Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

Bárbara 11/09/2014

Morrendo de ódio de certos traidores....
Depois de passar um dia inteiro lendo o livro e terminar agora de noite, estou sem palavras... James Dashner é tão brilhante, mas tão mirabolantemente brilhante que eu fico extasiada lendo seus livros e só consigo pensar... "Jesus! Esse cara é o gênio da criatividade aguda!"

E ainda mais! Prova de Fogo consegue ser escandalosamente melhor que Correr ou Morrer, a trama é muito mais intrincada e as traições me fizeram arrancar os cabelos de tanta raiva. Eu quis entrar no livro e por fogo no personagem eu mesma, sério.

O que te faz amar a série Maze Runner é a imprevisibilidade dos livros. Você nunca consegue deduzir o que está acontecendo e acaba ficando tão blindado da verdade quanto o personagem, entregue nas mãos do CRUEL junto dos Clareanos de modo que cada reviravolta te atinge tão fortemente quanto a eles.

É impossível não se apaixonar pelos personagens de James Dashner e, depois que você se acostuma com os extremos entre um tom levemente infantil e o cenário fortemente macabro e assombroso, você se entrega de corpo e alma ao livro e passa a fazer parte dos Experimentos, sujeito às Variáveis e ao Fulgor.

Cuidado! Você já pode ser um Crank! Se ainda não é, leia logo a mértila do livro, seu trolho!

Carla 18/09/2014

O primeiro livro da saga é melhor pelo fator surpresa. Mas esse não decepciona e tem mais coisas surpreendentes e instigantes. Vale a pena ler.

Akemi 19/09/2014

Coleção lida antes da estreia do filme, pois vale a pena comparar os dois, nem se for para criticar...

O primeiro livro com sua trama envolvente, nos deixa num suspense sem fim , para descobrir o que exatamente está acontecendo e é claro desvendar seus principais mistérios. Apesar, do segundo livro seja bom, existem um certo nível de frustração para as pessoas que estão lendo pois simplesmente é uma repetição da formula do primeiro.

Quer dizer, nada é respondido, nada é acrescentado, o que foi indicado no primeiro livro é falado novamente, e é isso. Espero que o terceiro seja, a fonte de todas as respostas dessa trilogia....

Mesmo com a historia clichê , recomendo esse livro para os fãs de apocalipses por doenças, ala zumbi, pois a ação e os detalhes apresentados das mortes são de arrepiar! =)

Aline 01/08/2014

O pior ainda está por vir
O segundo livro da saga é muito eletrizante e revoltante, sim, fiquei altamente revoltada com Teresa, agora estou desejando que ela morra.

Tudo parecia estar normal, Thomas e seus amigos escaparam do Labirinto, e receberam apoio de um grupo que ofereceram-lhe o que precisava.

Porém, os Cranks (nome dado a quem contraiu a Fúria) aterroriza os Clareanos e os outros no lugar em que estavam, falando coisas sem nexo e agindo como verdadeiros loucos.

O pior ainda está por vir, os Clareanos descobrem que possuem a Fúria, e são submetidos a passar por mais uma prova, e se conseguirem, ganharão a cura como recompensa.

Mentiras e traições são o que mais envolve a obra. Posso afirmar que esse livro chega a ser melhor do que o primeiro, simplesmente envolve o leitor, e fiquei com raiva e xinguei várias vezes, contudo, não deixa de ser magnífico.

Maze Runner está se tornando uma das minhas sagas prediletas.

Leonardo 28/09/2014

Resenha | Prova de Fogo (Maze Runner #2)
O livro começa exatamente no mesmo ponto onde o anterior parou, Thomas e seus amigos estão descansando no dormitório para onde foram levados depois de terem sido resgatados por ativistas que agem contra os planos do CRUEL. Porém nós sabemos que não ficará assim por muito tempo, afinal no epílogo do primeiro livro fomos avisados que a Fase 2 dos Experimentos estão prestes a começar.

Os Clareanos são acordados por gritos das pessoas infectadas com Fulgor ao lado de fora de onde estão hospedados, e misteriosamente todas as portas estão trancadas e os bom samaritanos que os acolheram estão mortos e pendurados no teto. Logo descobrem que eles têm que passar por mais um teste: Atravessar um deserto e percorrer dezenas de quilômetros, sem nenhuma ajuda com comida e suprimentos do CRUEL, para só assim estarem salvos.

Se você acabou de ler Correr ou Morrer, e começa a ler esse livro você pode estranhar, e até se decepcionar um pouco. Pois apesar de ter bastante ação, as primeiras páginas são um pouco cansativas de se ler, acho que devido a narrativa focar muito no percurso deles pelo deserto. Claro que tem algumas surpresas pelo caminho, mas era assim: acontecia algo - eles resolviam - continuavam andando.
Porém isso é realmente só no começo do livro, durante cerca de 80/100 páginas, pois logo somos apresentados a um novo cenário e então a história realmente ganha um gás.

Nesse livro somos apresentados a novos personagens, que são muito bem desenvolvidos, tanto é que alguns deles (em especial um), você acaba criando uma empatia quase maior do que por personagens que estão desde o começo da trilogia.

Só que o livro peca em não tentar, em momento algum, desenvolver os outros Clareanos que o Thomas não conhecia direito, deixando a interação dele voltada apenas para Minho, Newt e Caçarola.
Seria muito bom se esse ponto tivesse sido melhor trabalhado, pois cada morte teria um tom dramático maior. Porque em certos momentos alguém, que não fazia parte do ciclo de interação de Thomas, se machucava ou até mesmo morria e ele parecia não dar a minima.

Maze Runner é uma trilogia onde você precisa ser persistente se quiser respostas, foi assim no primeiro livro e nesse não foi diferente. Com o decorrer do livro você descobre mais sobre o que é o CRUEL, como o mundo está atualmente, sobre o fulgor e os Cranks. Mas é como eu disse: Você tem que ser persistente. Nem tudo foi respondido nesse livro, e novas questões foram levantadas, então paciência. Espero que tudo seja esclarecido no terceiro livro.

Em geral, o livro é muito bom, achei um pouco inferior ao primeiro, já que esse não conseguiu despertar aquela vontade de "PRECISO TERMINAR ESSE LIVRO", mas mesmo assim continua ótimo.

site: http://www.melhores-livros.com/

Amanda 28/07/2014

Ainda estou absorvendo esse livro, mas achei muita enrolação pra pouca história. Não estou negando que tiveram partes sensacionais, que me surpreenderam, que eu amei. Mas não consigo me livrar da sensação que quase nada aconteceu e que quase nada foi revelado. O autor continua mestre em acabar capítulos, e te leva a querer ler mais mesmo quando está achando a história morna, só por causa da última frase! Maldita última frase que nunca me deixava ir dormir...

Ana 11/06/2013

Spoilers do primeiro livro!
O livro segue na mesma tensão do primeiro. Aquela vontade de ler mais e mais ao final de cada capítulo continua lá, firme e forte, e a narrativa te deixa tão presa quanto sempre deixou.
Maaaaaas o livro cai, na minha opinião, um pouquinho na "síndrome do segundo livro" (que é, em uma trilogia, quando o segundo livro se arrasta demais sem explicar nada, com pouquíssimos fatos novos, porque o autor está guardando tudo para o final). Não que esse livro se arraste! Como eu já disse, você continua doido por cada vez mais. O James Dashner é um ótimo escritor. No entanto, o segundo livro não explica muita coisa do que queremos saber, e se temos alguma explicação a mais, ela é pouca, e fica escondida pelo surgimento de mais mistérios e mais personagens. Eu tenho sérias dúvidas de que James vai conseguir explicar tudo que deixou em branco no terceiro livro, mas vamos ver.
Thomas continua o mesmo, só um pouquinho mais irritante. Em todo capítulo ele pensava "eu sinto tanta falta do Chuck" e se isso já não estava chato antes, no meio desse livro quando ele nos lembra do quanto está infeliz pela centésima vez, fica. Pelo menos o livro não é em primeira pessoa (apesar de só vermos Thomas o tempo inteiro, tudo ficaria mais insuportável em primeira pessoa).
Sobre os novos personagens, eu gostei de Aris e Jorge (e mais tarde Harriet e Sonya) e detestei Brenda. Sempre achei o romance do primeiro livro forçado e desnecessário, algo feito só para atender a um público maior de jovens, e quando Brenda apareceu, eu vi logo que ela estava ali pelo único propósito de criar um triângulo amoroso. Que, diga-se de passagem, não funciona, e torna Brenda uma personagem chata.
Meus lindos personagens favoritos ainda continuam lindos e favoritos, Newt e Minho! Não vemos tanto deles quanto eu gostaria, mas ainda assim os vemos.
Apesar dos pesares, a estória desse livro em um todo é ótima. As provas pelas quais eles tem que passar são muito difíceis, realmente (e um pouco perturbadoras), então todos os contras são perdoados, mais uma vez, pela grandiosidade dos prós.
Não gostei tanto quanto o primeiro, porque a ideia do labirinto foi o que me comprou, eu AMO labirintos, mas reconheço que uma trilogia inteira no labirinto seria muito chata.
E mais uma vez nos deparamos com a tal pergunta. WICKED é bom? (CRUEL em português, né?)
Eu tenho uma teoria sobre WICKED, e sobre o motivo de tudo isso, e sobre o final desse livro, mas prefiro não compartilhar e não desenvolvê-la muito. Se no final eu estiver certa, eu digo. Por enquanto vamos deixar quieto.
Se para Maze Runner dei cinco estrelas, esse receberia quatro e meia (se fosse possível), mas recebe quatro, porque eu sou má e arredondo pra baixo.

Camilla191 17/10/2014

Resenha do Blog | Descafeinadas
É uma das poucas vezes em que dou cinco estrelas para a sequência de um livro, geralmente um segundo livro nunca é tão bom quanto o introdutório ou vice e versa. Dizem que o terceiro livro não é tão bom, mas como não o li ainda só digo que o segundo foi ainda mais f*da que o primeiro.

Na continuação eletrizante de Maze Runner, eles descobrem que ainda estão vivendo um grande experimento. Toda aquela falsa paz que surge no final do primeiro livro é desfeita de uma maneira dramática.

Teresa foi separada dos Clareanos e foi colocada em outro quarto, diferente dos que eles dormiram e descansaram, logo é motivo para que Thomas se preocupe. No quarto em que ela deveria estar encontramos Aris,um personagem do qual odiei para ser sincera, ele também pode se comunicar via pensamento enquanto Teresa e Thomas não podem mais.

As coisas ficam mais estranhas para os Clareanos,agora eles tem a missão de atravessar o deserto para que a CRUEL os cure do Fulgor que eles "contraíram". O Homem-Rato, apelido carinhoso dado pelo Newt,fora quem lhes dera as informações necessárias.

Descobrimos que existe um Grupo B feito apenas de meninas e que Aris era o único menino, o oposto da Clareira, Thomas e seus amigos (me lembrou aquele desenho dos trenzinhos agora e.e) são o Grupo A e tem que lutar para se manterem vivos

Os Cranks são os que contraíram o Fulgor, as pessoas que contraem essa doença ficam insanas e perdem o lado humano e se tornam loucos sedentos por carne humana. Eles estão inteiramente nessa cidade deserta que eles terão que atravessar.

Existe uma tempestade (a mais louca que eu vi em qualquer coisa que eu já tenha lido) que quase matou o Minho, mas ele ficou bem. Foi por isso que eles conheceram Jorge e Brenda, dois infectados com o Fulgor, mas o vírus ainda não se manifestou.

Jorge me lembrou o Raphael de Instrumentos Mortais, e até gostei dele. Brenda é perfeita, fiquei simplesmente apaixonada por essa personagem, levando em conta de que não sou muito fã da Teresa.

O livro vai seguindo da mesma forma eletrizante do anterior, cada capítulo é de deixar sem ar. Ainda temos a novidade que nos é apresentado um novo cenário, o que não acontece muito em distopias, geralmente o cenário só se muda no final e em Maze Runner lemos outros e desconhecidos cenários.

Thomas continua não sento a personagem mais corajosa do mundo, ele ainda não faz o estilo totalmente herói. O que mais gosto nele é que o James Dashner soube criar um personagem humano, que chora, sente raiva, amor, dor. E Thomas é tudo isso, ele chega ser até um pouco imaturo as vezes e gosto disso.

Os personagens em um todo mostram-se ainda melhores que no primeiro livro,menos a Teresa. Ela me irritou nesse livro, mas ainda é uma personagem bem construída e até quase a perdoei por seus feitos. Me apaixonei pela Brenda, mas não vou dizer muito porque não sei como ela irá agir no próximo livro.

O livro é incrível, parece que você fica sem respirar e só consegue o fazer quando o livro acaba. Ainda não tenho o próximo e último, espero em breve tê-lo em mãos. Lembrando que a Ordem de Extermínio é apenas um extra. Novamente, como na outra resenha, quem quiser conferir clique aqui.

Todavia, eu posso afirmar: Nunca na minha vida de leitora havia lido algo como Maze Runner é uma distopia que foge das outras. Recomendo que corram para ler porque é incrivelmente perfeito, apenas leiam !

site: http://descafeinadass.blogspot.com.br/

Jade 19/10/2014

Superou o primeiro
Quando acabei de ler Maze Runner Correr ou Morrer pensei que seria difícil para o James Dashner manter aquele ritmo acelerado e com muita ação que eu tanto gosto!

Mas ele conseguiu!

E ainda por cima, na minha opinião, superou o primeiro livro da saga. Fiquei muito surpreendida com tudo que ia acontecendo, realmente não esperava certas atitudes de certos personagens.

Porém, há uma grande diferença desse livro ao primeiro! Existe um romance, ou melhor, um triângulo amoroso neste livro. Que não é nada muito meloso, e que não enche o saco.

Achei o romance dispensável?

Não. Achei até bom, pois é um elemento a mais na saga, mas o romance está MUITO LONGE DE SER O FOCO PRINCIPAL. MUITO. LONGE. MESMO.

Desfecho do segundo livro incrível, mas posso esperar pelo terceiro!

Julia 19/10/2014

Wow... Okay. Por onde começar? Essa é uma boa pergunta, porque eu realmente não consigo organizar meus pensamentos a respeito desse livro. Mesmo assim eu decidi logo escrever uma "resenha", se é que isso pode ser considerada uma resenha, porque eu particularmente vejo isso mais como uma forma de extravasar o turbilhão de sentimentos que estou tendo após terminar a leitura (já que não tenho com quem falar sobre ela lol).
Bem, então vamos para os fatos, o livro inteiro é cheio de ação, o que eu adorei. É recheado de lutas e fugas e brigas e sentimentos, ou seja, é muito emocionante. Eu quase arranquei os cabelos em várias cenas, tive muita vontade de entrar no livro e bater nos personagens em outras (especialmente no Thomas... Ele realmente me irritou em algumas partes do livro, mas vamos chegar nisso daqui a pouco) e quando cheguei ao final eu senti vontade de jogar o livro contra parede. Quase joguei de verdade, mas me contentei em só bater com ele contra a minha estante.
A história realmente me sugou para dentro desse mundo, mais ainda que no primeiro livro da série, e de repente os problemas dos personagens viraram meus problemas. É sério, durante a semana que eu li eu andava na rua pensando em soluções para o que Thomas estava vivenciando nas páginas, bem como se eu mesma estivesse as vivenciando junto com ele.
E eu preciso dizer que o Minho... O MINHO. Ele é de longe meu personagem favorito. Mas eu também tenho um carinho especial pelo Newt.
Agora, o Thomas e a Teresa realmente me deram nos nervos. Especialmente a Teresa. No primeiro livro eu não tinha nenhum sentimento por ela, não sei, para mim ela era só uma personagem que estava lá e não me cativava muito. Mas nessa sequência eu realmente passei a desgostar dela. E o Thomas me irritou pelo fato de ficar o tempo todo "ligado" a ela, o tempo todo pensando nela.
Eu sei que eles eram bem unidos antes do experimento do Labirinto e que eles se comunicam telepaticamente e que isso faz com que eles tenham uma conexão grande. Mas, me desculpa, eu acho que o sentimento deles é um pouco instantâneo demais, ao menos na minha opinião. A memória deles foi apagada, no final das contas, eu acho que o autor poderia trabalhar melhor isso e não fazer com que o Thomas ficasse o tempo todo pensando "Teresa pra cá e Teresa pra lá". E a Brenda é muito mais legal que ela, falo mesmo.
Eu também achei que faltaram explicações e que alguns acontecimentos ficaram meio aleatórios, como se só estivessem acontecendo por acontecer e para que sempre estivesse acontecendo alguma coisa (isso faz sentido?).
Não sei, mas como se trata do segundo livro eu esperava um pouco mais de explicações e ao invés disso acabei ficando com ainda mais perguntas. E esse é o motivo de eu não dar 5 estrelas para o livro.
Mas apesar de tudo, eu gostei muito da leitura. Como falei, eu realmente mergulhei na história e senti todo o tipo de coisa enquanto estava lendo. E o Minho é o melhor.
Com certeza vou continuar essa série e realmente estou ansiosa para ler o terceiro livro e saber como as coisas irão acontecer.

Luis.Henrique 26/10/2014

Pior que o Labirinto
Meu Deus, são as 2 melhores palavras para resumir este livro, com certeza melhor que seu antecessor(algo que eu achei que não poderia ser possível), o que dizer deste livro, ele nos mostra Thomas um pouco mais maduro e devastado ao mesmo tempo com o sumiço de Teresa,
e muitos mistérios ao longo de toda narrativa, vários personagens novos, e MUITAS reviravoltas, esse foi o primeiro livro que eu me assustei lendo, os personagens novos são ótimos, e caricatos.
Esse foi um livro que eu fiquei com muito ódio de alguns personagens enquanto lia, e o final, meu deus, você é obrigado a ler A Cura Mortal, após o término deste livro!!

Vinicius Casimiro 02/11/2014

Prova de Fogo
Conseguiu me deixar sem chão, emoções sentidas no decorrer do livro, são quase inexplicáveis, descobertas impactantes e traições que me fizeram ter um excesso de ansiedade compulsiva. O segundo livro da série de James Dashner tem o intuito de te mergulhar mais profundamente neste mundo. Uma escrita super fácil e gostosa de se ler, consegui concluir em quatro dias, e começarei logo o próximo, pois a cede é voraz.

O labirinto foi só o começo da jornada de Thomas, e os perigos estão prestes a recomeçarem. Os Clareanos são colocados em um novo teste onde terão que atravessarem o deserto até o Refúgio Seguro, para se curarem de uma doença chamada Fulgor que dominou o mundo. Inúmeras provas testam a coragem e o psicológico de cada personagem e leitor. Com isso entra muitas mentiras, armadilhas, mortes e traições. Informações aos montes, que te fazem duvidar a todo instante, novos personagens que te conquistam fácil, e outros nem tanto. A dúvida continua tomando conta de tudo, embora muitas são respondidas, novas são formadas no decorrer, e a maior delas é se CRUEL seja realmente bom. Novos perigos e criaturas tornam labirinto quase que insignificante, reviravoltas intrigantes questionam a capacidade dos sobreviventes.

Os personagens continuaram com o mesmo humor, diria que até um pouco mais, as piadinhas feitas entre eles ficou uma coisa cômica, tudo dando errado e um tirando onda com o outro, talvez a tensão provocou isso nos Clareanos. O livro mexeu completamente com o psicológico dos leitores, enganando o cérebro constantemente, ao achar que algo ia acontecer de tal maneira mas não, acontecia tudo ao contrário.

Alguns finais dos capítulos lembraram aos fim de novela, quando a coisa pega fogo e puf, acaba. Ainda tentando intender a crucificação do livro, ele é totalmente seguido com a mesma essência de Correr ou Morrer, talvez muitos esperavam outra coisa, mas é isso que torna tudo especial.

site: http://nomeumundobook.blogspot.com.br/2014/11/resenha-maze-runner-prova-de-fogo-james.html

Renata 04/11/2014

Resenha - Prova de Fogo

Após serem resgatados do laboratório do CRUEL por pessoas que eles assumem ser rebeldes, e levados para um lugar longe de lá, Thomas e os outros clareanos pensam que estão seguros. Porém, quando acordam no dia seguinte veem como estavam enganados. Alem de os garotos terem dormido separados de Teresa, seus salvadores não estão mais lá e do lado de fora das janelas do quarto, há pessoas querendo entrar. Esses seres, na verdade, já foram uma vez humanos, mas agora estão acometidos com o Fulgor, um vírus que atinge e depois de um certo tempo deteriora o cérebro, fazendo o indivíduo enlouquecer.

Saem do quarto com esperanças de encontrar uma saída e o CRUEL mexe com seus sentidos, mas acabam encontrando o cômodo onde Teresa deveria estar. Do lado de fora da porta, porém, Thomas vê uma placa, onde está escrito "A traidora". Assim como ela, os outros clareanos também receberam designações, sendo Minho "o líder" e Thomas "destinado a ser morto pelo grupo B".

Antes que possam refletir melhor sobre suas descrições porém, entram no quarto que deveria ser de Teresa e escutam um barulho vindo do banheiro. Thomas fica aliviado, pois desde a noite passada não conseguia falar com ela por telepatia, mas grande é a surpresa quando um garoto sai do banheiro, ao invés de sua amiga. Logo os outros clareanos já estão lá para investigar quem é o intruso.

Ele diz chamar-se Aris, o único garoto do Grupo B. Após conversarem, chegam a conclusão de que a mesma experiência que foi feita com todos os clareanos e a chegada de Teresa, também foi realizada com um grupo de garotas e então o surgimento de Aris.

Após os choques iniciais, os garotos são confrontados por um homem, o qual apelidam de Cara de Rato. Ele lhes diz que precisam começar a segunda parte da experiência e para isso deverão atravessar um transportal, partindo para o deserto.

Continua lá no blog ---->

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-prova-de-fogo.html

Alex 27/07/2014

Crush on mistery
Esse mistério sobre o mundo atua que se passa no livro simplesmente não me deixa parar. Por mais que ache a escrita um pouco infantil.

Beatriz Gosmin 11/07/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Confesso que já estava com saudades de meus colegas Clareanos. Comecei a ler o segundo livro da trilogia Maze Runner com a mesma fome em que li o primeiro, e quando vi já o tinha terminado e estava (novamente) sufocada por tanta coisa incrível, bem como desesperada para agarrar o próximo livro da trilogia criada por James Dashner para então poder sanar de vez minha desesperadora vontade da série.

Thomas e seus colegas trolhos imaginavam estarem seguros, após a fuga e o regate do labirinto. Porém, assim que acordam eles tem uma surpresa: estavam trancados e do lado de fora das janelas do dormitório seres humanos em estado decadente devido à ação do Fulgor (doença que atacara o mundo) tentavam entrar, emitindo sons estranhos e com machucados e sangue espalhados pelo corpo. Completamente Insanos.

Porém os Clareanos ainda teriam outra surpresa: não foram resgatados coisíssima nenhuma, e a 2ª parte do experimento do CRUEL estava para começar. Obrigados a partirem para a nova parte do experimento, desta vez no deserto, Thomas além da preocupação com o que viria também tinha de se preocupar com a estranha tatuagem que havia surgido nele e nos outros Clareanos, em especial a dele que dizia “A ser morto pelo grupo B”, bem como o repentino sumiço telepático e físico de Teresa, e o surgimento de um novo garoto em seu lugar: Aris, do grupo B.

Com um novo, misterioso e perigoso cenário, o livro nos cativa a cada página através da maravilhosa descrição e da magnífica narratividade do autor. Novos mistérios vão se somando aos antigos e pequenos flashes de respostas vão aparecendo, fazendo-nos a grudar os olhos no livro até a última página. Novos perigos, amigos e inimigos surgem, e a ação e o suspense são constantes.

São poucos os livros que nos colocam dentro deles, que nos fisgam e nos tragam para quase literalmente, dentro da história. Maze Runner é assim, você se sente parte do grupo e o mais incrível: sente tudo o que o personagem sente. Medo, raiva, companheirismo, sede de respostas e de viver. Em momentos tensos o coração dispara e o jeito é continuar lendo, mesmo estando sufocando. E você percebe o seu desespero e amor por uma série quando pensa nela quase sempre, e quando pensa que a esqueceu, sonha com ela. Foi assim que, após sonhar que estava entre os Clareanos lutando, passando fome e machucada, lutando pela minha sobrevivência, decidi que estava na hora de ler o segundo livro.

Agora o que me resta é aguardar um momento para me restabelecer e então me jogar de vez no terceiro e último livro: A Cura mortal. Estou ansiosa para o desfecho da trama, e também para o filme que está previsto para lançamento lá fora em 2014 (confira alguns atores confirmados). Sem dúvidas este livro é mais uma surpresa digna e à altura da série, com todos os elementos já conhecidos ansiados pelos fãs, e claro, TODOS deveriam simplesmente largar tudo e correr ler esta incrível trilogia.

site: Resenha originalmente publicada em: http://livroseatitudes.com.br/?p=7081