túnel tá na minha cabeça até agora kkkkk

Julia 16/01/2023minha estante
Faz sentido kkkkkk

Adriano 25/04/2012

Poderia ter sido excelente
Depois de ler o livro 1 Correr ou Morrer, com todos aqueles verdugos e lutas épicas no final, realmente achei que o Segundo livro seria surpreendente. E foi. Mas merece algumas considerações.
O enredo se mostrou muito bom, com os garotos no salão conhecendo Aris e descobrindo sobre o grupo B, composto exclusivamente de garotas, e que assim como eles também tiveram a experiência de passar pelo Labirinto. Os cadáveres pendurados no teto foram um show a parte.
Os Clareanos descobrem que para sobreviver, precisam atravessar um deserto e chegar a um ponto determinado pelo CRUEL, e que têm duas semanas pra fazer isso. E esse trajeto é o pano de fundo da história.
Eu esperava um amadurecimento dos personagens, o que seria natural, visto tudo o que passaram na Clareira, mas não foi o que aconteceu. Thomas mais parecia uma criancinha mimada de 9 anos. Minho se tornou o líder e mesmo mostrando ser inteligente no Labirinto, o autor achou melhor transformá-lo em burro. E Teresa continuou sendo só chata mesmo.
Os dois aprontam coisas que não tem a menor lógica com tudo o que passaram antes. Não faz sentido Minho ter feito o que fez dentro do prédio. Não vou dar spoilers, quem ler vai entender.
Outra coisa. Pensa comigo, se eu tenho um amigo que fala comigo telepaticamente, e por alguma variável do destino, nós nos separamos, o que eu faço? Bem acho que tentaria contatá-lo com a mente não é? Thomas talvez não chegue a conclusões muito difíceis como essa...
Além de tudo, em alguns momentos eu quase cheguei a pensar que James Dashner era na verdade algum pseudônimo de Cassandra Clare ou Stephanie Mayer, tamanha era a chatice do Thomas e seu amor platônico por Teresa. Em algumas partes até parecia uma novela mexicana, com “explosões de sentimento” e talz. Amar ou não amar Teresa, eis a questão.
Outra coisa que não entendo é por que nas traduções para o português, as pessoas não escrevem a palavra “bunda”, mas sim traseiro. Você conhece alguém que diga traseiro? Nem eu. E também não acho que seja uma palavra “feia” ou “imoral”, como alguns politicamente corretos dizem por ai. E falando em tradução, deveria ter havido uma melhor revisão antes de publicá-lo, pois há trechos que estão sem a pontuação correta e há algumas palavras a mais. Não é nada que estrague a narrativa, mas acho que deve ser considerado, visto o sucesso da obra.
Os pontos positivos ficaram a cargo dos Cranks, com aquela loucura desvairada e aquela vontade de comer os narizes alheios, da tempestade e das lutas com as criaturas. Foi épico. Nisso com certeza o autor acertou.
Apesar dos pontos negativos que citei, não achei o livro ruim. Mas não consigo simplesmente deixar de registrar essas esquisitices. Acho geniais livros de fantasia como esses, mas os autores precisam tomar cuidado com esses detalhes. O que poderia ter sido excelente, ficou apenas muito bom. O terceiro logo vai ser lançado e fica a expectativa para um melhor amadurecimento dos personagens. E descobrir se CRUEL é realmente bom ou não. A ver.
Agnes 23/10/2012minha estante
Thomas tenta contatar sim pela Teresa com a mente, várias vezes. E não acho que tenha "explosões de sentimento", ele simplesmente havia se apaixonado por ela e ficou abatido pelo que ela fez. Também não gosto da atitude de Minho, mas ele é humano. Ninguém é perfeito. Ele amadureceu bastante em algumas coisas, mas outras não. Normal. Thomas não parece uma criança mimada. Em nenhum momento eu pensei nisso. Na verdade, ele é o mais maduro entre todos eles, com certeza.
Esse livro merece 5 estrelas por tudo que ele faz sentir, por todo o enredo e ideia original, então discordo com a sua resenha.
E ah, eu conheço sim gente que fala traseiro.

Adriano 26/10/2012minha estante
Quando eu falei sobre o "traseiro", foi apenas uma forma de criticar as editoras por um puritanismo exagerado. Mas eu continuo sem conhecer ninguem que fale desse jeito.
Não me lembro de ter criticado o fato de os personagens terem errado em algumas situações, apenas que eles não amadureceram o suficiente. Se toda a estória do livro tivesse começado no Prova de Fogo, aí eu poderia até relevar as idiotices do Thomas. Mas se considerarmos todas as experiencias que ele e os amigos passaram no Labirinto, aí fica, sim, difícil de engolir.
Quanto ao número de estrelas...bem, aí é uma questão de gosto.
O Thomas "é o mais maduro entre todos eles"?! KKKKKK.

Jackie Sabino 30/10/2012minha estante
Dei uma estrelinha a menos que vc.... Thomas, apesar de ser o protagonista, está de longe de ser "o verdadeiro líder" pra mim. Mas eles passam por tantas coisas que acho normal tantas inconstâncias de sentimentos... estão ali contando apenas uns com outros...

Minho é de longe meu preferido... talvez pelo sarcasmo genuíno de sua personalidade... o incidente no prédio também achei estranho, já que ele era tão maduro como corredor no labirinto, o que me fez "apaixonar" pelo personagem... mas, como senti que o livro teve uma narrativa lenta, tinha que ter algo para encher um pouco as páginas e também não deixar cair o medo e aventuras constantes a que os Clareanos estão acostumados...

Estou ansiosa para ler "A Cura" ...

AndyinhA 08/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Talvez o único ponto que tenha me incomodado bastante seja o fato de apesar de ser uma distopia, ainda não sabemos o que levou o fim do mundo ou porque ele se encontra daquele jeito. Ok, a explicação não é de extrema necessidade para o entendimento da história, mas acredito que se tivesse pelo menos mais coisas soltas ou teorias poderia ter sido melhor. Entendo que o livro queira passar a ideia de ‘rato de laboratório’, mas às vezes ficou com a impressão de que isso ficou mais constante do que a história.

Apesar de ser uma continuação e manter a mesma ideia de fuga e de não saber aonde estamos e quem somos de verdade, posso dizer que são outras provações que Thomas e os Clareanos passam e isso tudo se torna ainda mais assustador ao descobrir que a ideia da clareira era apenas a ponta do iceberg, que os testes, mentiras e manipulações continuam. Durante muitas partes do livro via a ideia geral como um grande ‘Jogos Vorazes’, pois sabemos que alguém os controla e quando querem intervêm, mas ao contrario do outro livro onde os participantes tinham certeza, aqui ficamos com aquela sensação, será que vão entrar agora? Será que vão deixar o A ou o B morrer?

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/10/poison-books-prova-de-fogo-james-dashner.html
victor lopes 23/04/2013minha estante
na verdade tem bastante explicação pra isso.
O que aconteceu foi uma explosão solar mto forte, que causou o Fulgor! Mta gente morreu e outras pessoas ficaram doentes, se tornaram Cranks, que dominaram tudo!
Basicamente é isso!

Camila1856 05/08/2014minha estante
O último livro que realmente contém as explicações para o fim do mundo e dizem que o livro extra: Ordem de Extermínio que acontece antes de tudo isso, logo após a (SPOILER) explosão solar.

AndyinhA 05/08/2014minha estante
Mila, ainda não li esse, pq na verdade ele seria um prequel (se passando antes da trilogia), mas chegar no fim e deixar um monte de coisas em aberto não é legal =/

Lucas 06/10/2014

Maze Runner
Meu deus!!! Por onde começar a falar desse livro incrível. Ai meu forninho!!! Comecei a ler o livro no domingo da semana passada, li 5 capítulos, logo depois parei porque eu precisava andar com a leitura "O CORTIÇO". Eu li até o capítulo 4 do CORTIÇO, depois parei e falei, "Meu deus não dá, preciso terminar de ler "A PROVA DE FOGO", voltei a ler "MAZE RUNNER" e deixei "O CORTIÇO" de lado. E juro por deus, não me arrependo de ter continuado a ler. Que final foi esse?! Retomei a leitura na quinta e terminei neste domingo.

Tudo começa quando Thomas, Minho, Newt, Caçarola, Winston e os outros Clareanos acordam num quarto, ao ouvir gritos vindo da janela. Eles se deparam com criaturas denominadas CRANKS, que são basicamente pessoas consciente dos seus atos que querem porque querem devorar os Clareanos vivos. Logo Thomas percebe a ausência da Teresa, que a partir daí não contarei mais nada por causa dos spoilers. E também tem o desenrolo com o Grupo B, que vão chegar com tudo na fase 2.

Entraram personagens novos no segundo livro da trilogia. Esses personagens são Jorge(Giancarlo Esposito), Brenda(Rosa Salazar), Aris(Jacob Lofland), e o Homem-Rato(Aidan Gillen). Já foram escolhidos atores que interpretaram eles no filme do ano que vem, cujos nomes você encontra entre parênteses acima. Eu gostei demais da Brenda e do Jorge, o que no caso foi diferente em relação ao Aris e ao Homem-rato.

E meu deus, o que dizer dos CRANKS, minha nossa, eu realmente não sei quem é pior, se são os CRANKS ou os VERDUGOS. Só sei que eu morri de medo dos CRANKS na parte do subterrâneo. Quem leu sabe do que eu tô falando.

Eu realmente fiquei na dúvida qual era o melhor, se foi o primeiro livro ou o segundo. Fiquei mesmo, até porque os dois são muito bons. James Dashner conseguiu fazer uma trilogia que fizesse com que eu gostasse dos dois livros, já que as outras trilogias como JOGOS VORAZES E DIVERGENTE eu prefiro o EM CHAMAS e o INSURGENTE.

Muitos que leram ficaram com ódio da Teresa nos dos livros, mas ela é odiado mais na "PROVA DE FOGO" já que ela comete coisas horríveis contra o Thomas. Confesso que fiquei com raiva dela nessa parte, mais depois passou. Não sei porque, mas eu sempre gostei da Teresa e continuo gostando, mas eu ainda tenho as minhas dúvidas. Eu esperava mais a presença dela no segundo livro, já que no primeiro ela quase não aparece. Mas minhas expectativas foram lá em baixo já que ela quase não aparece neste também.

O final é de deixar os forninhos lá em baixo, vou logo avisando.

Ai vai a grande dúvida: CRUEL é bom mesmo?

A CURA MORTAL vem que vem!!!
#mazerunnermylife

Manú 08/10/2014minha estante
Bem, Concordo contigo. E não, hora nenhuma meu odiei minha amada e querida Teresa! Leia o Ultimo livro, terminei ontem e estou lendo A Ordem do Exterminio.
Prepare-se para as coisas que está por ler e enfrentar ;)

Lucas 18/10/2014minha estante
Eu estou louco pra ler A Cura Mortal, mas por enquanto não posso preciso terminar de ler O Cortiço para fazer o trabalho da escola. Mas pelo o que eu ouvi desse livro acho que vai ser o mais enfrentador.

Cecih 23/05/2021

Nesse livro que eu realmente percebi que o labirinto era só o começo e tem muita coisa para acontecer ainda.
Thomas não tem 1 minuto de paz, coitado.
Jubs 23/05/2021minha estante
pois é, tadinho do menino, mas isso é só o começo. As coisas q acontece no cura mortal mds, inclusive até agora acho o melhor livro da saga

Cecih 23/05/2021minha estante
aaa mds tô muito ansiosa p ler

Michele F. 17/08/2020minha estante
ahhhhh ameii
Já estou vendo tu colocar esse na minha listinha do ano que vem

Daniel Miguel 17/08/2020minha estante
Bem provável hahaha ^-^