Prova de Fogo

4.92326 6007

Resenhas - Prova de Fogo

F. Pierantoni 23/05/2012

Maze Runner: Prova de Fogo
A espera foi angustiante, mas acabou. Maze Runner: Prova de Fogo (V&R Editora) está aqui. Um dos principais expoentes da literatura infanto-juvenil survivor, James Dashner enfrentava uma tarefa quase tão árdua quanto escapar do Labirinto: escrever um livro tão bom quanto Correr ou Morrer. Para isso, apostou num novo Experimento.

O Labirinto terminou. O perigo, longe disso. Nessa nova etapa dos planos do CRUEL, Thomas e os Clareanos precisam cruzar o Deserto. Calor, frio, tempestades, fome e sede. Como se não bastasse tudo isso, os garotos ainda terão de lidar com um enxame de Cranks, humanos lunáticos, transformados em bestas selvagens por uma doença voraz. E, é claro, não podemos nos esquecer do Grupo B...

Prova de Fogo segue a fórmula de Correr ou Morrer. E isso é ótimo. O suspense continua poderoso, as reviravoltas constantes. A violência? Ainda maior. Tudo isso já seria o bastante para garantir o sucesso do livro, mas o autor fez questão de evoluir e trabalhar um pouco mais com emoções e sentimentos. Algumas situações ficaram forçadas, outras constatações um tanto repetitivas, mas é positivo ver um autor consagrado se mobilizar a sair de sua zona de conforto.

Tão instigante quanto o livro um, é triste que o segundo volume tenha sido lançado com uma série de problemas de revisão. São erros de digitação, palavras trocadas, espaços duplos, itálicos faltando e até frases sem nenhum sentido. Equívocos tolos, tão fáceis de serem notados que não sei como não foram corrigidos. Talvez tenha sido a pressa de lançar a obra antes da Bienal 2011. Quem sabe essa pressa também tenha prejudicado a tradução do livro. O mesmo tradutor que bolou nomes tão divertidos quanto trolho e tão inquietantes quanto verdugo preferiu não arriscar dessa vez. Deprimia-me cada vez que lia a palavra Crank além de bobo, o fictício termo estrangeiro não instiga qualquer associação ou imaginação em nossos cérebros brasileiros. Além disso, por que trocaram o nome da doença Fulgor por Fúria? Outra bola fora.

Apesar desses danos externos, a série continua arrebatadora. James Dashner usa e abusa de seus ganchos e capítulos curtos, tornando o ato de fechar o livro uma tortura. James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom.
Leandro Braga 12/09/2011minha estante
Cara, vc resenha mt bem. Só aumentou minha expectativa pelo 2º livro. Pena que tenha esse erros na diagramação do livro.

Letícia 14/09/2011minha estante
"Cruel é bom" HAHA (Y). Concordo, você resenha muito bem... preciso ler esse livro!

Andréa Campos 20/09/2011minha estante
Uauuuu, adorei a resenha!
CRUEL é bom.
Isso me causa arrepios.
rsrsrsrsrsr

Ed 17/10/2011minha estante
haha, adorei a resenha :D

Lumine 15/03/2012minha estante
"James Dashner, você é cruel.

Mas tudo bem.

Cruel é bom." haaahahhahh muito espertinho..

Ana 14/05/2012minha estante
Mal vejo a hora de ler, peguei emprestado e quem me emprestou já falou que é o máximo :) A única coisa que me desanima é os erros que você citou. Mas, fazer o que né. HAHA e gostei do final da resenha *-*

Jack Sabino 30/10/2012minha estante
De fato, suas resenhas são ótimas! Concordo em muito com vc... os erros de português e concordância são desanimadores.... certamente tem toda cara de que foi na pressa de lançar o livro. Fúria perdeu o sentido e Crank fez perder o medo, como o aconteceu com Verdugo.

Eu dei 3 estrelas porque achei que o livro perdeu além do ritmo o fator novidade. Achei a narrativa lenta demais, sem muita empolgação.... mas deixou ainda as dúvidas que todos nós queremos saber, que é o que continua instigando a narrativa. Afinal, cruel é bom? Você está afirmando que é? hahahaha....

Ju 14/03/2013minha estante
Concordo plenamente! esses erros de revisão poderiam ter sido evitados, mas o livro não deixou de ser incrível por isso. Terminei Prova de Fogo mais confusa do que o primeiro, com certeza! É tipo, como assim????? PRECISO DO PRÓXIMO VOLUME!

Aleeh 22/09/2013minha estante
Gostei muito de a Prova De Fogo . Leiam vocês vão Ama

Nanda 01/07/2014minha estante
Sabe se suas resenhas são assim tão instigantes e impressionantes a ponto de deixar nós simples leitores curiosos e ansiosos pelos próximos livros eu fico me perguntando, como seria se você escrevesse livros. Eu com certeza correria para compra-los e lê-los.

Júlia 05/07/2014minha estante
Senti a mesma coisa em relação a tradução, achei erros de ortografia, palavras repetidas e frases sem sentido, que dá pra perceber que foram traduzidas ao "pé da letra". São coisas tão fáceis de resolver, corrigir. Parece até que não deram muito importância para o livro, o que é muito triste..

Arii 24/07/2014minha estante
Comprei o box com todos os livros e achei a tradução ótima! Não tiraram o nome "Crank" mas a doença continua sendo "fulgor" e não encontrei nenhum erro de português que me incomodasse. (Na verdade não encontrei nenhum).

Eduardo 25/08/2014minha estante
Arii, como pode ver o post da resenha, ele é de 2012, acho que ainda não tinha o box e bem provavel uma das 1ª edição senão a própria. Comprei o box com 5 livros e agora lendo o segundo livro da saga, percebo estar tudo em ordem (fulgor, crank, etc...), to alucinando nessa saga, terminei o 1º livro em três dias de leitura, não vai ser diferente com o segundo titulo.

como disse o autor da resenha; "James Dashner, você é cruel." põe cruel ai, mais CRUEL é bom.

Caio 23/10/2014minha estante
Realmente, a resenha é antiga porém excelente.
Terminei o primeiro livro em 4 dias, achei sensacional, estou lendo o segundo. Estou na metade, leitura fácil e intrigante!

David 11/11/2014minha estante
Excelente resenha, só uma pequena atualização: comprei o livro em novembro de 2014, a editora já voltou o nome da doença para Fulgor, mas os erros bestas de que você falou continuam presentes.

Pam 31/12/2014minha estante
Só eu odiei o livro? Nem se compara ao primeiro, achei brochante.

Bia 12/02/2015minha estante
Meu Deus!!! Já estou com coceira nos dedos esperando meu livro chegar!!!
Sou tradutora e tem livros que me dão arrepios com erros e afins. Tem que haver uma boa revisão e a tradução, de preferência, deve ser feita sem pressa.
Não curti a troca de Fulgor por Fúria como vc mencionou :(
Mas, se a aventura e o suspense continuam, dá pra "passar por cima" ;)

Excelente resenha!

Rafael Palone 07/12/2014

*Atenção! Há spoilers do livro “Maze Runner – Correr ou Morrer”.
O grande diferencial da saga “Maze Runner” das demais histórias é que ela mostra um experimento sob a ótica de um rato de laboratório. Por isso, não é de se surpreender que as respostas do emaranhado de perguntas não sejam tão claras. Não é necessário explicar a um rato o porquê dele precisa estar lá, ele só precisa... estar, certo? Se os personagens principais da saga já foram destratados em Correr ou Morrer entre os muros do labirinto, em Prova de Fogo isso acontece em dobro. Nem o sol, nem a chuva, nem o CRUEL e muito menos o autor, James Dashner, dão uma trégua aos protagonistas.
O livro começa logo após o fim de “Correr ou Morrer”, quando Thomas e os colegas estão hospedados em um local aparentemente confortável. Teresa desaparece no dia seguinte e os garotos são informados de que estão confinados antes que seja dada a largada para a segunda fase dos experimentos.
Com um número menor de Clareanos, o autor acerta em dois pontos: a construção dos personagens é melhor, já que no primeiro livro eles eram muito parecidos - o perfil meio rude e autoritário ao mesmo tempo, sem perder a oportunidade de fazer comentários ácidos. No segundo, ficam claros aspectos mais individuais, como o lado mais gozador de Minho, ou até mesmo o espírito de justiceiro de Newt. O outro ponto que Dashner mandou bem é na humanização dos personagens. Eles estão bem mais sensíveis neste livro, as emoções e impressões vindo à tona em diversos momentos.
Cada personagem começa a lutar por objetivos que, em alguns momentos, são individuais. Isso fica muito claro com as ações de Teresa. A personagem, apesar das poucas aparições, transforma completamente sua forma de pensar e agir porque está focada em um objetivo muito diferente dos outros Clareanos. Acho muito difícil fechar esse livro sem ter sentido, pelo menos, uma pontinha de raiva dela (eu senti MUITA!). Mas, todas as ações da garota são justificáveis e ela não age sem propósito – mesmo que os propósitos sejam fracos.
Não são só os personagens que têm uma sensibilidade muito grande. Os “vilões”, também! Em Prova de Fogo, Thomas não encara verdugos, mas encara cranks. São seres humanos que foram infectados pela doença Fulgor e estão no estágio final, chamado Insanidade. Eles estão completamente fora de si, com instintos canibais à flor da pele. O combate entre os protagonistas e os cranks é muito mais interessante do que as lutas contra os verdugos, porque os cranks são “ex-humanos”, logo a disputa coloca em questão os próprios valores dos personagens. Matar um crank é matar um ser humano e será que eles são capazes disso?
Tudo isso e mais um pouco é o que enche as páginas de Prova de Fogo de uma ação frenética, uma disputa após a outra, uma correria desenfreada e muito – muito! – desespero. Mas, não espere que o segundo livro vá responder os “porquês” que acumulamos no primeiro. As perguntas continuam no ar, o livro foca muito mais na ação. Espero que os próximos livros respondam as dúvidas. Caso contrário, vamos sair de um labirinto para entrar em outro de perguntas sem respostas.

site: http://www.canalindicex.com/2014/12/maze-runner-prova-de-fogo-james-dashner.html
Luan 07/12/2014minha estante
Não curti tanto assim o segundo, não.

Rafael Palone 08/12/2014minha estante
Luan, eu achei que o livro deixou a desejar em alguns pontos. Por causa dessas explicações e "desexplicações" em cima do CRUEL e um apelo emocional nada convincente do Thomas. Mas, ainda assim, o livro é aceitável. Minha decepção foi com o terceiro. Todos os medos que "Prova de Fogo" desperaram em mim, foram concretizados em "A Cura Mortal".

Luan 08/12/2014minha estante
Pra mim, foi uma trilogia que frustrou. Começou ótima e depois decaiu. O segundo livro achei muito fraco. O terceiro achei um pouco mesmo, mas tbm decepcionou.

Rafael Palone 08/12/2014minha estante
Sim! Preferia que a história tivesse ficado no labirinto...

Luan 08/12/2014minha estante
Não vejo que o problema tenha sido eles sairem de lá.... mas a história ter partido para uma série de clichês e uma resolução confusa.

Tavares 25/09/2011

Catástrofe e Ruína Universal: Experimento Letal.
Sabe aquele livro que rasga, tritura e queima sua mente e vira seus sentimentos de cabeça para baixo? Não? Então: bem-vindo ao segundo livro de Maze Runner - Prova de Fogo.

Confesso que fiquei 12 horas seguidas lendo a obra de James Dashner. Sem parar. E digo mais: o Labirinto não foi nada. Preparem-se para um Mundo onde um pequeno olhar esconde segredos que você preferiria não saber. Segredos ditos que fazem você odiar um personagem. Que fazem você ficar encantado por ele. Que fazem você querer ser ele. E segredos que te elouquecem.

Ira. Compaixão. Coragem. Alegria. Frieza. Covardia. Fracasso. Manipulação. Sufoco. Traição. Morte. Felicidade. Vida. Humor. Superação. Sinceridade. Mentira. Sarcasmo.

Sim. James Dashner consegue incluir tudo isso em 400 páginas. E muito mais. Ele faz com que você viva ao lado de Thomas, Tereza, Minho, Newt, Caçarola e os outros Clareanos. Todos estão mais maduros. Outros personagens surgem: um Grupo B, Cranks, criaturas nojentas e Homens de Branco. Novos desafios são propostos. Piores que o Labirinto. Entretanto, tudo é justificado em nome de uma coisa: a Humanidade.

O defeito da obra está em apenas um lugar: a edição. Palavras erradas. Falta do itálico em certas frases. Mudança do tipo de papel. Mudança de termos. Aba muito grande, atrapalhando o início e término da leitura. Porém, são erros que não atrapalham em nada. Insignificantes comparados à excelência do conteúdo.

Se em Maze Runner - Correr ou morrer - você era aconselhado a correr, correr e muito. Em Prova de Fogo você é aconselhado a mentir, mentir e muito.

No fim das contas:
CRUEL é bom?
Eu não teria tanta certeza disso.

Contudo, CRUEL será esperar pelo 3° livro.
Stella 19/11/2011minha estante
Muito legal a sua resenha,deixa o leitor com uma vontade louca de ler o livro mas sem contar nada do enredo que possa acaba com as surpresas.
:DDDD

Tavares 27/12/2011minha estante
Muito obrigado! O livro é incrível e as surpresas são sensacionais! Seria um pecado revelá-las, estragaria quase tudo, né? :D

Ander 30/03/2012minha estante
Incrível sua resenha, estou terminando e pqp amandando demais esse volume *-*
QUERO O 3° LOGO!!!

Ander 13/04/2012minha estante
Realmente! Terminei o livro e não sei nem como fazer uma resenha, como fazer uma resenha sobre algo tão bom e incrível? kkkkk Vai ficar uma bagunça, vc conseguiu fazer certinho, parabéns hehe'

AndyinhA 08/03/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Talvez o único ponto que tenha me incomodado bastante seja o fato de apesar de ser uma distopia, ainda não sabemos o que levou o fim do mundo ou porque ele se encontra daquele jeito. Ok, a explicação não é de extrema necessidade para o entendimento da história, mas acredito que se tivesse pelo menos mais coisas soltas ou teorias poderia ter sido melhor. Entendo que o livro queira passar a ideia de ‘rato de laboratório’, mas às vezes ficou com a impressão de que isso ficou mais constante do que a história.

Apesar de ser uma continuação e manter a mesma ideia de fuga e de não saber aonde estamos e quem somos de verdade, posso dizer que são outras provações que Thomas e os Clareanos passam e isso tudo se torna ainda mais assustador ao descobrir que a ideia da clareira era apenas a ponta do iceberg, que os testes, mentiras e manipulações continuam. Durante muitas partes do livro via a ideia geral como um grande ‘Jogos Vorazes’, pois sabemos que alguém os controla e quando querem intervêm, mas ao contrario do outro livro onde os participantes tinham certeza, aqui ficamos com aquela sensação, será que vão entrar agora? Será que vão deixar o A ou o B morrer?

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2012/10/poison-books-prova-de-fogo-james-dashner.html
victor lopes 23/04/2013minha estante
na verdade tem bastante explicação pra isso.
O que aconteceu foi uma explosão solar mto forte, que causou o Fulgor! Mta gente morreu e outras pessoas ficaram doentes, se tornaram Cranks, que dominaram tudo!
Basicamente é isso!

Mila 05/08/2014minha estante
O último livro que realmente contém as explicações para o fim do mundo e dizem que o livro extra: Ordem de Extermínio que acontece antes de tudo isso, logo após a (SPOILER) explosão solar.

AndyinhA 05/08/2014minha estante
Mila, ainda não li esse, pq na verdade ele seria um prequel (se passando antes da trilogia), mas chegar no fim e deixar um monte de coisas em aberto não é legal =/

Adriano 25/04/2012

Poderia ter sido excelente
Depois de ler o livro 1 Correr ou Morrer, com todos aqueles verdugos e lutas épicas no final, realmente achei que o Segundo livro seria surpreendente. E foi. Mas merece algumas considerações.
O enredo se mostrou muito bom, com os garotos no salão conhecendo Aris e descobrindo sobre o grupo B, composto exclusivamente de garotas, e que assim como eles também tiveram a experiência de passar pelo Labirinto. Os cadáveres pendurados no teto foram um show a parte.
Os Clareanos descobrem que para sobreviver, precisam atravessar um deserto e chegar a um ponto determinado pelo CRUEL, e que têm duas semanas pra fazer isso. E esse trajeto é o pano de fundo da história.
Eu esperava um amadurecimento dos personagens, o que seria natural, visto tudo o que passaram na Clareira, mas não foi o que aconteceu. Thomas mais parecia uma criancinha mimada de 9 anos. Minho se tornou o líder e mesmo mostrando ser inteligente no Labirinto, o autor achou melhor transformá-lo em burro. E Teresa continuou sendo só chata mesmo.
Os dois aprontam coisas que não tem a menor lógica com tudo o que passaram antes. Não faz sentido Minho ter feito o que fez dentro do prédio. Não vou dar spoilers, quem ler vai entender.
Outra coisa. Pensa comigo, se eu tenho um amigo que fala comigo telepaticamente, e por alguma variável do destino, nós nos separamos, o que eu faço? Bem acho que tentaria contatá-lo com a mente não é? Thomas talvez não chegue a conclusões muito difíceis como essa...
Além de tudo, em alguns momentos eu quase cheguei a pensar que James Dashner era na verdade algum pseudônimo de Cassandra Clare ou Stephanie Mayer, tamanha era a chatice do Thomas e seu amor platônico por Teresa. Em algumas partes até parecia uma novela mexicana, com “explosões de sentimento” e talz. Amar ou não amar Teresa, eis a questão.
Outra coisa que não entendo é por que nas traduções para o português, as pessoas não escrevem a palavra “bunda”, mas sim traseiro. Você conhece alguém que diga traseiro? Nem eu. E também não acho que seja uma palavra “feia” ou “imoral”, como alguns politicamente corretos dizem por ai. E falando em tradução, deveria ter havido uma melhor revisão antes de publicá-lo, pois há trechos que estão sem a pontuação correta e há algumas palavras a mais. Não é nada que estrague a narrativa, mas acho que deve ser considerado, visto o sucesso da obra.
Os pontos positivos ficaram a cargo dos Cranks, com aquela loucura desvairada e aquela vontade de comer os narizes alheios, da tempestade e das lutas com as criaturas. Foi épico. Nisso com certeza o autor acertou.
Apesar dos pontos negativos que citei, não achei o livro ruim. Mas não consigo simplesmente deixar de registrar essas esquisitices. Acho geniais livros de fantasia como esses, mas os autores precisam tomar cuidado com esses detalhes. O que poderia ter sido excelente, ficou apenas muito bom. O terceiro logo vai ser lançado e fica a expectativa para um melhor amadurecimento dos personagens. E descobrir se CRUEL é realmente bom ou não. A ver.
Agnes 23/10/2012minha estante
Thomas tenta contatar sim pela Teresa com a mente, várias vezes. E não acho que tenha "explosões de sentimento", ele simplesmente havia se apaixonado por ela e ficou abatido pelo que ela fez. Também não gosto da atitude de Minho, mas ele é humano. Ninguém é perfeito. Ele amadureceu bastante em algumas coisas, mas outras não. Normal. Thomas não parece uma criança mimada. Em nenhum momento eu pensei nisso. Na verdade, ele é o mais maduro entre todos eles, com certeza.
Esse livro merece 5 estrelas por tudo que ele faz sentir, por todo o enredo e ideia original, então discordo com a sua resenha.
E ah, eu conheço sim gente que fala traseiro.

Adriano 26/10/2012minha estante
Quando eu falei sobre o "traseiro", foi apenas uma forma de criticar as editoras por um puritanismo exagerado. Mas eu continuo sem conhecer ninguem que fale desse jeito.
Não me lembro de ter criticado o fato de os personagens terem errado em algumas situações, apenas que eles não amadureceram o suficiente. Se toda a estória do livro tivesse começado no Prova de Fogo, aí eu poderia até relevar as idiotices do Thomas. Mas se considerarmos todas as experiencias que ele e os amigos passaram no Labirinto, aí fica, sim, difícil de engolir.
Quanto ao número de estrelas...bem, aí é uma questão de gosto.
O Thomas "é o mais maduro entre todos eles"?! KKKKKK.

Jack Sabino 30/10/2012minha estante
Dei uma estrelinha a menos que vc.... Thomas, apesar de ser o protagonista, está de longe de ser "o verdadeiro líder" pra mim. Mas eles passam por tantas coisas que acho normal tantas inconstâncias de sentimentos... estão ali contando apenas uns com outros...

Minho é de longe meu preferido... talvez pelo sarcasmo genuíno de sua personalidade... o incidente no prédio também achei estranho, já que ele era tão maduro como corredor no labirinto, o que me fez "apaixonar" pelo personagem... mas, como senti que o livro teve uma narrativa lenta, tinha que ter algo para encher um pouco as páginas e também não deixar cair o medo e aventuras constantes a que os Clareanos estão acostumados...

Estou ansiosa para ler "A Cura" ...

Lucas 06/10/2014

Maze Runner
Meu deus!!! Por onde começar a falar desse livro incrível. Ai meu forninho!!! Comecei a ler o livro no domingo da semana passada, li 5 capítulos, logo depois parei porque eu precisava andar com a leitura "O CORTIÇO". Eu li até o capítulo 4 do CORTIÇO, depois parei e falei, "Meu deus não dá, preciso terminar de ler "A PROVA DE FOGO", voltei a ler "MAZE RUNNER" e deixei "O CORTIÇO" de lado. E juro por deus, não me arrependo de ter continuado a ler. Que final foi esse?! Retomei a leitura na quinta e terminei neste domingo.

Tudo começa quando Thomas, Minho, Newt, Caçarola, Winston e os outros Clareanos acordam num quarto, ao ouvir gritos vindo da janela. Eles se deparam com criaturas denominadas CRANKS, que são basicamente pessoas consciente dos seus atos que querem porque querem devorar os Clareanos vivos. Logo Thomas percebe a ausência da Teresa, que a partir daí não contarei mais nada por causa dos spoilers. E também tem o desenrolo com o Grupo B, que vão chegar com tudo na fase 2.

Entraram personagens novos no segundo livro da trilogia. Esses personagens são Jorge(Giancarlo Esposito), Brenda(Rosa Salazar), Aris(Jacob Lofland), e o Homem-Rato(Aidan Gillen). Já foram escolhidos atores que interpretaram eles no filme do ano que vem, cujos nomes você encontra entre parênteses acima. Eu gostei demais da Brenda e do Jorge, o que no caso foi diferente em relação ao Aris e ao Homem-rato.

E meu deus, o que dizer dos CRANKS, minha nossa, eu realmente não sei quem é pior, se são os CRANKS ou os VERDUGOS. Só sei que eu morri de medo dos CRANKS na parte do subterrâneo. Quem leu sabe do que eu tô falando.

Eu realmente fiquei na dúvida qual era o melhor, se foi o primeiro livro ou o segundo. Fiquei mesmo, até porque os dois são muito bons. James Dashner conseguiu fazer uma trilogia que fizesse com que eu gostasse dos dois livros, já que as outras trilogias como JOGOS VORAZES E DIVERGENTE eu prefiro o EM CHAMAS e o INSURGENTE.

Muitos que leram ficaram com ódio da Teresa nos dos livros, mas ela é odiado mais na "PROVA DE FOGO" já que ela comete coisas horríveis contra o Thomas. Confesso que fiquei com raiva dela nessa parte, mais depois passou. Não sei porque, mas eu sempre gostei da Teresa e continuo gostando, mas eu ainda tenho as minhas dúvidas. Eu esperava mais a presença dela no segundo livro, já que no primeiro ela quase não aparece. Mas minhas expectativas foram lá em baixo já que ela quase não aparece neste também.

O final é de deixar os forninhos lá em baixo, vou logo avisando.

Ai vai a grande dúvida: CRUEL é bom mesmo?

A CURA MORTAL vem que vem!!!
#mazerunnermylife

Manú 08/10/2014minha estante
Bem, Concordo contigo. E não, hora nenhuma meu odiei minha amada e querida Teresa! Leia o Ultimo livro, terminei ontem e estou lendo A Ordem do Exterminio.
Prepare-se para as coisas que está por ler e enfrentar ;)

Lucas 18/10/2014minha estante
Eu estou louco pra ler A Cura Mortal, mas por enquanto não posso preciso terminar de ler O Cortiço para fazer o trabalho da escola. Mas pelo o que eu ouvi desse livro acho que vai ser o mais enfrentador.

Ander 13/04/2012

Como escrever sobre uma coisa tão incrível!?
Não sei nem por onde começar essa resenha, não sei pq mas eu consigo fazer tão rápido uma resenha sobre um livro que tem muitos defeitos, parece que tudo flui bem, mas ai quando me deparo com um livro impecável como este, fico muito perdido, sem saber oq fazer.
Queria fazer uma resenha perfeita, demonstrando cada coisa que eu senti ao ler esse livro, mas isso não é uma coisa fácil de se fazer, ainda mais para uma pessoa como eu, que não tem o hábito de fazer resenhas de todos livros que lê.

Mas como não escrever algo sobre uma coisa tão boa? Como não querer contar para todo mundo o quando um livro apenas pode mexer contigo em todos os sentidos, pode te deixar agoniado, surpreso, animado, curioso, louco de arrancar os cabelos pra descobrir toda essa mitologia criada pelo James D. Não tem como negar que a cabeça desse autor é genial, com uma inteligência bem notável, parece que antes dele escrever os livros de Maze Runner, tudo já estava planejado, tudo estava nos eixos sem nenhum defeito, quero dizer, deixando só um defeito no ar: A vontade de NÃO parar de ler, a vontade de querer descobrir tudo ao mesmo tempo, mas não podemos negar que James D. sabe prender seu leitor até o fim, e nos matar a cada final do livro, com mais de mil perguntas no ar!(Sim isso não parece uma resenha, está mais para um “desabafo” só meu: confuso e doido.)

Mas voltando ao 2° volume de Maze Runner!
Prova de Fogo, nos mostra a continuação de Thomas, Teresa e os ‘clareanos’, depois de conseguirem finalmente sair do terrível labirinto!Quando pensamos que nada pode ficar pior do que já está, sempre nos enganamos, e é ai que James D. te coloca em outro “mundo” mais louco que o do Labirinto. Outros mistérios surgem, muitas perguntas, algumas traições, será que é realmente uma traição? Hehe.

É como se não tivesse mais motivos para acreditar em mais nada daqui pra frente, nem no nosso querido protagonista, quem arrisca que ele ainda pode nos surpreender no próximo volume? Eu não duvido mais de nada referente à criatividade e doideira do autor. *-*

O ritmo do livro é alucinante, uma coisa imbatível e sensacional! Não dava para acreditar que as coisas só pioravam, e do meio pro final, com alguns outros personagens envolvidos na história só tinha como melhorar ainda mais!

Teresa foi a grande surpresa, eu ainda estou com uma pulga atrás da orelha sobre ela, não sei se acredito em tudo que ela contou, às vezes penso que ela está falando a verdade, mas como escrevi antes, não tem como acreditar em mais nada agora, só lendo o próximo para saber.E o que dizer sobre o ‘romance’ de Teresa e Thomas, poxa é tão bom, eles tem uma ligação tão clara, e quando acontece aquelas coisas tudo fica tão real hehe, é incrível como tudo se completa e tem sentido nesse livro.

Os “Crank”(É isso mesmo ? kkk) foi um dos pontos altos na historia, foi mesmo de se agoniar, loucura total! Mas doideira mesmo foi aquela reta final: I N C R Í L V E L !!!

Ah e como não comentar sobre a grande dúvida de todos: ”A final CRUEL é bom ou não?”...Hmm eu realmente não tenho certeza de nada, não quero nem arriscar, mas não sei se o termo “O Fim justifica os meios” é algo que eu apóie totalmente rs(:

Não vou contar muito, tanto pq se eu contar vou acabar soltando coisas que podem estragar as surpresas das pessoas que vão ler. *-*

Enfim, a conclusão que tenho desse livro é que James Dashnr se tornou um dos meus autores favoritos e Maze Runner tem tudo pra fechar com um final PERFEITO! E não tenho medo de arriscar que vai ser assim, esse volume só confirmou o quando essa trilogia é incrível e me ganhou totalmente! \o/ \o/ \o/

Flavinha 23/02/2013minha estante
Meu to com o pé atras com a Tereza tb, não vejo a hora de ler a Cura. Não em dê spoilers rsrsrs

Ander 25/02/2013minha estante
HAHAHA! Pode deixar que não dou spoilers não, mas espero que você curta mais que eu. =X

Roberta 11/02/2015

{Resenha} Prova de Fogo - Maze Runner #2
Depois de ler Correr ou Morrer eu estava ansiosa para dar continuidade a série e entender mais sobre o CRUEL e o nosso novo mundo. Apesar de Prova de Fogo ainda não nos explicar essas duas questões, já começamos a entender um pouco melhor o mistério por trás da história, assim como também surgem mais um milhão de perguntas sem respostas.

"Nunca mais o deteriam, em particular agora. Não depois do que tinham feito a ele e a seus amigos. Se o único modo de revê-los era passar por todo tipo de testes e experimentos, e sobreviver, que assim fosse."

Finalmente livres do Labirinto, os clareanos estavam curtindo sua liberdade, porém o que eles não esperavam é que não haviam saído do teste, apenas passado uma etapa dele. Quando Thomas acorda de seu sono profundo com a voz de Thereza na cabeça ele sabe que tem alguma coisa errada, porém ele se sente tão cansado que não consegue acordar para descobrir o que é.

Quando finalmente acorda, Thomas não sente mas a presença de sua amiga na sua cabeça, assim como não obtém resposta para as suas tentativas de conversas. Intrigado, ele vai verificar no quarto dela o que houve, porém quando chega lá, em vez de encontrar Thereza, ele encontra um garoto que nunca havia visto e que dizia ter passado pelo mesmo experimento que os clareanos, porém com um grupo de garotas.

"- Não há dúvida de que chegamos ao maldito inferno. Sempre pensei que você acabaria aqui, Minho, mas eu não."

Não bastando isso, eles descobrem as pessoas que os "salvaram" do labirintos enforcadas em uma sala, e nas janelas dos quartos eles conseguem ver o terríveis Cranks, loucos para pegá-los. Após passar fome e sede por uns dias, um misterioso homem aparece atrás de uma parede invisível, avisando os clareanos que eles irão para uma nova prova. Irritados, os garotos perguntam para ele porque fariam algo que ele dissesse, e é quanto ele revela algo que faz com que os clareanos repensem sua vontade.

A maior parte da história dessa vez se passa no deserto e, por não ter uma "safe house" à qual recorrer, os clareanos estão sempre em movimento. Ou seja, Prova de Fogo tem um ritmo bem mais acelerado, cheio de armadilhas, traições e novas provas. Minho se tornou um dos meus personagens preferidos, pois como acabou se tornando o líder do grupo, "ouvimos" sua voz mais vezes nesse livro, e ele sempre acaba dando algum comentário engraçado em um momento totalmente impróprio. Como dessa vez Thomas não teve que se reabituar com a perda de memória, ele está muito mais maduro e confiante. Um narrador muito mais envolvente que o primeiro livro.

"- Que tal estou?
- Parecendo a mais horrorosa garota trolhenta que já vi na vida - respondeu Minho. - Melhor agradecer aos deuses lá do alto por ter nascido macho.
- Obrigada."

Como eu já havia dito, as perguntas não são bem respondidas, além disso surgem muitas outras, porém o autor conseguiu criar outro maravilhoso ambiente, cheio de surpresas para nos deixar angustiados. O final, obviamente, fez com que eu quisesse me matar por não ter o terceiro volume da série na minha estante. Estou mega curiosa para entender todo o contexto por trás da história, espero não me decepcionar quando finalmente terminar, pois a cada livro que termino, minhas expectativas só aumentam.

"Queria que o bloqueio da memória se fosse para sempre - desejava saber quem era, de onde vinha. Mas esse desejo era influenciado pelo medo do que poderia descobrir a respeito de si mesmo. A respeito de seu papel nas diversas situações que o haviam conduzido àquele ponto - situações tenebrosas que tinham resultado em consequências horríveis para seus amigos."

site: http://www.apenasumtrecho.com/2015/02/resenha-prova-de-fogo-maze-runner-2.html#more
iara.nobrega.9 13/02/2015minha estante
Eu achei que foi bem impactante.
Dá uma puta raiva no final, por que tudo está mais confuso do que nunca. Esse livro explica poucas coisas do primeiro e você entra burro e sai demente, mas ok. Típico para querer ler o próximo (que ainda não li). Dá uma super trincada anal e uma raiva passageira da Teresa e do Aris (ARGH!) Mas, bom, muito bom, fiquei com vontade de matar o Dashner por ter sido foda e pensando: Como nunca pensei em uma história assim?

Maria Inês 26/09/2014

Continuação da saga correr ou morrer, muito bom.
Maria Inês 26/09/2014minha estante
Ótimo

Aye 06/11/2014

Adorei, gostei mais do que o primeiro. Tem muito mais ação, violência e drama que o anterior, então se prepare. Há muitas, muitas novas dúvidas, sem respostas (que espero estarem no terceiro volume). O suspense é enorme.

Linguagem fácil e leitura rápida, assim como o primeiro. Devo dizer que gostei muito das ideias de James. É um futuro, mas não impossível. O que foi causado pelo Sol é uma teoria que existe. Apesar de gostar de fantasia, esse toque de realidade foi bem legal.

Mais uma vez, não entendi esse romance ThomasxTeresa. Ok, ela sumiu e ele só pensa nela. Porque, cara? Para mim, o autor não colocou muita base nessa relação. Não tem aquela coisa da Teresa ser a luz dele, e por isso ele se sentir tão sozinho. Sei que tem aquele papo de 'não escolhemos que amamos', mas acho que foi um pouco exagerado. Principalmente quando ele fica se sentindo culpado por causa da Brenda. Ela não tem nada com isso, véi, nada!

Devo dizer que fiquei muito puta com o final, nossa. Que raiva da Teresa. Já não gostava dela, agora, odeio. Não sei o que acontecerá no terceiro, mas espero que ela tenha um fim trágico e que o Thomas se toque.

Mas, assim como recomendo o primeiro, recomendo esse. Leia, não se arrependerá.
Mila 26/12/2014minha estante
Ela não fez o que fez porque quis, foi forçada a isso, ou ele morreria. Caso não se lembre.

Lily 22/10/2012

Prova de Fogo, Maze Runner - James Dashner
Eu nunca fiquei tão confusa assim, quero dizer, não há respostas. Depois do fim do primeiro livro, pelo menos passa pela sua cabeça que alguma respostas virão.

Mas não!

Você começa confuso, e sai atordoado.

Claro que há o desenvolver da estória, que é muito boa, muito melhor que o primeiro livro. Thomas mais uma vez nos surpreende, é de se esperar que ele o faça, depois que vimos sua conduta no primeiro livro. Mas, tudo muda no segundo, tudo que poderia piorar, piora. E nenhum deles ainda estão preparados para isso, ainda mais, depois de tudo que passaram.

O segundo desafio ( ou você pode chamar de testes, mesmo que ninguém saiba que tipo de teste, ou para quê esses testes servem ) se passa no deserto no México. Eles, nesse momento, estarão lutando para sobreviver, como sempre. Tudo certo, tudo legal, mas óbvio que não poderia ser fácil. Agora eles têm um inimigo, que nenhum deles tiveram o conhecimento na Clareira: os cranks, aqueles seres que estão no último nível do Fulgor – que seria um tipo bizarro de zumbis.

Parece que tudo, tudo, leva para um caminho mais bizarro, e difícil, e isso não o torna mais esclarecedor. Seja lá o que a CRUEL faça, o que eles ( Teresa e Thomas ) tenham participado, está indo, talvez em alguma direção séria demais.

Esse livro é muito melhor que o primeiro. É muito mais radical e assustador. Thomas e seus amigos têm que passar, além nos testes físicos – sobreviver em um deserto com todos seus desafios -, nos testes de confiança, afinal, todos eles querem sobreviver, mesmo que isso possa colocar a vida de outros em riscos.

“Lais levou o meu nariz, eu acho”

Monique Pillar 06/07/2013minha estante
"Olá, narizes" kkkkkkkk melhor parte

Carissinha 31/08/2013

Escrever qualquer coisa sobre qualquer livro da série Maze Runner (leia a resenha do primeiro livro da série)é muito difícil, então a resenha não vai ser muito explicativa. É uma série que o leitor está sempre perdido, sem saber realmente o que está acontecendo. E o mesmo acontece com o Thomas, o personagem principal. É um daqueles livros que constroem e desconstroem tudo, o tempo inteiro. Nada é o que parece e ninguém é o que parece. Da primeira até a última página não temos certeza de nada.

Depois dos acontecimentos surpreendentes e de tirar o fôlego no primeiro livro da série, imaginei algum tipo de explicação nesta sequência. Não poderia ter me enganado mais. Continuo confusa com tudo. A cada nova informação dada, uma série de perguntas novas é feita.

Mais uma vez os personagens se veem em meio ao caos, à falta de informação, e a mais um dos experimentos inexplicáveis do CRUEL (o que é CRUEL? Bem... Leia o livro para saber). O cenário é completamente novo, só que mais uma vez tudo acontece em meio à diversos mistérios.

Você que lê esta resenha deve estar notando como eu não estou dando muita informação. É assim que o protagonista se sente e acho que perde a graça saber muito sobre o que acontece na série Maze Runner. Saber de algo não vai adiantar, já disse que vão acabar com todas as suas suspeitas durante a leitura.

É um livro de tirar o fôlego, cheio de tensão, que deixa o leitor desesperado para terminar a leitura. E ao final... Eu senti tanta raiva que ri, porque a necessidade do terceiro livro é imensa. James Dashner faz com que o leitor necessite saber o que raios está acontecendo, e só lendo a série inteira para saber. Sem dúvida vale a leitura. Agora esteja preparado para ficar no escuro.

site: www.carissavieira.com
Lorran 28/10/2013minha estante
Acabei de ler e to perturbado até agora! Não vejo a hora de ler o terceiro livro e ter as minhas respostas, por enquanto, até eu comprar o terceiro, vou ser obrigado a viver nesse sufoco :(

Lucas 24/02/2015

Novos mistérios, poucas explicações...
"Prova de Fogo" continua exatamente do ponto onde termina o primeiro livro. Assim como disse em minha resenha anterior, "Maze Runner" é uma série cheia de mistérios, que, até o momento, não apresenta respostas para quase nenhum deles, criando muita expectativa no leitor. Por um lado, isso é bom, pois instiga a curiosidade. Por outro lado, porém, é ruim, pois fica difícil para um autor conseguir satisfazer todos seus leitores a partir do ponto em que cria tantos mistérios sem ter pensado, de antemão, nas suas soluções. Isso, ao meu ver, é o que aconteceu com James Dashner, algo parecido com o ocorrido na série de TV, "Lost".

Sem mais delongas, parto para a análise deste segundo volume da série.

O segundo livro de "Maze Runner", apesar de manter sua fórmula, muda completamente o ambiente apresentado no primeiro livro, assim como os elementos que o tinha tornado tão interessante. Thomas e seus companheiros da clareira agora se encontram em um deserto, sendo que sua única missão é chegar em um determinado ponto. Para que? O que se encontra lá? Como? Todas essas são perguntas que nos são apresentadas e, novamente, ficam sem respostas.
O ritmo do livro, na minha opinião, é mais devagar que o do primeiro. Apesar de continuar frenético e com mais ação, percebe-se que o autor não fez nada mais que se manter na corda bamba que criou no primeiro livro, mudando apenas os elementos e o ambiente daquele.
Sem muitas novidades na solução dos mistérios apresentados, "Prova de Fogo" nada mais é que um livro onde os garotos caminham por um deserto e por uma cidade abandonada, passando por diversas dificuldades criadas de forma absurda e sem muita criatividade por parte do autor.

Novas personagens surgem nesse livro e James Dashner tenta, novamente, introduzir um romance no livro, algo em que (mais uma vez) falha miseravelmente. Claramente a narração de sentimentos e de relações entre suas personagens não é um forte do autor. Teresa, nesse livro, não acompanha o grupo principal e uma nova personagem surge em seu lugar, na tentativa de "dividir o coração" de Thomas, mas essa situação beira ao ridículo pela falta de habilidade do autor para esse tipo de narrativa.
Para piorar, certas situações envolvendo Teresa e um outro grupo faz com que os mistérios do livro tomem um caminho ainda mais complicado, com uma forçação de barra inacreditável, algo que me incomodou muito na história. Nesse ponto, eu já podia prever que Dashner não conseguiria apresentar respostas satisfatórias para aquilo que foi criando.

Para finalizar, em relação aos personagens em si, mantenho o que disse na minha resenha do primeiro livro. Apesar dos relacionamentos entre eles ser algo fraco, eles são muito bem estruturados, com destaque para Thomas, que continua sendo uma personagem estável, fugindo do clichê de "herói burro", com exceção da sua capacidade de sentir atração por qualquer garota com apenas um olhar.
A linguagem do livro continua muito "boba". Mesmo sendo um livro infato-juvenil, acho desnecessário ficar utilizando termos tão infantis para xingamentos e palavrões.

"Prova de Fogo" não inova e não responde quase nenhuma pergunta apresentada. O elemento mais interessante do primeiro livro (o labirinto) foi retirado e substituído por um deserto sem graça. A história parece travada, numa tentativa forçada de prender o leitor para saber a solução das situações apresentadas.
Porém, apesar de sua mediocridade, o livro ainda consegue entreter e prender a atenção do leitor. Novas expectativas são criadas para o terceiro volume, motivo pelo qual eu continuo tendo esperanças para a série e valorizando a criatividade do autor, apesar das diversas falhas que mencionei.

Para mais dicas e comentários de livros, filmes e jogos, acesse o link abaixo:

site: https://pausandoblog.wordpress.com/2015/02/24/maze-runner-prova-de-fogo-james-dashner-2/
Lucas.Costa 15/04/2015minha estante
Torci muito para o autor inovar no ponto romance, mas quando Teresa revelou que era tudo um plano e bla bla bla, eu pensei: pqp mais um clichê! Excelente Resenha, Dashner é horrível na construção sentimental dos personagens...

Nathi 12/06/2015

O mais legalzinho da trilogia...
Achei esse segundo volume de Maze Runner, Prova de Fogo, o melhorzinho da trilogia.

Continuando logo após o término de Correr ou Morrer, esse volume já nas primeiras páginas descobrimos que o resgate dos meninos do labirinto foi momentâneo: a CRUEL tem outros planos e testes para eles.

A ideia de haver mais um grupo como os Clareanos, o grupo B, que também vivia em meio a um labirinto, foi bem legal e deu todo um dinamismo que faltou na história do primeiro livro.

Esse livro é superior ao primeiro, pois temos mais explicações sobre o porquê das coisas acontecerem com os garotos da Clareira. Agora há um propósito. O cenário desse volume também se expande: os garotos não estão mais trancafiados e sim soltos em um mundo devastado e quente.

O romance de Thomas e Teresa – aff. Desde o primeiro livro que acho o relacionamento dos dois meio forçado, e o lengalenga só piora a situação. O dilema Teresa é bem chatinho também: trairá ou não trairá Thomas? É cansativo e repetitivo.

Acostumei-me com as expressões como mértila e trolho, que me irritaram um pouco no outro livro. Como já conhecemos os personagens, ficou mais fácil de criar uma simpatia por eles. A narrativa continuou corrida e cheia de ação, o que é muito bom.

Como há disse, Prova de Fogo é bem melhor que Correr ou Morrer, não excepcional, mas agradável.

site: feitico-literario.blogspot.com
Paulo.Henrique 01/07/2015minha estante
Uma coisa a ressaltar do modo como o James escreve o livro que me deixou um pouco chateado, é que o James ele foca muito no Thomas e acaba esquecendo os outro personagens, tipo na parte depois da explosão lá naquele prédio com os cranks, o Thomas foge com Brenda ai todos os outros personagens são esquecidos, e isso vai ocorrendo durante a trama do livro que é muito chato, não é durante todo o livro mas as partes que acontece isso, é realmente chata.

logo skoob
"o Skoob oferece um espaço com comentários e críticas que lhe servirá de amparo antes de qualquer leitura."

Outro Lado